O Fusarium murcha Tropical Race 4 (TR4) ameaça a própria existência da indústria da banana. A nova variedade foi desenvolvida usando métodos de mutagênese química e atualmente é propagada e distribuída nas províncias da China.
TR4 é uma perigosa doença da banana causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp cubense. e sendo o principal problema ao cultivá-las.
O agente causador permanece viável por décadas no solo e, portanto, é difícil de destruir.
O fungo penetra nas plantas através das raízes e interfere na absorção da água, causando a murcha das folhas. Uma bananeira acaba morrendo.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), trabalhou com pesquisadores de todo o mundo para apoiar o desenvolvimento de novas variedades de diferentes tipos de bananas que serão resistentes a esta doença.
De acordo com Ivan Ingelbrecht, chefe do Laboratório de Genética e Melhoramento de Plantas da FAO / IAEA, outros países, incluindo as Filipinas, estão em um estágio avançado de desenvolvimento de suas próprias variedades usando radiação gama.
Os cientistas usam métodos in vitro para cultivar milhares de bananeiras pequenas em tubos de cultura adequados para mutagênese usando produtos químicos, raios gama ou raios-x.
Isso acelera o processo natural de mutação nas plantas e cria diversidade genética, que pode ser usada para produzir novas variedades, incluindo aquelas com características favoráveis.
Um projeto de pesquisa coordenado envolvendo cientistas de seis países, incluindo China e Filipinas, lidera o desenvolvimento de linhas de banana resistentes a TR4 desde 2015.
Por décadas, anteriormente limitado ao sudeste da Ásia, o Fusarium murcha a Tropical Race 4 (TR4) pela primeira vez na África recentemente e na América Latina no início deste ano. Seu surto em agosto deste ano levou à declaração de um estado de emergência na Colômbia.