O melão é uma fruta amarela muito saborosa, doce e saudável, com uma massa de componentes valiosos. Dadas suas qualidades positivas, não surpreende que mais e mais jardineiros de diferentes regiões da Federação Russa estejam envolvidos no cultivo dessa planta todos os anos. Cada território tem suas próprias características, portanto, neste artigo, você aprenderá sobre as características do cultivo de melão nas condições de crescimento da região mais extensa - a Rússia central.
Como plantar um melão
A agrotecnia competente do cultivo de melão prevê a implementação de várias ações seqüenciais, a primeira das quais deve ser a seleção do momento ideal para a semeadura ou o transplante de plantas jovens para um local constante de crescimento.
Uma tarefa igualmente importante será a seleção correta do local, juntamente com a preparação organizada do material da semente, sem mencionar a observância dos requisitos da técnica para realizar o evento de plantio propriamente dito. Para não se enganar na sua decisão, vale a pena ouvir as seguintes recomendações de jardineiros experientes.
O momento
Nas regiões sul, é praticada a semeadura de sementes de melão diretamente no solo, mas essa opção não é adequada para a faixa do meio, já que os frutos que plantaram não terão tempo para amadurecer antes do final da estação. Por esse motivo, a planta é propagada apenas por mudas, semeando sementes em mudas ou em estufa apenas no final de abril.Mudas apertadas em solo aberto só podem ser transplantadas após estabilização da temperatura do ar diurna a + 15 ... + 20ºC, com quedas noturnas para um máximo de + 6ºC. Para uma adaptação bem-sucedida das mudas em novas condições, o solo deve aquecer a pelo menos + 10ºC.
No território da faixa do meio, essas condições adequadas não são criadas antes do mês de maio, portanto, o plantio de mudas cultivadas não deve ser realizado antes do meio ou melhor que no final deste mês. Às vezes, o aquecimento pode ocorrer mais cedo, mas o problema é que o calor semanal é frequentemente substituído por geadas de retorno características da região de crescimento indicada.
Para comparação, nas regiões norte, as mudas de melão não são plantadas em um local constante de crescimento até as primeiras semanas de junho.
Importante! Como muitas outras plantas, nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, o melão é muito vulnerável a qualquer fator adverso; portanto, embora cresça lentamente e não tenha amadurecido bem, é melhor mantê-lo seguro e cobrir o plantio com materiais de cobertura não tecidos e usar abrigos mais duráveis à noite.
Seleção e preparação de sementes
Existem muitas variedades diferentes de melão no mercado moderno, portanto não haverá problemas em escolher a certa para você.
Ao mesmo tempo, existem várias regras gerais para a compra de material de plantio:
- sempre visite lojas com boa reputação;
- verificar a integridade da embalagem com sementes e seu prazo de validade;
- Não compre pacotes queimados ou molhados;
- verifique a qualidade das sementes de melão, solicitando ao vendedor um certificado de confirmação apropriado.
Esse cenário também é possível, portanto, para a semeadura neste ano, é desejável preparar sementes de melão com três, quatro anos de idade, que durante todo esse tempo foram armazenadas em local escuro e seco.
As sementes adequadas para sementeira serão sempre grandes, pesadas e sem sinais de danos por doenças ou pragas. O tratamento de sementes pré-plantadas é baseado na pulverização com ácido bórico (com adição de sulfato de zinco) ou na imersão em uma solução fraca de permanganato de potássio, na qual as sementes devem permanecer por pelo menos 12 horas seguidas.
Para garantir a rápida germinação da cultura semeada, é apropriado saber como germinar as sementes de melão. Não há nada complicado nesse processo, porque você só precisa embrulhar as sementes em gaze umedecida ou polvilhá-las com serragem úmida, deixando-a nesse estado por 2-3 dias.
Seleção de assento e rotação de culturas
O melão é uma planta do sul, portanto, ao escolher um local para o plantio, é necessário selecionar apenas áreas bem iluminadas e aquecidas pelo sol que não sejam afetadas pelos fluxos de vento frio. A cultura exige exigências especiais no nível de iluminação; portanto, se não houver luz solar suficiente, é possível esticar os cílios, nos quais os ovários de frutas não se formarão no futuro.A preparação do local para o plantio começa no outono e envolve a escavação do solo na baioneta de uma pá com uma aplicação adicional de 3-4 kg de fertilizante orgânico (por exemplo, estrume podre) por 1 m² de território. Se os solos argilosos prevalecerem no local escolhido, é recomendável adicionar areia do rio (0,5 baldes por 1 m²) ao substrato, o que contribui para aumentar sua friabilidade.
Com o advento da primavera, o leito precisa ser novamente escavado e, se necessário, fertilizado com misturas de fosfato de potássio, misturando-o com o solo nas proporções indicadas nas embalagens (em média, cerca de 10 g de fertilizante mineral são consumidos por 1 m²). Pronto para o plantio do solo deve ser leve, nutritivo e quase neutro em acidez (pH não superior a 7,0).
Os melhores precursores do melão são trevo, plantas herbáceas perenes, batatas, repolho, cebola (nabos) e plantações. É indesejável plantar melão em locais onde cresceram melancias, melões, pepinos, abóboras e abóboras, que têm doenças semelhantes e as mesmas pragas.
Você sabe Na Rússia, eles aprenderam sobre melão apenas no século XV–Século XVI, depois de ter sido introduzido no território da região do Baixo Volga da Ásia Central. No entanto, a distribuição em massa da cultura não foi observada na época e apenas as pessoas ricas a cultivaram em terreno fechado.
Padrão e profundidade da semeadura
Para que os melões plantados formem frutos grandes e doces ao longo do tempo, vale a pena deixar pelo menos 75 cm de espaço livre entre os arbustos vizinhos e cerca de 1 m entre as fileiras com plantações. mais de 3 cm, pré-fertilizando-o com 50-100 g de cinza de madeira e regando em temperatura ambiente com água.Ao colocar sementes nos poços, não poupe material de plantio. Jogando 3-4 sementes em um só lugar, você terá a oportunidade de escolher as plantas mais viáveis e fortes após o surgimento de brotos jovens, e espécimes fracos sempre podem ser removidos. Polvilhe as sementes plantadas com terra, coloque uma cobertura de filme removível sobre elas, o que apenas acelerará o cultivo de mudas de melão.
Na faixa do meio, você pode plantar mudas em casa, depois de preparar pequenos vasos com um volume de 200 ml. Vale a pena complicar a tarefa ou é mais fácil cultivar um melão no jardim - cada morador do verão decide por si mesmo, mas, de qualquer forma, não se esqueça das características climáticas da área: no final da primavera, você deve gastar tempo e cultivar plantas jovens no parapeito da janela.
Durante todo o tempo de crescimento, as mudas devem ser mantidas a uma temperatura do ar não inferior a + 16ºC e proporcionar boa iluminação.
As mudas em crescimento são transplantadas para um local permanente de crescimento após o aparecimento de 3-4 folhas reais, observando um padrão de 75 × 100 ou mesmo 60 × 120, se o tamanho da cama permitir. Em casos raros, os melões são plantados em círculo, calculando o espaço para que uma planta cresça no interior e outros 5-6 arbustos sejam plantados em círculos.
Como cuidar de um melão
O cuidado com uma lavoura termofílica na faixa do meio deve ser realizado levando em consideração seus requisitos de irrigação, padrão de fertilizantes, formação de arbustos, cuidados com o solo e organização do abrigo. Em áreas diferentes, cada um desses processos pode ter suas próprias características, mas, em qualquer caso, vale a pena conhecer as recomendações gerais.
Abrigo temporário
Abrigos de filme temporário são instalados acima das mudas plantadas para protegê-lo de possíveis geadas de retorno. Até que as plantas jovens cresçam mais fortes, é melhor colocar uma moldura acima delas com uma película esticada sobre ela (a opção mais simples é a proteção). Em casos extremos, na ausência de uma base de metal, você pode cortar as garrafas de plástico em duas partes e cobri-las com mudas crescidas.
Qualquer abrigo precisa ser removido todos os dias, mas apenas para que o tempo de exibição caia no meio do dia, quando o sol atingir seu pico de atividade. Se, nesse momento, você deixar a camada protetora em seu lugar, brotos jovens poderão sofrer queimaduras.
Importante! Um abrigo devidamente organizado protegerá as plantas jovens não apenas do frio, mas também da umidade excessiva na forma de chuvas. O excesso de umidade do substrato ameaça as culturas de melão com a deterioração do sistema radicular e a morte de toda a planta.
Rega
Quando os melões são cultivados com melão, a umidade do solo é extremamente rara e, principalmente, por precipitação natural. Tais condições são bastante aceitáveis para esta colheita; portanto, ao plantá-la e mais cuidados em campo aberto, você pode se concentrar nelas: a rega é rara e moderada e, na presença de orvalho da manhã, pode ser cancelada por um dia.
A introdução de fluido é sempre realizada no espaçamento entre linhas, ou seja, para que o fluido de irrigação quente e assentado não caia nas folhas e nos cílios dos arbustos. Em média, no período seco e antes da formação da fruta, basta regar os melões 3-4 vezes por semana, adicionando 40 litros de água por 1 m² de plantações.Aproximadamente 2 semanas antes da colheita prevista, a introdução de líquido no solo deve ser interrompida para que os frutos não se tornem muito aguados e rachados.
Top vestir
Os melões adoram fertilizantes e sempre respondem positivamente à fertilização aplicada. Pela primeira vez, o solo é enriquecido com nutrientes 14 dias após o transplante de mudas para o local, usando para esse efeito superfosfato, nitrato de amônio, cloreto de potássio, fezes de frango ou solução de verbasco podre.
Em 1 m² de plantações, você pode usar uma mistura mineral de 50 g de superfosfato, 10 g de nitrato e 20 g de cloreto de potássio, ou diluir a infusão de verbasco na proporção de 1: 5.
Toda a alimentação subsequente até o início da frutificação pode ser realizada alternando-se substâncias orgânicas e minerais, com um intervalo de 10 a 12 dias. Durante o amadurecimento dos melões, eles não precisam mais ser alimentados.
Importante! Seja qual for a mistura de nutrientes que você escolher, em qualquer caso, você precisará fertilizar as plantas apenas ao mesmo tempo que rega ou imediatamente após a aplicação, caso contrário, o sistema radicular da cultura poderá sofrer queimaduras.
Arbustos
Quase todo tipo de melão cultivado em campo aberto requer a formação competente de arbustos. O fato é que, beliscando os chicotes nos pontos apicais de crescimento, você redireciona os nutrientes que entram neles diretamente para os frutos, o que apenas contribui para o amadurecimento acelerado e o aumento da doçura da polpa.Pela primeira vez, o procedimento de beliscar é realizado antes de as mudas serem plantadas em solo aberto, beliscando o ápice após o aparecimento do terceiro par de folhas verdadeiras. 7-10 dias após a mudança das mudas para o jardim, vale a pena apertar novamente o caule principal, removendo o excesso sobre a sétima folha.
Além disso, o mesmo é feito com as pestanas laterais e, em seguida, remova todas as flores desnecessárias e deixe no máximo três frutas já amarradas (devem estar a uma certa distância uma da outra).
Após os melões dos ovários, é fácil identificar brotos estéreis que também devem ser removidos. Eles não podem ser deixados no mato, porque, de qualquer forma, puxam os sucos do caule principal, o que não beneficia os frutos.
Cuidado do solo
As ervas daninhas devem ser removidas dos canteiros com melão apenas nos casos em que começam a crescer e a afogar as plantações culturais. Normalmente, isso não é necessário nos primeiros afrouxamentos do espaçamento entre linhas, pois as plantas daninhas ainda não tiveram tempo de crescer.
O primeiro cultivo do solo deve ser realizado várias semanas após o transplante das mudas, mas não mais do que 15 cm de profundidade no substrato. Após 3-4 semanas, o procedimento é repetido, mas já aprofundando a ferramenta não mais do que 10 cm.
De qualquer forma, ao executar o procedimento, você não pode ficar muito perto da parte do caule, para não arrancar as plantas imaturas do chão. Assim que os primeiros cílios laterais aparecem, a colheita plantada precisa ser aterrada, aproximando o rolo de solo do tronco.Após a formação dos frutos, é útil colocar uma pequena prancha ou folha de madeira compensada embaixo de cada um deles, para evitar que melões pesados se deteriorem em solo úmido.
Você sabe O maior melão da história das últimas décadas foi cultivado por um morador do Arkansas (EUA) Jason Bright. Aconteceu em 1985, quando o público apresentou uma fruta doce pesando 118 kg.
Ao cultivar uma colheita, atenção especial deve ser dada ao desbaste de mudas, especialmente se as sementes foram semeadas em uma área aberta, e as mudas prontas não foram plantadas. Este procedimento é realizado em várias etapas: após a primeira folha ser dissolvida e após 3-4 folhas aparecerem na planta. Como resultado da conclusão da tarefa, pelo menos 1 a 2 melhores amostras devem permanecer no buraco.
Em geral, não importa como você decida cultivar um melão na faixa do meio (o método das mudas é preferível) a partir de uma semente de qualidade única, uma planta forte sempre aparecerá, formando vários frutos grandes. Seu sabor e características decorativas dependem amplamente da variedade de culturas, mas, em qualquer caso, vale a pena aderir às recomendações gerais para o cultivo de melão em cada região do país.