O ciclo de vida dos coelhos é importante não apenas para os amantes de raças decorativas, mas também para as pessoas envolvidas na criação industrial desses animais. Fazendo seus próprios planos para criar coelhos para carne, é importante saber com que idade é melhor enviar um indivíduo para o abate, para que suas qualidades não tenham tempo de deteriorar-se e quando remover o coelho da procriação.
O que afeta a vida útil do animal
Coelhos diferem não apenas na aparência e propósito, sua expectativa de vida também não é a mesma. Depende de muitos fatores:
- As condições em que os animais são mantidos;
- dieta
- cuidados adequados;
- Genetics
- lesões e doenças;
- uso na produção.
Condições
As condições de contenção afetam a saúde, e o ponto principal aqui é o tamanho da célula. O coelho precisa se mover, mesmo que seja criado para carne. Quanto maior a área, mais movimento e menos gordura. A gordura não beneficia ninguém, estraga a qualidade da carcaça e diminui a vida. Indivíduos para engorda são mantidos em pequenas gaiolas de propósito, mas dentro da razão. Para os produtores, pelo contrário, um aviário grande é importante; caso contrário, será necessário em breve removê-los da criação.Os animais andam fora da gaiola é desejável. Deixe os decorativos passearem pelo apartamento, em casa, em um pátio privado, mas sob supervisão, para que o coelho não se machuque e não prejudique a propriedade - ele tenta de tudo. Para a carne, você precisa construir um aviário na rua, onde os animais podem caminhar por pelo menos uma hora por dia. Ao mesmo tempo, os animais são tímidos e podem morrer com um som alto e agudo, e categoricamente não devem cair de nenhuma altura.
Importante! Os coelhos são sensíveis às condições de temperatura, recebem insolação se estiver quente (a temperatura para eles é de até +25 ° C) e podem ser facilmente congelados se a gaiola e a sala não estiverem isoladas.
Nutrição
A qualidade da dieta, a aderência ao horário de alimentação e o valor nutricional também afetam diretamente por quanto tempo o coelho sobrevive. A norma diária dos alimentos é dividida em 6-7 refeições. Se você não guardar o animal para abate de carne, limite-o a comida excessiva - os coelhos são vorazes e comem tanto quanto são oferecidos. Devido a comer demais, não apenas a massa muscular aumenta, mas, em maior medida, a gordura, e isso implica problemas cardíacos, o corpo se desgasta várias vezes mais rápido.Indivíduos grossos geralmente perdem suas funções reprodutivas. O gado é alimentado exclusivamente para fins industriais, não se importando com a longevidade dos indivíduos. Geralmente eles são mortos assim que o animal atinge a massa desejada, com menos de um ano de idade.
Cuidado
Os coelhos são propensos a muitas doenças, a maioria das quais resulta de cuidados precários e falta de saneamento nas células. Siga as regras para cuidar de animais:
- vacinação oportuna de coelhos;
- limpeza regular - a gaiola e o lixo devem estar limpos, secos, sem odor desagradável;
- desinfecção de habitat, alimentadores e taças, uma ou duas vezes por mês;
- arejamento da sala onde os indivíduos moram (sem rascunho);
- manutenção do regime de temperatura;
- limpeza de ouvidos de sujeira e enxofre;
- recorte de garras;
- apenas água e comida frescas.
Hereditariedade
Os genes são herdados pelos coelhos da mesma maneira que os seres humanos, por isso é importante comprar animais de criadores confiáveis e responsáveis, de preferência profissionais. Comprando um coelho das mãos, e não no berçário, você só pode esperar boa sorte. Isso é especialmente verdadeiro para indivíduos de raça pura - proprietários inescrupulosos podem distribuir raça pura como raça pura e oferecer uma cruz sob o disfarce de um bom gado.Uma boa hereditariedade de um coelho é um dos pontos principais a partir dos quais você pode construir, considerando o quanto o animal viverá em média. Indivíduos saudáveis e fortes nascem de saudáveis e fortes, transmitindo sua imunidade. E vice-versa, coelhos de pais fracos e dolorosos também adoecem e vivem menos que os representantes de sua raça. Defeitos externos, por exemplo, uma má oclusão, também são um motivo de rejeição de um indivíduo, é estritamente proibido deixar esse cão entrar em procriação.
Quantos coelhos vivem
Quanto tempo as espécies de coelho vivem depende do seu propósito e habitat. Selvagem, decorativo e industrial - hoje existem três tipos de animais completamente diferentes e, em todos os casos, o papel do homem se tornou muito significativo.
Caseiro
Coelhos decorativos ficaram confortáveis em casa, mas sua expectativa de vida média ainda é de 7-8 anos. Não porque os criadores intervieram, mas por causa do ritmo acelerado da vida desses animais. Um exemplo vívido, a gravidez de um coelho dura de 28 a 32 dias e a puberdade começa aos 4 meses.Mas se você esterilizar coelhos, eles podem viver até 12 anos. Isto é devido a uma diminuição na atividade. A esterilização de coelhos decorativos não reprodutivos, em particular machos, também é útil porque o animal não será marcado no apartamento, na casa (e o faz em um salto, cai com um odor desagradável e a cor desagradável estará em todas as paredes, nos móveis a uma altura de mais de meio metro )
Importante! Às vezes, os machos se tornam estéreis no verão involuntariamente, sem castração. As funções reprodutivas são restauradas sem ajuda externa após uma queda na temperatura do ar.
Selvagem
Em condições favoráveis, um coelho selvagem pode viver de 9 a 15 anos, mas na natureza geralmente é de apenas 1 a 2 anos, em casos raros, de 3 anos. A alta mortalidade é causada por más condições climáticas, doenças infecciosas que os insetos sugadores de sangue carregam, ataque de predadores, queima de grama nos campos na primavera (coelhos e lebres pequenos não têm uma única chance de escapar do fogo e da fumaça).Em cativeiro, os coelhos selvagens são ainda menos propensos a sobreviver. Eles não estão adaptados a condições não naturais, cuidar deles é extremamente difícil e muitas vezes termina em morte para o animal.
Você sabe De acordo com o mais recente Guinness Book of Records, o coelho mais longo da Austrália viveu mais, pego por Walker Longford, que deixou o animal como animal de estimação. O favorito Flopsy viveu 19 anos.
Ordinário
Coelhos domésticos comuns de uma raça grande vivem por cerca de 8 anos, os anões por 5 anos. Indivíduos com orelhas retas vivem mais que o dobro. Existem raças classificadas entre centenários entre coelhos:
Podemos concluir que o tamanho da besta está associado ao seu ciclo de vida.Carne
Coelhos com casca de carne são notáveis por uma grande variação na expectativa de vida. Depende da raça, e aqui o papel dos criadores já é direto - as características das espécies mudaram significativamente. Crescimento acelerado e ganho de peso, a taxa de puberdade (nem todos aos 4 meses, em algumas espécies duas vezes mais tarde) - tudo isso afeta os processos no corpo, desgastando-o em maior ou menor grau.
Se representantes de Flandres, Branco e Cinza, as borboletas podem viver 8 anos (12 anos não é aconselhável para raças de carne, ninguém vai ficar com tanta coisa), então chinchilas soviéticas e californianos vivem apenas 5-6 anos, e Nova Zelândia e Viena azul - apenas 4 anos . As espécies listadas podem viver mais, mas após a idade indicada elas não ganham mais peso e não crescem; não faz sentido mantê-las ainda mais se forem mantidas para o abate. O mesmo se aplica aos animais para reprodução - 3-4 anos é o limite superior, após o qual os indivíduos têm permissão para carne.
Quantos anos vivem os coelhos?
A frequência de uso do coelho na reprodução da prole é o principal fator que afeta a duração de sua vida. A gravidez e a alimentação enfraquecem bastante o corpo. Os coelhos são animais de tamanho grande que podem gerar filhotes até 6 vezes por ano; portanto, em média, um coelho não vive mais de 4 anos.
Okrol 3-4 vezes por ano prolonga a vida do fabricante para 7 anos. Em rochas precoces, por exemplo, Nova Zelândia ou Califórnia, pelo contrário, o tempo de vida é reduzido e é de apenas 2 a 2,5 anos. Mantê-los por mais tempo não é economicamente viável.
Você sabe Geralmente, existem mais fetos no útero de um coelho do que filhotes recém-nascidos. Devido ao estresse e à proteção natural contra a reprodução excessiva, alguns embriões se resolvem.
Sinais de envelhecimento
Determinar quando um coelho começa a envelhecer não é visualmente difícil. Os principais sinais do envelhecimento de um indivíduo:
- atividade diminuída;
- falta de interesse em seus jogos favoritos (para raças decorativas);
- perda de fluffiness e queda de cabelo;
- visão turva, falta de brilho;
- barriga flácida.