Um sinal claro de que o verão está se aproximando do fim é o aparecimento de melancias listradas nos pontos de venda. Raramente alguém não gosta de sua carne fresca, suculenta e doce. Este artigo aborda a questão de saber se a melancia pode ser consumida por pessoas com colecistite e pancreatite.
Composição química e teor calórico
A melancia é uma fruta muito popular. Não apenas pelo sabor refrescante, mas também pelas propriedades nutricionais e curativas. A melancia é um produto suculento de baixa caloria, portanto é usado no tratamento de colecistite, pancreatite e é usado na dieta para perda de peso.A composição química da melancia: a polpa da fruta consiste em mais de 90% de água, portanto, não apenas se refresca de maneira eficaz, mas também é um ingrediente valioso na dieta de pessoas que perdem peso ou desejam manter um peso corporal constante. 100 g de melancia contém apenas 30 kcal.
Você sabe Uma enorme melancia pesando cerca de 80 kg foi cultivada no Território de Krasnodar, na Federação Russa. Este gigante listrado foi incluído no Livro de Registros da Europa, como o maior representante dessa cultura de melão.
Propriedades úteis de melancia:
- As propriedades desta fruta são devidas ao seu alto teor de licopeno., um pigmento vermelho da família dos carotenóides, que tem um efeito positivo na saúde humana. É um antioxidante muito forte que pode efetivamente remover os radicais livres do corpo e proteger as células de seus efeitos nocivos. O licopeno também ajuda a regenerar outros antioxidantes valiosos, como a luteína e a zeaxantina. O licopeno é reconhecido como uma substância com efeito protetor contra o câncer, desempenha um papel especial no bom funcionamento da próstata e ajuda a reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata nos homens. Também pode inibir o crescimento de células cancerígenas no cólon.
- A cor que dá a cor da polpa da melancia tem um efeito positivo no sistema circulatório, reduzindo o nível de colesterol "ruim" e a aparência da pele. O suco desta fruta tem propriedades adstringentes e de limpeza, auxilia no tratamento de processos inflamatórios ou doenças de órgãos internos.
- O valor nutricional da melancia é muito alto devido à citrulina contida nela. - um composto químico orgânico do grupo de aminoácidos que estimula a imunidade do corpo e aumenta o nível de arginina no sangue. Graças a essas substâncias, o produto aumenta a força e a resistência de uma pessoa e também acelera a recuperação muscular após grandes esforços, como cargas esportivas.
- As sementes de melancia são removidas antes de comer, mas também possuem muitas propriedades nutricionais.. Eles contêm aminoácidos valiosos: arginina (regula o funcionamento do coração, diminui a pressão sanguínea, aumenta a capacidade de se exercitar) e triptofano, que é usado para produzir hormônios importantes, serotonina e melatonina. As sementes também contêm grande quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, vitaminas do complexo B e ácidos graxos insaturados, especialmente o ácido linoleico.
Propriedades da melancia com colecistite
Com a inflamação da vesícula biliar no corpo humano, ocorre a estagnação da bile. Para que o trato digestivo retome suas funções, a bile estagnada deve ser líquida e removida do corpo. A colecistite não pode ser curada sozinha, sem a ajuda de médicos, portanto, atrasos no tratamento e dieta inadequada apenas complicam a condição do paciente e inevitavelmente levam a complicações.
A consequência mais perigosa da colecistite é o aparecimento na vesícula biliar de pedras ou buracos de diferentes diâmetros. Para tornar o líquido biliar e removê-lo do corpo, os médicos recomendam terapia com drogas e dieta alimentar. No caso de colecistite, o paciente recebe uma dieta nº 5, destinada a pacientes com diagnóstico de colecistite, pancreatite, patologia hepática ou colelitíase.
Você sabe Existem migalhas de melancia que não excedem o tamanho de uma laranja média. Geralmente são representantes de cabaças silvestres, insípidas e impróprias para alimentação.
A colecistite se desenvolve em humanos por várias razões, mas na maioria das vezes sua ocorrência provoca uma dieta incorreta. A nutrição inadequada não fornece ao corpo as fibras alimentares necessárias. Esta é a estimulação de defeitos no funcionamento da vesícula biliar. É por isso que na dieta nº 5 existem muitos alimentos vegetais com uma alta composição de fibras alimentares. Um dos principais lugares dessa dieta é a melancia.
Útil
A melancia tem um efeito antibacteriano e evita a formação de coágulos sanguíneos. Devido ao seu alto teor de água, a fruta tem um efeito diurético e colerético e também limpa o corpo de toxinas. Também é eficaz no tratamento de edema causado por insuficiência cardíaca e renal.
Além disso, a melancia é caracterizada por um alto índice glicêmico (75); portanto, após a ingestão, ocorre um aumento rápido na glicose no sangue e uma sensação de saciedade. Recentemente, outro indicador é frequentemente levado em consideração - a carga glicêmica do corpo, que permite determinar o efeito real da quantidade de carboidratos consumidos no açúcar no sangue.
No caso da melancia - são 4 (120 g de fruta dá 4 g de carboidratos), que é um valor bastante baixo, seguro para a saúde ou para o corpo. A polpa de melancia é, antes de tudo, água, carboidratos e fibras alimentares. Contém: beta-caroteno (vitamina A), ácido fólico, vitamina C, ácido pantotênico e vitaminas do complexo B: B1, B2, B3 e B6.
Propriedades nocivas e possíveis contra-indicações
Pacientes crônicos diagnosticados com "colecistite" podem e devem comer melancia, mas não muito, levando em consideração as recomendações dos médicos. Deve-se lembrar que qualquer doença impõe algumas restrições ao paciente e, possivelmente, contra-indicações, e isso depende em grande parte do estágio da doença e da gravidade de seu curso.
Importante! Pacientes com diagnóstico de cálculos biliares não são recomendados para comer demais a polpa de melancia, pois ao mesmo tempo que a bile é removida do corpo, pode resultar em cólica biliar dolorosa. O abuso de melancia também pode contribuir para o bloqueio do ducto biliar com pedras.
Regras para escolher uma melancia ao comprar
Para obter o benefício indiscutível de uma melancia, ao comprá-la, você precisa prestar atenção a algumas nuances.
Regras de seleção:
- As cabaças mais úteis aparecem na estação, características do seu amadurecimento. É provável que as frutas compradas no inverno ou no início da primavera sejam amontoadas nos olhos com produtos químicos responsáveis pelo amadurecimento rápido, doçura e pigmento da polpa vermelha.
- Ao escolher uma fruta, é necessário inspecioná-la cuidadosamente para identificar áreas macias, podridão e danos mecânicos.
- Uma melancia bem madura terá uma mancha amarela brilhante de um lado e uma cauda de pedúnculo com haste.
- A fruta madura, com um leve aperto, emite uma rachadura quase inaudível, uma batida na casca será sonora e clara.
Características do uso de melancia com colecistite
Pessoas com colecistite devem comer melancia. Mas é importante comê-lo precisamente na estação da colheita, que começa no primeiro de agosto e dura até 15 a 20 de setembro. Durante esse período, os frutos das cabaças aparecem nas prateleiras, cultivados sem estímulos por meios químicos, o que significa que são puros de nitratos e outros produtos químicos.
A polpa suculenta de melancia para pacientes com inflamação crônica da vesícula biliar pode ser consumida em qualquer estágio da doença (durante a remissão e na fase de exacerbação).
Isso é especialmente importante durante uma exacerbação, porque a parte principal da dieta durante esse período consiste em alimentos vegetais frescos e suculentos (vegetais, frutas e bagas). Mas não esqueça que as porções de pacientes com colecistite devem ser pequenas (fracionárias). Se você quer comer, você deve comer mais vezes. Os pacientes não devem usar uma grande quantidade de polpa de melancia suculenta ao mesmo tempo.
Na colecistite aguda
Com todos os benefícios e qualidades positivas, a melancia não deve ser usada incontrolavelmente. Pacientes com diagnóstico de colecistite não devem comer mais de 1,5 kg de polpa de melancia por dia. A porção máxima deste produto de uma só vez é de 300 g. Também é indesejável recorrer à limpeza do corpo com melões, tornando o cardápio diário apenas de polpa de melancia, saladas de legumes e pão.
Para adaptar a dieta de maneira ideal a um paciente específico, você precisa consultar o seu médico, que fará uma dieta com melancia. A inflamação da vesícula biliar requer refeições freqüentes e pequenas. Uma pessoa doente deve comer 5 ou 6 vezes ao dia, absorvendo cerca de 200 a 300 g de comida por vez.
Com colecistite crônica
Os pacientes com esse diagnóstico também são úteis para o melão listrado, mas precisam aderir ao regime de absorção de água. Em um dia, os pacientes precisam beber pelo menos 1,5 litros de água potável. A quantidade de água ingerida não depende da quantidade de compota, chá ou polpa de melancia que o paciente consumiu por dia. Com a colecistite, o óleo vegetal também deve estar presente na dieta humana.
Você sabe O óleo é obtido a partir das sementes de melancia, um excelente produto cosmético que hidrata, fortalece e nutre perfeitamente a pele. Devido ao seu alto teor de antioxidantes, o óleo possui propriedades antienvelhecimento.
Métodos de armazenamento
A melancia fresca não é armazenada por muito tempo. Se o feto não estiver quebrado, não houver danos mecânicos ou decadência, ele poderá ser armazenado em uma sala com uma temperatura não superior a + 15 ° C por aproximadamente 30 dias. Depois que a melancia é cortada, ela precisa ser consumida dentro de 3-5 horas, porque no verão a polpa da fruta pode azedar. Na geladeira, as fatias de melancia podem ser armazenadas por 2-3 dias, mas ao mesmo tempo devem ser cobertas com filme plástico. O abrigo impedirá a secagem da polpa e a perda de suculência das frutas.Você também pode preservar os frutos das cabaças congelando-os no freezer. Para fazer isso, a polpa de melancia é separada da crosta, cortada em fatias, colocada em recipientes hermeticamente fechados e congelada. O congelamento permite que você salve a maioria das propriedades benéficas da melancia. Os consumidores precisam lembrar que, após um congelamento, as frutas não podem ser descongeladas e congeladas novamente.
As fatias de frutas descongeladas perdem sua elasticidade, porque seus tecidos foram rasgados por suco congelado. Pacientes com inflamação da vesícula biliar são melancia muito útil, com propriedades diuréticas e coleréticas. Mas você precisa usá-lo com cautela, sem comer demais e somente depois de concordar com uma dieta de frutas com seu médico.