O faisão pode legitimamente ser considerado o rei de um corpo de água doce, bem como uma das principais espécies da família das carpas. Esse representante da fauna fluvial atinge tamanho e peso impressionantes, e os pratos à base dele se distinguem por seu sabor incrível e único. No entanto, nem todo chef é capaz de cozinhá-lo corretamente, preservando a suculência e enfatizando o sabor doce da polpa. O artigo passo a passo considera as receitas mais populares para cozinhar peixe, bem como a lista e a quantidade de produtos necessários para eles.
Seleção e preparação de ingredientes
Para fazer pratos preparados a partir de sazan satisfeitos com uma abundância de sensações gustativas, a primeira coisa que você deve prestar atenção é a frescura do peixe. Um produto de alta qualidade tem um cheiro leve e discreto de peixe, e o filé deve ser macio, mas resistente e restaurado instantaneamente após pressionar.
Importante! Certifique-se de abandonar a carpa eviscerada, e especialmente com as barbatanas e a cabeça removidas. Muitas vezes, peixes obsoletos com prazo de validade vencido são submetidos a esse processamento.
Você também precisa observar as brânquias: o peixe fresco sempre possui um rico tom rosa-vermelho. O restante dos ingredientes tem requisitos semelhantes: eles devem ser frescos. Nesse caso, é recomendável usar produtos sem sinais de danos causados por pragas ou fungos.
Para preparar um delicioso prato de peixe, você deve concluir a seguinte preparação de ingredientes:
- O peixe precisa ser bem lavado, livre de escamas e entranhas. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar a vesícula biliar; caso contrário, a carne se tornará uma amargura desagradável.
- Carpa Butted enxágüe bem com água corrente e apare as barbatanas na carcaça e, se necessário, a cabeça.
- Os legumes usados na receita devem ser descascados, lave com água corrente fria e seque com uma toalha ou papel toalha.
Receitas assadas no forno
Na culinária, são conhecidas dezenas de maneiras diferentes de cozinhar o sazan: ele pode ser cozido, frito, assado em fatias ou inteiro no forno, além de ser feito com bolos de peixe. No entanto, poucas receitas tornam possível fazer um almoço ou jantar verdadeiramente gourmet com polpa de peixe comum. Portanto, a seguir, descrevemos os princípios passo a passo para preparar apenas os mais deliciosos e os mais bem classificados, o que pode surpreender até os hóspedes mais sofisticados.
Carpa comum recheada com legumes
1290 minutos
pimentão vermelho
1 pc
pimentão amarelo
1 pc
uma mistura de endro e salsa
1 cacho
qualquer tempero para peixe
2 colheres de chá
sal e pimenta do reino
provar
Valor nutricional por 100 g:
- Corte as batatas longitudinalmente em 4-6 partes e, em seguida, em um recipiente separado, sal, pimenta e graxa com uma porção de óleo vegetal.
- Corte vários anéis dos pimentões vermelhos e amarelos e reserve. Moer os legumes restantes em pequenas tiras.
- Corte a cebola e divida-a em duas partes. Corte as verduras o mais finamente possível.
- Misture uma parte da cebola com pimentão e depois com ervas picadas. Corte metade do limão restante em meia argola fina.
- Sal e pimenta a carpa a gosto e rale-a bem com temperos para peixe. Polvilhe o interior da carcaça com suco de limão.
- Faça cortes na carcaça da parte de trás até o centro do abdômen, a cada 2-3 cm.
- Unte uma assadeira com óleo vegetal e, em seguida, coloque uma fina camada de cebola, salgue levemente.
- Coloque o peixe no travesseiro de cebola e, em seguida, recheie-o com legumes. Coloque o restante da mistura em uma assadeira, ao redor da carcaça e depois cubra-a com batatas.
- Insira metade dos anéis de limão nos cortes do peixe e decore o prato com anéis de pimenta por cima.
- Coloque a panela com legumes e peixe no forno pré-aquecido a + 170 ° C. A cozedura deve demorar cerca de 1 hora.
Receita de vídeo
Carpa comum recheada com legumesVocê sabe A maior carpa do mundo foi capturada perto de Taganrog (Rússia), no início do século XX. Um pescador local conseguiu pegar um indivíduo pesando 45 kg.
Trigo mourisco recheado
1090 minutos
óleo de girassol
100 ml
sal e pimenta do reino
provar
Valor nutricional por 100 g:
- Corte os cogumelos em cubos grandes e a cebola em pequenos. Rale as cenouras em um ralador médio.
- Frite levemente a cebola, adicione os cogumelos e doure a mistura até dourar. Envie as cenouras para a panela, frite-as até ficarem cozidas e coloque o purê de alho na prensa.
- Mergulhe os legumes por 2-3 minutos, misture-os com manteiga. Depois que derreter, adicione trigo sarraceno aos legumes.
- Sal e pimenta a mistura e, em seguida, adicione o endro picado na panela. Mexa tudo bem e retire do fogo.
- Na carpa, remova a crista e depois o interior. Isso deve ser feito para que a pele do estômago permaneça intacta.
- Encha o peixe com trigo sarraceno e carne picada e, em seguida, costure as bordas da carcaça com fio para cozinhar. Depois salgue bem do lado de fora da carpa.
- Cubra a assadeira com papel alumínio e unte com óleo vegetal.
- Transfira a carpa recheada para uma assadeira, espalhe com creme de leite e envolva com papel alumínio.
- Coloque o peixe no forno, aquecido a + 200 ° C, por cerca de 50-60 minutos.
Receita de vídeo
Trigo mourisco recheadoImportante! Para obter um tratamento térmico ideal, a folha deve ser colocada em uma assadeira com o lado opaco. Somente a superfície brilhante do material é capaz de reter o calor acumulado pelos produtos.
Molho agridoce chinês
845 minutos
óleo de girassol
150 ml
amido de batata
75 g
Valor nutricional por 100 g:
- Nos dois lados do peixe, faça cortes de malha com até 5 mm de profundidade.
- Rale o gengibre, corte o alho em rodelas e cebola em cubos pequenos.
- Sal e prepare o peixe com amido e depois frite em fogo médio até dourar. Limpe a carpa frita do óleo restante com papel toalha.
- Refogue a cebola até dourar e adicione gengibre e alho na panela.
- Mergulhe os legumes por 1-2 minutos e envie ketchup, vinho, molho de soja, vinagre de vinho e açúcar. Misture tudo bem e deixe ferver.
- Adicione uma mistura de água e amido restante na panela. É necessário despejar o líquido lentamente, mexendo gradualmente tudo. Assim que começa a engrossar lentamente, o molho agridoce pode ser removido do fogo.
- Despeje o molho em um recipiente fundo separado.
Fatiado em Molho de Soja
645 minutos
endro e salsa
0,5 vigas
Valor nutricional por 100 g:
- Separe a cabeça da carcaça e corte-a em vários pedaços.
- Moa o alho por uma prensa, misture com o molho de soja e uma mistura preparada de especiarias para o peixe.
- Mergulhe o peixe na marinada por 10-15 minutos.
- Coloque cada pedaço de carcaça no papel alumínio, encha-o com meia colher de sopa de marinada e cubra com verduras picadas.
- Enrole o peixe em papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a + 200 ° C (você precisa cozinhar a carpa por cerca de 30 minutos).
Você sabe Na Austrália, a carpa é considerada uma espécie invasora (praga). Seu efeito no ecossistema se tornou tão desastroso que o número de peixes na principal artéria de água doce do país (rio Murray) atingiu 80% do número total de espécies diversas.
Com abobrinha
1245 minutos
- manteiga 300 g
aipo e salsa
provar
sal e pimenta do reino moída
provar
Valor nutricional por 100 g:
- Divida o peixe em porções, sal e pimenta e leve à geladeira por 40 minutos.
- Faça o molho. Para fazer isso, pique finamente os ovos e metade dos verdes, derreta a manteiga e misture tudo. Em seguida, adicione maionese, suco de limão, sal e pimenta à mistura, misture bem os ingredientes novamente.
- Pique cebolas, cenouras e verduras restantes. Coloque os legumes em uma panela, adicione a folha de louro, uma pitada de sal e pedaços de carpa.
- Despeje legumes e peixe com água limpa, deixe ferver em fogo médio por cerca de 20 minutos.
- Enquanto o peixe estiver cozinhando, corte a abobrinha em um cubo pequeno, salgue-o e frite em fogo médio até ficar cozido.
A carpa assada no forno é um dos poucos pratos fáceis de cozinhar, mas extremamente deliciosos. Pode ser criado em praticamente qualquer cozinha com um conjunto mínimo de habilidades e ingredientes. No entanto, para que o peixe não decepcione e se delicie com seu sabor requintado, atenção especial deve ser dada à sua qualidade e, principalmente, ao frescor.