Antes de começar a cultivar pimentão, os jardineiros estudam cuidadosamente suas variedades para escolher as mais produtivas. No entanto, a quantidade e a qualidade da colheita dependem diretamente não apenas da variedade, mas também do cuidado das plantas. Entre as técnicas agrotecnológicas, uma das mais importantes é beliscar o mato. O artigo dará uma resposta sobre qual é a necessidade desse procedimento, se é possível ficar sem ele ao cultivar pimenta e como beliscar adequadamente.
O que é beliscar?
Beliscar é o processo de remoção dos rins apicais (pontos de crescimento). Este é um dos estágios da formação do arbusto, juntamente com o beliscar (remoção do excesso de brotos) e a poda das folhas.
Você sabe A pimenta espanhola Padron também é chamada de "roleta russa culinária". Para 10 pimentões, um com um sabor amargo certamente será encontrado.
- O objetivo de beliscar é:
- limitar o crescimento de novos galhos que crescem muito ativamente, extraindo nutrientes do solo, o que leva ao aparecimento de frutas muito pequenas e de paredes finas;
- melhoria da iluminação e ventilação do mato, prevenção de acúmulo de condensado e, como resultado, queda de ovários, amarelecimento das folhas e perda parcial de rendimento;
- estimulação do amadurecimento de frutos já postos.
É necessário beliscar pimenta
Entre os jardineiros, as discussões estão constantemente em andamento sobre se é necessário se envolver na formação de uma cultura como a pimenta.
Vídeo: Prós e contras de beliscar o pimentão
Segundo os engenheiros agrônomos, a necessidade de beliscar e beliscar depende de:
- Características da classe. Híbridos híbridos, atingindo uma altura de 2 m ou mais, com alta folhagem (por exemplo, Áries, Contramestre, Atacante, Burguês) precisam ser formados. Os baixos determinantes (Eroshka, Chardash, Jung), bem como as variedades decorativas compactas que crescem em varandas e peitoris nas salas (Aquarela, Curieuse, Carat, Yarik) não exigem processos de crescimento restritivos, beliscando e removendo cuidadosamente as folhas e brotos.
Uma exceção é um ajuste muito apertado de determinantes (menos de meio metro entre os arbustos), quando eles também podem precisar de desbaste para permitir a entrada de ar e luz.
- Condições meteorológicas. Uma grande quantidade de precipitação em combinação com a alta temperatura do ar torna necessária a compressão (para a prevenção de doenças fúngicas). Ao mesmo tempo, os verões quentes e secos são uma razão para se segurar com arbustos desbaste, pois a folhagem adicional protege a planta dos raios abrasadores e não permite que a umidade evapore muito rapidamente do solo.
Importante! Beliscar não pode ser feito imediatamente após a rega, isso pode levar à infecção da planta. Após o procedimento, você também precisará esperar um dia ou dois antes de irrigar o mato com água.
Quando e como beliscar a pimenta
Um esquema passo a passo de beliscar inclui:
- Remoção do broto da coroa quando a planta atinge uma altura de 15 a 25 cm, contendo um inibidor que não permite que o arbusto dê frutos normalmente. Com o plantio precoce, a fim de retardar o crescimento da pimenta, o broto pode ser deixado por algum tempo. Também é deixado no caso de cultivar o fruto em sementes. Em outros casos, o botão (ou botões, pode haver vários) é removido sem demora.
- A formação dos brotos principais (esqueléticos de primeira ordem) remove o excesso de brotos laterais no início da estação de crescimento.
- Beliscar os ramos principais durante o período de frutificação, 6 semanas antes da colheita (em maturidade técnica). Um arbusto pode produzir no máximo 25 frutas. Quando o número necessário de ovários aparece na planta, os topos das mudas (pontos de crescimento do mato) são removidos e todas as inflorescências são cortadas, pois esses frutos não têm tempo para crescer completamente e interferem nos já existentes.
- Remoção de brotos estéreis (abaixo do primeiro ramo no caule principal) e poda sistemática de folhagem. É feito para o recebimento máximo pelos principais brotos de substâncias úteis e umidade do solo.
- Beliscar é feito apenas em plantas saudáveis.
- O clima ideal para este evento é sem precipitação e vento, mas não muito ensolarado.
- O procedimento para formar um arbusto é realizado com uma faca afiada ou afiada ou tesoura. A ferramenta deve ser pré-desinfetada com uma solução fraca de permanganato de potássio, desinfetantes à base de álcool ou cloro e seca.
Importante! Os pontos de corte devem ser tratados com carvão ativado ou leite triturado (para desinfecção e combate a vírus).
Dicas úteis jardineiros
Para jardineiros iniciantes, é útil o conselho de colegas mais experientes que cultivam pimenta há mais de um ano:
- Você precisa plantar pimenta em grupos, esta planta adora companhia.
- Brotos fortes sem flores e ovários (também chamados de engorda) devem ser removidos para que não distraiam o consumo de minerais.
- A pimenta é amarrada a um suporte (treliça) com barbante e constantemente apertada. Na fabricação do suporte, metal e arame não podem ser usados (causar reações de oxidação, ferrugem).
- É necessário processar a ferramenta depois de beliscar cada bucha para impedir a transferência de doenças.
- Todas as folhas e brotos cortados são imediatamente descartados para evitar a infecção por pragas.
- As mudas não precisam ser beliscadas, mas apenas se não ficarem nas panelas. Se houver galhos laterais e brotos nas mudas, as mudas são plantadas imediatamente e começam a se formar.
- As frutas podem amadurecer dentro de casa diretamente nos arbustos, desenraizadas. Para isso, são pendurados de cabeça para baixo em uma sala com boa ventilação e temperatura do ar não superior a + 12 ° C, tratados com solução a 1% de sulfato de cobre. Em algumas semanas, as frutas podem ser colhidas.
Você sabe Em 2018, os agricultores canadenses introduziram uma nova variedade de Sweet Bell Chocolate Pepper. Parece que está coberto com cobertura de chocolate, e o sabor também não decepciona - doce, com notas de café.
Beliscar é a remoção de excesso de pontos de crescimento para redistribuir os fluxos de alimentação e aumentar o rendimento. Esse procedimento é necessário para muitas culturas de jardim e a pimenta não é exceção.