As propriedades úteis das framboesas são conhecidas desde os tempos antigos, portanto, não é de surpreender que hoje a cultura seja cultivada em chalés de verão para obter frutos saborosos e saudáveis. Qual é exatamente o seu benefício e como usar adequadamente o feto para uma mulher enquanto amamenta um bebê - continue a ler.
Composição química e vitamínica
Cerca de 90% do volume total de frutas de framboesa é água. Além disso, as bagas contêm glicose, sacarose, frutose, purinas essenciais, substâncias nitrogenadas, ácidos orgânicos (em particular salicílico, cítrico, málico e fólico), caroteno, cobre, ferro, sais de potássio, vitaminas P, PP , C, E, grupos B (B1, B2, B6), cada um dos quais tem um certo efeito positivo no corpo:
- ácido fólico, ferro e cobre têm um efeito benéfico nos processos de formação de sangue no corpo;
- o caroteno participa da síntese da vitamina A, que, por sua vez, afeta os processos metabólicos das proteínas e a normalização da visão;
- potássio melhora o desvio de urina e melhora a condição do sistema cardiovascular;
- As vitaminas B estão envolvidas nos processos metabólicos e desempenham um papel importante na formação de proteínas;
- A vitamina E promove o metabolismo da gordura;
- A vitamina PP fornece o curso normal dos processos de oxidação biológica.
Útil não é apenas a composição das bagas de framboesa, mas também os componentes constituintes das folhas, flores, brotos e até as raízes da planta; portanto, infusões, decocções e chás são frequentemente preparados a partir deles para uma variedade de problemas.
Propriedades úteis e prejudiciais
Todas as propriedades benéficas listadas das framboesas são apenas o começo de suas características positivas. Na colheita de frutas para o inverno, a ênfase principal está nas habilidades antimicrobianas e antipiréticas da planta, que são especialmente importantes durante a disseminação em massa de doenças virais e resfriados..
- Além disso, os frutos, brotos e até folhas de uma planta podem ter os seguintes efeitos no corpo humano:
- contribuir para a estabilização dos processos digestivos, eliminando problemas com constipação, inclusive em nutrizes;
- ativar processos regenerativos no corpo, causando a rápida cicatrização de tecidos danificados e a renovação efetiva do sangue;
- contribuir para a rápida perda de peso após o parto, uma vez que os frutos de framboesa contêm um mínimo de calorias;
- fortalece os vasos sanguíneos e diminui o colesterol;
- normalizar o apetite;
- eliminar a dor abdominal e reduzir as manifestações de náusea;
- normalizar a condição da pele (em particular, melhorar a aparência);
- restaurar o fundo hormonal normal do corpo;
- ajude a se livrar da diarréia, para a qual você só precisa preparar uma decocção com base nas folhas da planta.
Infelizmente, apesar de todos os benefícios indicados de preparações de inverno ou framboesas frescas, bebidas e geleia podem ter consequências negativas no consumo. Antes de tudo, estamos falando de pessoas que são propensas a reações alérgicas ou que têm intolerância individual aos componentes constituintes da planta (por exemplo, ácido salicílico). Além disso, um grande número de frutas consumidas pode complicar a condição com gota e doenças renais, sem mencionar a forma aguda de doenças gastrointestinais, que também ocorrem em mães jovens.
Importante! Se possível, primeiro os alimentos leves devem ser introduzidos na dieta de uma mulher que amamenta e só depois passar para o uso de frutas vermelhas e outras bagas brilhantes ou frutas.
Posso usar framboesas durante a amamentação
A resposta a esta pergunta depende da idade da criança e da duração da lactação. Qualquer produto alimentar no momento terá um efeito definitivo no corpo da mãe e no corpo emergente do bebê, e nos primeiros meses de sua vida esse efeito será muito mais perceptível do que após seis meses de amamentação ativa, que qualquer mãe deve considerar definitivamente.
Efeito na lactação
Muitas mulheres justificadamente consideram o chá de framboesa uma maneira natural de aumentar a produção de leite materno, o principal é beber a bebida de forma quente e 30 a 50 minutos antes de o bebê ser aplicado no seio. Ao mesmo tempo, não vale a pena abusar da infusão e é suficiente beber 1-2 xícaras de líquido por dia, três a quatro vezes em sete dias.
É melhor preparar uma bebida por conta própria, usando apenas frutas frescas e evitando conservantes ou aditivos artificiais. Além disso, cada nova porção de chá deve ser preparada na hora, pois a infusão a longo prazo do produto pode estragar e não deve ser aquecida.
Você sabe Além das tradicionais framboesas vermelhas e amarelas, hoje são encontradas bagas roxas de framboesa. Pela primeira vez, essa cultura foi criada em 1893, cruzando variedades de preto e vermelho.
Se as folhas a vapor comuns não lhe agradam, você pode adicionar a infusão nas folhas de chá preto comuns, mas apenas sem componentes químicos, como sabores artificiais. Os chás embalados não funcionam aqui, mas as variedades de folhas naturais serão muito úteis.
Não é necessário maltar fortemente a bebida pronta, porque nos frutos das framboesas e, mais ainda, nas geleias, já existe doçura suficiente que não requer o uso de uma porção adicional de açúcar.
Ao alimentar um bebê de três meses ou uma criança mais velha, você pode adicionar limão ao chá de framboesa, o que melhora perfeitamente os efeitos antivirais e anti-inflamatórios das framboesas no corpo da mãe. Dando-se bem com o leite do bebê, a bebida com limão e framboesa ajuda a fortalecer seu corpo, o que é especialmente verdadeiro na estação fria.
Ao mesmo tempo, não esqueça que cada um dos ingredientes adicionais do chá de framboesa deve ser administrado por vez, estudando cuidadosamente a reação do bebê a essas adições. O aumento da quantidade de leite para HB não pode garantir a completa ausência de manifestações alérgicas; além disso, o bebê pode não gostar do sabor alterado da nutrição.
Influência na criança
O efeito das framboesas no corpo de uma criança é semelhante ao efeito das bagas na saúde materna, no entanto, é importante considerar a maior tendência das crianças a manifestações alérgicas. Portanto, para obter apenas benefícios do chá, é importante usar uma dosagem de frutas ao prepará-lo.
Recentemente, uma mulher que amamenta não pode comer mais do que um punhado de framboesas por dia, nos estágios iniciais, dividindo esse valor em várias porções (elas são consumidas durante o dia).
Obviamente, você pode usar um pouco mais de matéria-prima para preparar uma bebida, mas, neste caso, é necessário aumentar sua quantidade gradualmente (até 100-150 g por dia) para impedir que o bebê tenha uma erupção cutânea ou diátese.
Depois de comer frutas frescas, é melhor alimentar o bebê antes de uma hora depois, tentando escolher as horas da manhã. Nesse caso, você terá tempo para observar a reação das migalhas ao novo produto, o que não pode ser dito sobre a amamentação noturna: a mãe e o bebê dormem, e quaisquer efeitos colaterais podem se tornar visíveis apenas pela manhã.
Você sabe Uma mulher fisiologicamente saudável pode continuar amamentando uma criança de 5 a 6 anos de idade, mas a maioria dos especialistas aconselha ficar com um ano e meio ou dois.
Contra-indicações
- Apesar das muitas críticas positivas sobre as propriedades benéficas da fruta framboesa, todos os que sofrem dos seguintes problemas devem ter cuidado ao consumir este produto:
- alto nível de açúcar no sangue;
- gota
- problemas com os rins e ductos urinários;
- úlceras e gastrite.
Além disso, as mulheres durante a lactação não devem usar suco concentrado de frutas, que pode ser substituído por bebidas de frutas, chá ou todos os tipos de infusões à base de frutas, folhas ou brotos.
Como você pode ver, o uso de framboesas durante a amamentação é permitido, mas, para evitar possíveis consequências negativas, certifique-se de que não há contra-indicações e não abuse das frutas, tentando fazer bebidas e consumir menos frutas frescas.