Um ataque de vespas em um apiário é repleto de perda de alimentos durante o inverno para toda uma família de abelhas, portanto todo apicultor precisa cuidar da segurança dos insetos. Leia sobre os métodos de lidar com vespas e as regras para colocar um apiário em um local, a fim de evitar ataques de insetos.
Como vespas perigosas para colmeias de abelhas no outono
À medida que a estação outono-inverno se aproxima, as vespas precisam de mais comida para sustentar a família; assim, elas atacam insetos, incluindo abelhas, usando-as como alimento para suas larvas. Indivíduos maduros se alimentam de produtos de mel, portanto roubam o néctar coletado por eles e produzem mel. A vespa, que rouba o néctar da colméia, geralmente é um mascate de doenças infecciosas. O inseto também pode atacar abelhas e destruir até 5 indivíduos por dia.
Métodos para proteger as abelhas de ataques de vespas
Uma abelha é um inseto frágil que por si só não consegue lidar com uma enorme vespa em comparação com ela; portanto, o apicultor deve proteger as colméias de sua invasão. Você pode lidar com uma praga em um apiário por vários métodos, descritos a seguir.
Importante! Devido ao ataque de vespas nas colmeias, as reservas de mel são reduzidas criticamente, o que leva à morte da maioria dos insetos.
Como encontrar e neutralizar um ninho de vespas
Pragas vivem em colônias com uma rainha uterina. Instalado em ninhos de várias camadas com uma concha protetora. Você pode encontrar o local de nidificação de vespas ao examinar o território do apiário.
Primeiro de tudo, você precisa inspecionar esses sites:
- vazios e buracos no solo;
- edifícios raramente usados;
- rachaduras nas paredes dos edifícios e sob o teto;
- tocos velhos;
- árvores ocas.
Em nenhum caso você deve tentar derrubar um ninho com um graveto ou rasgá-lo com as próprias mãos, porque insetos raivosos podem morder dolorosamente uma pessoa. Se as pragas se estabelecerem em um local inacessível, a saída de seu mosteiro é simplesmente explodida com espuma.O ninho de vespas está no lugar errado. O ninho localizado na zona de alcance pode ser neutralizado de uma maneira mais humana - envolva-o em polietileno denso e leve-o a uma longa distância das colmeias. É melhor destruir ninhos de vespas no escuro, quando a temperatura do ar cai significativamente e os insetos estão em repouso.
Agentes de controle químico e venenoso
O método de uso de pesticidas deve ser usado como último recurso, porque esses recursos são prejudiciais não apenas aos insetos, mas também a seres humanos e animais. A maneira mais inofensiva é usar o querosene, que é derramado nos buracos do ninho. Mas essa técnica nem sempre funciona e pode destruir parcialmente a colônia.
Você sabe Durante o dia, a colônia média de abelhas é capaz de coletar até 10 kg de néctar.
Você pode salvar o apiário da invasão de vespas com drogas:
- Mosquitol
- "Diclorvos";
- "Zona Delta".
Destruição de pontos
Devido ao fato de alguns ninhos de vespas estarem fora do alcance dos seres humanos ou a uma grande distância do apiário, não é fácil se livrar da praga. As pragas podem até voar acidentalmente no apiário. Nesse caso, insetos isolados são capturados e destruídos para que outros indivíduos não saibam a localização das colméias.
Armadilhas DIY
Uma maneira eficaz de se livrar dos insetos em um apiário é montar armadilhas fáceis de fazer em casa. Você precisará de uma garrafa cortada de plástico ou qualquer outro recipiente no qual seja derramado xarope ou kvas doce. Uma bebida na quantidade de 100 ml deve ser diluída com 10 ml de ácido bórico.
Você sabe Para produzir 1 kg de mel, uma abelha trabalhadora precisa voar cerca de 8 milhões de flores.
Escadas especiais são construídas na isca para que o inseto possa sair da armadilha e trazer comida envenenada para o ninho. Assim, indivíduos maduros morrerão por contato com a substância e as larvas e o útero serão envenenados por contato. Devido à ação desta técnica, os insetos morrerão dentro de 10 dias.
Vídeo: armadilhas para vespas e vespas
Métodos populares
Para evitar que as vespas se estabeleçam no seu apiário, você precisa plantar plantas perto das colméias, cujo cheiro assustará as pragas. Plantas como hortelã, erva-cidreira, gerânio, absinto amargo forçarão as vespas a procurar outro refúgio. A pimenta vermelha, que fica pendurada perto do habitat dos insetos, também ajuda na luta contra os insetos. Um cheiro pungente afugenta as vespas e as faz sair de casa.
Medidas preventivas da primavera para o aparecimento de vespas no outono
Para evitar a invasão de pragas, é necessário tomar medidas preventivas na primavera que ajudem a evitar grandes perdas de abelhas no outono. Para fazer isso, é importante acompanhar o movimento das vespas em tempo hábil e escolher o local certo para a instalação de um apiário.
A escolha certa do terreno para o apiário
Uma colméia é melhor instalada em áreas com solo denso. O apiário deve estar localizado em um local com densa cobertura de grama.Pestes gostam de se instalar no local do aterro e terrenos baldios em barrancos, especialmente impressionados com terra argilosa ou arenosa, onde é fácil construir tocas.
Rastreamento oportuno da aparência e movimento das vespas
Você pode se livrar dos insetos rastreando-os. Na primavera, quando a praga inicia seu movimento na área reservada para o apiário, você precisa segui-lo, para encontrar um ninho de vespas mesmo em matas densas ou no topo da árvore e tomar medidas para destruí-lo.
Importante! Se houver áreas arenosas ao redor do apiário, elas precisam ser cavadas a uma profundidade de 40 cm, o que ajudará a se livrar dos ninhos de vespas.
O outono é o momento mais adequado para a ativação da praga, devido ao fato de a vespa fazer reservas para o inverno. É por isso que a luta contra os insetos deve ser complexa, pois a coleta de mel e a vida de um enxame de abelhas podem depender de medidas preventivas realizadas corretamente, além de cuidados oportunos com o apiário.