Em quase todos os interiores de escritórios, escritórios do governo, grandes salões, você pode ver uma grande planta perene chamada monstro. Como a planta é bastante volumosa, requer espaço, um suporte longo e forte e alguns cuidados para manter em uma casa ou apartamento. Às vezes, um monstera é capaz de atingir um tamanho suficientemente grande, o que complica muito o processo de transplante. Como transplantar uma planta e como cuidar dela após um transplante, vamos descobrir.
Descrição da planta
Monstera é uma cultura tropical sempre-verde do gênero Lian da família Aroid, cuja terra natal é considerada a região sul da América. Possui folhas grandes e maciças na forma de um coração com ranhuras, cuja cor é verde saturada, pode ter manchas, faixas de tonalidade mais clara ou amarela. As folhas jovens são desprovidas de cortes: somente com uma certa idade aparecem buracos que mais tarde se transformam em cortes longos.A planta tem um caule longo, do qual as raízes podem pendurar. Sob condições naturais, a altura de uma planta adulta pode atingir 6 m, em casa - 4 m, e floresce na forma de uma espiga de cor bege. Depois de concluída a floração, forma-se uma fruta - uma baga adequada para comer. Existem cerca de trinta tipos de monstros no mundo. Em casa, na maioria dos casos, apenas alguns são cultivados: um monstro é adorável, desigual ou perfurado.
Você sabe Muitos acreditam erroneamente que a palavra "monstera" é traduzida como "monstro, monstro". No entanto, na verdade, da língua latina "monstrum" significa "incrível, bizarro".
As regras básicas do crescimento
Apesar de sua origem exótica, o monstera é bastante simples de cultivar e despretensioso de cuidar. No entanto, para um crescimento saudável, requer a observância de certas condições:
- Iluminação Um hóspede tropical precisa organizar uma iluminação brilhante, mas não direta. Trata a sombra e os raios UV diretos de forma igualmente negativa. Na primeira versão, suas folhas param de se desenvolver e não formam cortes; na segunda - secam e ficam cobertas de manchas amarelas. No inverno, é recomendável instalar fontes de luz artificiais para fornecer a quantidade necessária de luz.
- Condições de temperatura. Como a planta é dos trópicos, ela prefere crescer em um microclima quente a uma faixa de temperatura de + 22–25 ° C no verão e + 17–22 ° C no inverno. É estritamente proibido manter a videira nos rascunhos.
- Rega. A flor precisa de rega frequente e abundante, especialmente na primavera e no verão, quando a fase de desenvolvimento intensivo começa. Também é recomendável semanalmente borrifar as folhas com água ou limpar com um pano úmido.
- O solo. A mistura de solo para a cultura decorativa em questão deve consistir nos seguintes componentes: solo de turfa e turfa, húmus e areia de rio. Presença obrigatória de uma camada de drenagem.
- Top vestir. Como qualquer flor decorativa, um monstera precisa de cobertura sistemática, no papel em que os fertilizantes minerais e compostos orgânicos destinados às lianas atuam perfeitamente. É imperativo que você alimente a videira tropical durante o período de março a agosto, quando houver um período de crescimento ativo.
- Poda. Não é um procedimento obrigatório ao cultivar uma beleza tropical. Para formar belas formas magníficas, basta uma planta jovem aparar a parte superior no estágio inicial de seu crescimento, que, para evitar a infecção, deve ser tratado com carvão vegetal.
Quando uma planta pode ser transplantada?
Um jovem monstro, com idade entre 3-4 anos, exige um transplante anual. Em seguida devem ser transplantadas as plantas por idade:
Leitura Recomendada
- 3-4 anos - 1 vez em 2 anos;
- com idade superior a 5 anos - a cada 3-4 anos, sujeito a substituição anual da parte superior do solo.
Para uma flor tropical, deve-se selecionar um vaso cuja profundidade corresponda ao tamanho do rizoma e a largura permita que as raízes laterais cresçam a partir do caule, posteriormente enraizadas livremente no solo. O material do qual é feito o recipiente para o vaso não importa muito.
Requisitos de composição do solo
Sob condições confortáveis, os monstros crescem rapidamente. Para o plantio, é utilizada uma mistura leve e fértil do solo, cuja composição varia levemente dependendo da idade da planta. Para videiras jovens, são utilizadas quantidades iguais de solo: solos de turfa e turfa, húmus e areia de rio. Ao mesmo tempo, a acidez recomendada (pH) deve ser de 5,5 a 6,0.
Importante! Uma das principais condições ao escolher um pote para um monstera é a sua estabilidade. É melhor escolher recipientes fortes e pesados que não possam tombar com o peso das folhas e do caule.
Para transplantar um monstro adulto, a seguinte composição terrestre deve ser usada:
- solo encharcado - 3 unidades;
- solo de turfa - 1 unidade;
- solo decíduo - 1 unidade;
- areia do rio - 1 unidade;
- húmus - 1 unidade.
Como transplantar um monstera em casa
Como mencionado acima, em condições confortáveis, a casa da monstera está se desenvolvendo intensamente, crescendo e após alguns meses requer um transplante. Recomenda-se que este evento seja realizado nas primeiras semanas da primavera, até o início da fase de crescimento ativo.
Você sabe As pessoas nos países asiáticos acreditam que monstera tem qualidades curativas. Assim, por exemplo, na Tailândia, esta planta é necessariamente colocada perto do leito de pacientes gravemente enfermos, para absorver energia negativa e promover uma rápida recuperação.
Antes de transplantar as videiras para outro vaso, deve ser preparado um novo recipiente, cujo tamanho deve diferir do anterior em 7 a 10 cm .A camada de drenagem deve ser colocada no fundo sem falhas, usando argila expandida ou seixos comuns. Além disso, é recomendável seguir o algoritmo:
- com uma faca, "corte" cuidadosamente o solo em torno de todo o perímetro da panela para não tocar nas raízes;
- retire o suporte e reserve;
- sacuda suavemente o solo do rizoma, limpe as raízes com as mãos, remova parte do solo antigo;
- coloque firmemente o suporte junto com as folhas e caules da planta na panela e, ao mesmo tempo, coloque as raízes no recipiente;
- encher com solo, regar bem;
- Depois que o solo assentar sob a influência da umidade, adicione um pouco mais de terra ao pote de cache.
Vídeo: como transplantar um monstera em casa
A planta transplantada deve ser movida para uma sala espaçosa e bem iluminada. Durante o transplante, você não precisa remover as raízes aéreas - é recomendável amarrá-las para que elas olhem para baixo, para que possam se enraizar no chão. O processo de transplante, por via de regra, não causa dificuldades especiais; no entanto, às vezes é complicado pela presença de um grande número de raízes aéreas.
Para transplantar uma planta jovem com eles, você precisará de:
- cortar uma folha com um caule ou um galho inteiro com processos;
- coloque-os em recipientes com água limpa;
- monitorar quando a sessão lança raízes adicionais;
- prepare a panela necessária, despeje a drenagem e o solo;
- plante uma flor em uma panela, regue abundantemente.
Cuidados com transplantes
A planta transplantada não requer cuidados especiais, mas, para que o seu "transporte" seja o menos doloroso, recomenda-se seguir algumas regras simples.
Importante! Em condições apertadas, o monstro pode murchar e até morrer.
Rega e alimentação
Quando a planta já está na nova panela, ela precisa fornecer cobertura de alta qualidade, o que permitirá que você se adapte rapidamente e nutra totalmente o sistema radicular. Como o transplante é um tipo de estresse para uma flor tropical, os especialistas recomendam que, durante a primeira semana, monitore cuidadosamente sua condição. É necessário regar a planta com bastante frequência, pois o solo seca, mas não deve ser levado à formação de um pântano na superfície do solo.
Corte e modelagem de monstros
Após o replantio, uma planta jovem não precisa de poda e formação de copas. Mas em um adulto, recomenda-se aparar o topo - isso acelerará o crescimento das hastes laterais e tornará a planta mais volumosa.
Possíveis dificuldades crescentes
Felizmente, Monstera tem boa resistência a várias pragas e está doente em casos raros. Basicamente, todas as suas doenças estão associadas a condições adversas de vida, em particular um microclima perturbado, falta de nutrição ou rega excessiva.
Você sabe A beleza tropical é capaz de atuar como um barômetro. Antes que uma tempestade ou chuva comece, suas folhas começam a chorar, formando pequenas gotas de água na superfície.
O fato de uma flor ser afetada por pragas ou doenças pode ser encontrado por sua aparência:
- Pontos de luz nas folhas, que preenchem gradualmente toda a superfície e depois ficam cinzas, indicam tripes - parasitas microscópicos que não são visíveis ao olho humano. O tratamento de pragas ajuda a tratar os verdes com inseticidas.
- Perda substancial de folhagem pode falar sobre infecção com um ácaro, que começa com uma umidade muito baixa na sala. Para se livrar do parasita, a folhagem das plantas é limpa com uma solução de sabão e depois tratada com inseticidas.
- Amarelecimento da folhagem e a aparência de podridão nela. Tais sinais são evidências de excesso de alagamento. Para salvar o monstro, você deve ajustar (reduzir temporariamente) a rega.
- Folhagem pálida é considerada um sinal de falta de nutrição mineral complexa.
- As folhas começam a ficar letárgicas, sem vida, primeiro caem e depois caem, o que indica infecção por sarna - pequenos insetos pertencentes à ordem Koktsid. Para combater os parasitas, é usada água com sabão, com a qual cada folha é tratada. Em seguida, a folhagem é pulverizada com inseticidas.
- Bordas das bordas das folhas e mudando de cor para marrom pode indicar que a planta não possui luz e umidade suficientes.
- A ausência de "cortes" em folhas novas pode ser devido à falta de nutrição e nutrição.