Muitos proprietários de suas próprias casas querem decorar suas terras não apenas com vegetação, mas também com um reservatório ou lago decorativo. Esse elemento do design da paisagem criará uma sensação de vida selvagem. A seleção do material, a tecnologia correta para criar e executar procedimentos regulares de cuidados são condições necessárias para manter um reservatório artificial na forma adequada.
Tipos de reservatórios em paisagismo
Os principais tipos de reservatórios que os paisagistas incorporam:
- uma lagoa;
- fonte;
- cachoeira;
- primavera;
- fluxo;
- pântano decorativo;
- a piscina.
Cada uma dessas variedades possui características e requisitos de projeto próprios.
Importante! Não é recomendado colocar lagoas perto de árvores. Isso ocorre devido a possíveis danos às paredes da estrutura artificial pelo sistema radicular das plantas, bem como à poluição da água por folhas e frutos.
A lagoa
A espécie em questão é um reservatório criado como resultado do fechamento de um curso de água natural. As lagoas geralmente surgem devido à construção de uma barragem no caminho de um pequeno rio. Hoje, essa espécie é entendida como um corpo de água com água parada. A escolha da forma e tamanho depende das preferências do proprietário. A profundidade varia de alguns centímetros a dois metros ou mais.
Se você deseja criar peixes em um lago ou plantar plantas que sobreviverão ao inverno, certas regras devem ser levadas em consideração:
- as culturas requerem uma profundidade de 0,5 a 1 m;
- habitantes da água - 1,8–2 m.
Chafariz
Esta espécie é considerada não apenas um belo elemento decorativo do local, mas também uma boa maneira de umidificar constantemente o ar. As fontes são divididas em submersas e estacionárias. O primeiro tipo geralmente é instalado diretamente na lagoa, o que permite que o oxigênio circule bem na água. O sistema funciona assim: uma bomba bombeia líquido para fora de um reservatório, passando-o para uma fonte. Esta circulação circular da água permite que a água não estagnar.
Uma fonte estacionária é considerada parte integrante da paisagem. Existem muitos modelos na forma de estátuas, moinhos de água, etc. Para criar fontes, você deve ter uma bomba (a pressão da água depende de sua potência), um recipiente com líquido e um bico especializado. O último elemento pode ser escolhido para todos os gostos: em forma de sino, tulipa, jato ou plataforma giratória.Quando colocar a fonte, você precisa entender que quanto maiores suas dimensões, mais longe ela deve estar do edifício.
Muitas vezes, você pode encontrar um tipo que não seja de jato. Essa fonte tem a seguinte aparência: a água flui das paredes, a máscara de escultura (mascaron) ou a tigela. A iluminação noturna acrescenta um charme especial e uma sensação de mágica.
Você sabe Segundo os antigos ensinamentos orientais do Feng Shui, cachoeiras artificiais não apenas criam uma aura positiva no território, mas também podem proteger o dono da casa dos espíritos malignos.
Cachoeira
Este tipo de reservatório é um excelente elemento pacificador em uma área barulhenta. Muitos proprietários preferem criar cachoeiras artificiais em seus locais para abafar o zumbido dos carros.
O ruído da queda de água depende da altura do próprio dispositivo e do fluxo. É melhor comprar uma bomba que permita ajustar a pressão do líquido.Recomenda-se escolher um terreno com uma inclinação próxima a plantas de tamanho menor ou artesanais.
Primavera
O tipo em questão é um corpo de água que não possui superfície de água espelhada. Para construir uma mola, é necessário instalar uma bomba e um tanque de água embaixo do solo, e o bico da fonte (a melhor opção é um gêiser) deve ser trazido à superfície.Este tipo é bastante compacto e pode ser instalado tanto na área sombreada do jardim quanto no pátio ou no gramado.
Stream
É um curso de água estreito, caracterizado por um canal sinuoso. Recomenda-se projetar um fluxo de forma que haja mais curvas e vários obstáculos. Isso é necessário para criar um movimento natural da água. Equipe os fluxos próximos ao reservatório de forma que a bomba bombeie o líquido. A pressão do fluxo depende da circunferência do canal e do ângulo de sua inclinação. Em seções planas, a corrente será larga o suficiente, mas fluirá lentamente e, sob uma grande inclinação, a corrente se tornará muito mais poderosa.
Pântano decorativo
O tipo de reservatório considerado está sendo cada vez mais estabelecido para decorar o território. A melhor opção é quando um pântano decorativo é combinado com um lago ou riacho. Essa forma da água é geralmente superficial devido às raízes superficiais das plantas destinadas ao plantio na área da água. É muito importante monitorar a impermeabilização no pântano decorativo para que a flora não morra como resultado do vazamento de água.
Piscina
Ao contrário de outros reservatórios, a piscina carrega uma carga funcional diferente - a natação. A decoração das piscinas depende das preferências do proprietário. O fundo e as paredes são dispostos em azulejos, lisos e estampados em várias cores. A área de recreação ao redor da piscina é decorada com espreguiçadeiras, toldos ou guarda-chuvas pequenos. Para famílias com crianças, é recomendado um toboágua em miniatura ou trampolim.
Formas de lagoas e lagoas
Existem vários estilos de projetar elementos artificiais da paisagem aquática no local de uma casa de campo. Qualquer forma pode ser selecionada, mas deve-se levar em consideração que uma lagoa ou lagoa não sai da tela do desenho principal deste território.A escolha do estilo deve ser realizada após a determinação do espaço necessário para a colocação.
Opções conhecidas para o projeto de lagoas:
- Paisagem - como elemento natural da paisagem.
- Formal - mantendo as formas geométricas corretas.
- Elevado - O lago original, elevando-se acima do solo.
Se o próprio local e os edifícios nele tiverem formas geométricas estritamente definidas, o reservatório também deverá ser construído na forma de um quadrado, retângulo etc. Essas opções são muito características para casas de veraneio com jardins de estilo oriental. Lagoas retangulares são geralmente colocadas perto das paredes de uma estrutura maciça, formas livres de corpos d'água são a opção mais comum. Isso permite que o proprietário crie um canto natural incomum com sua própria imaginação. Por exemplo, para definir as bordas das lagoas na forma de formas geométricas regulares, são usados pinos e barbante. Para uma forma livre, é melhor usar uma mangueira.
Lagoas em forma de gota ganharam imensa popularidade. Este é um elemento típico do estilo britânico.O proprietário da casa de verão tem o direito de escolher qualquer forma de futuro reservatório. Não há regras estritas. Também é aceitável misturar diferentes estilos e formas de lagoas para criar uma composição original.
Que materiais podem ser construídos lagoa
Os reservatórios decorativos podem ser construídos usando fundações prontas, ferramentas improvisadas e vários dispositivos.A escolha depende das preferências e capacidades do proprietário do site no país.
Os seguintes materiais são considerados os materiais mais utilizados para a criação de lagoas:
- Recipientes de plástico prontos;
- filme sintético;
- concreto
- pneus;
- banheira;
- a pelve.
De plástico
Para a construção de tanques para lagoas, geralmente é usado polietileno comprimido ou cloreto de polivinil. A aparência dessas formas acabadas pode variar em estilo, tamanho e profundidade. O volume pode variar de 150 a 2500 litros.
- As principais vantagens podem ser consideradas:
- peso leve e durabilidade;
- instalação simples;
- tempo de serviço - até 15 anos;
- requisitos mínimos de cuidados.
- Você também deve descrever algumas das desvantagens desses reservatórios:
- ao escolher opções baratas, há uma alta probabilidade de serem destruídas pelo gelo e pelo sol;
- não há como expandir o volume, é necessária a desmontagem completa;
- alto preço de um produto de qualidade;
- antinaturalidade.
Filme sintético
- As lagoas decorativas caseiras em filme são consideradas as mais populares.As principais vantagens de tais reservatórios são:
- a criação de várias formas e a profundidade desejada;
- possível correção adicional dos contornos;
- admissibilidade de restauração de vários danos;
- alta resistência ao gelo.
- Apesar das vantagens de tal material, os especialistas identificam uma série de desvantagens de lagoas em uma base de filme:
- resistência insuficiente do material;
- possível dano às bordas da base do filme sob a influência da luz solar;
- o uso de disfarce adicional;
- colando as extremidades do filme em diferentes lugares durante a construção de opções gerais.
Betão
A construção de lagoas decorativas usando as matérias-primas especificadas é necessária ao instalar pontes ou estátuas, mas o material não é muito popular.
- As principais vantagens do uso de concreto para massas de água são:
- durabilidade e confiabilidade;
- resistência a danos mecânicos e climáticos;
- durabilidade
- falta de necessidade de sair.
- Além disso, existem várias deficiências na criação de tais lagoas:
- complexidade da construção;
- alto custo;
- compra de materiais adicionais;
- impossibilidade de reconstrução.
Do pneu
- A opção considerada é especialmente conveniente se acumularem pneus desnecessários no local. As principais vantagens de tais reservatórios podem ser consideradas:
- resistência e durabilidade (mais de 10 anos);
- seleção de tamanho;
- alta resistência ao gelo e resistência aos raios ultravioleta;
- não há necessidade de fortalecer ainda mais os muros;
- admissibilidade de coloração e decoração;
- facilidade de instalação;
- barato.
- As desvantagens incluem:
- restrições de tamanho e forma;
- a impossibilidade de construir opções gerais;
- Você não pode expandir o lago montado originalmente.
Usando banho
Essa "base" é frequentemente usada em cabanas de verão. As banheiras de ferro fundido são uma opção particularmente boa, pois são altamente resistentes a temperaturas extremas.
- As principais vantagens desse reservatório são:
- força e durabilidade;
- ingestão silenciosa de água em um tanque de ferro fundido;
- facilidade de instalação.
- Os pontos negativos incluem:
- a dificuldade de movimentação (grande massa do produto - 50-150 kg);
- resistência insuficiente do esmalte a vários tipos de influências;
- falta de naturalidade do tanque devido à forma uniforme.
Mini bacia da bacia
Esta opção é uma descoberta real para os proprietários de pequenas casas de verão, onde é problemático colocar uma base mais dimensional para a lagoa.
- As principais vantagens desse reservatório podem ser consideradas:
- barato;
- compacidade;
- transportabilidade;
- cuidados mínimos;
- Instalação simples e rápida.
- Apesar dos muitos recursos positivos, esta opção tem algumas desvantagens:
- congelamento rápido da água no inverno e superaquecimento de líquidos no verão;
- restrição de forma (redonda) e tamanho;
- a impossibilidade de aumentar ainda mais o reservatório.
Para criar um mini tanque, recomenda-se o uso de bacias de esmalte, ferro fundido e metal. Eles devem primeiro ser revestidos com uma solução de cimento e areia (1: 3). A água deve ser adicionada em uma quantidade tal que seja conveniente esculpir. O futuro reservatório secará por cerca de um dia.
Importante! Durante a secagem do revestimento, o recipiente deve ser protegido de qualquer precipitação possível.
Tecnologia de lagoa do tipo faça você mesmo
As características da criação da lagoa implicam seguir certas regras.
Para obter um belo reservatório, você deve:
- escolha o site de instalação;
- preparar os materiais necessários;
- executar instalação passo a passo;
- para decorar.
Seleção de assento
O território adequadamente selecionado para a futura lagoa protegerá o proprietário de dificuldades imprevistas no futuro. Áreas sombreadas afetarão a desaceleração da vegetação na água e ao redor do reservatório. Em condições de sombra, a água praticamente não floresce.
A melhor opção é um site iluminado pelo sol por mais de 6 horas por dia. Lugares onde estruturas volumosas e árvores que cobrem o lago serão colocadas no lado sudeste também não são recomendadas. Além disso, a colocação de lagoas perto de árvores, especialmente árvores frutíferas, levará ao entupimento da água com folhas, frutas e lixo diverso. Como resultado, o proprietário precisa gastar tempo limpando regularmente a lagoa.
Materiais Necessários
Para a construção de um reservatório, ferramentas especiais, suprimentos e outros bens devem ser adquiridos. Os equipamentos necessários para criar esse elemento de decoração paisagística dependerão do material principal.Como indicado anteriormente, para a construção do reservatório é possível comprar filme sintético, tanques de plástico prontos, além de ser permitido o uso de produtos existentes (lavatórios, pneus, banheiras).
A lista de materiais necessários inclui:
- arame de reforço;
- iniciador;
- cimento;
- areia;
- material de cobertura;
- malha reforçada.
Também nas lojas você pode comprar filme, membranas EPDM, seixos e entulho, tapete de coco, iluminação e vários elementos decorativos.
A lista de ferramentas necessárias inclui:
- colher, pá;
- máquina de solda;
- betoneira;
- escovas e escovas;
- baldes e muito mais.
A lista de compras pode aumentar e diminuir dependendo de:
- lugares
- inchaços;
- duração do serviço;
- tempo de construção;
- preços.
Instruções passo a passo para criar
Para obter um belo corpo de água, é recomendável seguir certas regras.
É realizada a criação do elemento da água do tipo faça você mesmo do projeto da paisagem, aderindo a essas etapas:
- Desenhos. Recomenda-se recriar o plano do território em papel milimetrado com notas: “norte”, “casa”, “árvores grandes” e outros objetos. Também é necessário destacar lugares ensolarados e escuros com notas. No lugar certo, desenhe o contorno do reservatório, destacando as camadas (para culturas costeiras - profundidade de 0,3 m, para lírios de águas rasas - 0,6 m, para recessos - 1 m, para peixes de inverno - 1,5–2 m).
- Cavando um poço. Para isso, é necessário o uso de pequenos equipamentos de construção. O local é marcado com estacas e barbante, você também pode usar a mangueira de jardim. Na ausência de equipamento, você pode cavar um poço de fundação com uma pá, verificando o nível de diferentes alturas das margens. Em seguida, é realizado um trabalho de ajuste manual para formar o fundo, as paredes e várias saliências. As camadas podem ser formadas com uma pá. Não faça paredes verticais dos recessos e do reservatório como um todo, mas incline de 30 a 45 °. Depois - é necessário medir os parâmetros da bacia do lago para adquirir filmes sintéticos e geotêxteis. Permissão de material - 0,5 m.
- Vedação. O fundo deve ser limpo e espalhado com areia, que deve ser bem compactada. A vedação é realizada com geotêxteis, sobre os quais o filme é disposto. Uma vala é cavada ao redor da lagoa, na qual o cascalho é derramado, mantendo e fixando o material do filme. Em seguida, o corpo futuro de água deve ser deixado por um dia, após o qual é necessário suavizar todas as dobras, suavizar os erros e aparar os pedaços em excesso. A próxima camada é a área cega (0,25 m), podendo ser grandes pedras decorativas ou seixos planos. O litoral é fixo com concreto.
- Fase final. O tanque acabado é preenchido com plantas, água e também decorado.
Para criar um reservatório em uma base concreta, siga estas etapas:
- Registro do poço. As paredes se formam em uma inclinação de 30 a 45 °. O solo nas superfícies laterais e no fundo do poço deve ser compactado.
- Impermeabilização. Cubra o interior da lagoa do futuro com uma espessa camada de filme sintético.
- Concretagem. As paredes e o fundo do recesso são despejados com uma camada de dez centímetros de concreto.
- Acessórios. A superfície da tigela deve ser reforçada com uma malha de metal, pressionando-a no concreto ainda macio.
- O revestimento final. O reforço é derramado com uma camada de cinco centímetros de concreto, que deve ser compactada e bem nivelada.
Elementos decorativos e decoração do site
A partir do momento em que a área cega congelou, você pode começar a equipar a lagoa com vários elementos decorativos e plantar culturas costeiras. A melhor opção é mergulhá-los em uma lagoa em recipientes. É melhor plantar várias variedades de plantas perenes que não requerem cuidados especiais. Para um terraço com uma profundidade de 0,3 m, pode-se usar junco ou cálamo.
Recomenda-se colocar as plantas em vasos pretos. Essa cor fornece invisibilidade para a embalagem de destino. E durante o inverno, as plantas podem ser facilmente removidas do reservatório junto com os recipientes, e você precisa encher a lagoa com água. Especialistas dizem que, a princípio, o lago ficará nublado devido às algas verde-azuladas. Isso não deve ser temido, pois em breve eles perecerão e a água será purificada novamente.
Os nenúfares são plantados inicialmente em vasos em águas rasas (0,3 m) e, após a ativação do crescimento, são movidos para um terraço com profundidade de 0,6 m ou mais.A área costeira é decorada com samambaia, hosta e outras plantas higrófilas. Para uma melhor circulação da água, é recomendável colocar um riacho e uma cachoeira na lagoa. Para a construção da estrutura é necessário o uso de uma bomba submersa. A água fluirá através da mangueira de alimentação, montada em uma plataforma elevada. Todos os elementos técnicos são mascarados por pedras e pedras decorativas. Além disso, a estrutura é reforçada com concreto.
Nesse reservatório, você pode executar peixes e sapos. Mas para os residentes de água, o nível permitido de acidez da água deve ser de 7-8 pH. Para ajustar o desempenho em lojas especializadas, você pode comprar vários medicamentos para esse fim. O regime de temperatura recomendado é de cerca de + 15 ° C. A versão clássica da decoração no estilo grego antigo é o uso de figuras, ânforas, vários símbolos da antiguidade. O estilo japonês implica decoração com figuras de sapos, moedas e lanternas decorativas.
Cuidados adicionais da lagoa
Uma condição necessária para manter o elemento de engenharia do projeto paisagístico de uma forma bonita é o cuidado regular. Com a escolha certa do local e a tecnologia certa de construção, você não precisará dedicar muito tempo ao reservatório.
Apesar disso, ninguém está a salvo de tais situações:
- floração;
- poluição;
- falta de oxigênio na água.
O primeiro problema pode ser resolvido colhendo algas com um ancinho e um forcado. Um filtro na lagoa também pode ser um bom ajudante. O uso de produtos químicos deve ser feito apenas em casos extremos, pois esses medicamentos podem prejudicar a flora e a fauna do reservatório.O escurecimento da água ou a presença de lodo na superfície indica a necessidade de substituir o líquido.
Este procedimento é realizado da seguinte maneira:
- Extrair plantas usando uma rede ou manualmente.
- Drene parcialmente a água e pegue os peixes, movendo-os para os tanques preparados.
- Esvazie o matagal de detritos e sujeira.
- Encha a lagoa com água, reinstale as plantas e coloque o peixe.
Você sabe Muitos proprietários experientes de lagoas realizam o procedimento a seguir para verificar a poluição de uma lagoa e determinar se é necessário limpá-la: abaixe a chapa branca a uma profundidade de 0,1 m. Se a embarcação não estiver visível, isso é um sinal de que é necessário trocar a água.
O problema da aeração é especialmente importante para os reservatórios em que os peixes vivem.
Para saturar a água com oxigênio, a lagoa deve estar equipada com um destes dispositivos:
- mini compressor com atomizador de ar;
- sistema de aeração do fundo;
- aerador flutuante ou de fonte.
Lagoas também requerem cuidados sazonais.
- limpe o fundo dos contaminantes;
- verifique se há danos;
- arbustos de poda (a uma altura de 0,2 m);
- usinas de corte na zona costeira;
- transplante de culturas anuais (após geada, se necessário);
- inclusão de filtros e fontes;
- verificação da acidez da água.
Os cuidados de verão incluem:
- limpeza do reservatório de detritos;
- plantio de plantas tropicais;
- fertilizante
- algas desbaste;
- capina de ervas daninhas e árvores cobertas de vegetação;
- verificação do nível de pH.
Os procedimentos de outono abrangem:
- limpeza de tanques;
- poda de culturas sanitárias em áreas costeiras e rasas;
- o movimento de plantas que adoram o calor para dentro da sala (desde o momento da geada);
- a uma temperatura de + 9 ... + 10 ° C, a terminação da cobertura do peixe;
- em reservatórios com profundidade inferior a 2 m, capturar habitantes aquáticos para invernar em tanques;
- instalação de juntas de dilatação para expansão de gelo.
- drenagem de pequenos lagos.
Também é necessário cuidado com o inverno para o componente do projeto paisagístico.O procedimento envolve as seguintes ações:
- drene a água de uma tigela de concreto;
- drenar fluido de mangueiras e tubos;
- desmontar bombas e filtros;
- ligue o desembaçador;
- cobrir a lagoa com uma rede;
- fornecer oxigênio aos peixes (absinto).
A criação e manutenção de uma lagoa deve ser abordada com responsabilidade particular. Para que o elemento de projeto da paisagem considerado seja sempre agradável aos olhos, é necessário selecionar inicialmente o local certo, tipo de massa de água, determinar sua forma e tamanho, projetá-lo corretamente, seguindo as instruções passo a passo, e também monitorar sua condição, realizando procedimentos planejados sazonais.