O paisagismo é um processo demorado que exige muito esforço. Para que não desapareçam em vão, no futuro é necessário cuidar constantemente não apenas das plantas que decoram o exterior, mas também do gramado. Além de outras medidas de cuidado (cortar grama, capinar, regar), o solo deve ser submetido a aeração. A descrição dos métodos de ventilação do solo e as instruções para aeradores de fabricação própria ajudarão a manter o local em boas condições.
Precisa de aeração
Com o tempo, a camada superficial do solo se une, resultando no bloqueio do acesso de oxigênio, umidade e nutrientes às raízes das plantas. O resultado é o aparecimento no gramado de áreas nas quais a grama está completamente ausente ou cresce muito lentamente. Para impedir que isso aconteça, a Terra deve ser periodicamente exibida.
A necessidade de aeração adicional aumenta no verão, durante o período de seca, pois as plantas sofrem com a falta de umidade. Nesse caso, após a irrigação, a terra deve ser solta adicionalmente para facilitar o acesso de água e oxigênio às raízes. Na primavera e no outono, quando a frequência da precipitação aumenta, uma grande quantidade de umidade se acumula no solo. Por causa disso, as raízes começam a apodrecer e as plantas morrem. A ventilação permite secar artificialmente o solo.
Importante! Os solos argilosos têm uma densidade muito alta, por isso precisam de aeração profunda pelo menos duas vezes por ano.
A aeração é um procedimento importante na agricultura, pois a fertilidade e, portanto, o rendimento dos campos, depende disso. Após a irrigação, os agricultores devem soltar o solo para que a terra fique suficientemente saturada com a umidade. Nos meses mais chuvosos e secos, a transmissão também é indispensável. Para fazer isso, a terra está desgastada várias vezes por estação.
Métodos de aeração do solo:
- piercing. O trabalho de aeração dessa maneira é realizado no outono. Para isso, o solo deve ser perfurado a uma profundidade de 8 cm, o procedimento é considerado eficaz em áreas alagadas e pisadas;
- picada. O procedimento é realizado no verão, durante uma seca ou na primavera, quando chove frequentemente. Ao mesmo tempo, o solo superficial é perfurado a uma profundidade de 4 cm, procedimento necessário para soltar o solo compactado.
Tipos de aeradores
As terras no jardim ou no jardim podem ser afrouxadas usando um ancinho de jardim. No entanto, essas ferramentas grossas não funcionarão para o gramado. Para isso, são utilizados dois tipos de aeradores: automatizado (para grandes áreas) e mecânico, projetado para ventilar uma pequena área do gramado.
Mecanismos automatizados são equipados com motores que funcionam com gasolina. Esses aeradores são compactos, manobráveis e capazes de processar grandes áreas em uma sessão. A operação desses dispositivos é complicada por sua manutenção.
Aeradores elétricos são um pouco mais fáceis de usar, no entanto, a área de processamento depende do comprimento do cabo. A vantagem deste dispositivo é sua compatibilidade com o meio ambiente e sem ruído.
Tipos mecânicos de aeradores:
Aeradores para áreas grandes e pequenas podem ser feitos com suas próprias mãos.
DIY fazendo
Os aeradores artesanais são diferenciados por um efeito suave na superfície do solo. Tais dispositivos permitem que você ventile o solo sem ferir a vegetação. Aeradores fabricados por você mesmo podem ser usados tanto para o processamento de grandes áreas quanto para áreas relativamente pequenas.
Você pode fazê-los a partir de materiais improvisados. A seguir, é apresentada uma instrução passo a passo para a fabricação de dispositivos de aeração do tipo faça você mesmo. As recomendações propostas para seu uso facilitarão o cuidado do gramado.
Aerador de rolos
Você pode usar um aerador de rolos para lidar com uma grande área. Tal dispositivo não implica uma carga nas pernas, ao contrário das sandálias e do pé, que permite soltar o solo em uma vasta área sem muito esforço físico. Você pode fazer isso sozinho.
Importante! Use um aerador de rolos com muito cuidado para não se machucar em pontas afiadas.
Para fazer isso, você precisará de:
- um tubo de qualquer diâmetro com 1 m de comprimento;
- pregos ou parafusos autorroscantes com um comprimento de pelo menos 10 cm (20-30 peças);
- rolamentos ou rodas pequenas (2 unid.);
- bastão de madeira (pode ser removido de uma esfregona ou ancinho);
- suporte de metal e rolo.
O comprimento do eixo deve corresponder à largura do tubo. Das ferramentas que você precisa de uma máquina de solda.
Instruções passo a passo:
- Encha a cavidade do tubo com cascalho ou areia.
- Soldar pregos com tampas na superfície externa do tubo.
- Insira um eixo de metal através da cavidade do tubo e solde um suporte a ele.
- Prenda os rolamentos nas extremidades do eixo.
- Instale uma vara de madeira, prendendo-a na alça do suporte.
Um dispositivo pronto precisa tratar o gramado, como uma pista de patinação - para rolar a superfície da terra.
Sandálias para aeração
Com esse método de aeração, a carga principal cai sobre as pernas, sendo adequada para o processamento de áreas relativamente pequenas. Para fazer esse aerador de gramado, você precisará dos seguintes materiais: madeira compensada, pregos, martelo, corda ou elástico.
Instruções passo a passo:
- Em uma folha de madeira compensada, prenda um par de sapatos nos quais o cuidado com o gramado é realizado. Em seguida, circule as solas com um lápis e recorte os traços resultantes.
- Conduza as unhas com um martelo na lateral da sola que será aplicada ao sapato.
- Prenda a sola ao sapato com uma corda ou elástico com pontas para fora.
As sandálias de aeração resultantes precisam ser usadas antes de caminhar no gramado e caminhar sobre ele. Este método é orçamentário, mas bastante eficaz. Adequado para arejar uma pequena área.
Você sabe Um dos mais novos tipos de aeração é um hidrogel especial. A capacidade dos cristais granulares de comprimir e expandir melhora significativamente a qualidade da aeração e da umidade do solo.
Um gramado bonito e bem cuidado é o resultado de muito trabalho. Para manter sua aparência em ordem, é necessário realizar regularmente trabalhos de aeração do local, facilitando o acesso de oxigênio, água e os componentes nutricionais necessários para o pleno crescimento das plantas.