Antigamente, as pessoas equipavam fontes de rua como fontes de água potável. Hoje, projetos de vários tipos desempenham um papel decorativo. A criação e a decoração de uma fonte de jardim com instruções detalhadas estão mais adiante neste artigo.
Tipos de fontes decorativas
Lagoas decorativas têm desenhos e formas diferentes, dependendo dos desejos e capacidades do proprietário do site. Os principais tipos de estruturas de acordo com o tipo de fluxo de água:
Pelo tipo de dispositivo, as seguintes opções são diferenciadas:
- submerso - uma tigela pequena (plantadeira, calha velha) com um cano com um spray que libera uma corrente diretamente da água, uma opção móvel;
- estacionário - colocado em um só lugar, o tipo de suprimento pode ser qualquer, existe uma decoração (artificial e / ou vegetal).
Escolhendo um local para instalar
Em muitos estilos de paisagismo, fontes e piscinas, os lagos ocupam um dos lugares centrais. Idealmente, a lagoa deve ser visível de todos os lados do jardim. Se isso não for possível, escolha um canto próximo ao mirante, área de recreação.
Localização indesejável, cercada por árvores altas. O sistema radicular das plantas pode danificar a base da tigela. A localização da tigela sob luz solar direta terá um efeito ruim na pureza da água durante a maior parte do dia: isso causará a rápida evaporação da umidade e o crescimento de bactérias, e a superfície florescerá. É desejável que a piscina estivesse à sombra parcial.
A distância da casa ou a construção de objetos domésticos, a fim de evitar a umidade, é recomendada a partir de 4 m. Se o jardim for irregular, um lago artificial aliviará esse problema. Assim, a fonte não é apenas uma delícia para os olhos e uma fonte de umidade, mas também a eliminação dos defeitos da paisagem no país. Ao escolher o local da estrutura da rua, você também deve levar em consideração a proximidade da fonte de energia do compressor.Você sabe Uma das fontes mais altas é a construção do rei Fahd na Arábia Saudita. Uma corrente de água salgada (suprimento do Mar Vermelho) atinge uma altura de 312 m.
Trabalho preparatório e materiais necessários
Antes de determinar os materiais necessários, um design para design futuro deve ser desenvolvido. Você precisa planejar, levando em consideração a área do terreno, o design geral do jardim e a casa. É desejável que todos os objetos no território tenham sido feitos no mesmo estilo ou no mesmo estilo.
Esses momentos são importantes, porque no cenário de uma grande mansão, a mini-fonte pode ser batida com decoração, e parecerá. Mas em um pequeno pátio, onde está localizada uma casa de tamanho modesto, uma estrutura volumosa com acessórios intricados parecerá extremamente ridícula.
Você sabe A característica mais cara da água é a Fonte de Dubai. Para a construção de mais de 120 mil m², composta por vários componentes separados, com jatos dançando em direções diferentes, foram gastos 220 milhões de dólares.
As instruções de montagem da fonte descritas abaixo precisam destes elementos e ferramentas:
- pedra para pavimentar a tigela;
- calha para tomada de cabo de alimentação;
- pá;
- pedra decorativa redonda e plana para a base;
- broca;
- alicates;
- Tubos de PVC;
- tubo de cobre;
- mangueiras;
- compressor com bicos;
- decoração de acompanhamento.
Você pode comprar uma fonte pronta, mas no país você só pode montá-la e conectá-la. Na loja online, você pode escolher um orçamento, modelo simples e caro, com elementos complexos.
Processo de instalação
A área selecionada é limpa, raízes antigas e restos de plantas são removidos. Então eles começam a cavar um poço sob a tigela de um reservatório rural. Para que a construção seja sólida, seu fundo é pavimentado com pedra.
Importante! O substrato é especialmente importante ao usar uma bomba submersível, porque ao trabalhar nas camadas inferiores de água, está muito sujo. O fundo natural, que não é coberto por nada, exigirá limpeza frequente dos filtros da bomba.
A sequência de etapas durante a montagem de uma estrutura de pedra:
- Para o cabo de alimentação, é necessário fazer uma calha ao redor do tanque com uma profundidade de cerca de 10 cm.
- Um tubo de PVC com um cabo é colocado na vala.
- Em várias pedras de tamanhos diferentes, com a ajuda de uma broca, os furos são cuidadosamente perfurados, aproximadamente no meio.
- No fundo da tigela, reforce o tubo de alimentação.
- Os fixadores que estão na água devem ser cuidadosamente isolados.
- Pedras são amarradas no tubo, um bico é colocado na extremidade superior.
- Despeje água no tanque.
- Decore o tanque e a praia.
- Conecte a bomba - concluída.
Montagem de um modelo de compra final:
- Uma tigela é colocada no poço preparado para que suas bordas fiquem ligeiramente mais altas que a superfície.
- Pedra britada ou cascalho é derramada entre as paredes do tanque e o buraco.
- Uma bomba é colocada dentro do tanque, é anexada por ventosas.
- Em seguida, você deve decorar o fundo se quiser dar naturalidade.
- Em seguida, a água é derramada, deve cobrir a bomba.
- O passo final é a decoração da superfície e a conectividade da rede.
Decoração da fonte
A iluminação de LEDs ou projetores desse tipo pode servir como elemento decorativo. Eles consomem um pouco de energia até 24V e são montados facilmente. É bom projetar um lago ou cachoeira em um estilo natural com a ajuda de pedras, seixos, senões de uma forma fantasiosa. Protetores de solo que amam a umidade e arbustos baixos decorativos são plantados ao longo da costa.
O uso de várias figuras, tanto dentro da tigela quanto ao lado dela, tornou-se uma técnica clássica. Tubos de bambu, conchas, de preferência tamanhos grandes, vão bem com a água. Ferramentas antigas de metal ou utensílios domésticos também podem servir como uma instalação decorativa. Elementos forjados parecem lindos, por exemplo, figuras de pássaros que vivem perto da água.
Cuidados com a fonte
É fácil cuidar do seu próprio lago feito. De tempos em tempos, a água precisa ser drenada completamente, enchendo o tanque de água fresca. A frequência de substituição é facilmente determinada pela condição da superfície da superfície.
Limpe os filtros da bomba regularmente. Não importa quão limpa a água seja, pequenas partículas de sujeira ainda se deparam. Além disso, há um sedimento de elementos naturais contidos no suprimento de água.
Os itens de decoração na própria fonte também precisam de limpeza. As bactérias podem se acumular nelas, formando uma película fina e viscosa. Os elementos são removidos e lavados com água limpa, você pode adicionar um pouco de permanganato de potássio para desinfecção.
Com o arranjo independente de reservatórios artificiais, o principal é um projeto competente. Com uma pequena quantidade de imaginação, obtém-se um design bonito e extraordinário que agrada aos olhos e traz frescor em um dia quente.