Paisagismo em uma área suburbana relativamente grande é uma ocupação fascinante, porque há um lugar não apenas para a casa e o pequeno jardim, mas também para outros edifícios e áreas decorativas. Um bom exemplo de tais territórios serão objetos com uma área de 20 acres, mas como equipá-los adequadamente e em que pontos prestar atenção em primeiro lugar - isso será discutido mais adiante.
Parâmetros e características do site
Sem levar em consideração os principais parâmetros do site adquirido, não será possível obter o arranjo mais correto de objetos nele. As características importantes desses territórios incluem sua forma, características do terreno e até composição do solo, especialmente nos casos em que um grande número de plantas está planejado para ser plantado como parte da organização de um jardim, canteiros e canteiros de flores.
A forma da casa de campo
Opção ideal do ponto de vista do projeto da paisagem, haverá seções de formas retangulares ou quadradas clássicass, porque ao planejar neles, é muito mais fácil marcar zonas individuais. No entanto, comprar 20 acres pode vir a ser a “letra G” ou até se parecer com um oval incorreto e ligeiramente curvado, e então você terá que esmagar sua cabeça sobre a seleção do local mais adequado para a casa, área de jardim, mirante e outros edifícios de utilidade.
Você sabe O conceito de "paisagismo" apareceu pela primeira vez no território da Europa Ocidental no início do século XX. Nas cidades densamente povoadas da Alemanha, Grã-Bretanha e outros países desenvolvidos, simplesmente não havia espaço para zonas decorativas verdes, então as pessoas tinham que criá-las artificialmente, planejando plantar arbustos e árvores em um local específico com antecedência.
Evidentemente, marcando espaço livre e fazendo um plano detalhado do território, cada proprietário pode levar em consideração preferências e desejos pessoais, mas não se esqueça de algumas das recomendações dos designers. Por exemplo, para uma casa grande, vale a pena pegar a parte mais leve e espaçosa dos bens, mas as estruturas domésticas podem ser “escondidas” em uma área remota e menos atraente.
Recursos de alívio
Como no primeiro caso, existem opções próprias e mais preferidas para o alívio dos territórios de 20 acres. O mais favorável do ponto de vista do arranjo serão as áreas com superfície plana, já que não há barreiras ao zoneamento ou à construção de edifícios. No entanto, com uma área grande, isso é improvável, portanto é improvável que a probabilidade da presença de colinas e depressões possa ser excluída.
Se desejado, esses recursos podem ser enfatizados de maneira bonita colocando objetos nos locais mais adequados para eles. Assim, as zonas elevadas são perfeitas para arranjar canteiros de flores, e nas planícies você pode organizar um lago decorativo ou plantar plantas que adoram a umidade. Os edifícios residenciais são geralmente colocados nas partes mais planas do território, onde não há obstáculos à instalação de serviços subterrâneos.
Importante! Para evitar erros no planejamento do projeto da paisagem e fornecer a todas as culturas selecionadas as condições ideais para crescimento e desenvolvimento produtivo, é melhor coletar amostras de solo com antecedência de diferentes locais do local. As características do solo afetam significativamente a escolha de árvores, arbustos e especialmente flores.
Se, além dos prédios, um grande número de áreas verdes é planejado no local, além do relevo, a composição do solo também deve ser levada em consideração. As áreas mais pobres e muito argilosas ou pedregosas podem ser reservadas para edifícios, mas para o desenvolvimento normal da vegetação, apenas substratos soltos e nutritivos são adequados, nos quais são organizados jardins, canteiros e canteiros.
Se toda a terra em 20 acres for aproximadamente a mesma em composição, será necessário trazer especificamente o solo adequado para elas em áreas com plantas. Além disso, não devemos esquecer os requisitos para colocar uma casa ou outros edifícios. Em nenhum caso devem ser zonas úmidas com uma topografia instável.
Vídeo: Regras de planejamento do jardim
Seleção de estilo
O estilo da propriedade é um dos aspectos mais importantes de sua avaliação, e é por isso que os paisagistas sempre discutem esse assunto com os proprietários do lote. Ao planejar a localização de objetos em 20 acres, essa também é uma tarefa prioritária, porque, tendo escolhido um estilo específico uma vez, você terá que cumpri-lo no futuro, mesmo em pequenas coisas.
Em grandes áreas, algumas partes nem sempre podem ser capturadas, há toda a chance de "perder a noção" e começar a misturar estilos, o que, em última análise, será muito perceptível no final de todo o trabalho planejado.
Você sabe Um bom exemplo do design paisagístico da antiguidade pode ser considerado os jardins suspensos da Babilônia, considerados uma das 7 maravilhas do mundo. A primeira menção deles é encontrada na "História" de Heródoto, ou seja, as pessoas já os admiravam nos anos 400 aC. e
Obviamente, para preservar a estética dos bens, vale a pena fazer todos os esforços e não permitir que isso aconteça, tendo pré-selecionado um dos seguintes estilos de aprimoramento:
- Clássico. Essa opção é relevante em qualquer área; no entanto, quanto maior o valor, menor será a necessidade de economizar no tamanho das estruturas. Essa direção de estilo fornece principalmente formas e formas estritas geométricas e, ao planejar as zonas, a ordem máxima é mantida. A aleatoriedade e a dispersão sem sentido dos objetos de paisagismo no estilo clássico são inaceitáveis.
- Francês. Nesse caso, a atmosfera aconchegante e a harmonia pacífica ao escolher os principais objetos de design são tomadas primeiro. Natural, materiais naturais e vastas áreas verdes estão em grande demanda aqui. Sob as copas das árvores, você pode instalar bancos de madeira ou construir um mirante em estilo francês em um local adequado.
- Paisagem e paisagem. Ao contrário da versão anterior, esse estilo é preenchido com formas naturais mais gratuitas, destacando a beleza natural em primeiro lugar. Isso significa que o local não deve estar cheio de prédios, um grande número de caminhos e calçadas largas, mas espaços verdes e formas suaves de decoração, pelo contrário, são bem-vindos. Becos, lagoas, parques ou até pequenos lagos artificiais, com muita vegetação por todos os lados, se encaixam perfeitamente nesse estilo. Para enfatizar a máxima naturalidade do território, o solo é semeado com um gramado.
- Exótico. Esse estilo envolve o desembarque de variedades incomuns e raras de culturas, bem como um esquema de cores vibrantes dos edifícios. Por um lado, essa pode parecer a maneira mais bem-sucedida de organizar o local, mas, para manter a máxima decoratividade de todas as plantações, você precisará contratar um jardineiro, porque um quintal com plantas exóticas exige cuidados constantes.
- Alpino. Perfeito para projetar terrenos localizados em uma encosta. Geralmente são plantadas com capim grosso de estatura média e, em alguns lugares, são plantadas pequenas flores decorativas de cores diferentes. Um lago artificial pode se tornar um elemento de design impressionante com essa decoração do local, mas o uso de elementos não naturais deve ser minimizado.
- Ecológico. O ponto chave neste caso será a preservação mais completa da aparência de 20 acres, com o plantio de vegetação característica da região (sem culturas exóticas no meio ou especialmente na zona norte da Rússia). Ao organizar o território, é indesejável o uso de estátuas ou outros elementos não naturais. Entre as vantagens do estilo ecológico está a ausência de necessidade de maior cuidado com a vegetação plantada, uma vez que todas as culturas foram inicialmente adaptadas para o desenvolvimento nessa região climática.
- Hi-tech. O estilo livre e ousado de projetar essa orientação ganhou recentemente cada vez mais popularidade, porque idéias brilhantes e incomuns parecem atraentes para muitos proprietários de territórios pessoais. Característica neste caso será a aleatoriedade das formas, soluções de cores vivas, a ausência de qualquer ordem ou restrição na paisagem, que a distingue do estilo clássico.
- Barroco. As principais características estilísticas dessa variedade são tradicionalmente atribuídas a características como sofisticação de luxo, pretensão e aparência rica de todos os objetos usados para equipar o território. Obviamente, esse design de estilo chegará ao seu bolso e exigirá custos consideráveis de material. Portanto, antes de tomar uma decisão final a favor dessa opção, é melhor pensar duas vezes sobre a adequação de materiais caros.
Um estilo separado é destacar um parque ou floresta, o que é perfeito para colocar um site perto de um território de floresta ou parque. Plantar perto da casa de árvores e arbustos contribuirá para a transição suave de uma vegetação mais rara para uma floresta densa, no entanto, é melhor plantar espécies de árvores altas, possivelmente formando becos a partir delas.
Edifícios no site
Na maioria das vezes, as parcelas adquiridas já possuem certos edifícios, de modo que os novos proprietários são confrontados com a questão: salvá-los ou iniciar o planejamento da paisagem após o nivelamento do território. Para responder, é necessário avaliar o estado funcional dos edifícios existentes e, pelo menos, calcular aproximadamente qual território você gostaria de ver ao concluir todo o trabalho.
É provável que os prédios antigos só possam ser demolidos em parte, escolhendo os mais antigos e os mais degradados. Se alguns objetos tiverem de ser reparados e puderem ser úteis no futuro, deixe-os e planeje a localização de novos edifícios já levando em consideração sua localização. Normalmente, as seguintes zonas importantes são distinguidas em 20 células.
Sala de estar
A área residencial combina os edifícios em que as pessoas vivem constantemente. Esta pode ser a grande mansão principal (casa do mestre), casas de hóspedes separadas (por exemplo, no estilo de um chalé) e até moradias para funcionários. Obviamente, a casa grande dos proprietários deve sempre vir à tona, e todos os outros edifícios menores podem "esconder-se" atrás dela.
Vídeo: Projeto em 20 acres de terra
Uso doméstico
A zona econômica combina todos os edifícios da finalidade correspondente. Geralmente, essa categoria inclui uma casa de banho, uma adega, um celeiro, casas com sistema de aquecimento e abastecimento de água, além de salas de armazenamento para armazenar alimentos ou lenha. Às vezes, estábulos ou cômodos com outros animais são adicionados a eles, se previstos no layout inicial.
Garagem
Às vezes, um lugar para um carro é um prédio separado, mas Com muito mais frequência, ela se torna parte integrante da casa, colocando-a de lado ou atrás do edifício. O layout específico depende do tamanho do site, da conveniência da entrada e de vários outros fatores mais pessoais. Para caixas grandes, que combinadas atuam como local de trabalho, é melhor preparar uma área plana separada dentro da zona econômica.
Para descanso
A área de recreação (ou como também é chamada de relaxamento) prevê a colocação de mandris, lagoas, escorregas infantis ou até locais especialmente designados para esportes dentro dela. Além de suas tarefas funcionais, ele deve se encaixar no estilo geral do local, portanto, a organização competente de todos esses objetos requer a abordagem mais responsável para sua construção.
Importante! Não "pese" o espaço com um grande acúmulo de edifícios em uma pequena área. Tente fazer pleno uso da área disponível, de modo que as zonas estejam localizadas aproximadamente à mesma distância uma da outra, às vezes se escondendo atrás de árvores e outra vegetação.
Por exemplo, como lagoas, você pode equipar uma mini-cachoeira, córrego ou pequeno lago no território, complementando-os com elementos de madeira na forma de uma ponte. Nesse caso, o "complexo esportivo" pode muito bem tornar-se parte do mirante próximo, com elementos de madeira ao decorá-lo do lado de fora.
Paisagismo
Para que os 20 acres adquiridos pareçam o mais atraentes e orgânicos possível, não se deve economizar em um cenário verde, tentando plantar uma variedade de tipos de vegetação. Apesar do fato de novas mudas se desenvolverem por pelo menos vários anos, em última análise, a terra não parecerá nua e exteriormente esgotada.
Bem, se já existem várias árvores no território, pense em como você pode usá-las para dar à propriedade ainda mais decoratividade, em particular plantando outras culturas em um determinado local e levando em consideração a composição do solo.
Características do solo
A obtenção de informações sobre a composição do solo no local proposto para o plantio do jardim ou a organização de um jardim de flores é um passo importante no caminho para obter espaços verdes luxuriantes ou cores brilhantes de culturas decorativas. Se a terra parecer muito argilosa e muito densa, será necessário melhorar artificialmente sua estrutura usando areia, turfa ou húmus, enquanto em substratos arenosos é melhor adicionar chernozem ao buraco, devido ao qual as plantações crescerão saudáveis e bonitas.
Seleção de plantas
No círculo de paisagistas, as soluções mais populares para o paisagismo de áreas locais (incluindo uma área de 20 acres) são o design de jardins ornamentais, colinas alpinas (jardins de pedra). No primeiro caso, estamos falando de um jardim de pedra, quebrado em uma plataforma plana e incluindo em seu design um pequeno número de paralelepípedos, alternando com as flores de tamanho menor.
Os espaços vazios entre as culturas são cobertos com pequenas pedras. Já existem mais paralelepípedos nos jardins de rochas, além disso, eles são a parte central da composição, enquanto as plantas desempenham papéis secundários. As colinas alpinas devem imitar uma paisagem montanhosa, pois são mais volumosas que os jardins ornamentais.
Quanto à vegetação mais adequada para o plantio, estas podem ser as seguintes árvores e arbustos que se destacam em grandes áreas:
- coníferas: pinheiros decorativos, abeto, arborvitae, zimbros;
- arbustos de folha caduca: bérberis, aralia, bordo japonês, stefanander;
- arbustos floridos: hortênsia, rododendro, espiréia, jasmim;
- plantas trepadeiras: escalando rosas, clematis, madressilva, hera, uvas de menina, glória da manhã;
- as flores: petúnia, cosmea, zínia, tulipas, rosas;
- ervas, especialmente gramado.
Todos os exemplos acima de plantas ornamentais não são os únicos corretos e, se desejado, podem ser complementados com outros espécimes a seu critério, o principal aqui é aderir aos princípios básicos para o plantio e cuidados adicionais com eles.
Outros elementos de design paisagístico
Além de plantar plantas para decorar o território adquirido de 20 acres, existem outras maneiras de melhorar o local, em particular, usando objetos volumétricos como um lago artificial com uma ponte através dele ou equipando um lago real, cujas bordas podem ser pavimentadas com produtos de pedra, madeira ou metal.
Ao criar uma imitação de uma lagoa (veia de água seca), o fundo pode ser revestido com pequenas pedras e arbustos raros podem ser plantados nas laterais. Para criar o efeito de "ondulações de água", vale a pena escolher apenas pedras lisas de formato redondo ou oval, que são empilhadas em fileiras, sempre embaixo com "costelas".
No contexto da limpeza geral do território, destaca-se um pequeno jardim, como se negligenciado, com uma alta profusão de vegetação.. Claro, você terá que cuidar dele, mas apenas para preservar as passagens entre os arbustos. Para iluminar os caminhos de pedestres, essas áreas podem ser cobertas com pedras luminosas: por exemplo, lascas de mármore revestidas com tintas fluorescentes acrílicas com um brilho esverdeado ou azulado.
Confira
A instalação de moinhos ou faróis será uma adição igualmente incomum a um terreno de 20 acres (típico para assuntos marinhos), que se encaixam bem no estilo de alta tecnologia ou em qualquer outro estilo, livre da restrição obrigatória dos clássicos.
Além disso, eles são perfeitos se o local já tiver uma fonte de água natural e você só precisar enobrecer e complementá-lo com outros elementos decorativos.
De fato, o paisagismo em 20 acres não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Ao dividir o território em zonas e planejar corretamente o posicionamento de cada objeto individual, você pode criar uma paisagem pitoresca real que certamente não deixará indiferentes os hóspedes de uma propriedade privada.