Hoje, as cabanas de verão não são apenas um território para o cultivo de frutas ou hortaliças, é um local de descanso, um trampolim para a realização de idéias de design ilimitadas e a criação de um projeto paisagístico exclusivo. Ao mesmo tempo, não há necessidade de comprar materiais especiais, porque você pode usar matérias-primas improvisadas comuns para implementar a decoração. Quais objetos e coisas antigas podem ser usados e como projetar harmoniosamente e com bom gosto um site com suas próprias mãos - descubra no artigo.
Fazendo caminhos de jardim
A principal vantagem de uma decoração de cabana feita à mão é que, para criá-la, use objetos que perderam sua funcionalidade, mas, ao mesmo tempo, é uma pena jogá-la fora.. Cada residente de verão sempre encontra no celeiro alguns pneus velhos, garrafas PET, uma folha de madeira compensada, canos desnecessários, roupas ou sapatos velhos, barris de plástico, móveis surrados etc. A maioria desses itens pode servir como excelente matéria-prima para a fabricação de vários acessórios funcionais.
Freqüentemente, o solo das cabanas de verão tem uma estrutura solta e viscosa, o que dificulta e torna inconveniente o deslocamento ao longo dela. Para esse fim, muitos residentes de verão estão pensando em como criar caminhos que conectam vários objetos domésticos.
Para a fabricação de caminhos, é aconselhável usar os seguintes materiais:
- Betão. Revestimento forte e confiável, que permite criar rapidamente uma esteira caracterizada por alta resistência ao desgaste e longa vida útil.
- Tijolo. Com a ajuda de tijolos quebrados ou sólidos, você pode equipar rapidamente um caminho conveniente e durável. Para maior confiabilidade, as juntas entre os tijolos devem ser seladas com areia e o cimento de vala.
- De madeira. Muito originais e incomuns parecerão caminhos feitos de blocos de madeira, dispostos em uma vala de areia e regados com água. Para proteger o interior da madeira da podridão, as barras são tratadas com uma ferramenta especial - mástique ou óleo combustível.
- Garrafas de plástico. O uso de garrafas PET abre muitas idéias para a criatividade do morador do verão, pois através desses recipientes é possível formar caminhos de vários ornamentos e padrões. Durante o trabalho, o recipiente inteiro e sua parte inferior ou tampa são usados. A única desvantagem desse método é a coleta do volume necessário de matérias-primas.
- Pneus. Os pneus de automóveis antigos são usados para pavimentação, o que proporcionará ao futuro “produto” alta resistência e resistência ao desgaste. O lado negativo das marcas de pneus é sua aparência não muito estética.
- Tile. O mais espetacular e bonito é o caminho dos azulejos, que podem ser comprados em lojas especializadas ou feitos com suas próprias mãos, utilizando formas especiais. A colocação de ladrilhos é um evento bastante problemático, mas o resultado final excederá todas as expectativas e não deixará ninguém indiferente.
Os caminhos no país podem estar no nível do solo, mais alto ou mais baixo, retos ou sinuosos. Tudo vai depender das preferências e desejos do autor.
Os becos feitos à mão podem durar mais de uma dúzia de anos, se forem feitos com competência e de acordo com todas as regras:
- eles cavam uma vala rasa, cujas bordas são fixadas com colunas e cordas;
- o fundo da vala é revestido com uma camada de areia e cascalho, cuidadosamente compactada;
- crie cofragens ou laterais de concreto a partir de estacas de madeira, pequenas garrafas plásticas;
- a vala é preenchida com material selecionado: revestida de ladrilhos, vazada de concreto, acondicionada em blocos de madeira. Se necessário, as juntas são cobertas com areia.
Importante! Se o local estiver localizado em uma planície, ao criar caminhos, é necessário organizar uma camada de drenagem. Caso contrário, durante a chuva, os becos se transformarão em calhas.
Criando cercas, sebes e fronteiras
Para a decoração artística de uma área suburbana, são utilizados diferentes tipos de cercas decorativas. Fronteiras, cercas vivas e cercas harmoniosamente olham em uma composição paisagística, servem como proteção para alguns objetos, por exemplo, canteiros e canteiros de flores. Além disso, esses produtos feitos com as próprias mãos a partir de matérias-primas improvisadas poderão se tornar detalhes individuais e interessantes de uma residência de verão, além de dividir o território em zonas funcionais.
Os residentes de verão, tendo imaginação e desejo, podem fazer cercas compactas, bordas ou sebes baixas usando esses materiais:
- garrafas de vidro ou plástico;
- pneus gastos;
- tampas de garrafas coloridas;
- restos de tijolos;
- blocos ou estacas de madeira;
- pedra natural;
- folhas de plástico ou madeira compensada;
- a videira.
Uma ótima opção para criar uma borda pode ser um tijolo, os restos de concreto ou azulejos, pedras. Na ausência dessa matéria-prima, você pode usar tábuas de madeira ou ripas embebidas em óleo de máquina. Como uma cobertura decorativa, a técnica da cerca é excelente. A opção ideal para economizar tempo e dinheiro na fabricação de cercas, são as "coberturas". Para formar cercas naturais, são utilizados arbustos sempre verdes, coníferas e variedades de rosas padrão.
O lado mais simples e mais barato é um produto de garrafas PET:
- as garrafas são preenchidas com qualquer material solto: areia, cascalho fino, pedra britada;
- cavar uma vala no local da cerca proposta;
- Eles caem no recesso, metade do recipiente, enchem-no com terra ou migalhas de pedra.
Importante! Você não pode encher as garrafas com água, porque sob a influência da luz solar são formadas lentes que podem queimar as plantas que crescem nas imediações.
Como fazer arcos de flores com suas próprias mãos
Vários arranjos florais, em particular arcos ou mandris, são considerados a decoração original de uma casa de verão. Para a formação de tais formas, plantas de escalada, rosas de escalada, uvas são adequadas e, como base, uma barra de aço, um canto de metal, um canal que, por soldagem, se transforma em uma estrutura completa.
As armações arqueadas devem ser fixadas no solo, socadas com segurança nas partes inferiores com areia ou cascalho e, em seguida, despeje o cimento. No topo deste projeto, você precisa "deixar" quaisquer trepadeiras bem adaptadas às condições climáticas da região. Em áreas quentes, os especialistas aconselham a fazer galerias ou toldos internos - instale postes de madeira ou metal no local desejado, estique um fio entre eles.
Esculturas e decoração
As esculturas de jardim, feitas com materiais improvisados com as próprias mãos, permitem que você dê à casa um estilo único que os hóspedes se lembrarão por muito tempo.
Não é necessário comprar figuras caras de gnomos, animais ou estátuas "antigas", porque você mesmo pode fabricar esses produtos usando:
- pneus do carro;
- garrafas de plástico;
- Vasos de flores em cerâmica ou plástico;
- pedras ou tijolos;
- Barris de metal ou madeira;
- utensílios de cozinha antigos.
Esculturas maravilhosas são obtidas de baldes antigos, bules, bacias grandes, garrafas plásticas multicoloridas.
Se houver troncos grossos no site, você pode cortar artesanato incrivelmente original, personagens de contos de fadas e até mesmo um castelo. Os decoradores fazem uma grande variedade de desenhos com fios grossos que, depois de serem trançados com plantas de cobertura do solo ou trepadeiras, se transformam em composições topiárias reais.
Canteiros e canteiros
Obviamente, nem uma única casa de verão fica completa sem canteiros e canteiros de flores projetados artisticamente. Para equipar um mini jardim de flores, é recomendável usar sapatos velhos, chapéus grandes feitos de materiais densos, vasos quebrados e outros pequenos recipientes. Tais recipientes são preenchidos com suculentas, culturas compactas. De várias barras de ferro e um rolo de linóleo, é obtido um cesto de flores original, de garrafas ou canos de plástico - um maravilhoso design vertical para flores.
Você sabe Surpreendentemente, para alcançar a harmonia no jardim, os paisagistas usam não apenas várias plantas e objetos, mas também as sombras que caem sob a influência da luz natural do dia ou da iluminação artificial da noite.
Tradicionalmente, “veículos” ou brinquedos antigos são usados para criar canteiros de flores criativos: uma bicicleta, um trenó, carrinhos, carros infantis. Instrumentos musicais também são adequados como matérias-primas. Um piano ou piano cheio de uma massa de várias cores brilhantes parece especialmente original.
De madeira velha
Não é necessário cortar uma árvore seca no local, porque ela pode servir como uma moldura maravilhosa para um canteiro de flores incomum. Através de vários vasos pendurados com petúnias, pode ser transformado em um jardim de flores vertical. Em um dos galhos, você pode colocar uma célula com flores.
Do toco
Uma decoração não trivial pode se tornar um toco de flor. Para criá-lo, você deve escolher apenas um coto saudável e não podre; caso contrário, sob a influência da umidade e de várias pragas, ele perderá rapidamente sua adequação e aparência estética. O meio do calço deve ser perfurado até o volume desejado, bem lixado e tratado com uma solução anti-séptica.
Dentro do toco, é necessário fazer uma camada de drenagem, encher o solo fértil por cima, colocar uma muda e cobrir tudo com o solo. Como o recesso realizado dentro do toco é pequeno, são plantadas culturas com um pequeno sistema radicular, por exemplo: gerânio, petúnias, amores-perfeitos, etc.
De um log
Um tronco grande com um diâmetro superior a 50 cm pode servir de base para o canteiro. A tecnologia de fabricação de um jardim de flores é bastante simples:
- usando uma serra, cinzel ou outra ferramenta para limpar o meio do tronco;
- polir todas as seções, lixar a superfície;
- cubra a cavidade com polietileno para proteger os processos radiculares da planta de decomposição e doença;
- no topo da camada de polietileno, alinhe a camada de drenagem de argila expandida;
- encha o solo fértil sobre a camada de drenagem e plante a colheita.
Ao fazer um canteiro de flores a partir de um tronco, você pode superar harmoniosamente sua forma natural, por exemplo, criar uma figura retangular ou oval. Muitas vezes, os designers deixam os troncos em sua forma original, juntamente com rachaduras, lascas, arranhões, etc. Os materiais semelhantes se combinam harmoniosamente com os objetos da natureza circundantes, dão ao espaço uma realidade e novidade.
De paletes
A base original dos canteiros de flores pode ser caixas ou paletes velhos, que são matérias-primas ecológicas e acessíveis.
O algoritmo para criar canteiros de paletes de madeira consiste nos seguintes estágios:
- Lixe cuidadosamente a parte da frente dos paletes, cubra-os com impregnação especial para proteger a madeira;
- pinte a estrutura usando qualquer tinta destinada à madeira;
- começando pela linha de baixo, próximos um do outro, para que o solo não vaze, plante plantas;
- regar as mudas e deixá-las na posição horizontal para enraizar e fortalecer o solo;
- depois que a terra estiver bem "assentada", coloque os canteiros no local desejado, fixando-os com cavilhas, suspensões ou parafusos autorroscantes.
Feito de cimento
Os designers propõem fabricar recipientes bonitos e originais para plantas de flores a partir de argamassa de cimento. Como uma forma, uma bacia, um balde velho, qualquer panela é perfeita.
A criação do futuro jardim de flores é realizada de acordo com a seguinte tecnologia:
- no fundo da base, cubra um pequeno fragmento da malha de reforço, que atuará como um orifício;
- cubra o resto do espaço com filme plástico;
- mistura de cimento comum para preencher a superfície;
- decorar o recipiente com pedras, pedaços de tijolo ou pedras naturais;
- depois que a solução congelar, remova a “cofragem” e obtenha um lindo vaso de flores original.
Você sabe O paisagismo teve um alto nível de desenvolvimento muito antes de nossa era. Um exemplo vívido disso pode ser Cláudio Júlio César, que com as próprias mãos criou em seu jardim uma decoração original e incomum. O governante romano tinha uma fraqueza particular pelas rosas, que ele cultivava em grandes quantidades.
Um canteiro de flores incomum ao aplicar formas suaves. Por exemplo, o recipiente original deve ser preenchido com materiais pesados a granel e pressionado em um saco plástico durável, preenchido com argamassa de cimento. Quando o molde endurecer, é necessário colocá-lo em um saco umedecido com mistura de cimento, enrolar as bordas do saco no meio e revestir as soluções. Quando o produto endurecer completamente, você poderá decorá-lo com barbantes.
Vídeo: Vaso de cimento para jardim ou jardim
Design do site por fontes e lagoas
Uma excelente solução para a decoração artística de uma casa de veraneio é considerada o arranjo de uma fonte decorativa ou lagoa artificial.
Um tanque pequeno pode ser feito de:
- barris de metal ou plástico;
- velho barco inflável;
- fragmento do tanque.
Importante! É muito importante monitorar a pureza da água em um lago improvisado, drená-lo periodicamente ou fornecer circulação contínua.
Você pode construir uma fonte simples "mascarando" um fio de água com uma chaleira ou regador velho.
Um pequeno lago caseiro é feito desta maneira:
- cavar um pequeno poço, cobrir o fundo com um travesseiro de cascalho e areia;
- coloque a lona e um filme denso em várias camadas por cima;
- fixar as arestas dos materiais com pedras ou tijolos em forma de lados;
- encha a lagoa com água e decore com hortaliças.
Móveis de jardim
Obras de arte reais em forma de móveis de jardim, que até mesmo decoradores famosos podem invejar, são obtidas de coisas antigas e desnecessárias. Serão utilizados paletes de madeira, troncos, videiras, garrafas de plástico, tecidos de toldo. Paletes ou caixas de madeira são convenientemente usadas para criar pequenos sofás ou bancos, que são revestidos adicionalmente com materiais macios para maior conforto. Conjuntos de móveis inteiros são feitos de produtos PET: poltronas, mesas, cadeiras. Envoltórios e travesseiros para tais desenhos são costurados com roupas velhas, colchas ou cortinas.
Você sabe O pico do desenvolvimento do projeto da paisagem é considerado nos séculos XIX-XX. Foi nessa época que eles começaram a prestar atenção especial ao uso não trivial da vegetação, a procurar novos elementos de composições e a combinar harmoniosamente o estilo da paisagem com a arquitetura.
Belos bancos monumentais e bancos são obtidos a partir de troncos maciços, pequenas mesas e bancos - de tocos, senões e galhos. Produtos de vime feitos de gravetos ou vime não parecerão menos originais. Para iniciantes, você pode tentar tecer um elemento simples de mobiliário - uma bancada ou um assento para um banquinho. Para criar objetos no interior de um jardim, é aconselhável usar tubos de metal conectados a parafusos ou parafusos autorroscantes ou soldados um ao outro. Muitas coisas desnecessárias que podem ser encontradas em um celeiro ou garagem ajudarão a fabricar móveis - pneus de carros, carretéis de madeira, cestas, baldes, barris velhos.
A decoração artística de uma cabana de verão é hoje uma das áreas mais populares no campo do paisagismo. Para isso, os designers são aconselhados a usar vários materiais improvisados.Das coisas desnecessárias e antigas, todo morador de verão tem a oportunidade de construir mandris ou canteiros, fabricar móveis de design ou arcos de flores, organizar um reservatório ou lago artificial. Depois de mostrar um pouco de imaginação e desejo, você pode transformar a casa em um verdadeiro paraíso.