As características da água melhoram o apelo visual geral das áreas de estar abertas no país ou no pátio. Eles trazem tranquilidade aos jardins e locais para relaxamento e entretenimento. A iluminação da fonte pode transformar até um projeto paisagístico relativamente simples em um ponto interessante em seu site. Os dispositivos de iluminação ajudarão a tornar os corpos de água ainda mais bonitos, tanto à noite quanto durante o dia. A iluminação bem pensada é importante no outono e no inverno, quando os dias se tornam curtos.
Seleção de iluminação para a fonte
As luminárias externas e subaquáticas iluminam a estrutura de um corpo d'água e da água. Eles também criam interesse visual, dão mais espaço residencial à noite e podem ser usados para destacar árvores, plantas, esculturas ou elementos arquitetônicos interessantes para criar uma aparência geral mais atraente.
Dependendo de como você deseja iluminar a fonte, você precisa escolher os equipamentos certos para criar um design de iluminação que esteja em harmonia com o plano geral da paisagem e evite criar espaços escuros e vazios.
Você sabe Fonte de Dubai — o mais alto do mundo. É capaz de liberar uma corrente de água com quase 150 m de altura. A mudança automática da iluminação da cor ocorre a cada meia hora.
Tipos de Destaques
Existem algumas recomendações que ajudarão a alcançar o resultado desejado. No processo de design, é necessário levar em consideração qual iluminação é preferível - externa ou subaquática. Talvez a idéia seja combiná-los e criar uma iluminação combinada. Muitas vezes, a escolha depende do tamanho e estilo da fonte. Cada uma dessas opções exigirá diferentes tipos de luminárias para melhorar o apelo visual do corpo de água à noite. Às vezes, você pode precisar da ajuda de um profissional para garantir a instalação correta dos equipamentos.
A iluminação tradicional (lâmpadas incandescentes) agora está sendo substituída por elementos tecnologicamente inovadores, como LEDs de alto desempenho - LEDs. Elas envolvem economias significativas de energia. As lâmpadas LED têm uma vida útil muito mais longa que as lâmpadas incandescentes ou halógenas.
- Vantagens das luzes LED:
- As lâmpadas demonstram durabilidade real, ou seja, sua vida útil é realmente a mesma que o fabricante indica.
- Resistência a ligar e desligar constantemente.
- Mostrar eficiência de luz constante (lúmen / watt). Eles emitem mais luz, menos calor.
As fontes externas costumam ser instaladas em torno do perímetro da fonte. Eles incluem holofotes e luzes pendentes. Os dispositivos holofotes são montados em suportes especiais se você deseja tornar seu corpo de água um ponto focal ou destacar uma paisagem especial ao redor de um corpo de água. As luzes pendentes oferecem iluminação suave e sutil, perfeita para uma noite romântica.
Você sabe Algumas das fontes antigas retratam figuras bíblicas. Por exemplo, na fonte de Maggiore (1275–78) apresenta estátuas esculpidas à mão de santos e profetas famosos, além de cenas do livro de Gênesis.
A luz submersa da água permite iluminar a fonte por baixo. A iluminação subaquática melhora o apelo visual geral de um corpo de água. É também a chave para criar luz refletida que dança nas paredes, tetos ou outras estruturas com o movimento da água.Quando projetar um plano de iluminação, lembre-se de que a iluminação subaquática exige mais manutenção do que a iluminação externa.
Regras para criar iluminação subaquática e de superfície
Antes de criar uma iluminação na água, você precisa entender o humor que deseja criar. Na maioria dos casos, as pessoas escolhem uma luz branca suave para obter uma sensação relaxante e calma. Quem não procura a solidão e prefere uma atmosfera animada por diversão deve usar iluminação multicolorida ou fontes de luz que mudam de cor em intervalos regulares ou em combinação com um sistema de som.
De fato, usando o equipamento e o software certos, você pode criar um ótimo efeito de iluminação que encantará os hóspedes com shows de água e luz.Antes de instalar as luzes de fonte, você precisa gastar algum tempo estudando várias opções de iluminação. Você deve olhar para a estrutura da água depois do anoitecer, ou seja, acender uma lanterna no objeto de diferentes lados para entender como a luz deve cair.
Importante! Contabilizar o ângulo de iluminação é uma parte importante da iluminação da fonte. Isso é importante porque é melhor focar em certos objetos do que ver o brilho na água proveniente de fontes externas de luz ou raios ofuscantes que emanam de uma estrutura.
Você pode usar pedras, plantas e outros elementos do design da paisagem para proteger as plataformas de visualização da exposição direta aos raios de luz. Também não parece muito bonito se o chão não estiver iluminado, para que os hóspedes possam desfrutar da luz brilhante e da atmosfera de insolação subaquática sem ver a mecânica, é necessário posicionar corretamente as luzes para obter a iluminação ideal com a ocultação máxima dos equipamentos de iluminação.
Se desejado, é possível distribuir as luminárias externas de forma que elas sejam facilmente acessíveis para limpeza e manutenção regulares, por exemplo, para substituir as lâmpadas (embora elas não precisem ser trocadas com muita frequência escolhendo lâmpadas LED). Todos os proprietários tentam colocar o transformador onde não será visível. Talvez ele tenha que se esconder atrás de plantas ou pedras que bloqueiam a visão das posições principais.
Ao determinar qual será a iluminação, fatores de custo devem ser levados em consideração. Provavelmente, a escolha será entre lâmpadas halógenas e LED. A iluminação subaquática LED na maioria dos casos custará mais que o halogênio. No entanto, as luminárias LED consomem menos energia e duram mais, o que significa que economizarão dinheiro em eletricidade todos os meses e economizarão mais dinheiro com o tempo do que os halogênios.A iluminação subaquática pode ser controlada remotamente, o que permite que você acenda a iluminação dentro de casa ao se preparar para a festa. Além disso, o uso do controle remoto poderá alterar a cor da luz de fundo durante a noite. Esta função não é necessária, mas é bastante conveniente.O conceito de "menos - mais" se aplica ao design geral da iluminação externa. Muita luz saindo da água pode ofuscar os convidados e reduzir significativamente o apelo visual da fonte, enquanto uma grande quantidade de iluminação externa pode causar reflexos na água.
Auto-instalação de luz de fundo LED
Um projeto individual de iluminação da fonte permite que você aprecie a beleza da fonte após o anoitecer. As características da água ganham vida literalmente com uma variedade de estilos de luz. O plano de iluminação do gêiser é simples e é uma maneira econômica de criar efeitos maravilhosos.
O trabalho deve ser faseado:
- você precisa definir um orçamento;
- crie um desenho da massa de água e da área circundante (lâmpadas, prédios, bancos, árvores e arbustos existentes, bem como vegetação e decorações no jardim, pois cada um desses objetos refletirá a luz ou a absorverá);
- marcar os locais onde os dispositivos de iluminação serão localizados;
- aprecie a altura de cada um dos objetos no jardim, especialmente a folhagem.
- indicar o tipo de iluminação usada. Para destacar apenas um elemento no jardim (por exemplo, uma fonte), considere a possibilidade de usar várias lâmpadas para iluminação paisagística com lâmpadas de menor intensidade. Eles são colocados em diferentes ângulos e em diferentes distâncias. Uma luz brilhante caindo diretamente sobre o objeto criará sombras nítidas.
A maior parte dos dispositivos de iluminação produzidos na Rússia e em outros países é criada levando em consideração a segurança, ou seja, a uma voltagem de 12 V. Existem lâmpadas LED que usam fontes de alimentação de 3,5 e 5 volts. Para fornecer a tensão necessária para alimentar os dispositivos de iluminação LED, conversores e transformadores são montados em fácil acesso à água, ao qual a iluminação da fonte está conectada.
Importante! Ao instalar luminárias, você precisa se lembrar dos vizinhos. A chave principal é iluminar a fonte, não os arredores.
As recomendações de instalação do LED incluem:
- A disposição das lâmpadas subaquáticas deve estar a uma profundidade de 60–100 cm da superfície. Isso garantirá uma insolação uniforme de toda a fonte. Com uma depressão mais profunda, a eficiência da iluminação diminuirá. A luz de fundo não será suficientemente brilhante. Isso levará à necessidade de aumentar a potência dos dispositivos de iluminação, o que significa que a eficiência energética se deteriorará significativamente. Ao instalar luminárias LED com menos de 60 cm, a luz será espalhada fracamente e o efeito da iluminação volumétrica será perdido.
- Se a fonte estiver baixa e tiver uma profundidade não superior a 50 cm, é melhor usar luz externa. Lanternas de água flutuantes são perfeitas para isso, mas você só precisa usar a técnica de direção da luz de fundo. O jogo da luz pode ser alcançado através da distribuição de dispositivos de iluminação ao redor do perímetro de uma fonte, lago ou piscina, direcionando os raios de luz para um fluxo de água que sobe de baixo.
- Para obter iluminação volumétrica, é necessário instalar uma iluminação abrangente dos jatos de água. Isso pode ser conseguido colocando o primeiro emissor sob o bico e o segundo no local em que o jato atinge a superfície da fonte. Usando apenas um dispositivo localizado sob o bico, você obtém a aparência de um sino de água.
- Você precisa ajustar a luz até que o ângulo desejado seja selecionado, que na melhor das hipóteses representará um reservatório.
Vídeo: instalação de dispositivos LED
Precauções de segurança
Selecionando no catálogo da loja on-line (uma grande variedade de dispositivos de iluminação está atualmente à venda), não é difícil comprar e instalar lâmpadas LED se você tiver conhecimentos básicos de eletricidade. No entanto, se necessário, você pode entrar em contato com um especialista, ele ajudará a fazer todo o necessário.Todos os equipamentos relacionados à tensão requerem cautela.
As precauções incluem:
- o cabo submarino deve ser à prova d'água e certificado;
- o equipamento de luz de fundo deve ser acompanhado por um dispositivo de desligamento de emergência;
- evitar o superaquecimento dos LEDs (ao soldar a fita);
- a presença de uma caixa selada para dispositivos de iluminação.
Ao instalar a iluminação da fonte, você pode desfrutar do jardim à noite e durante o dia, pois ele adiciona uma fonte visual de relaxamento. Movendo-se passo a passo, usando todas as precauções, criará um oásis calmo no campo. Agora, muitas vezes, a entrega de mercadorias encomendadas através de lojas on-line ocorre em condições favoráveis e a preços acessíveis.