No verão, muitas pessoas querem ficar mais ao ar livre, e muitas vezes isso exige um local impermeável à chuva e ao vento. Uma excelente solução nesse caso seria uma varanda, mirante ou terraço com teto de policarbonato. Este artigo discute os principais pontos que devem ser considerados ao escolher o tipo de material para o telhado e sua instalação independente.
Tipos de coberturas de policarbonato
Usando policarbonato quente e durável, que transmite a luz do sol, você pode criar não apenas um telhado, mas também as paredes da sala. Olhando para esse projeto, pode-se ter a impressão de que é muito frágil; no entanto, em termos de resistência, esse termoplástico não é inferior nem ao plástico resistente a impactos. Ao mesmo tempo, estando dentro, as pessoas não se sentem em um espaço confinado, como salas comuns.
A superfície do material usado na forma de um teto pode ser reta, com curvas ou quebrada. A partir dele, você pode facilmente criar um arco ou instalar uma configuração mais complicada. Note-se que mesmo uma superfície do telhado completamente plana deve ter uma ligeira inclinação (pelo menos 5 graus). Em forma, pode ser simples, empena ou arqueada.
Para fixar completamente as partes horizontais, é melhor usar madeira ou aço (perfis de contorno de baguete). Nesse caso, uma das arestas deve basear-se na parede de suporte do edifício, a outra deve consistir em vigas dispostas verticalmente (nesse caso, também é melhor usar metal ou madeira). Deve-se notar que, se a estrutura for pesada, é melhor escolher pilares fortes (tijolo ou concreto armado), dispostos sobre uma base de impermeabilização (mistura de areia e cascalho).
Seleção de policarbonato para varanda e terraço
Ao escolher um policarbonato para um telhado, você deve saber que hoje ele existe de duas formas: monolítica e celular, ou celular. O monolítico é chamado assim porque representa uma única estrutura inteira sem inclusões e vazios. Com base nisso, os painéis monolíticos têm maior resistência entre outros produtos de construção de polímeros.
Policarbonato celular - Este é um projeto de duas folhas externas, que formam uma configuração celular no interior devido ao grande número de partições pressionadas uma contra a outra. De acordo com seus parâmetros técnicos e qualidade gerais, difere significativamente do primeiro tipo, no entanto, na construção, como mostra a prática, é usado com mais frequência. A escolha deve ser abordada com responsabilidade, conhecendo todas as vantagens e desvantagens de cada uma das variedades, discutidas abaixo.
O que é melhor: celular ou monolítico
- As vantagens de um polímero monolítico:
- suporta cargas intensas e diferenças atmosféricas;
- tem uma superfície forte que não se rompe no gelo e não derrete sob o sol quente;
- mais forte que o vidro orgânico, mas ao mesmo tempo transmite bem a luz solar;
- tem um efeito de dispersão do revestimento, distribui suavemente o calor e os raios do sol;
- não propenso a ignição e liberação de substâncias nocivas quando aquecido;
- Possui alta flexibilidade de elementos estruturais, bem como a capacidade de criar facilmente um arco e estruturas similares.
A única desvantagem dos painéis monolíticos é que, se você quiser usar peças complexas na forma, será difícil fazer isso sozinho - é melhor encomendá-las na fábrica.
- Vantagens dos polímeros celulares:
- peso insignificante torna possível o uso de suportes leves e simples, e isso, antes de tudo, economiza finanças e reduz o tempo gasto na instalação;
- para fins de instalação, pode ser colocado em um perfil de alumínio;
- devido à capacidade de suporte do material, pronta para suportar uma camada de neve com um metro de espessura, é feito um telhado;
- em termos de resistência, os polímeros celulares são significativamente inferiores à superioridade dos concorrentes - monolíticos, mas de muitas maneiras superam outros telhados amplamente conhecidos;
- a excelente plasticidade do material facilita dobrar ou comprimir produtos de policarbonato que não são adequados para células de estrutura (enquanto não podem ser aquecidos);
- a capacidade de transmitir luz em um polímero celular é 10% menor que a de um polímero monolítico (mas esse já é um indicador bastante alto);
- iluminação medida e suave devido à difusão da luz solar no pente;
- painéis à prova de fogo e ausência de toxinas em contato com chamas abertas;
- excelente adaptação a indicadores de temperatura alta e baixa sem a presença de qualquer deformação;
- isolamento térmico do telhado devido à propriedade de vazios para manter a temperatura.
Importante! Um arco é formado dobrando partes de metal ou alumínio da estrutura. Mas isso não pode ser feito sem incisões previamente aplicadas no interior da estrutura com uma folga recomendada de 10 a 15 cm entre elas.
- As desvantagens dos painéis de malha:
- baixa resistência ao ultravioleta, capaz de corroer a base externa;
- a camada superior do material propenso a arranhões e outros danos e, portanto, a incapacidade de usar escovas e raspadores com partículas de metal durante a limpeza;
- destruição de jumpers externos em contato com detergentes devido à exposição a elementos quimicamente perigosos;
- com um revestimento danificado, o lixo entra facilmente nas células e é muito difícil limpá-las, portanto a aparência da estrutura transparente se deteriora levemente.
Após um estudo detalhado das características de ambos os tipos de polímero, pode-se concluir que ambos os painéis são igualmente adequados para a construção do telhado de uma varanda ou terraço. Esses tipos de cômodos não precisam de um telhado de alta resistência; no entanto, no caso de um local embaixo de uma árvore maciça com galhos espalhados, é ideal usar um monólito mais resistente. Essa cobertura será mais cara, mas você terá garantia de proteção confiável do edifício contra danos.
Note-se também que as características térmicas, técnicas e sonoras dependem diretamente da espessura do material. Por exemplo, quanto mais fino o painel, mais fácil é dobrar e mais espesso o polímero celular, mais quente e silencioso estará na sala. Além disso, se o principal critério de projeto for a confiabilidade e a resistência do material, recomenda-se o uso de folhas monolíticas. A espessura do polímero monolítico varia de 2 a 12 cm com um peso de 2,5 a 14,5 kg por 1 m, painéis de células com peso de 800 a 2,8 kg 1 m são caracterizados pela mesma camada de 4 a 16 cm.
Seletor de cores
Ao escolher o tipo de telhado de polímero, também é necessário levar em consideração o momento da decoração e do estilo: os telhados transparentes são mais adequados para os clássicos, enquanto os telhados coloridos parecem mais brilhantes e serão um verdadeiro destaque do jardim ou da cabana. Mas mesmo os componentes de montagem coloridos podem ser translúcidos ou totalmente translúcidos. Os polímeros dos quais os elementos constituintes são feitos dão a eles a oportunidade de assumir qualquer forma. Quanto mais forte o material, mais escura a cor.
Design e desenhos
Para evitar erros comuns, primeiro você precisa pensar em todos os recursos técnicos e criar um plano de ação detalhado para a fabricação independente de um telhado de policarbonato. Para um cálculo fácil e preciso, é necessária a visualização do projeto (desenhos ou diagramas indicando tamanhos, localizações das fixações, etc., etc.).
Materiais e ferramentas necessários
Para cortar o material alveolado, você precisará de uma faca afiada, mas ao trabalhar com o monólito, será útil um quebra-cabeça elétrico ou uma serra circular. Nos dois casos, ainda vale a pena estocar uma chave de fenda ou uma chave de fenda, uma broca, um nível, uma fita métrica e uma escada. Os furos necessários neste caso são melhor criados com brocas de metal.
Como você sabe, a caixa é a estrutura principal para a instalação de material de cobertura. Você sempre precisa começar com a criação de suportes, quadros e tornos. Para estruturas complexas e intricadas, são utilizadas enormes vigas de metal, postes (feitos de madeira, concreto armado, tijolo); é recomendável instalá-los em uma fundação fechada, para perfis de alumínio mais simples e leves ou suportes de aço. Ao mesmo tempo, para corrigir o perfil de maneira confiável, ele precisa ser mobilizado.
Instruções de construção passo a passo DIY
Depois que as informações básicas sobre policarbonato, seus tipos, bem como as vantagens e desvantagens de cada um deles, forem conhecidas, você poderá prosseguir com segurança para a instalação independente do telhado da varanda ou terraço em seu site. Fazer você mesmo é bem possível, mesmo sem equipamento especial, mas somente se você seguir certas recomendações.
Você sabe O policarbonato é frequentemente usado em óptica devido às suas propriedades de transmissão de luz: as lentes feitas com esse material são 10 vezes mais fortes que outros compostos inorgânicos e 200 vezes mais fortes que o vidro. Por esse motivo, o policarbonato é chamado de "metal plástico" e os óculos são considerados os mais seguros do mundo em termos de lesões.
Edifício da Fundação
As instruções para a construção de uma fundação de tira consistem nas seguintes etapas:
- Primeiro você precisa cavar uma vala em torno do perímetro de uma varanda em potencial medindo 40 cm por 40 cm.
- Em seguida, preencha o fundo com tijolos quebrados ou entulho.
- Em seguida, é necessário instalar uma cofragem de tábuas, coberta preliminarmente por polietileno ou material de cobertura.
- É necessário criar uma gaiola de reforço na forma de um poliedro com seis faces usando barras de metal.
- Para evitar que partes do quadro se projetem para fora, é recomendável usar racks de plástico.
- Onde os suportes estão localizados, é necessário instalar as hastes verticais para que elas se projetem acima do reforço em cerca de meio metro.
- Em seguida, encha a cofragem com concreto preparado (com a embalagem obrigatória de canais metálicos, cantos, elementos similares para assentamento) e deixe solidificar por um mês, pelo menos.
A construção de suportes e armação
O próximo passo é a formação de um pé de tijolos do edifício usando o método de alvenaria de duas filas com o uso de juntas. Ao mesmo tempo, vale a pena garantir que as hastes salientes sejam fechadas com uma fundação de concreto, em tamanho combinado com os suportes. No caso de instalação de postes de madeira, eles devem fazer furos para as hastes, desinfetá-las com agentes anti-sépticos e lubrificar as juntas com mástique de impermeabilização (para impedir que a umidade entre na madeira e cause apodrecimento).
Importante! Para uma caixa de menor peso, são utilizados perfis de policarbonato de contorno, geralmente vendidos com um revestimento em um único conjunto.
Portanto, o algoritmo adicional de ações é o seguinte:
- No topo dos postes, as vigas devem ser fixadas e a estrutura montada sobre elas, na forma de uma estrutura de viga a partir de vigas ou uma estrutura de perfil de metal.
- O sistema de suporte do teto (pernas de viga inclinadas, suportes inclinados e suportes verticais) é instalado em incrementos uniformes com a largura do painel de policarbonato.
- A carga principal é assumida por vigas oblíquas direcionadas a partir da estrutura: barras horizontais são fixadas no meio delas, o que confere estabilidade à estrutura.
- Parafusos autorroscantes e cantos de aço ajudarão a conectar as peças, e é recomendável montar as vigas na parede da casa com o apoio de âncoras. Os elementos da estrutura em aço ou alumínio prendem os parafusos perfeitamente.
Instalação no telhado
O processo de instalação do telhado é simples, mas requer paciência e cuidado. A largura e o comprimento do telhado raramente são iguais ao tamanho dos painéis. Para definir as linhas extremas, elas provavelmente terão que ser cortadas.
Você sabe O maior teto do mundo cobre o estacionamento temático da Ferrari nos Emirados Árabes Unidos (na ilha Yas, em Abu Dhabi). Cerca de 231.000 m estavam envolvidos no arranjo do telhado e da fachada² metal. Esta área é igual ao tamanho de cinquenta campos de futebol.
Aqui está a aparência da tecnologia da pele:
- O painel deve ser fixado em uma superfície plana e limpa e, de acordo com a marcação marcada, cortar o excesso de peça (é ideal fazer isso em uma régua, barra ou placa).
- Para não arranhar ou danificar o policarbonato, a parte inferior do filme da embalagem pode ser removida durante a instalação e a parte superior - somente após a conclusão de todos os trabalhos de instalação.
- Os elementos do painel são colocados ao longo da inclinação da caixa para que os vapores líquidos das células internas possam drenar.
- Durante a instalação, o filme que protege as bordas do painel é enrolado em 10 cm, enquanto anexa simultaneamente uma fita adesiva nas laterais.
- O perfil unificador, como o kit do sistema, é fixado nos parafusos de fixação.
- Em seguida, uma folha de polímero é colocada nela (na posição da face final).
- Do lado de fora, um filme de malha especial é fixado à tela de polímero e firmemente fechado com um perfil final.
- A parte inferior é montada em parafusos autoatarraxantes e a estrutura é pressionada pela tampa (encaixando automaticamente no lugar). Depois disso, o filme já pode ser removido.
- O rodapé no teto pode ser de plástico (como policarbonato), metal ou madeira. Inicialmente, as partes guiadoras da baguete de teto são fixadas e, em seguida, os elementos de ligação (observando a profundidade das ranhuras de pelo menos 2 cm).
- A instalação adicional é feita de acordo com os elementos acima: primeiro, os furos são formados, o vedante (ou outros meios com propriedades de vedação) deve ser colocado nas ranhuras, depois as folhas de policarbonato (com os furos feitos anteriormente) são inseridas, o revestimento é fixado com parafusos.
Cuidados com o telhado de policarbonato
A superfície plástica de policarbonato não requer cuidados especiais, basta seguir algumas recomendações simples:
- Para a limpeza, use água pura, uma esponja macia ou um pedaço de pano;
- Não use produtos abrasivos, soluções alcalinas, álcool e aldeídos;
- Não é recomendável lavar com detergentes;
- Para preservar a camada superior da radiação ultravioleta, é necessário evitar a exposição a objetos pontiagudos.
Com os devidos cuidados, esse teto durará de 10 a 20 anos.
Vantagens e desvantagens do policarbonato para o telhado
Para entender se a decisão certa será a escolha da substância em questão para o telhado de um terraço, varanda ou mirante, você deve conhecer os prós e os contras de seu uso.
- Vantagens:
- alto nível de resistência à exposição ao sol;
- peso leve;
- economia em isolamento e aquecimento;
- flexibilidade e durabilidade;
- isolamento acústico;
- exposição a precipitações médias (neve), madeira de lei.
- Desvantagens:
- baixa resistência a fenômenos naturais anormais e condições climáticas difíceis;
- Curto prazo com instalação e manutenção inadequadas.
Assim, um teto de policarbonato é uma solução prática, simples e de baixo custo que fornecerá proteção, calor e conforto confiáveis, é claro, com instalação e cuidados adequados. E usando a variedade de policarbonato oferecida pelo mercado atual, qualquer pessoa pode perceber até as mais complexas idéias de design e tornar sua casa uma verdadeira obra de arte.