O mandril é parte integrante de qualquer site do país. Ele permite que você gaste seu tempo de lazer ao ar livre com o máximo conforto e também é o suporte mais decorativo para uvas e outras trepadeiras. Tradicionalmente, essa estrutura é geralmente montada na forma de um objeto hexagonal com um teto cônico. O artigo discute em detalhes todas as sutilezas da montagem desse projeto, com instruções passo a passo de fabricação.
Seleção de material
Para a construção do mirante, absolutamente qualquer material de construção adequado para a construção de capitais e estruturas temporárias é adequado. Também é permitido usar uma variedade de resíduos após a construção de uma casa de campo, etc., incluindo todos os tipos de combinações. No entanto, é imperativo levar em consideração as propriedades individuais que são características de cada material de construção individual.
De metal
Quase todas as estruturas metálicas são caracterizadas por maior rigidez e resistência ao desgaste. Este material é ideal para a montagem de um mirante, pois, neste caso, pode ser feito o mais rápido possível, em apenas alguns dias.
Além disso, o metal é caracterizado por alta ductilidade, de modo que quase qualquer forma da estrutura pode ser criada a partir dele. Além disso, uma vantagem definitiva será uma lista bastante ampla de todos os tipos de elementos forjados que podem ser facilmente fixados na estrutura principal.
- Vantagens de erguer um gazebo de metal:
- construção metálica não requer uma base sólida
- todos os elementos estão firmemente conectados a uma estrutura completa, o que confere resistência especial ao desgaste
- o gazebo pode ser feito em quase qualquer estilo
- essas estruturas permitem que você esmalte completamente a estrutura
- Contras da construção de uma haste de metal:
- não pode se orgulhar de baixo preço
- no caso de autoconstrução, requer habilidades de soldagem de metais ou o envolvimento de especialistas apropriados
- com o tempo, o metal se torna corrosão
- o metal é caracterizado por alta condutividade térmica; portanto, durante o calor e o outono, esse mirante não poderá fornecer o conforto necessário
Árvore
A madeira é considerada o material de construção mais popular., é perfeitamente exposto a todos os tipos de processamento e também cria o conforto necessário no site. Esse mirante sempre parecerá rico e completo, apesar do fato de poder ser feito quase com resíduos de construção. Isso contribui para o fato de que os mandris de madeira são os mais populares e encontrados no jardim.
Ao mesmo tempo, a placa de pinho é considerada a base mais popular para esse design. Mas construções maciças feitas de toras sólidas parecem as mais estéticas; no entanto, neste caso, não será possível sem o envolvimento de especialistas individuais.
- As vantagens de criar um edifício de madeira:
- baixo custo
- madeira cria o microclima e o conforto necessários em ambientes fechados
- a instalação de estruturas de madeira pode ser realizada com um mínimo de ferramentas
- um edifício de madeira não requer uma base sólida
- Contras da criação de um edifício de madeira:
- o material precisa ser tratado contra umidade e pragas de insetos, inclusive durante todo o ciclo de vida
- aumento do risco de incêndio
- a madeira não pode se orgulhar de durabilidade
- com o tempo, a decoratividade do material diminui
Você sabe A estrutura arquitetônica mais antiga do planeta é considerada monte Barnenes, localizado no território da França moderna. De acordo com os cálculos dos arqueólogos, foi erguido entre 4800-4000 anos. BC por exemplo, cerca de 2000 anos antes da construção das pirâmides egípcias.
Tijolo e pedra
Pedra natural ou tijolo não costuma ser usado para construir um mirante. Esses materiais não permitem criar uma estrutura em miniatura e leve, mas com a ajuda deles, você pode construir uma estrutura sólida, para quase qualquer tipo de recreação.
Na maioria das vezes, tijolos vermelhos, silicatos ou decorativos são usados para isso. Pedra natural lascada (granito, calcário, etc.) também pode ser usada como alternativa. Para reduzir o custo do processo de construção, vários tipos de espuma e blocos de concreto são usados.
- Vantagens de um mirante de tijolo ou pedra:
- durabilidade e confiabilidade
- tijolo ou pedra não corroem ou apodrecem
- segurança ambiental quase completa dos materiais e seus componentes
- risco mínimo de incêndio
- Contras de um gazebo de tijolo ou pedra:
- construção de tijolos requer uma base sólida de concreto
- alto custo de material e componentes
- a colocação de pedras requer certas habilidades e conhecimentos
- o design final quase sempre parece monótono
Escolhendo um local e desenhando uma estrutura
Uma das principais garantias de um aconchegante mirante é escolher o lugar certo para um futuro edifício. Não apenas a conveniência de sua operação depende disso, mas também a racionalidade do uso de todo o site. O local ideal para construir deve estar localizado à sombraportanto, na maioria das vezes, os territórios são selecionados perto de uma ou várias árvores grandes. Se um pequeno lago ou fonte for construído no local, o mirante deve estar localizado o mais próximo possível deles.
Importante! O desenho deve ser feito em uma escala relativa ao tamanho do futuro edifício. Isso não apenas ajudará a evitar todos os tipos de erros no design e proporções, mas também permitirá que você calcule com precisão a quantidade necessária de todos os materiais.
É importante para o mirante e a base, o melhor é escolher uma pequena colina para construção. Isso impedirá a inundação da fundação durante fortes chuvas ou degelo na primavera. Além disso, para evitar a subsidência do solo durante a operação da estrutura, não é recomendável construí-lo em substratos aráveis. Solos densos de areia e argila, que estavam pelo menos anteriormente envolvidos em atividades econômicas, são mais adequados para isso.
O próximo passo no planejamento da construção futura é o desenho. Ao criá-lo, você deve representar pelo menos esquematicamente o plano geral do gazebo, bem como o layout de cada uma das faces e lados da futura estrutura hexagonal, incluindo o formato da base. Também é necessário calcular a forma do telhado, bem como planejar claramente todos os locais de sua fixação nas paredes e em outras nuances. Nesse caso, você definitivamente não deve esquecer de determinar o local para as aberturas de entrada e janela.
Exemplos de desenhos de mandris hexagonais:
Construção passo a passo
Na maioria dos casos, o mandril médio de chalé de verão é uma estrutura de madeira baseada em uma base sólida de concreto. Essa combinação permite maximizar o uso de todas as propriedades positivas de cada um de seus materiais, criando conforto e conforto dentro do mirante. Ao mesmo tempo, para sua montagem competente, é necessário aderir ao princípio passo a passo de executar todas as etapas, observando uma sequência estrita.
Marcação hexagonal
Para marcar a base perfeitamente uniforme da estrutura futura, você precisará de 6 estacas de madeira e o mesmo número de trilhos de montagem. A partir disso, devem ser criadas 6 peças de igual comprimento, de acordo com o tamanho das faces planejadas anteriormente. Os segmentos resultantes devem ser dispostos na forma de um hexágono perfeito, enquanto a uniformidade de todos os lados deve ser verificada com a ajuda de um nível de construção.
Em seguida, nos cantos formados entre as peças do trilho, você precisa instalar estacas de madeira, puxando um forte fio de nylon ou barbante entre elas. Depois disso, o trilho de montagem pode ser removido, no futuro, os pinos e a linha esticada entre eles desempenharão a parte principal da marcação.
Colocação de fundações
O principal objetivo da fundação é criar uma fundação perfeitamente lisa e sólida, que no futuro apoiará todo o edifício.
Para tornar a fundação correta, você deve:
- No local dos pinos instalados, faça furos com um diâmetro de cerca de 20 cm e uma profundidade de pelo menos 30 cm.
- Instale acessórios de metal em cada furo.
- Despeje concreto líquido de pelo menos M150 nas cavidades.
- Após a mistura secar, uma pequena coluna de tijolos com até 30 cm de altura deve ser construída em cada base de concreto.Para fazer isso, use tijolos vermelhos ou silicatos da marca M100 ou mais.
Arnês inferior
Após a construção dos pilares da fundação, eles devem ser amarrados. Isso distribuirá uniformemente toda a carga da futura estrutura entre fundações de concreto. A cintagem é realizada usando 6 blocos de madeira com uma seção transversal de pelo menos 100 × 100 mm.
Importante! Antes de colocar a viga nos pilares da fundação, deve-se colocar material de cobertura ou qualquer outro material impermeabilizante. Isso protegerá a árvore da umidade, que é ativamente acumulada por concreto e tijolo.
Eles são sobrepostos, entre cada coluna individual, de acordo com o chamado princípio "meia árvore". Ranhuras de interconexão devem ser criadas nas barras de contato, que são adicionalmente fixadas com parafusos autorroscantes. A base de concreto é fixada com âncoras ou hastes de metal.
Montagem em poste
Quando a base estiver pronta, o quadro principal deverá ser construído. Sua instalação começa com a instalação de postes verticais de madeira no lugar das faces da base. Seu tamanho deve ser igual à altura do teto necessária e a seção é selecionada em relação à viga de amarração.
Barras verticais são fixadas à base com a ajuda de cantos de metal. Depois disso, na parte superior dos pilares, eles são conectados usando o mesmo feixe. Todos os compostos de carbono são fixados com placas de metal perfuradas.
Pavimentos
Quase todo tipo de madeira de construção existente no mercado moderno é usado para pisos. Uma opção tradicional é uma placa de pinho ou abeto com uma espessura de 40 mm ou uma placa de piso especial com uma ranhura. Uma opção mais cara, mas confiável, é o revestimento de larício especialmente tratado.
Eles colocam o chão de todas as maneiras possíveis, mas apenas dois são considerados os mais populares. É colocado em contínuo, paralelo a uma das faces, ou o piso é dividido em 6 seções separadas e, em seguida, o revestimento é colocado alternadamente em cada uma delas. Ao mesmo tempo, para fortalecer a resistência do piso, recomenda-se dividir toda a área da base com blocos de madeira em compartimentos separados.
Produção e instalação do telhado
A construção do sistema de vigas começa fora do telhado, ainda no chão. Isso tornará a estrutura o mais forte possível, sem o custo de esforços desnecessários. Sua montagem começa com a instalação da base hexagonal e, em seguida, barras oblíquas são instaladas em cada face em um ângulo de pelo menos 15 °, conectando-as aproximadamente no centro.
Assim, o sistema de vigas deve assumir a forma de um cone regular. A estrutura montada é instalada manualmente ou usando equipamento na base e fixada a ele em ambos os lados usando placas de metal.
Coberturas
Antes de colocar o telhado, uma caixa de apoio deve ser criada entre cada viga vertical. Isso permitirá que você carregue o sistema de vigas uniformemente sob a pressão da neve, além de evitar o subsidência do telhado em locais separados.
Seu passo é escolhido em relação ao telhado, que será usado no futuro. Para ardósia, metal e papelão ondulado, uma distância não superior a 40 cm é adequada. Ao organizar um telhado macio, ele é feito de forma contínua (a partir de placas de aglomerado resistentes à umidade).
Instruções passo a passo para a construção de um revestimento externo:
- A instalação do telhado começa com a fixação no telhado de materiais de impermeabilização (películas hidráulicas, material de cobertura, etc.).
- Nas juntas das faces, é instalada uma crista metálica com rolagem reversa (ao instalar um telhado macio, a ação não é executada).
- Depois disso, continue a embainhar cada rosto clareador.
- A instalação do telhado é concluída fixando as nervuras externas nas faces, bem como a ponta cônica (no caso de um telhado macio, o revestimento é integral).
Instalação de Drenagem
No final da instalação do telhado ao longo do perímetro do telhado, a drenagem é fixa. Isso é feito usando fixadores especiais com um recesso sob a calha, eles são montados de modo que a borda do material de cobertura seja direcionada aproximadamente para o centro da calha.
Toda a estrutura é montada em uma ligeira inclinação de aproximadamente 2–5 mm / metro linear. A água residual é retirada na junção dos lados, enquanto é permitido fazer um dreno vertical comum e vários localizados em paralelo.
Você sabe A pátria dos mandris é considerada a costa do Mediterrâneo, bem como a parte norte do Oceano Atlântico. Tais estruturas apareceram no território da Rússia no século 18, como um dos elementos de vários jardins reais.
Arranjo e decoração
O arranjo do mirante deve começar com o revestimento da estrutura das paredes; é permitido fazer isso com a ajuda de tábuas de madeira ou de aglomerado de madeira. Qualquer material decorativo é fixado sobre o revestimento áspero, enquanto o mais popular é um forro de madeira ou o chamado tapume. No entanto, também é permitido instalar corrimãos translúcidos especiais entre as colunas.
O arranjo do interior começa com a instalação de bancos de madeira ou macios, uma pequena mesa e luminárias. Se necessário, todas as superfícies internas também são decoradas nesta fase. Os materiais são selecionados com base em necessidades e gostos individuais.
No final, cada gazebo deve ser decorado com todos os tipos de elementos decorativos. Podem ser uma variedade de detalhes forjados e esculpidos dos trilhos, aberturas de portas e janelas, trilhos do telhado etc. Nesse caso, é permitido usar elementos do mesmo estilo ou aderir ao princípio de complemento mutuamente benéfico de detalhes de todos os tipos de direções decorativas.
Um mirante de seis lados é um elemento indispensável em qualquer casa de verão. Permite zonear harmoniosamente toda a área do jardim, além de criar aconchego e conforto reais para o relaxamento diário. Não é fácil erguer essa estrutura no país, mas é possível, no entanto, para isso, você precisará planejar claramente todas as ações, bem como abordar cuidadosamente os desenhos do projeto. Caso contrário, essa estrutura não poderá atender mais de uma a duas temporadas.