As cenouras estão entre os vegetais mais comuns encontrados em nossa cozinha. Além disso, essa cultura possui todo um complexo de vitaminas e nutrientes que serão especialmente valiosos para o corpo na estação fria. É por isso que, para o inverno, as cenouras costumam ser mantidas no porão o maior tempo possível.
Importante! É estritamente proibido armazenar legumes perto de maçãs, uma vez que essas frutas emitem etileno — uma substância que estraga as raízes.
Características da escolha de cenouras para armazenamento
O sucesso do armazenamento a longo prazo na adega é estabelecido no estágio inicial da escolha correta das cenouras. Isso significa que é necessário aderir a algumas regras não apenas na colheita, mas também na escolha de uma variedade para o plantio. Na maioria das vezes, as variedades de amadurecimento médio ou tardio são escolhidas para o plantio, cuja coleta geralmente começa em meados de setembro e dura até meados de outubro. A colheita é melhor realizada em condições de clima seco e quente.É melhor tirar uma raiz do solo com a ajuda de ferramentas improvisadas; em particular, você pode usar um forcado ou uma pá de jardim. Durante a colheita, eles aderem com cuidado aos topos para evitar arranhões ou outros danos que afetem negativamente a vida útil. Todo o período antes de colocar os legumes na adega (1-2 semanas), as cenouras são secas em local seco e espaçoso a uma temperatura de +13 ... + 15 ° С - esse período é chamado de quarentena.
Preparação e equipamento de salas
As cenouras são vegetais, cujo processo de armazenamento é bastante demorado. Para evitar a germinação e a deterioração, são necessárias certas condições sob as quais o regime de temperatura pode variar entre -2 ... + 2 ° C e a umidade do ar não deve ser inferior a 90–95%.
Importante! Se você deixar um grande segmento dos topos, a colheita de raízes germinará constantemente e, se cortada completamente, a colheita de raízes ficará suscetível a apodrecer e danificar.
Ao preparar o microclima necessário na adega, são realizados procedimentos de aquecimento e impermeabilização, além de proteção contra as águas subterrâneas e o sistema de ventilação. A sala está sendo limpa, o lixo e os restos da colheita do ano passado são realizados. Também é necessário desinfetar a adega com um verificador de enxofre ou cal abatida.
Preparação de culturas de raízes para armazenamento
Depois que as cenouras estão completamente secas, imediatamente antes de colocá-las na adega, as colheitas de raízes exigem alguma preparação para armazenamento:
- limpeza da terra e sujeira (na condição de solos argilosos, não é necessário limpar as raízes), enquanto a lavagem de vegetais não é recomendada;
- rejeição de vegetais - para armazenamento prolongado, apenas culturas de raízes inteiras e saudáveis sem danos visíveis são adequadas;
- classificando por tamanho - as cenouras maiores são armazenadas por mais tempo; portanto, pequenas colheitas de raízes são usadas em alimentos em primeiro lugar;
- remoção dos topos - corte com uma faca afiada a uma distância de cerca de 2 a 2,5 cm do feto.
Marque as cenouras na adega
Depois de todo o trabalho preparatório, você pode prosseguir diretamente para a postura dos vegetais. Existem 8 métodos que são reconhecidos como os melhores por muitos jardineiros. Escolhendo um deles, você pode desfrutar de cenouras até a próxima colheita:
- Usar uma gaveta com tampa é o método de armazenamento mais comum. Nesse caso, use uma caixa de madeira ou papelão sem orifícios adicionais, nos quais não serão dobrados mais de 20 kg de colheitas de raízes. O próprio contêiner é colocado em um palete baixo, a uma distância de cerca de 15 cm da parede - medidas necessárias para evitar que o excesso de umidade e umidade entre nas caixas.
- Em casca de cebola - Um método econômico e confiável que permite manter as culturas de raízes secas, impedindo sua decomposição e a propagação de vários microorganismos. As cenouras são colocadas em um saco, cada camada coberta com casca, após o que o saco é firmemente amarrado e abaixado no porão.
- Na serragem de árvores coníferas - graças às substâncias fenólicas contidas nas agulhas, a propagação e o desenvolvimento de podridão e outras doenças tornam-se impossíveis. Desta forma, é possível armazenar cenouras em qualquer recipiente ou mesmo em prateleiras ou paletes abertos, evitando o chão e a proximidade das paredes.
- Armazenamento, construindo uma pirâmide a partir de cenouras, cada camada coberta com areia. A altura dessa estrutura não deve exceder 1 m, e alguns requisitos são impostos à areia - antes de usá-la, é perfurada e peneirada e depois pulverizada com água da pistola. A umidade da areia é necessária para evitar que as colheitas de raízes sequem.
Vídeo: como guardar cenouras na adega
- Composição de areia peneirada pura e pó de giz Também é usado para armazenamento de cenouras a longo prazo, protegendo as raízes de doenças e podridão. Esta mistura é vertida em caixas de madeira com cenouras e polvilhada com uma camada por cima.
- Em solução de giz - neste caso, é utilizada uma solução de giz dissolvido em água para um estado homogêneo. Cada cenoura é mergulhada no líquido resultante e depois seca. Este método impede o desenvolvimento de vários microorganismos que podem levar à deterioração dos vegetais. Em média, o processamento de 10 kg de cenoura exigirá cerca de 200 a 250 g de pó de giz.
- Solução de argila - uma das formas mais eficazes de armazenamento prolongado desses vegetais. Uma pequena quantidade de argila é dissolvida em água até formar uma massa líquida uniforme, na qual cada colheita de raízes é mergulhada e depois deixada secar completamente. Em seguida, abaixou para o porão.
- O uso de sacolas plásticas - não é a maneira mais eficaz. A colheita de raízes é firmemente embalada em um saco com orifícios de drenagem pré-fabricados, mas não amarrados. Esses sacos podem ficar nas prateleiras da adega ou em paletes.
Você sabe O consumo frequente de cenouras em grandes quantidades pode levar a um tom de pele dourado ou amarelo.
Tempo de armazenamento
O primeiro fator que afeta diretamente a vida útil das culturas de raízes é o microclima correto da adega, que mantém as condições de temperatura necessárias (-2 ... + 2 ° C), umidade do ar (90-95%) e nenhuma água subterrânea. Uma grande influência também é exercida pela variedade de cenoura selecionada e seu tamanho.Se a variedade que cresce nos canteiros não é exatamente conhecida, ao escolher, você precisa se concentrar na forma do vegetal - as variedades canônicas de tamanhos médios e grandes serão armazenadas melhor e por mais tempo. As culturas de raízes de tamanho pequeno rapidamente se tornam macias, flácidas e não conseguem descansar até a primavera.
Você sabe Cenouras são 90% de água.
O método selecionado de armazenamento de vegetais também tem uma grande influência:
- quando armazenado em solução de argila ou giz, em serragem, casca ou coberto de areia, o período aumenta para 1 ano;
- sujeito a armazenamento em caixas ou a construção de uma pirâmide - de 5 a 8 meses;
- usando sacolas plásticas - de 2 a 4 meses;
- em casa (na geladeira), as cenouras podem ser armazenadas por um período máximo de 2 meses.
Dicas úteis
Para maximizar o prazo de validade da colheita colhida, Existem várias recomendações a seguir:
- Toda a colheita deve ser sistematicamente organizada, descartando os frutos que se deterioraram e também cortando as partes cobertas de mato.
- Os vegetais de raiz pequenos e finos são consumidos primeiro, porque rapidamente murcham.
- No tempo frio, é melhor cobrir os vegetais com feltro, o que os protegerá do congelamento.
Em geral, armazenar cenouras é uma questão bastante simples e, ao aplicar recomendações simples na prática, você pode armazenar a colheita por um longo período e desfrutar de colheitas frescas e saudáveis durante todo o inverno e primavera.