O jardim de rochas no design paisagístico moderno ocupa um dos lugares mais honoráveis. Um jardim feito com esse estilo sempre tem uma composição incrivelmente bonita, ao mesmo tempo em que proporciona uma atmosfera de conforto e tranquilidade. O artigo descreve em detalhes o que é uma colina alpina, uma descrição das principais regras para sua criação e instruções passo a passo para o design.
O que é um jardim de rochas em paisagismo
O chamado jardim de rochas ou colina alpina é uma composição paisagística que repete as paisagens das montanhas. Seu centro é uma ou mais colinas criadas a partir do solo do jardim, bem como todos os tipos de grandes pedras ou pedregulhos. Nesse caso, todo o site é dividido em várias zonas, imitando o sopé das montanhas, a camada intermediária etc.
Existem duas variedades de jardins de pedra - naturais e artificiais. O primeiro é freqüentemente chamado de clássico, tem como objetivo copiar a paisagem e a flora de uma determinada área geográfica com a maior precisão possível. A segunda se distingue pelo fato de que a flora atípica pode ser plantada perto de rochas artificiais, incluindo flores perenes e anuais. Nesse caso, a casa de verão ou um canteiro de flores separado é chamado de jardim ornamental.
Esse design pode ser feito na forma de:
- terraços;
- falésias;
- desfiladeiros;
- declive;
- platô;
- falésias;
- vale da montanha.
Na maioria dos casos, a colina alpina é o objeto central, segundo o qual outras áreas de jardim são estilizadas. No entanto, é permitido incorporá-lo na composição final, embora necessariamente seja necessário combinar harmoniosamente não apenas o terreno, mas também a flora circundante.
Vídeo: Recomendações para colocar um jardim de rochas no jardim
Que plantas e pedras podem ser feitas
Para criar uma verdadeira paisagem montanhosa no local, são usados vários tipos e variedades de plantas que melhor atendem às necessidades estéticas pessoais; portanto, muitas vezes todos os tipos de ervas são usados para sua decoração (manjericão, tomilho, salsa, orégano, alho-poró, etc.). No entanto, existem os chamados grupos de plantas tradicionais, sem os quais é quase impossível imaginar uma colina alpina.
Você sabe O Japão é considerado o berço da colina alpina; no território do país, as casas de verão nesse estilo são decoradas desde os tempos antigos. Jardins de pedra na Europa apareceram pela primeira vez no século XVI, com um pico de popularidade e desenvolvimento no século XVIII.
Isso inclui, antes de tudo:
- coníferas - todos os tipos de árvores ou arbustos subdimensionados têm uma aparência mais harmoniosa, que são a base de toda a composição (por exemplo, thuja, pinheiro da montanha, zimbro);
- formas rastejantes - a opção mais rentável é considerada variedades rasteiras de arbustos e espécies herbáceas, caracterizadas por folhagem ou flores brilhantes (por exemplo, saxifragem, bainha, zimbro, Iberis);
- espécies gramíneas - é melhor prestar atenção às plantas perenes tradicionais para áreas montanhosas (por exemplo, edelvais, juvenis, alissum). Além disso, o jardim de rochas deve ser decorado com todos os tipos de formas bulbosas e que florescem intensamente (por exemplo, açafrão, neve).
Você sabe O jardim mais antigo existente no mundo hoje é considerado Levens Hall (Grã-Bretanha). Foi criado no século XVII pelo famoso paisagista Guillaume Beaumont.
Na maioria das vezes, a paisagem da montanha é recriada com a ajuda de tais pedras:
- granito - pedra densa, caracterizada por absorção mínima de água. Pode ser todos os tipos de tons escuros de verde, preto, cinza e vermelho. Na maioria dos casos, grandes rochas feitas de granito parecem mais benéficas, dão às plantas com flores uma sofisticação e ternura especiais;
- arenito - é a opção mais popular, pois é combinada com quase todos os representantes da flora. É uma rocha de granulação grossa bastante lisa com propriedades decorativas aprimoradas. A pedra também se distingue por um esquema de cores bastante rico, representado por todos os tipos de combinações de bege, marrom, marrom-rosa, marrom-vermelho;
- calcário - a pedra mais macia, caracterizada por aumento da permeabilidade ao vapor e capacidade de umidade. É facilmente processado, o que torna possível criar quase qualquer projeto de jardim. O esquema de cores da pedra também é rico, existem todos os tipos de tons de marrom, cinza, bege e preto, com misturas de tons de azul, rosa e dourado. As variedades mais populares de calcário são dolomita e tufo.
Instruções passo a passo DIY
A construção de um jardim de rochas é simples, mas exige paciência e atenção. Ele prevê a preparação obrigatória do local e do solo, bem como a implementação de todas as ações em uma determinada ordem. Eles começam a construir a estrutura na segunda metade do outono, pois ela encolhe no chão por 3-4 meses.
Alpine Hill Plan
A construção de um jardim de rochas é um verdadeiro trabalho criativo que permite criar um jardim de acordo com os requisitos e características individuais. No entanto, designers profissionais distinguem vários padrões típicos que permitem inserir pedras brutas em qualquer relevo.
Entre eles, os mais populares são:
- rock - uma colina de estrutura piramidal com declives acentuados. Sua base são grandes pedregulhos, meio imersos no substrato. Pedras menores são dispostas ao redor do principal em várias cascatas, até a base. As plantas são plantadas no pé e em cada cascata de encostas;
- scree - design com uma inclinação íngreme. Sua base é composta de giz de cera e pedras do meio ao pé, enquanto as maiores estão localizadas no topo. Todos os tipos de plantas são plantados em torno do perímetro de toda a encosta;
- o vale - a composição mais simples, composta por rochas localizadas aleatoriamente, pedras médias e pequenas. Todo o território do canteiro pode ser localizado na planície e em uma pequena colina;
- declive com terraços - parece uma pequena colina, dividida em várias cascatas suaves. Toda a estrutura, ao mesmo tempo, adota uma estrutura escalonada, as plantas são plantadas em pequenos grupos em cada camada;
- barranco - Parece o mais rentável possível nas planícies. O barranco é uma cama baixa com uma depressão central. Grandes pedras são colocadas nas laterais da ravina, pequenas e médias estão mais próximas do centro, plantas são plantadas aleatoriamente;
- a parede - É uma parede ou borda perpendicular baixa, feita de pedras planas. Espécies com flores são plantadas no topo, coníferas e plantas rasteiras estão na base;
- cachoeira - o jardim de rochas é realizado sob a forma de várias cascatas de pedras planas. Na base da estrutura, há um pequeno reservatório no qual a água deve drenar gradualmente do topo. Todos os tipos de vegetação são plantados em torno do perímetro do fluxo de água, enquanto espécies exclusivamente higrófilas são recomendadas para o plantio.
Seleção de lugar
Ao escolher um local para um canteiro de flores, deve-se levar em consideração que, em primeiro lugar, ele deve se tornar o centro do jardim, portanto, somente o possui em áreas abertas e bem vistas. O centro ou uma das margens do terreno é mais adequado para isso, enquanto a paisagem montanhosa em áreas com colinas e elevações naturais parece a mais vantajosa.
Também é importante levar em consideração o fato de que o canteiro deve estar bem iluminado. Para isso, os locais na direção sul ou sudoeste são mais adequados. Não é recomendável quebrar a colina alpina perto de vários edifícios de jardins, bem como vegetação semelhante a uma árvore. Nesse caso, é permitido o uso de árvores e arbustos à distância, para criar o fundo necessário.
Importante! O slide alpino deve estar bem iluminado. Isso é especialmente importante se as plantas com flores desempenham um papel importante em sua decoração.
Remoção de grama
A grama é geralmente entendida como a camada superior do solo penetrada por uma densa rede de forbs. Sua remoção antes do arranjo do jardim de rochas deve ser feita, caso contrário não funcionará para criar uma base sólida para o canteiro. Além disso, a grama é uma fonte de todos os tipos de ervas daninhas, que muitas vezes levam à morte da flora decorativa.
Para remover a grama, basta remover a camada superior de 15 a 20 cm do solo, fazer isso com uma pá ou outra ferramenta de jardim. O substrato retirado deve ser removido do local, pois no futuro não será usado para criar um canteiro de flores. Depois disso, todo o perímetro deve ser alinhado a um plano.
Fundação e preparação do solo
Todos os tipos de pedras criam maior pressão sobre o solo; portanto, sem preparação especial, o jardim de rochas, depois de alguns anos, precisará ser atualizado. Para evitar isso, no lugar da grama removida, é necessário fazer uma depressão de 30 cm e, como base, você deve derramar e esmagar bem cascalho ou seixos (com uma camada de 10-15 cm).
Como alternativa, você pode usar tijolos quebrados. No topo, você deve necessariamente derramar uma camada de 5 cm de areia do rio. Esse travesseiro pode suportar quase qualquer estrutura, incluindo uma baseada em grandes rochas.
Além disso, um substrato deve ser feito para futuras plantas. É preparado a partir de partes iguais do solo do jardim, areia do rio e turfa, enquanto também é possível usar misturas prontas em qualquer loja de jardinagem. Antes de encher o canteiro, o substrato deve ser esterilizado, para isso é embebido em solução a 2% de sulfato de cobre.
Construção de slides
A construção do escorregador começa com uma quebra do terreno e determinação da altura. Durante isso, é imperativo usar o princípio de uma relação harmoniosa entre a altura e a largura do canteiro: para cada 20 a 30 cm de uma colina artificial, o diâmetro do canteiro deve aumentar em cerca de 1 m. Ao mesmo tempo, jardins de pedra com uma altura de 0,5 a 1,5 m parecem esteticamente agradáveis.
Execute este procedimento da seguinte maneira:
- Nivele a área sob o futuro canteiro de flores até o nível de todo o local com a ajuda de solo especialmente preparado e depois a compacte bem.
- Aprofundar pedras grandes ou médias em todo o território em cerca de metade. Preencha todas as lacunas entre as pedras com o solo preparado e regue-o bem.
- Após o solo assentar e a água ser absorvida, adicione o solo ao nível necessário.
- Forme o número necessário de camadas e a forma do canteiro de flores de acordo com o princípio descrito nas etapas anteriores. Ao mesmo tempo, pequenas bolsas com o solo devem ser formadas entre as pedras do lado de fora.
- Regue bem a lâmina e deixe-a em paz até a próxima temporada.
Plantando plantas
Após o inverno, a colina alpina fica completamente pronta para o plantio de plantas. A aterrissagem é realizada em bolsas previamente formadas, com o solo em cada camada, de acordo com um determinado padrão. Arbustos e plantas de árvores são os primeiros a plantar; eles devem se tornar a base para a plantação de qualquer outra planta ornamental.
Importante! Zelo com a diversidade de espécies da flora não vale a pena. As plantas são apenas uma adição, mas o papel principal é desempenhado exclusivamente por pedras.
As zonas central e superior do canteiro são mais adequadas para isso. Depois disso, vários arbustos são plantados, seguidos por espécies gramíneas e flores (na camada intermediária). As plantas de cobertura do solo são colocadas por último na base, o que deve complementar harmoniosamente as plantas altas.
Toques finais
O estágio final na criação do jardim de rochas é a construção da zona de transição entre a paisagem rochosa e o relevo principal. Para fazer isso, faça um monte de cascalho fino ao redor da colina ou coloque um pequeno meio-fio da pedra; no entanto, é permitido cercar o canteiro e o musgo.
Além disso, para completar a criação da composição, são instalados vários elementos decorativos, além de móveis de jardim. Se um complexo inteiro for criado no local, em conclusão, um caminho pavimentado estreito e sinuoso deve ser criado entre os slides.Recomenda-se ainda criar um contraste para a colina alpina, para isso deve ser plantado um gramado ao redor dela. Esta solução permitirá que você aloque de maneira mais eficaz um canteiro e dê um efeito decorativo especial.
Um jardim de rochas é a melhor solução para qualquer jardim. Ele permite que você realize quase qualquer idéia, além de criar uma composição sofisticada e sofisticada. Não é difícil equipá-lo no local, no entanto, isso exigirá um senso sutil de proporção e estética, além de pelo menos habilidades mínimas de design. Caso contrário, será impossível obter o efeito desejado da paisagem montanhosa.