O estilo clássico no design do espaço parece bom, não apenas ao lado de prédios de escritórios ou vilas pathos. Você pode fazer uma pequena parcela da Itália ou da França e em casa. Para fazer isso, você só precisa estudar os principais recursos desse estilo e trazê-los à vida.
Características e características do estilo clássico
O estilo clássico, como uma direção separada em arquitetura e paisagismo, originou-se nos palácios da Grécia Antiga e de Roma. Mas seu rápido desenvolvimento foi no Renascimento. E agora, depois de quase quinhentos anos, o clássico ainda é tão popular e não desiste de sua posição quando falamos sobre as tendências da arte da paisagem moderna.
Toda a estrutura desse estilo é baseada em cânones estritos:
- Os principais componentes da paisagem de qualquer localidade devem estar localizados simetricamente, bem como ter linhas claras e formas geométricas simples. Todas as árvores e arbustos são plantados de acordo com 3 tipos de padrões: quadrado, retângulo ou escalonado.
- As plantas também devem ter formas regulares estritas. Eles são cortados na forma de um cubo, pirâmide, bola ou cone.
- O gramado é sempre perfeitamente aparado. Quaisquer irregularidades são proibidas.
- Pérgulas estão localizadas na interseção de caminhos, novamente para manter uma certa simetria.
- Quaisquer reservatórios (fontes, lagoas, cachoeiras) estão localizados no centro do local (zona do parque), transformando-se na nota principal da composição. Eles também devem estar em conformidade com formas geométricas básicas.
- As esculturas devem ser claramente visíveis, para que não sejam escondidas entre as árvores, mas exibidas nas partes abertas do território.
Muito bem, essa área de paisagismo é adequada para parques e locais da cidade perto de edifícios de escritórios, pois cria uma atmosfera de cerimônia. Mas se você desejar e a presença de uma área ampla e luminosa, com uma área de 10 acres, você poderá incorporar os recursos básicos do estilo no interior do jardim da casa.
Estilo regular
Nesse estilo, é desejável projetar seções extremamente vastas da forma geométrica correta para não perturbar o padrão de composição geral (deve parecer absolutamente simétrico). O melhor de tudo é que esses sites ficam ao lado de museus, mansões respeitáveis, prédios administrativos.
Estandes regulares ao lado de cabanas e chalés não são harmoniosos. Ao mesmo tempo, é importante que o próprio edifício esteja localizado na parte central do local, para que seja fácil distinguir as áreas do solo e as da frente.
Importante! Todo o site em um estilo regular é considerado como uma composição única, que possui áreas funcionais simétricas separadas. Entre eles, destacam-se a parte frontal e principal, bem como o território de recreação.
Os principais elementos sem os quais é impossível projetar o site regularmente:
- Becos para pedestres pavimentados com azulejos ou pedras de pavimentação - eles desempenham a função de divisores de espaço lineares.
- Presença obrigatória de uma composição central maciça - pode ser um grupo de fontes ou um grande reservatório, em torno do qual árvores e arbustos são plantados simetricamente. Muitas vezes, para esse fim, crie gramados encaracolados.
- Rabatki - Este elemento é considerado o mais característico do estilo regular. Esse nome possui canteiros de flores encaracolados, nos quais as flores criam desenhos complexos e volumosos. Na maioria das vezes, os rabatki são plantados espelhados nos lados esquerdo e direito do local.
- Pequenas formas arquitetônicas - Também é uma obrigação ao criar um jardim regular. É recomendável usar bancos e mandris, assim como vasos e esculturas antigas, que devem ser repetidas simetricamente em todo o local.
- Bosquets - muitas vezes, ao criar composições paisagísticas, essa técnica é usada, que é um jardim dentro do jardim. Esta pequena área é separada da matriz principal por meio de trepadeiras ou outras sebes, e também implica a presença de móveis de jardim ou um mirante, um pequeno canteiro de flores e uma fonte. Este é um tipo de área de relaxamento, escondida da vista.
- Lagoas - O estilo regular é caracterizado pelo design de pequenas cascatas ou degraus. Se o uso de lagoas artificiais estiver implícito, elas deverão ter a forma arredondada correta.
O estilo regular é fundamentalmente diferente da paisagem. Se o primeiro é caracterizado por rigor e ritmo deliberados, o segundo visa observar linhas suaves. Os becos são na sua maioria ornamentados lisos, e as árvores ao seu redor podem ser plantadas de maneira completamente caótica.
Tais parques se encaixam muito mais naturalmente na paisagem circundante, como se fossem uma continuação dela. Entre as plantas, são escolhidas principalmente espécies caducifólias: carvalho, tília, bordo.
As principais diferenças no estilo da paisagem também podem incluir o seguinte:
- falta de layout simétrico ou espelhado do espaço;
- alternância de vários tipos de relevo (planícies com barrancos ou colinas);
- o uso de jardins de pedra, muros de contenção;
- partes do jardim se abrem aos olhos gradualmente, à medida que você se move pelos caminhos;
- todas as árvores têm uma forma natural de copa;
- a composição principal é mista - arbustos, ervas e árvores podem ser plantadas juntas;
- uso mínimo de fontes ou esculturas.
Jardim francês
Fazer um jardim nesse estilo é perfeito para os amantes da vegetação natural. O espaço está literalmente imerso em ervas, flores e árvores. Os pátios franceses são caracterizados por alguns elementos dos jardins ingleses devido à interação estreita das culturas desses dois países. Assim, na paisagem, as projeções de Versalhes apareciam jardins de rosas e becos forrados de tijolos. O clássico original da França é a presença nos jardins de amplas vinhas.
Muita atenção nesse estilo é dada às composições naturais: estátuas e mandris habituais são inferiores a arbustos comuns, jardins de rosas e lavanda. Na frente da casa, na maioria dos casos, há uma varanda ou um pequeno pátio coberto com um jardim de flores. Muito importante nesse estilo é o princípio do design de cores: dominado por tons de azul, areia e luz verde-oliva. Graças aos bancos escondidos nos matagais de uvas ou entre as árvores, o espaço parece mais romântico.
Jardim italiano
Não é difícil aprender o estilo italiano: nos jardins existem labirintos e sebes criados a partir de espíritos, trepadeiras ou thuja. Também paisagistas destacam as fontes como uma obrigação. Eles podem ser completamente diferentes: de pequenas plataformas redondas a enormes cascatas de vários níveis.
Para os italianos, a beleza da natureza é muito importante; portanto, costumavam ser montados jardins perto de igrejas, catedrais, vilas e palácios. Um jardim nesse estilo não pode prescindir de bordas de buxo, mosaicos nos becos e linhas de esculturas antigas que enfatizam a elegância do espaço.
Jardim inglês
Para o estilo inglês moderno de projetar parcelas pessoais, naturalidade e versatilidade máximas são características. Esse traço pode ser traçado em tudo: no design do espaço e na forma de canteiros de flores, arbustos e árvores. Além disso, este estilo é cheio de romance.
Os designers costumam associar-se a casas de campo bem ordenadas: escalar rosas, canteiros largos, gramíneas perenes e cercas de pedra que cercam a casa e o jardim. Perto da casa, no meio do jardim, há um amplo gramado. Os caminhos do jardim são feitos de tijolos, assim como as paredes das casas.
Os principais elementos do paisagismo
Para tornar o site não apenas bonito, mas também o mais confortável possível para o uso diário, todos os seus elementos precisam ser cuidadosamente pensados. Embora tenham aparência e funções diferentes, elas são usadas para uma finalidade: melhorar a aparência do espaço pessoal. Entre os elementos mais populares estão parterres, fontes, lagoas, esculturas, arcos e sebes.
Chão e relvado
A grama do solo parece muito bonita e espetacular, enfatizando o estilo clássico cerimonial. Este é um gramado de elite, usado principalmente nas partes cerimoniais do local, por exemplo, perto da entrada da casa ou próximo a canteiros de flores encaracolados. Muitas vezes eles fazem composições que se tornam o principal sotaque do espaço, embora você possa usá-lo simplesmente como pano de fundo básico para esculturas e canteiros de flores.
Importante! Existem certas regras que se relacionam com a altura da grama do solo. Existem 2 tipos de cortes de cabelo: baixo (até 2 cm) e regular (até 4 cm).
Vale ressaltar que a área total do cenário não deve exceder a área verde do gramado. Esta é a regra de ouro da paisagem do jardim. Leva tempo para cultivar um bom gramado. Por exemplo, os estandes de grama ingleses, amplamente conhecidos por sua maciez, são cultivados há décadas.
O principal truque nesse caso é que a camada murcha do gramado não é cortada, mas deixada como uma espécie de travesseiro, criando uma camada entre o solo e a grama jovem. Também impede que as ervas daninhas e outras ervas germinem. Como grama para criar um gramado em estilo clássico, o capim-prado, a festuca vermelha ou um cogumelo são adequados.
Hedgerows e Topiary
Nenhum jardim clássico está completo sem sebes. Em primeiro lugar, eles parecem muito mais interessantes do que cercas comuns de metal, madeira ou pedra. Em segundo lugar, eles podem ser facilmente usados para zonear o espaço, o que é extremamente importante para criar um site nesse estilo.
Sempre que possível em um jardim clássico, use uma topiária, pois trabalhar com eles é muito simples devido à sua plasticidade. Designers definem buxo, thuja e teixo como as melhores raças para cortes de cabelo encaracolados. Você pode até criar esculturas ao vivo com base nelas.
Para que a composição arquitetônica seja a mais alta qualidade e simétrica possível, vale a pena executar figuras emparelhadas. Os arbustos são adequados para o design de inúmeras bordas ou estruturas em arco. Recentemente, a tendência de criar réplicas de esculturas antigas baseadas em plantas e molduras rígidas tornou-se muito popular.
Lagoas e fontes
Ao escolher o tipo de lago que irá decorar o jardim clássico, vale a pena analisar cuidadosamente o relevo do local. Se já houver pequenas cavidades ou depressões no território pessoal, é aconselhável colocar um lago caseiro nesse local. Esse truque de design ajudará a maximizar a naturalidade da superfície, o que permitirá uma aparência harmoniosa.
Se a lagoa estiver localizada na parte sul ou leste do território, durante o dia esse local ficará iluminado o máximo possível. Vale a pena garantir que não haja árvores ornamentais ou frutíferas nas imediações do lago. As raízes acabarão por destruir as paredes do reservatório, deixando cada vez mais longe.
Além disso, folhagem e frutas poluirão constantemente a água. Os designers recomendam colocar um lago artificial perto de um jardim ornamental ou de slides alpinos. Você pode decorar este lugar com a ajuda de várias pedras de tamanho grande. Além disso, as fontes são frequentemente usadas como decoração para um jardim clássico. Eles parecem bastante relevantes no site, complementando a composição da paisagem.
Esses projetos são de dois tipos:
- submerso - são colocados dentro ou perto de uma lagoa para que a bomba bombeie água, fornecendo-a diretamente à fonte;
- estacionário - são elementos independentes e são fabricados sob a forma de moinhos, animais ou estátuas com jarros.
Para o estilo clássico, os designs com bicos em forma de colunas ou flores são perfeitos.
Plantas adequadas para o estilo clássico
No estilo clássico, a prioridade é dada às plantas do topiary. As composições de zimbro, buxo, arborvitae, spirea, jasmim e também álamo piramidal ficarão muito bem na horta. Os designers aconselham o plantio de árvores não em grupos separados, mas na forma de becos.
Vale a pena abordar esta questão com toda a seriedade, dada a direção e a largura dos caminhos entre as árvores. É melhor plantá-las não aleatoriamente, mas construir um padrão de composição geometricamente correto. Muito bem, a idéia de jardinagem vertical se encaixa no jardim clássico. Assim, parte da cerca pode ser entrelaçada com trepadeiras ou malva. Jasmim e salgueiro decorativo podem ser plantados perto de lagoas.
O uso de pequenas formas arquitetônicas
Um dos principais acentos do estilo clássico são as pequenas formas arquitetônicas. É o uso deles que ajuda a perceber o número máximo de idéias e características dessa direção.
Entre os mais comuns estão:
- colunas e lajes maciças de mármore, pedra, gesso;
- rotundas são pequenos mandris redondos que tradicionalmente estão localizados no cruzamento de vielas ou caminhos de jardins, bem como perto de corpos d'água;
- bancos monolíticos de ferro fundido (eles podem ser substituídos por objetos de metal feitos com a arte de forjar);
- esculturas em estilo antigo (podem ser imagens de deuses, atletas olímpicos ou eventos mitológicos);
- Pérgulas (coberturas) de madeira ou ferro fundido;
- vasos de flores com pernas no estilo grego;
- arcos torcidos aéreos na parte central do jardim.
Tudo isso enfatizará o estilo da decoração do jardim e complementará uma única composição clássica.
Um número crescente de pessoas tende a decorar seus sites, criando um único desenho de paisagem. Você deve primeiro estudar o tópico, uma descrição dos recursos do estilo clássico e seus principais componentes. Nesse caso, o jardineiro será capaz de lidar com a tarefa da mesma forma que o paisagista.