Cogumelos de mel são uma variedade comum de fungos pertencentes à ordem agárica. Variedades suficientemente conhecidas de cogumelos de mel são as chamadas espécies "sazonais": inverno, primavera, verão e outono. Apesar de suas características externas não marcantes, os cogumelos de verão ganharam grande popularidade devido ao seu excelente sabor.
Agaric de mel de verão, descrição e foto
Os cogumelos de verão são representantes do reino dos cogumelos, unidos na família Strofariyev. Como qualquer cogumelo, a espécie em questão tem suas próprias características externas especiais.
Descrição botânica do mel de verão aberto:
- Um chapéu O tamanho pode variar de 20 a 80 mm. É destacado em amarelo com uma tonalidade marrom. O chapéu pode mudar de cor dependendo do nível de umidade. Um tubérculo convexo é visível na parte central e, mais perto da borda, a superfície é mais plana. A polpa é bastante fina e aquosa, de cor marrom clara, que fica mais escura no corte. A parte superior do corpo da fruta tem um aroma amadeirado e um sabor agradável.
- Placas. Esses fragmentos do chapéu diferem na cor amarela pálida, e mais perto da perna se transforma em um tom marrom avermelhado. As placas estão mal fixadas à perna.
- Disputas. Eles são um pó de cor marrom escuro. Às vezes, você pode ver que os fungos da camada inferior são cobertos com esporos marrons produzidos pelos cogumelos "superiores". Portanto, muitos catadores inexperientes se enganam ao pensar que o acúmulo de cogumelos apodreceu.
- Perna. O comprimento dessa parte do fungo é de 30 a 80 mm e o diâmetro é de 5 mm. A perna marrom clara ligeiramente curvada, cuja parte inferior é pintada de marrom escuro, tem uma forma cilíndrica com um círculo de filme marrom sob as placas. A polpa é muito mais escura e densa do que no chapéu.
A aparência do corpo de frutificação em questão pode ser vista em detalhes na foto.
As espécies em questão também podem ser identificadas por outros sinais.
- Distribuição. Esse fungo geralmente cresce do início do verão até o meio do outono (junho a outubro). A maior quantidade é coletada em julho-agosto. Estes cogumelos crescem em tocos, bem como em madeira molhada ou podre. Já é difícil encontrar cogumelos de verão em coníferas.
- Comestibilidade O verão, assim como outras espécies de cogumelos, é comestível. Isso significa que eles só podem ser consumidos na forma fervida e em conserva. No estado bruto, esses cogumelos não podem ser usados como matéria-prima para alimentos.
Muitos catadores de cogumelos notam que durante a coleta de cogumelos de verão sobre esses cogumelos, um enxame invasor de mosquito está sempre presente.
Vídeo: Agaric de mel de verão
Outros nomes
Devido às suas características, o agaric de verão recebeu outros nomes de origem latina e russa.
As espécies de cogumelos em consideração têm os seguintes nomes científicos:
- Agaricus mutabilis Schaeff;
- Pholiota mutabilis (Schaeff.);
- Dryophila mutabilis (Schaeff.);
- Galerina mutabilis (Schaeff.).
Em russo, as seguintes variantes dos nomes desse tipo de cogumelo “enraizaram-se”.
- Talker. A etimologia dessa palavra pode ser encontrada no dicionário Dahl V. I., onde é indicado que parte da palavra - "conversa" pode significar uma bolha ou bolha. O que é explicado pela forma da tampa na parte central e parece um tubérculo ou bolha.
- Tília. Este nome está associado à localização da mosca do mel no verão. Muitas vezes você pode encontrar as espécies em questão na madeira de tília úmida.
- Mutável. Tal nome está associado à propriedade higofânica do verme de mel. No tempo seco, o chapéu empalidece, perdendo suas características específicas, por isso é frequentemente confundido com outros cogumelos. Com umidade suficiente, a cor do chapéu se torna bicolor: jovem - marrom-amarelo, velho - marrom-laranja.
Você sabe Nas pessoas, você pode ouvir outro nome incomum para o mel do verão — "Varushka." Há uma opinião de que esse nome vem da palavra "cozinheiro". Isso confirma o fato de que o cogumelo em questão deve ser consumido na forma fervida.
Poison Doubles
Antes de começar a coletar o cogumelo do verão, lembre-se de que ele tem muitos gêmeos venenosos. Todos os duplos diferem do "original" em uma cor mais escura das placas sob o manto - eles podem ser amarelo-cinza, azeitona escura. Geralmente, cópias falsas se reúnem em grandes grupos.
Entre as contrapartes perigosas do fungo em consideração, destacam-se as seguintes espécies:
- cozinha cercada;
- mosca de mel amarelo-enxofre;
- folha de seroplate;
- tijolo vermelho mel agaric.
Galerina faz fronteira
Esta espécie é mortalmente venenosa. Possui características gêmeas máximas com um envoltório de verão. Galerin contém um veneno muito forte em sua composição química, que começa a agir após algum tempo.
Geralmente, essa espécie não comestível é encontrada em florestas de coníferas e mistas (onde é possível rastrear uma grande porcentagem de árvores coníferas). Como esse cogumelo adora agulhas, ele está localizado na madeira e nos tocos desse tipo de árvore.
Este representante do mundo vegetal tem as seguintes descrições botânicas:
- Um chapéu O diâmetro desta parte do fungo é em média de 30 mm. Tem uma cor marrom ou amarela enferrujada. A tampa de Galerina difere em forma cônica, transformando-se em convexa, geralmente com um pequeno tubérculo. Durante o tempo chuvoso, as bordas se tornam mais visíveis. As placas são caracterizadas por um espectro de cores expandido de tons marrom-amarelos. A polpa é amarela, com sabor de farinha.
- Perna. Alongado, com uma estrutura fibrosa, possui um anel característico, que desaparece com a idade e desaparece. Esta parte do cogumelo é coberta com um revestimento leve.
A ação do veneno da dupla em questão pode ocorrer 10 horas após a ingestão do cogumelo. Compostos venenosos afetam o fígado e o trato gastrointestinal. Os sintomas desta lesão incluem vômitos e diarréia, cãibras, sede e micção frequente. É necessária assistência médica.
Vídeo: diferenças entre o agaric de mel do verão e a galeria de gumes
Mosca de mel amarelo de enxofre
O duplo considerado venenoso cresce em madeira úmida e tocos de coníferas e plantas decíduas. Este cogumelo se distingue por uma descrição botânica:
- Um chapéu O diâmetro da parte considerada do fungo é de 20 a 70 mm. Este ágar-ágar tem a forma de um sino, ficando mais aberto nas bordas. A parte central é cinza-vermelha, nas bordas - cinza-amarela. A polpa de limão leve tem um odor podre.
- Registros. Eles diferem na transição de cores do cinza-amarelo para o verde-oliva escuro. Os esporos alongados são coletados em pó com uma sombra marrom escura.
- Perna. O diâmetro desta parte do corpo de frutificação é de 3-5 mm. A perna reta, branca-amarela, tem uma estrutura ondulada.
A substância tóxica do agaric de mel amarelo-enxofre começa seu efeito prejudicial no corpo após 1-6 horas. Os primeiros sinais de envenenamento são náuseas, perda de consciência, sudorese excessiva, vômitos e diarréia. Em caso de envenenamento por cogumelos venenosos, é necessária a ajuda de um médico.
Placa cinza
A espécie em questão é condicionalmente comestível. Ele prefere crescer em coníferas - em tocos ou raízes. Descrição botânica:
- Um chapéu Diâmetro - 30–70 mm. Espécimes jovens - na forma de um hemisfério e em adultos - uma forma convexa-aberta. A carne branca dá umidade.
- Registros. Os pratos densamente arranjados nos cogumelos jovens têm um leve tom de limão, enquanto nos cogumelos maduros são quase pretos. Os esporos picados são diferenciados por uma cor cinza-violeta.
- Perna. O comprimento é de 50 a 100 mm e o diâmetro é de 3 a 8 mm. Esta parte do verme de mel é de forma cilíndrica. A paleta de cores das pernas vai do amarelo (em cima) ao marrom avermelhado (em baixo). O anel rapidamente empalidece e desaparece da perna.
Agaric de mel vermelho tijolo
Muitos especialistas consideram as espécies consideradas ambíguas em termos de características comestíveis: antes eram classificadas como venenosas, e hoje especialistas dizem que é condicionalmente comestível. Apesar disso, alguns países europeus consideram esse corpo frutífero completamente comestível.
O falante duplo considerado pode ser encontrado em florestas mistas. Eles preferem “dominar” madeira e tocos de árvores de folha caduca ou coníferas (raramente).
Este cogumelo tem a seguinte descrição botânica:
- Um chapéu Diâmetro - 40–80 mm, caracterizado pela transição de um formato redondo-convexo para meio ondulado. O chapéu se destaca na cor vermelho-cinza, tijolo. A polpa de limão leve do corpo de frutificação pode ser ligeiramente amarga.
- Registros. Nos espécimes jovens, eles se distinguem por uma cor amarela clara e, nos maduros, são marrom-acinzentados. Os esporos são cor de tijolo com uma tonalidade roxa.
- Perna. Altura - 60–100 mm, diâmetro - 10,5 mm. No topo, a parte do fungo em consideração é amarelada, transformando-se em um tom marrom avermelhado. O anel na perna não se forma.
Vídeo: tijolo vermelho tijolo falso
Como não confundir cogumelos com duplas
Note-se que a maioria das pseudo-novilhas crescem em coníferas. Portanto, cogumelos que infectam abetos ou pinheiros devem ser evitados. Uma das principais diferenças é a ausência total ou parcial do anel sob o chapéu. E os agarics de mel seropado têm cápsulas de menor diâmetro.
Também uma característica distintiva é o esquema de cores das placas internas sob o chapéu: o original tem uma sombra clara e cremosa, e os falsos representantes são caracterizados por cores escuras, tijolo, marrom ou cinza-oliva.Muitas duplas se reúnem em grandes grupos, mas vale a pena notar que a galerina limitada prefere crescer sozinha .Recomenda-se a coleta de presentes da floresta em cestas. O armazenamento de cogumelos em um polietileno ou saco pode causar deformação dos corpos de frutificação, pelo que os cogumelos terão uma aparência desagradável.
Existem duplos comestíveis condicionais, mas os especialistas ainda recomendam que os cogumelos sejam selecionados com cuidado, porque não há garantia absoluta de que eles sejam inofensivos aos seres humanos.
O que fazer se você ainda estragou os cogumelos
Após uma "caçada silenciosa", você precisa separar os cogumelos. Um catador de cogumelos ou micologista experiente será capaz de determinar por sinais externos um cogumelo bom e um ruim. Obviamente, não se pode argumentar que todas as duplas do fungo descrito não são adequadas para consumo. Por exemplo, espécies de seroplatos e tijolos vermelhos são consideradas condicionalmente comestíveis, e o termo "falso", neste caso, implica a presença de índices mais baixos de sabor.
Você sabe De toda intoxicação alimentar, 10% são intoxicação por cogumelos. Mais de mil casos são registrados na Rússia todos os anos, entre os quais cerca de 30 — fatal.
O procedimento para classificar corpos de frutas envolve as seguintes ações:
- em caso de dúvida, recomenda-se descartar o produto;
- se for possível entrar em contato com um especialista - você deve usar seus serviços;
- cogumelos com odores desagradáveis e podres são não comestíveis;
- se durante uma pausa a carne adquire uma cor vermelha, é melhor jogar fora esse cogumelo;
Você também pode verificar de algumas maneiras populares. O mais comum:
- Cozinhar cogumelos com prata (colher, moeda, etc.). Um produto escurecido é um sinal da influência de substâncias tóxicas.
- Tratamento térmico de cogumelos com a adição de cebola e alho, que ficam marrons sob a influência de toxinas.
- Ferver em vinagre e solução salina. Como resultado, desinfecção de cogumelos.
Importante! Todos os métodos acima, embora sejam difundidos entre catadores e recepcionistas de cogumelos, você não pode ter certeza do resultado absoluto.
Sintomas de envenenamento e possíveis danos ao corpo humano
Envenenamento por cogumelos é uma ocorrência comum nos dias de hoje. O resultado da ação do veneno de cogumelos pode aparecer quase instantaneamente e após 14 horas (ou mais). Os sintomas podem ser diferentes. Entre os sinais comuns de envenenamento por fungos estão os seguintes (geralmente afetando o trato gastrointestinal):
- vômito
- diarréia
- cólica gastrointestinal; "
- fraqueza geral;
- tontura.
Note-se que uma pessoa pode sentir sede intensa e sudorese profusa. Há casos em que a vítima sente desconforto na cavidade oral e salivação, micção frequente.
Se substâncias tóxicas afetaram o sistema nervoso, podem ocorrer sintomas como alucinações, perda de consciência, alterações de humor (agitação ou letargia) .Os danos ao sistema cardiovascular podem ser acompanhados por uma alteração na freqüência cardíaca e alterações na pressão sanguínea. Os efeitos do veneno no trato respiratório podem ser identificados se o paciente tiver falta de ar ou falta de ar.
Os sintomas de envenenamento dependem das características químicas das substâncias tóxicas, da quantidade de produto venenoso consumido. Como indicado anteriormente, os sintomas de envenenamento nem sempre aparecem imediatamente, mas às vezes leva mais de um dia. Quanto mais tempo as substâncias tóxicas estiverem no corpo, mais perigosa será para a vida humana. Portanto, com a menor suspeita de envenenamento por cogumelos, você deve consultar um médico o mais rápido possível.
O agaric de mel de verão é um corpo frutífero comestível do reino dos cogumelos, que se distingue pelas excelentes características de sabor. Esse produto pode ser consumido em formas em conserva, cozidas, cozidas, fritas. Mas você deve levar em consideração o fato de existirem duplas moscas de mel no verão, a maioria das quais é venenosa. Portanto, deve-se conhecer as características externas dos fungos e a área de distribuição. E em caso de envenenamento com cogumelos venenosos - chame imediatamente uma ambulância.