A família dos cactos tem muitos gêneros, um deles é o gênero Mammillaria. Moradora dos desertos da América do Sul, México e sul dos Estados Unidos, cresce bem e em casa como planta de casa. Este artigo é dedicado ao cultivo da mammillaria, sua reprodução em casa.
Descrição botânica da planta
Planta baixa de até 40 cm, formada por uma haste central e uma massa de lateral. A forma das hastes é redonda ou plana, menos frequentemente alongada. Este cacto não possui nervuras laterais, mas tem outra característica distintiva: os tubérculos estão localizados em toda a superfície, carregando uma carga dupla: os espinhos estão localizados em uma parte e um botão de flor na outra.
As flores da Mammillaria podem ser coloridas em diferentes tons de vermelho, branco e amarelo, dependendo da espécie. Muitos formam uma corola no topo do caule. A forma da flor é um sino, as pétalas podem ter até 3 cm de comprimento, não felpudas. Um longo período de floração pode durar até 6 meses. Algumas espécies após a floração formam frutos - oblongos, com até 5 cm de comprimento, vermelhos ou amarelos, com menos frequência - verdes ou leitosos.Você sabe Os burros sul-americanos que viajam com seus donos pelo deserto não sofrem com a falta de comida: batem nos cascos com mamíferos com cascos e comem polpa suculenta com prazer.
O sistema de raiz ramificada, semelhante a um pano danificado, mantém a planta bem no solo e armazena umidade durante períodos de chuvas raras. Numerosos espinhos da mammillaria reduzem a evaporação e coletam o orvalho.
Sistema raiz | Fibroso |
Tamanho | 1 cm a 40 cm de diâmetro |
Caule | Esférico, em forma de disco |
Cor | Verde-acinzentado |
Cor das flores | Branco, amarelo, avermelhado |
Forma da flor | Sino de várias pétalas, funil |
Forma fetal | Oval alongado |
Cor da fruta | Vermelho, amarelo, verde |
O sabor da fruta | Juicy |
Tipos principais
No total, 185 espécies de cactos são conhecidas e descritas.
Os espécimes de Mammillaria populares na floricultura doméstica são listados a seguir:
- Bauma - crescendo, forma uma bucha esférica com até 20 cm de diâmetro; hastes são arredondadas, pontilhadas com longos espinhos esbranquiçados. Floresce com inflorescências amarelas brilhantes em forma de funil, com pétalas afiadas longas nas extremidades. Frutos de tom cinza;
- Blossomfeld - o caule é alongado arredondado, os espinhos nas extremidades são pintados de marrom escuro, quase preto; a maioria dos espigões no final está dobrada. Flores com inúmeras pétalas de dois tons: rosa brilhante - no centro da pétala, branco - ao longo de sua borda;
- Bokasanskaya - um cacto esférico não é apenas notável pela cor creme ou rosa prateado das pétalas; além dos espinhos dobrados na ponta, o caule é coberto com cabelos grisalhos longos e de até 2,5 cm;
- Deherdt - uma espécie anã cuja altura do caule é de 2,5 cm e o diâmetro da cor é de cerca de 5 cm As flores são tubulares, lilás claro e tons de carmim. As inflorescências não caem enquanto os frutos, parcialmente localizados no meio do caule, amadurecem. Inicialmente, espinhos brancos, conforme as plantas crescem, ficam marrons nas pontas;
- Carmen - literalmente, tudo é decorativo neste cacto: creme delicado, branco como a neve, flores rosa pálidas e um caule pontilhado de cachos de espinhos marrom-amarelos. Na cultura, um cacto de forma esférica, à medida que cresce, se estende para um cilindro de até 9 cm de altura, forma frutos de uma cor verde pálida;
- Espinhoso - o crescimento de cactos com um diâmetro de 10 cm atinge 25 cm.O centro do ápice geralmente forma uma crista fofa; os espigões são longos (até 2 cm), nas extremidades são frequentemente pintados em bordô. As flores podem ser lilás. Lilás brilhante; após a floração, aparecem frutos vermelhos;
- Superior - o centro da bola espetada no topo é muito fofo. Os espinhos da planta estão localizados de maneira interessante: no centro do feixe, consistindo em processos finos e esbranquiçados, há um pico marrom escuro mais espesso e agudo. As flores são vermelhas, carmim, lilás. Os frutos são muito mais escuros;
- Gracioso - à medida que crescem, as bolas das hastes são puxadas para dentro dos cilindros. Graças aos espinhos brancos como a neve que caem no tronco, os espécimes jovens parecem ser emaranhados de fios de lã. Também são dignas de nota as delicadas flores creme brancas ou douradas, com pétalas de junco compridas;
- Teresa - este nome tem bolas em miniatura cobertas com penugem branca de tamanhos pequenos, que durante o período da floração atiram em pedicelos longos. As flores são grandes; violeta, lilás, tons de rosa brilhante com diâmetro de mais de 8 cm. No centro, as pétalas são mais claras, quase brancas, que sombream perfeitamente o centro amarelo brilhante.
- Alongado - crescendo e se alongando à medida que crescem, os brotos se espalham pelo chão, continuando a crescer na posição horizontal. Uma subespécie interessante de rufocrosea alongada (serpentina). Hastes finas e alongadas, crescendo juntas, formam uma espécie de bola sinuosa, coberta por curtos espinhos amarelos ou brancos.
Condições confortáveis para cultivar uma casa
Mammillaria é considerada uma das plantas mais despretensiosas da família dos cactos. Algumas nuances ainda devem ser levadas em consideração.
Iluminação
Os espécimes mais peludos toleram a luz solar direta; sua localização é preferível nos peitoris das janelas ao sul. Espécies com uma borda fraca preferem sombreamento leve, especialmente na atividade solar do meio-dia. Eles estão melhor posicionados nas janelas leste e oeste.
No inverno, as plantas precisarão de uma fonte de luz adicional para estender o horário de verão para 16 horas.
Airing
Cactus precisa de ar fresco. Se possível, na estação quente, o vaso é retirado da varanda ou da varanda. Ao ventilar as instalações, os rascunhos não devem ser permitidos.
Temperatura
No habitat natural, as pessoas do deserto toleram facilmente altas temperaturas.
Mas em espaços fechados o ar circula mal, portanto os seguintes indicadores serão ótimos:
- primavera - verão - de + 22 ° С a + 26 ° С;
- outono - inverno - + 15 ° С.
Humidade do ar
Suculenta é resistente à seca prolongada, não requer umidade adicional. Em calor extremo, a pulverização do pulverizador é permitida, mas pouco frequente (e melhor de manhã ou à noite).
Home Care
Não há dificuldade em cuidar de uma cultura, não leva muito tempo.
Rega
Umedecimento regular do solo do cacto é necessário nos dias quentes de primavera e verão. A água é usada à temperatura ambiente. Não é necessário defendê-lo: as suculentas toleram bem a água dura da rodovia. Ao regar, use o método de irrigação.
Frequência de rega - uma vez a cada 7 a 10 dias, à medida que a camada superficial do solo seca completamente.No inverno, dependendo do tipo de rega, elas param completamente ou moderam o solo uma vez por mês.Importante! Ao regar, é melhor irrigar o solo ao redor da planta, raízes rasas podem sofrer com o alagamento.
Top vestir
O crescimento ativo e o desenvolvimento da mammillaria abrange o período de abril a outubro. Nestes meses, a maconha é alimentada com fertilizantes complexos para suculentas (de acordo com as instruções). Aplique formulações líquidas (por exemplo, "Fertis" ou "Master"), combinando-as com a rega. O intervalo entre a cobertura é de 3-4 semanas. No inverno, a planta não é fertilizada: antes da floração, é necessário um período de dormência.Não use fertilizantes nitrogenados: eles amolecem o caule.
Transplante
As plantas são transplantadas na primavera, jovens - anualmente, espécimes adultos - uma vez a cada 2-3 anos. O material do recipiente pode ser qualquer um. É importante levar um volume maior, mas não muito profundo.
O solo é preparado a partir dos seguintes ingredientes em uma proporção de 2: 1: 1: 1:
- terra de relva;
- terra de folha;
- areia grossa;
- lascas de tijolos.
Uma semana antes do procedimento, o cacto é interrompido e regado à sombra, o solo deve ser calcinado.
A tecnologia de transplante é a seguinte:
- No fundo colocar drenagem (argila expandida, cascalho).
- O solo não está umedecido.
- O antigo quarto de terra é sacudido suavemente.
- Uma camada de terra é derramada na drenagem, um cacto é colocado nela.
- Segurando a planta, o solo é derramado até as bordas da panela.
- Seixos pequenos são colocados na superfície do solo para que a superfície do caule da terra não toque.
A rega começa em uma semana.
Importante! Para retardar o crescimento da mammillaria, o cascalho é adicionado ao substrato em vez do solo foliar.
Reprodução
Existem duas maneiras de propagar uma planta: semente e vegetativa. Em casa, é mais fácil aplicar a reprodução pelos processos laterais ou pelas crianças.
Crianças
Quase todos os tipos de suculentas se ramificam perfeitamente, formando muitos processos laterais.
O esquema de reprodução é simples:
- O bebê é cortado do "doador" com uma faca afiada.
- Por um tempo, eles partem para a formação de um filme no local do corte.
- Eles são colocados em um substrato úmido, esmagando levemente o solo.
- Pela primeira vez, o apêndice precisará de apoio dos seixos.
Vídeo: Enraizando um bebê enraizado
Sementes
As sementes de Mammillaria são desinfetadas por imersão em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio.
Sequência adicional de ações:
- Para a germinação, pegue um substrato de grama arenosa, hidrate.
- As sementes são aspergidas uniformemente na superfície do solo (não é necessário polvilhar com o solo).
- O recipiente é coberto com vidro ou filme, a temperatura de germinação é de +23 ... + 25 ° C.
- Uma vez por dia, ventile e pulverize a pistola.
- Quando as filmagens aparecem, o filme é removido - primeiro por algumas horas e depois completamente.
- Quando os primeiros espinhos são formados, as mudas são mergulhadas em um recipiente separado.
Sabevocê é Os frutos da mamilária proliferadora são comestíveis. A gosto, eles se parecem com bérberis.
Dificuldades crescentes
Os cactos sofrem de cuidados inadequados ou quando infectados com parasitas.
Erros no atendimento são óbvios:
- falta de iluminação - o caule perde sua forma, estendendo-se em busca de luz. É necessário prolongar o horário de verão com a ajuda de fontes artificiais, colocar o cacto em um local iluminado e transformá-lo regularmente;
- transbordar - leva à podridão das raízes, o cacto pode morrer. Forneça rega moderada à medida que o solo seca;
- excesso de fertilizante (especialmente nitrogênio) - retarda o crescimento, amolece o caule. Não use fertilizantes com uma grande quantidade de nitrogênio;
- sol agressivo - marcas de queimadura podem permanecer na pele verde. Ao meio-dia, as suculentas devem ser protegidas dos raios diretos do sol;
- falta de período de descanso - Mammillaria florescerá mal ou não florescerá. Proporcione uma queda suave de temperatura para descanso. Neste momento, a planta ganhará força para a formação de ovários de flores.
Parasitas comuns de suculentas são:
As duas primeiras pragas devem ser removidas manualmente com um pincel embebido em uma solução alcoólica. O próximo passo é o tratamento da planta com um inseticida (por exemplo, Actellic). O tratamento é repetido após uma semana.É mais difícil lidar com o nematoide da raiz, uma vez que as raízes estão escondidas sob o solo. A praga é geralmente encontrada durante o transplante ou com mudanças visíveis no crescimento e desenvolvimento da planta sem motivo aparente. Para se livrar do nemátodo, a planta é examinada, removendo as partes afetadas das raízes. A raiz saudável restante é colocada em água aquecida a +50 ... + 60 ° С, deixando o pescoço da raiz acima da água. Polvilhe com carvão ativado triturado.
A amostra recuperada é colocada em uma panela estéril limpa com uma substituição completa do substrato. Para proteger os animais de estimação do parasita da raiz, o solo é calcinado antes de plantar no forno a t + 100 ° C por meia hora.Mammillaria não é caprichosa ao sair, se multiplica facilmente. A variedade de tipos permite criar composições inteiras de bolas espinhosas. Uma floração longa e brilhante agradará ao produtor até seis meses.