Devido à sua resistência e adaptabilidade ao clima, silhuetas delgadas de abetos são uma deliciosa decoração de parques centrais, jardins e praças próximas a prédios administrativos da maioria das regiões. Eles podem ser encontrados em todas as cidades. Abeto azul popular continua a comprar ativamente hoje. Leia mais sobre o que as variedades subdimensionadas são usadas pelos designers modernos, como plantá-las e cultivá-las - leia mais no material.
Variedades de abeto vermelho anão
O abeto vermelho azul (Picea pungens) pertence ao gênero Picea. Além deles, isso inclui outras 35 espécies de plantas. Os abetos vermelhos diferem deles nas agulhas, que são presas ao galho com uma parte ligeiramente espessa. As próprias agulhas crescem muito densamente no galho, parecendo um pequeno pincel. E esta é a principal diferença entre uma árvore e pinheiros e outros representantes do gênero.
Você sabe O primeiro abeto azul foi descoberto e descrito pelos botânicos apenas em 1862. E em 1969, no diretório de coníferas do Jardim Botânico de Montreal, foi nomeada uma das cinco melhores espécies.
Picea pungens é chamado não apenas de abeto azul, mas também espinhoso, branco, prateado, Colorado e Parry. Sua cor azulada é devida a um revestimento de cera nas agulhas, o que lhes confere uma sombra. Em algumas variedades, parece que os estômatos (aberturas respiratórias) das agulhas têm paredes mais claras que as próprias agulhas.
Botânicos dividiram Picea pungens em 3 grupos principais de cores:
Variedades anãs de abeto azul foram descobertas pela primeira vez em 1862. Hoje, várias centenas de variedades delas foram criadas. O mais comum entre eles é a variedade Globose (Picea pungens Globosa). É seguido por Montgomery e Glauca Globosa. Eles têm hábitos de crescimento, cores semelhantes, e isso geralmente causa confusão. No material abaixo, você encontrará informações sobre quais são as diferenças entre as principais variedades de abeto-anão.
Globosa
Globosa (Globosa) - o mais famoso dos abetos anões azuis. Seus galhos curtos são levemente em forma de lua e têm magníficas agulhas azuis prateadas. Introduzido pela primeira vez em 1937 na Holanda por Anthony Klus. Uma planta de dez anos de idade terá uma altura não superior a 70 cm e uma largura não superior a 90 cm. Durante um ano, o crescimento dos galhos é de 5 a 7,5 cm.
Principais recursos:
- descrição: compacto, arredondado, sempre-verde, tende a aumentar com a idade;
- crescimento: Lento
- forma: esférico;
- cor: azul-prata; permanece inalterado no inverno;
- resistência ao gelo: de -34 ° C a -40 ° C;
- poda: recomenda-se cortar apenas o crescimento da nova estação;
- adaptabilidade: tolera a seca, ideal para solos úmidos, tolerante ao ar urbano poluído;
- acidez do solo: qualquer;
- é pretendido para decorar o pátio e é usado como um elemento de destaque.
Glauca globosa
Glauca Globosa é outra variedade de abetos azuis de baixo grau, no formato de uma bola com agulhas azuis com uma ponta achatada característica. Para manter sua forma esférica, os jardineiros recomendam remover brotos verticais.
Você sabe Abeto azul pode viver mais de 200 anos em condições naturais. Mas sua vida útil na forma de uma árvore à prova de vento ou decorativa é de 40 a 60 anos.
Característica da variedade:
- tipo: arbusto anão sempre-verde;
- altura: 60-90 cm;
- largura: 60-90 cm;
- agulhas: prata azul ou verde azul;
- destino: planta independente ou elemento de acento;
- solo: ácido, bem drenado;
- irrigação: regular
- iluminação: sol pleno;
- resistência do inverno: 2-8th zonas.
Vídeo: abeto pigmeu "Glauca Globosa"
Montgomery
O abeto Montgomery azul-prata (Montgomery) fazia parte originalmente da coleção, montada por um colecionador - coronel R. H. Montgomery. Antes de vender sua propriedade em Greenwich, Connecticut, ele doou toda a coleção para o Jardim Botânico de Nova York em 1949. E os descendentes desses abetos agora recebem o nome dele.
Montgomery é um pequeno abeto vermelho que cresce lentamente. Sua forma é descrita como "um hemisfério regular com um líder central claramente definido, do qual os ramos partem, como em grandes abetos". Em uma idade jovem, a forma se aproxima da bola. Com o tempo, ele se estende e se torna vertical e bastante amplo.
Característica da variedade:
- tipo: anão, sempre-verde, espesso;
- altura máxima: até 3 m;
- largura: até 2,5 m;
- agulhas: verde prateado;
- destino: único elemento de árvore ou acento;
- solo: qualquer bem drenado;
- irrigação: semanalmente;
- iluminação: sol pleno ou sombra parcial;
- resistência do inverno: 3ª - 7ª zonas.
Nidiformis kalous
Nidiformis Kalus (Nidiformis Kalous) é uma variedade anã de seleção checa de abeto vermelho azul. A forma de sua coroa é semelhante a um cubo ou bola uniforme achatada. Tais formas também são chamadas de "formato de ninho". Os galhos de Nidiformis Kalus são curtos, principalmente na horizontal. As agulhas medem 2 a 3 cm de comprimento e, após 10 anos de crescimento, o mato atinge uma altura de 0,5 a 0,7 me uma largura de aproximadamente 0,8 m.O crescimento anual de brotos é de 5 a 10 cm.
Você sabe A resina que a árvore emite foi retirada pelos índios americanos no caminho para saciar sua sede.
Características das características varietais:
- descrição: arbusto verde pequeno, compacto, macio e de crescimento muito lento;
- recurso: dependendo do estoque, pode crescer em um arbusto ou na forma de uma árvore de até 1 m de altura;
- cor: de azul acinzentado claro a azul esverdeado;
- frutas: cones de 6 a 10 cm de comprimento, alongados, marrom claro;
- resistência ao gelo: alta, 2ª zona;
- solo: leve, rico em nutrientes;
- iluminação: seção ensolarada ou sombra parcial;
- condições da cidade: tolera bem;
- prevenção de doenças: no outono, é tratado com solução a 1% de sulfato de cobre ou outros fungicidas contendo cobre;
- fertilizantes: pouco exigente.
Blaukissen
O nome da variedade Blaukissen em alemão significa "travesseiro azul". Este pequeno abeto com agradáveis agulhas azuladas se parece exatamente com ela. O crescimento anual de seus galhos não excede 3,5 cm e, após 10 anos, atinge uma altura de 45 cm, sendo perfeito para um jardim de rochas. Ao plantar, prefere solo rico em nutrientes e bem drenado e luz solar.
Características da classe:
- descrição: arbusto pequeno, compacto, de crescimento lento e em forma de almofada;
- coroa: achatado;
- ramos: curto, horizontal, densamente ramificado;
- agulhas: 2-3 cm de comprimento, quadrangular em seção transversal, rígido, curvo, pontiagudo, cinza-azulado claro;
- resistência ao gelo: alta, 2ª zona;
- solo: rico em nutrientes;
- iluminação: seção ensolarada ou sombra parcial;
- condições da cidade: tolera bem.
Bugiganga azul
A variedade Blue Trinket é um abeto azul compacto em forma de cone com poder de crescimento moderado. Após 10 anos, sua altura alcançará 2 m. A altura máxima possível é 6 m. O crescimento anual dos galhos é de 5 a 8 cm. A variedade é resistente a baixas temperaturas.
Importante! Os abetos devem ser plantados no chão, juntamente com o solo com o qual chegaram do viveiro. Ele contém um fungo, micorriza, que é um simbionte de coníferas e necessário para o desenvolvimento de seu sistema radicular.
Cresce bem em uma área ensolarada. Precisa de solo fértil, úmido e bem drenado, mas também pode lidar com solos mais pobres. Blue Trinket é uma variedade ideal para médias e grandes parcelas de jardins. A árvore será um elemento de destaque em um arranjo floral colorido.
Características da classe:
- coroa: cônico, expandido;
- agulhas: azul
- sistema raiz: pequeno, largo;
- iluminação: sol, sombra parcial, sombra;
- solo: moderadamente rico em nutrientes, úmido o suficiente;
- acidez: pH 5,0-6,5;
- cobertura superior: 2 vezes por ano; no final de abril e meados de julho com uma composição balanceada de fertilizante;
- irrigação: precisa ser realizado até as geadas para evitar a secagem de agulhas curtas;
- características: os galhos podem quebrar sob o peso da neve; portanto, ela precisa ser varrida; em fevereiro, feche as mudas com ramos de abeto para evitar queimaduras solares.
Brynek
A variedade Brynek é uma bucha esférica extremamente compacta, com agulhas de aço azul espessas e extremamente pontiagudas e brotos espessos. A variedade foi obtida em Varsóvia (Polônia) em 1983 por Slavomir Marmot a partir das sementes do abeto azul Glauka. O criador acredita que as mudas resultantes são uma mutação genética da planta-mãe.
Após 10 anos de crescimento, atingirá uma altura de 35 a 40 cm, pois seu crescimento anual é de apenas 2,5 a 3,5 cm por ano. A altura e largura máximas possíveis serão de 1 me 0,8 m, respectivamente. A cor única e o tamanho pequeno fazem da Brinek um candidato digno para o cultivo de coníferas em sua coleção.
Características da planta:
- cor: azul
- forma de crescimento: bola;
- tamanho: anão;
- resistência ao gelo: 3ª zona, temperaturas de -34,4 ° C a -40 ° C;
- iluminação: o sol;
- solo: moderadamente rico em nutrientes, umidade média;
- irrigação: regular.
Lágrimas de rubi
A variedade Ruby Teardrops é uma das mais modernas árvores de abeto azul. Seus muitos cones recém-nascidos têm uma cor vermelha ou roxa brilhante, criando um contraste com agulhas azuis. E você pode aproveitar essa sombra por até quatro semanas e ainda mais em clima frio. À medida que envelhecem, tornam-se cáqui e depois tradicionalmente marrons.
A forma geral do mato é agachada e irregular. Com 3 anos de idade - esférico. O crescimento anual dos galhos de Rabi Tidrops é de 5 a 10 cm e, no período de maturação total, o abeto atinge uma altura de 1 M. A variedade foi obtida em 2000 pelo viveiro da Fisher Farms de Oregon (EUA). Publicado em catálogos desde 2010. Em 2013–2016, foi apresentado a colecionadores dos EUA no programa Árvore Conífera do Ano.
Características da classe:
- coroa: até 1 m;
- cor das agulhas: azul
- tamanho: anão;
- resistência ao gelo: 4ª - 8ª zona;
- iluminação: o sol;
- solo: moderadamente fértil, umidade média;
- irrigação: regular.
Niemetz
A variedade Niemetz é outra variedade moderna de abeto azul. Suas agulhas de aço são perfeitamente sombreadas pelo crescimento da nova estação em uma cor branca cremosa brilhante. Você pode admirar essa magnificência por cerca de três semanas. Então o matiz começará a mudar, gradualmente se fundindo com as agulhas azuis do ano anterior.
A árvore tem uma forma cônica. É caracterizada por uma taxa média de crescimento. Em 10 anos atingirá uma altura de cerca de 1 me uma largura de 70 cm, ideal para composições únicas em áreas ensolaradas.
Principais recursos:
- forma de crescimento: cone;
- tamanho: anão;
- resistência ao gelo: 3ª - 7ª zona;
- iluminação: área ensolarada;
- solo: fértil com umidade moderada e boa drenagem;
- irrigação: semanalmente.
Aterragem
Em áreas com clima ameno, o abeto azul pode ser plantado quase o ano todo. Mas se as temperaturas do inverno caírem abaixo de -30 ° C, eles planejam pousar em setembro ou março. É necessário que, neste momento, o ar permaneça quente o suficiente (+ 10 ° C) e não haja previsão de geadas por pelo menos mais 6 semanas. A árvore deve estar em repouso para que o abeto possa formar raízes sem se distrair com o desenvolvimento e a manutenção da copa.
Importante! O plantio tardio está repleto de lesões devido ao fato de as raízes não serem suficientemente desenvolvidas. Isso pode levar à perda de parte das agulhas.
Observe também que algumas variedades vêm do viveiro em um recipiente. Estas são plantas que cresceram no solo e foram instaladas em um recipiente para transferência ou aquelas que originalmente crescem em uma panela. A primeira precisa ser plantada no solo o mais rápido possível, juntamente com todo o solo que está nas raízes. E o segundo pode simplesmente ser trazido para a sala antes da formação de condições ideais para o plantio na rua.
Para o pouso, você precisará de:
- pá;
- um balde;
- turfa molhada ou estopa;
- Tesouras de jardim com arestas de corte estéreis.
O plantio comeu:
- Escolha um dia frio e nublado e saia de manhã cedo.
- Retire a embalagem das raízes. Coloque a árvore na água por 10 minutos ou envolva-a em uma estopa molhada. Se as raízes estiverem muito secas, mergulhe-as em água pura durante a noite. Você também pode adicionar "Kornevin" a ele para estimular o desenvolvimento das raízes.
- Cavar um buraco duas vezes a largura do sistema radicular das mudas. Deve ser profundo o suficiente para que as raízes não precisem ser dobradas.
- Forme um cone de solo no centro do poço. Ele deve ser alto.
- Retire a árvore da água ou serapilheira. Remova as raízes danificadas.
- Instale um abeto no cone de terra para que as raízes desçam uniformemente ao longo de suas faces.
- Comece a encher o buraco enquanto compacta o solo para garantir um bom contato com o sistema radicular.
- Quando 3/4 de enchimento, regue abundantemente o abeto.
- Adicione o solo para que o colo da raiz da árvore fique no mesmo nível do viveiro.
- Dos resíduos do solo, despeje uma muralha de terra baixa em torno da zona radicular, formando uma piscina para irrigação.
A uma distância de 1 a 1,2 m da árvore, coloque duas estacas e amarre-as com uma corda para que o abeto fique entre elas. Ela precisa de apoio até se enraizar. Mas você não pode tricotar as montagens na própria árvore, pois pode quebrar o tronco.
Importante! Regue as mudas apenas quando os 6 cm superiores do solo estiverem secos. As raízes encharcadas não absorvem os nutrientes do solo.
Recursos de Cuidados
Abeto azul cresce ativamente no jardim ensolarado, mas algumas variedades podem crescer em sombra parcial. Depois de plantar uma árvore, você precisa regá-la uma vez por semana. É melhor se a rega ocorrer 1 vez, mas profunda do que regar uma árvore 2 vezes por semana, mas não muito profunda. Embora os abetos gostem de solo úmido, eles também são tolerantes à seca, portanto, para evitar a rápida evaporação da umidade, basta polvilhar a zona das raízes com cobertura morta. Isso pode ser lascas de madeira, serragem, agulhas e outros materiais.Essa camada protege o solo da compactação, fornece oxigênio, protege as raízes do superaquecimento e evita o crescimento de ervas daninhas. O abeto vermelho é despretensioso para os alimentos. Mas uma vez por ano na primavera, ele precisa ser alimentado. Faça pequenos furos no solo e despeje fertilizante granulado equilibrado na composição (nitrogênio, fósforo e potássio devem ser tomados em partes iguais). Adicione água. Você também pode substituí-los por 5 kg de composto trazidos para cada árvore. Quanto às pragas, o mais grave para o abeto é o ácaro da aranha.
Se você notar agulhas ou teias de aranha amarelas, trate a árvore com um spray inseticida. Os insetos restantes causam danos mínimos. A popularidade dos abetos vermelhos azuis não só não diminui, mas também cresce a cada ano; portanto, escolhendo uma árvore para o plantio, concentre-se no formato de sua copa e nas necessidades de sua paisagem. Com um pouco de cuidado, o abeto certamente o deliciará com sua bela aparência, não apenas no inverno, mas também no verão.