Quando se trata de floricultura em ambiente interno, muitas pessoas preferem cultivar plantas fáceis de cuidar. Ariocarpus (Ariocarpus) não pode ser chamado de muito fácil de cuidar. É cultivada devido à sua aparência incomum, bela floração e compacidade. As características do cultivo de cactos sem espinhos serão discutidas nesta revisão.
Ariocarpus: descrição da planta
Ariocarpus pertence à família dos cactos. A pátria da planta está no território dos EUA e do México modernos. Este é um dos cactos mais incomuns e atraentes. Em algumas de suas espécies, os caules crescem quase no nível do solo. São achatadas, de forma triangular, de cor verde-acinzentada, ligeiramente espessadas. Nas extremidades das hastes existem "espinhos espinhosos" rudimentares. Com exceção dos primeiros meses de crescimento, as plantas maduras não têm espinhos.
O sistema radicular se assemelha a uma pera ou nabo com raízes filiformes periféricas adicionais. A raiz desta planta suculenta é de cerca de 80% do seu tamanho. Todos os tipos de ariocarpo são compactos. O maior deles cresce até 7 cm de altura e até 25 cm de diâmetro. O restante dos tamanhos é mais modesto. Em forma, a planta se aproxima de um hemisfério ou forma esférica.
Na idade adulta, o ariocarpus permanece uma planta única, mas algumas espécies podem produzir clones ou compactar clusters adicionais de várias hastes. Devido ao crescimento muito baixo e à cor quase cinzenta das hastes, a maioria dos ariocarpos está bem mascarada no habitat. Eles são quase impossíveis de detectar se a planta está florescendo.
As flores são a decoração principal de um cacto. Eles podem ser brancos, amarelos ou vermelhos. Diâmetro - até 5 cm A floração ocorre no início do outono - setembro ou outubro. Algumas espécies florescem em novembro. A duração da floração é de apenas alguns dias. A flor desbotada forma um pequeno fruto redondo verde com um diâmetro de 5 a 20 mm. Dentro da fruta são pequenas sementes. À medida que amadurece, a fruta se rompe e as sementes caem no chão.
Você sabe A parte superior do ariocarpo pode ter uma pelagem espessa, semelhante à lã. Ele foi projetado para proteger o cacto do sol escaldante, do ressecamento e de outros fatores ambientais estressantes.
No total, são conhecidas mais de 10 espécies desses cactos interessantes.
Características dos principais:
- Agave de Ariocarpus - uma planta com uma pequena roseta verde suculenta, com hastes de cor marrom-esverdeada, com até 6 cm de comprimento e 8 cm de diâmetro, à medida que cresce, a parte inferior do tronco gradualmente se alinha. Em forma, assemelha-se a uma estrela com raios espessados direcionados em diferentes direções do eixo central. A floração é possível entre os 5 e os 8 anos de idade. A flor de uma cor rosa escuro (roxo) atinge um diâmetro de 3-4 cm, de forma semelhante a um sino. Cresce em colinas rochosas de calcário e planícies aluviais. É considerado quase extinto devido ao excesso de pessoas, ao desenvolvimento da agricultura e à ingestão de animais de criação.
- Ariocarpus brusco - uma das maiores espécies (diâmetro - 10-12 cm). Ele precisará de 10 anos antes de atingir a idade de florescer. Suas características distintivas: baixo crescimento, pubescência de feltro bege, papilas arredondadas de forma piramidal e várias flores grandes de até 4 cm de diâmetro Flores em pétalas brancas ou rosa claro. Ele também é o mais fácil de cuidar de todos os ariocarpos.
- Ariocarpus de craqueamento - um cacto de um tom cinza-esverdeado. É único, pois é perfeitamente mascarado no deserto e não é perceptível até que comece a florescer. A forma se assemelha a um localizador de pequenas pedras de calcário. Pode ser enxertado em um tronco de outra espécie para acelerar o crescimento. Usado pelos xamãs nativos americanos para alcançar um estado alterado de consciência. Quase não precisa de água e fertilizantes, mas requer boa iluminação. A floração começa aos 10 anos e cai em outubro.
- Ariocarpus Kotzebue - Uma planta com uma roseta plana em forma de estrela. Normalmente, sua altura não excede 2 a 5 cm acima do solo. Sobe na forma de vários tubérculos triangulares verdes. Cactus é coberto com coroa de feltro. Floresce em flores roxas de 2,5 a 5 cm de diâmetro desde meados de setembro.
- Ariocarpus triangular é o maior deste grupo. O diâmetro do trigônio chega a 30 cm e a uma altura de 25. A forma esférica do caule é de cor verde-amarelada, coberta por tubérculos triangulares de folhas longas, acentuados nos picos. O cacto é único em sua variabilidade na forma e no tamanho dos tubérculos, por isso é o proprietário de vários nomes, embora não sejam nada além de formas ou fenótipos locais. O brilho acetinado de flores creme ou amareladas é outra característica da espécie. O diâmetro da flor é de 3-5 cm e a floração começa em novembro ou dezembro.
Plantar e colocar plantas na sala
Na natureza, o ariocarpus cresce em áreas rochosas com a presença de maciços de calcário; portanto, o calcário é um pré-requisito para um bom desenvolvimento. Fragmentos de calcário são misturados com areia sólida e solo argiloso. Há pouco solo entre as pedras, e isso fornece uma saída rápida de umidade das raízes da planta.
O material também fornece cálcio à planta devido à sua dissolução em água e aos efeitos de fertilizantes nitrogenados. Os solos calcários têm baixa acidez (pH 7,0). Se o seu solo for muito ácido, aplique dolomita em vez de calcário comum. Consiste em carbonatos de magnésio e cálcio, reduz a acidez e fornece cálcio e magnésio à planta.Importante! Durante uma seca severa, a parte aérea do ariocarpo pode encolher e se tornar mofada, mas subsequentemente regredir devido ao fato de a raiz permanecer viva.
Recomendações para aterrissar ariocarpus:
- Você pode comprar sementes em uma loja ou coletar de uma caixa de sementes depois de florescer sua planta.
- Se você estiver coletando um turno do seu cacto, a caixa de sementes deve ser removida antes que seque e as sementes caiam no chão.
- Plante as sementes em uma mistura suculenta. Pode consistir em composto, perlita e areia em partes iguais. Recomenda-se que qualquer solo seja calcinado no forno a alta temperatura, a fim de destruir pragas e fitopatógenos.
- Feche as sementes com profundidade não superior a 1 cm ou espalhe na superfície, umedeça e polvilhe com areia.
- Cubra o recipiente com sementes com filme plástico para criar um microclima que acelere a germinação em algumas semanas.
Após a germinação, coloque a panela no parapeito da janela ensolarada ocidental ou oriental. A luz solar não deve ser intensa e constante. Algumas horas por dia de boa iluminação são suficientes. Pendurar panelas sob um dossel sombreado também é um ótimo lugar para suculentas tropicais.Importante! As sementes de algumas variedades podem germinar por mais de um mês, portanto, não se apresse em jogar fora o solo com material de plantio.
Que tipo de iluminação é necessária para a planta
As plantas precisam de uma luz muito brilhante para um ótimo crescimento e desenvolvimento. Mas não o exponha à luz solar direta. A iluminação intensa pode causar queimaduras solares.
Ariocarpus é melhor cultivado:
- em uma estufa muito brilhante;
- em recipientes ao ar livre sob a luz do sol.
Com um bom sistema de drenagem, as plantas podem tolerar facilmente até chuvas, embora seja aconselhável instalar telas para proteção contra granizo. Os cactos, que estão constantemente na sala, sofrem com a falta de luz solar e temperatura do ar. Nesse caso, eles crescem muito mais lentamente e não florescem.
Requisitos de temperatura e umidade
Temperatura aceitável do ar - +20 ... + 26 ° C Durante a estação de crescimento, deve ser maior do que no resto do tempo. As suculentas precisam de umidade muito baixa. Na primavera e no verão, o ariocarpo requer boa ventilação, mas sem correntes de ar.
Qual deve ser o substrato para o plantio
A mistura para vasos de plantas suculentas deve estar solta, permeável ao ar e suficientemente drenada. Para fazer isso, misture em partes iguais o solo do jardim, composto, perlita, fibra de coco ou serragem.
O objetivo dos componentes individuais:
- terra do jardim - esta é a base do solo da mistura;
- compostagem - componente nutricional;
- fibra de coco - um elemento estrutural que impede a compactação do solo;
- perlita fornece friabilidade e acesso de oxigênio ao solo.
Como cuidar de um ariocarpo
Para que as plantas se desenvolvam bem, elas recriam seu habitat natural - os desertos mexicanos. Eles crescem bem com muita luz, boa drenagem, alta temperatura e baixa umidade.
Características da rega
Existe um equívoco comum de que as suculentas precisam de muito pouca água. Mas isso não é verdade. Apesar da possibilidade de acúmulo de umidade nas hastes, com rega insuficiente eles sobreviverão, mas não se desenvolverão e prosperarão.
Como o ariocarpus tem raízes tuberosas muito grandes, todas as suas espécies são sensíveis ao excesso de umidade. Isso pode causar cáries e morte das raízes se o cacto não tiver um bom sistema de drenagem.
Molhe o solo enquanto o solo seca com água morna. É aconselhável usar a água da chuva para irrigação. Isso se deve ao fato de que os metais pesados contidos na água dura podem se acumular no solo e se manifestar como placas nas paredes da panela e na própria planta. Além disso, esses minerais interferem na absorção de nutrientes pelo ariocarpo.Você sabe Ariocarpus secreta muco espesso, que os povos indígenas da América usavam como cola.
Fertilizando e fertilizando a flor
Em habitats naturais, o ariocarpo recebe fertilizantes das águas pluviais. Os chuveiros são acompanhados por tempestades. O raio oxida parte do nitrogênio atmosférico, que é alimentado no solo junto com uma corrente de água. A quantidade de nitrogênio que entra no solo pode ser significativa, mas a planta absorve apenas parte dele. E o cacto obterá a outra parte do ar poluído, portanto sua tarefa é fornecer fertilizantes com baixo teor de nitrogênio.
A composição também contém potássio e fósforo. Você precisa alimentar a planta uma vez por mês, da primavera a novembro. Os fertilizantes mais eficazes para as suculentas são o humato de sódio e os ácidos húmicos obtidos a partir de turfa e silte. Os medicamentos são liberados na forma de grânulos e concentrados líquidos. Use o fertilizante estritamente de acordo com as instruções na embalagem.
Substâncias que devem fazer parte de fertilizantes:
- nitrogênio - para aumentar o crescimento;
- potássio - para aumentar a resistência a doenças e bom desenvolvimento;
- fósforo - para formação de raízes e estimulação da floração;
- cálcio - necessário durante a brotação e o amadurecimento das sementes.
Poda de plantas
É aconselhável considerar a poda suculenta de duas perspectivas: moldagem e poda durante o transplante.
Apare as hastes de um ariocarpo para:
- remova os espigões;
- reparar danos causados por doenças, danos acidentais.
Ao transplantar, ocorre a poda das raízes. Seu objetivo é estimular o crescimento do sistema radicular, reduzindo o risco de deterioração da parte subterrânea da planta. Para fazer isso, as raízes são aparadas com uma faca estéril, depois polvilhadas com cinzas e secas por vários dias antes de retornar a planta à panela.
Mas este método tem muitos oponentes. Muitos jardineiros acreditam que esse procedimento aumenta o risco de infecção por fitopatógenos, e seus benefícios são extremamente duvidosos. Podar a flor após a floração e secar a planta sob a lâmpada por 5 a 10 dias para evitar infecção por podridão ou outros fitopatógenos.
Você sabe Algumas espécies de ariocarpus (Ariocarpus retusus e A. Scapharostrus), presumivelmente, não estão florescendo, embora tenham todas as outras características dos cactos.
Regras para transplante de Ariocarpus
O solo em que o ariocarpus cresce, após algum tempo, torna-se pobre em nutrientes, mais denso; portanto, na primavera, recomenda-se o transplante da planta.
Instruções de transplante:
- Regue o cacto liberalmente para que a água flua.
- Incline a panela sobre uma folha de papel e remova cuidadosamente a planta.
- Bata no solo antigo com um pau para não danificar as raízes.
- Coloque a drenagem (seixos, cascalho, cacos de cerâmica) em uma panela nova.
- Coloque uma camada de mistura em vaso sobre a drenagem.
- Plante um ariocarpo.
- Encha o restante da panela com a mistura do solo.
Não regue a planta por vários dias para evitar o apodrecimento das raízes danificadas. Lembre-se de que, ao transplantar, o habitat natural da planta é simplesmente recriado: solo pedregoso e abundância de calor e luz.
Como salvar um ariocarpus no inverno
No inverno, o ariocarpo está em repouso. A temperatura do ar na sala não deve ser inferior a + 10 ° C. A rega é reduzida ao mínimo. Nesse caso, você deve se concentrar em solo seco.
Alguns jardineiros não regam o ariocarpus nos meses de inverno. Mas, na ausência de rega, a raiz do pescoço entra em colapso, seguida por rachaduras, que podem causar doenças e morte da planta. Existe também uma técnica para uma diminuição gradual da rega e um aumento gradual semelhante na primavera com o início da estação de crescimento.
Criação de Ariocarpus
A planta pode ser propagada por sementes formadas após a floração. Para o cultivo, você precisará de uma pequena panela ou recipiente, solo feito de areia e turfa ou terra, drenagem de seixos, calcário e cerâmica.
Instruções de reprodução:
- Prepare o solo e a drenagem.
- Umedeça o solo.
- Encha a panela com uma camada de drenagem e depois misture o solo.
- Polvilhe as sementes no chão e cubra-as com uma fina camada de areia grossa.
- Pulverize o solo com uma pistola de pintura.
- Cubra a mini-estufa com papel alumínio e coloque-o em um parapeito ensolarado da janela.
- Se houver condensação no filme, ele é periodicamente ligeiramente aberto para reduzir a umidade e evitar mofo.
Você sabe O termo "cacto" tem uma origem grega antiga. Pela primeira vez, a palavra κάκτος foi usada por Theophrastus, o sucessor de Aristóteles. Ele designou por essa palavra uma certa planta de picada. Como os cactos não cresceram na Grécia, os cientistas não sabem que tipo de planta era.
Doenças de plantas e pragas
O cultivo de um ariocarpo não requer muito esforço por parte do cultivador. Com iluminação suficiente, solo bem drenado e rega adequada, os cactos crescerão e se desenvolverão bem. No entanto, as doenças podem afetar qualquer planta.
A doença mais comum é a podridão radicular associada a um regime de umidade inadequado. Os cactos estão podres porque estão cheios de água e de tecido carnoso das plantas. A podridão se espalha de baixo para cima. É possível que a raiz já tenha se deteriorado, mas você não notará isso na parte aérea. Exceto que as suculentas em decomposição têm um odor desagradável.
Se você encontrar podridão, corte todas as partes podres com uma faca estéril. A parte saudável restante deve ser verde-clara, dura como uma maçã e não ter manchas descoloridas. Se forem, você precisará continuar cortando. Se o tecido não estiver completamente limpo, a planta será jogada fora.
Quando o cacto amadurece, as partes inferiores ou a base da planta mudam de verde suave para uma aparência dura, marrom e parecida com casca. Esse endurecimento é um sinal de envelhecimento natural e não é uma doença. Mas se as manchas aparecerem na lateral ou na parte superior, é uma queimadura solar e a planta precisa ser removida da luz solar direta.
Se você começar a cultivar ariocarpus, cuide da drenagem, da água e da umidade adequadas. E sempre se concentre no habitat natural desta suculenta. Nesse caso, você definitivamente poderá cultivar uma bela planta de casa que irá deliciá-lo com a floração anual.Você sabe O cacto mais alto cultivado como planta de casa atingiu 33,5 m de altura e é cultivado no Dentists College em Dharvada, Karnataka, Índia.O registro foi gravado pelo Guinness Book of Records em julho de 2015. Ao mesmo tempo, o próprio cacto foi plantado em agosto de 2002.