Abeto espinhoso também é chamado de prata ou azul. Na botânica, Picea pungens é classificada como uma espécie do gênero Spruce da família Pine. Esta conífera é considerada bastante despretensiosa e é usada como um elemento do projeto paisagístico em cabanas de verão e no ambiente urbano. Características distintivas do abeto azul: menor suscetibilidade a doenças e pragas (em comparação com o abeto comum) e excelente resistência a gases da coroa. O artigo oferece para se familiarizar com as variedades mais populares desta planta.
Ver descrição
Esta espécie conífera vem da América do Norte, onde no ambiente natural cresce nos vales dos rios e lagos a uma altitude de até 3.000 m. Prefere abetos prateados a solos bem úmidos - argilosos ou arenosos. A altura da árvore atinge 40 m, a largura é 10 m e a idade máxima é de um século. Agulhas azuis ou prateadas são características desta espécie.. A forma da coroa pode ser qualquer - e piramidal, esférica e cônica. A espécie em questão é comumente aceita na botânica para ser caracterizada por cores como: glauca (azulada), coerulea (azul) e argentea (prata).
A árvore cresce lentamente, mas depois dos dez anos de idade começa a se esticar mais rápido. Pode ser aparado, o que contribui para a formação da coroa a pedido do jardineiro. As agulhas são tetraédricas, mas podem ser planas. Cones de abeto amadurecendo no outono, do mesmo sexo (os machos crescem em grupos). As cores podem ser diferentes: com um toque de vermelho, roxo, na idade adulta - marrom claro. A resina escorre pela casca cinza-acastanhada ao longo do tronco.
Você sabe A maioria dos cones de abeto vermelho azul pode permanecer na árvore até o outono do próximo ano, e as agulhas vivem de 4 a 9 anos.
Variedades populares de abeto vermelho espinhoso
As seguintes variedades de abeto vermelho azul são propostas para consideração no artigo:
- Glauca.
- Argentea.
- Azul Royal.
- Sonia.
- Compact Azul de Filip.
- Omega.
- Olhos azuis bebê.
As características comuns dessas espécies são as seguintes:
- resistência à poluição por poeira e gás;
- tonalidades de agulhas cinza-prata muito decorativas;
- a conformidade da coroa à poda;
- despretensão;
- simplicidade na partida (o plantio e outras ações nos primeiros anos de vida de uma árvore requerem uma abordagem especial).
As variedades diferem na altura do caule, forma e largura da coroa. Por exemplo, Sonia é uma cultivar polonesa rara, caracterizada por uma forma anã, crescimento lento, forma esférica e se torna mais espessa quando podada. Outras variedades comuns de seleção das espécies descritas são árvores bastante altas. O holandês "Philips Blue Compact", que tem uma forma estritamente piramidal, também pertence ao tamanho menor.
A altura das variedades não-anãs situa-se entre 5 e 30 metros, mas algumas árvores espinhosas crescem entre 40 e 45 m.. Árvores de tamanho e altura médios geralmente têm uma forma piramidal, e árvores pequenas, atrofiadas e de crescimento lento são esféricas e são especialmente convenientes na formação de uma coroa.
Importante! Abetos urbanos pontiagudos precisam ser irrigados com frequência e abundantemente com água - isso deve ajudar a árvore a lidar com poeira e gases nocivos.
Todas as variedades de abeto de prata são unidas pela despretensão, fotofilia e, claro, a cor das agulhas de coníferas: pode ser cinza, verde pálido, azul, prata. Tradicionalmente, as árvores jovens têm menos cobertura de cera das agulhas e, portanto, são verdes, e somente com a idade adquirem uma sombra característica da aparência botânica geral. Mas alguns representantes têm outras propriedades, por exemplo, "Sonya": as agulhas dessa variedade eram de um azul espinhoso e, com a idade, a copa da árvore fica verde.
Glauca
O grau de rápido crescimento "Glauka" (tem muitas variedades) é caracterizado por tais características:
- altura: 15-30 m;
- coroa: cônica, densa, diâmetro - até 8 m;
- casca: grossa, acastanhada;
- os cones masculinos são marrons e os femininos de vermelho a marrom (à medida que amadurecem);
- forma dos cones: cilíndricos, comprimento - até 10 cm;
- agulhas: azuis ou verdes, com até 3 cm de comprimento;
- uma característica distintiva das agulhas: é longa, nítida, sua cor pode mudar para quase branca (no inverno, as agulhas ficam verdes);
- taxa de crescimento das árvores: 30 cm de altura e 15 de largura;
- longo ciclo de vida da árvore Glauca (até 600 anos).
Argentea
O nome da variedade significa "prata". "Argentea" - uma árvore é alta (até 40 m), sua forma é cônica, os galhos estão localizados horizontalmente.
Confira a descrição da Argentea:
- a cor das agulhas é branca prateada;
- altura da árvore - média, 5 a 15 m, largura - 2 a 4 m;
- resistência ao inverno e tolerância à seca;
- forma da coroa - cone;
- uma árvore de dez anos de idade não é alta (2 m), com um diâmetro de até 1 metro;
- prefere rega moderada e luz solar.
Azul royal
O Royal Blue se distingue pelo fato de a cor das agulhas não mudar durante o inverno.
Principais recursos:
- altura - até 5 m;
- diâmetro - até 3 m;
- prefere o azul real ao sol, mas também cresce em sombra parcial;
- alta resistência ao gelo;
- forma da coroa - cone;
- densidade da coroa - abundante;
- as agulhas são azul-prateadas.
Você sabe A árvore de Natal também renova sua coroa: todo outono, uma árvore deixa cair um sexto das agulhas, mas na primavera uma nova cresce no lugar das agulhas caídas.
"Royal Blue" é ideal para jardins ornamentais, combinados com outras coníferas e espécies decíduas. A variedade tem todas as principais características da espécie. Como outras árvores, a árvore prefere a luz do sol, cresce bem em solo drenado e é despretensiosa.
Sonia
Essa variedade é rara e muito bonita. "Sonya" é um abeto anão, cresce lentamente, até as agulhas são curtas.
Sonia se distingue por tais características:
- o tamanho de um abeto vermelho adulto é de 0,7 m de altura e a mesma largura;
- o crescimento anual de agulhas é pequeno - até um máximo de 6 cm;
- a copa da árvore é assimétrica, em forma - uma ampla pirâmide;
- uma característica da variedade é a presença de 1 a 3 picos em uma árvore;
- o azul das agulhas com o refluxo "prateado";
- a preferência é solos leves;
- na sombra, "Sonya" perderá sua cor ao longo do tempo.
O compacto azul de Filip
O raro Philips Blue Compact holandês cresce até 2 metros, tem uma forma de coroa uniforme em forma de cone, alongada para cima ou para largura por baixo. A cor das agulhas Blue Compact da Filip é azul claro.
A variedade tem suas próprias características hortícolas distintas:
- ele ama solos ácidos;
- possui forte resistência ao gelo;
- cresce em locais ensolarados e com sombra parcial.
Omega
A variedade é um exemplo de um abeto vermelho ideal: uma forma piramidal simétrica regular de coroa distingue essa variedade com características visualmente atraentes de uma árvore. Omega pode ter até 15 metros de altura. As agulhas Omega são verde-azuladas. Ela é reta e rígida. O Spruce parece ótimo como o principal elemento de design do paisagismo e é usado em plantações de grupos em parques e praças da cidade.
Importante! Omega não tolera salinização do solo.
Recursos Omega:
- largura da coroa - até 5 m;
- resistência à seca e ao vento;
- alta resistência ao gelo;
- arranjo horizontal da coroa.
Omega é uma árvore de Natal quase perfeita. Mas você pode dar à coroa uma forma diferente - até a bola ou outra forma geométrica. Uma árvore desta variedade é capaz de crescer em vários tipos de solo: em ácidos e levemente alcalinos, em arenito e barro.
Olhos azuis bebê
Elegante e delicado abeto prateado, os Olhos Azuis com seu nome falam de si ("Olhos Azuis de uma Criança"). Esta é uma planta baixa, cresce lentamente, atingindo 4-5 m de comprimento, sua largura também é pequena - uma média de 2,5 m de diâmetro em um adulto representativo da variedade.
Principais recursos:
- formato da coroa - simétrica, piramidal;
- as agulhas são densas, curtas e espinhosas;
- a variedade se presta bem à poda;
- alta resistência à seca e ao gelo;
- preferência na luz solar;
- ao formar uma coroa, é capaz de manter a forma desejada.
- Ao escolher o solo de plantio, altas concentrações de sal devem ser evitadas no solo.
Características do plantio e cuidados
Se você não começou a plantar abetos azuis em suas hortas, preste atenção aos métodos básicos de cultivo e cuidado com esta espécie.
Você pode propagar uma beleza de coníferas prateada:
- por sementes;
- estacas;
- mudas.
A primeira maneira é a seguinte: as sementes são coletadas dos cones da variedade selecionada no inverno. Os solavancos devem ser mantidos aquecidos até a abertura total. Em seguida, você precisa coletar as sementes derramadas, colocá-las na areia molhada e refrigerar até a primavera. Com a chegada do calor, as sementes devem ser tratadas com uma solução de permanganato de potássio e plantadas em um solo composto de horta e turfa.
Não coloque sementes profundas - mais de 2 cm. Agora é importante realizar a rega abundante do solo. Árvores jovens germinadas devem ser plantadas em solo drenado de acordo com a distância, que no terceiro ano aumenta para 1 metro.
Para propagação por estacas brotos do topo da coroa são usados, que são cortados na primavera.
Os seguintes procedimentos são realizados:
- limpeza das agulhas do cabo;
- imersão em uma solução de permanganato de potássio.
Em seguida, você precisa cavar um buraco, fornecer drenagem, colocar um galho, polvilhar com terra e areia. É importante regar abundantemente as estacas. É útil cobri-lo, por exemplo, com estopa. Para o inverno - cubra com serragem.
Reprodução de mudas de abeto vermelho azul - uma maneira fácil e popular. Se você escolher esse método, uma árvore completa aparecerá em seu site muito em breve. Um ponto importante ao transplantar de um vaso estacionário "comprado": preste atenção à localização do colo da raiz e adere ao mesmo nível de localização no solo. Na primeira vez após o plantio, é importante fornecer sombreamento.
Requisitos de rega:
- espécimes jovens - frequentemente (todos os dias);
- a rega alterna com a pulverização da coroa;
- método - aspersão;
- a frequência pode ser aumentada (manhã e noite);
- a água deve estar quente.
Adubar abeto azul como este:
- somente com fertilizantes minerais;
- os primeiros cinco anos após o plantio;
- início da alimentação - conclusão do derretimento da neve;
- os nutrientes são despejados exclusivamente no círculo do tronco.
O corte exige uma menção separada. Obviamente, todos os galhos danificados e doentes são removidos. A formação da coroa deve ser realizada no verão - após o término do crescimento dos brotos. A poda do outono é perigosa pelo congelamento. Considera-se inadequado podar árvores com mais de sete anos.
Importante! Não é necessário curar artificialmente os galhos cortados do abeto azul - porque a resina da árvore é suficiente para "selar" as fatias.
Finalmente - informações sobre o inverno de abetos espinhosos. Abrigo exigente antes do início do tempo frio, árvores jovens e variedades de tamanho menor.
Tais eventos são realizados:
- os galhos são pressionados o mais próximo possível do tronco - para que não se quebrem sob o peso das calotas de neve;
- no lado ensolarado, a coroa é coberta com o tecido de algodão - isso ajudará a evitar queimaduras.
Você não precisa se preocupar com abetos espinhosos durante o inverno, porque todas as variedades são altamente resistentes ao gelo.
Agulhas de prata de abeto vermelho - uma decoração elegante de qualquer jardim, parque ou casa de verão. A despretensão do abeto azul permite o amplo uso de mudas de diferentes variedades para uso em projetos em diferentes direções. Árvores anãs, que crescem lentamente e podam facilmente, são ideais para jardins de rochas. Representantes esguios e médios da espécie, que se parecem com a árvore perfeita do Ano Novo, se encaixam sucintamente nas plantações de grupos e são usados como um elemento central de design nos jardins. O abeto não é apenas uma planta ornamental prática, purifica perfeitamente o ar e encanta os olhos com sua beleza.