Entre a enorme variedade de plantas de interior que podem ser compradas hoje em lojas de flores, talvez as mais despretensiosas e simples de manter sejam as suculentas. No entanto, se alguém achar as propriedades decorativas dos cactos comuns muito duvidosos, nessa categoria de flores tolerantes à seca e de fácil tratamento, você poderá encontrar espécimes muito mais brilhantes e mais interessantes, por exemplo, stapelia, que serão discutidos nesta revisão.
Descrição botânica da planta
Sob condições naturais, o estapelio cresce nas áreas montanhosas, florestais e de várzea da África (partes sul, sudoeste e raramente leste). Esta suculenta perene pertence à família Vetochnikovy, também chamada Andorinha ou Lastovnev. Acredita-se que o nome da planta em 1737 tenha sido dado por um médico e cientista natural da Suécia, Karl Linney, perpetuando o nome de seu colega holandês Johannes Bodeus van Stapel.
Como planta de casa, o stapelia é cultivado principalmente devido a flores incomuns e muito eficazes. Devido à sua forma e estrutura, as suculentas são às vezes chamadas popularmente de "Estrela da Ordem" ou "Flor Estelar Fofo".
No entanto, agradável com a beleza dos olhos, esta flor única é capaz de causar a reação exatamente oposta de outro órgão dos sentidos, a saber, o toque.
A descrição botânica da rampa de lançamento é apresentada na tabela:Você sabe O aroma dos estoques floridos se assemelha ao cheiro de carne ou peixe podre (como os ingleses dizem "peixe ruim"), que os principais polinizadores desta flor são moscas da carniça, voando para ela como abelhas no mel e até colocando ovos dentro de um copo de flor. Os cientistas acreditam que foi precisamente para atrair moscas africanas da família Calliphoridae que a planta desenvolveu um odor tão desagradável durante a evolução.
Tamanhos máximos | 100-600 mm |
Sistema raiz | Pequeno, pouco desenvolvido |
Os talos | Fortemente ramificado e numeroso, com brotações laterais rastejantes. Eles têm a forma de quatro, cinco ou hexágono, com dentes grandes localizados ao longo de cada costela. A estrutura das hastes é suculenta, carnuda, sem pubescência. A cor é verde, cinza-esverdeada ou verde-avermelhada. |
Folhas | Estão ausentes |
Inflorescência | Simples ou duplo, formado no pedicelo na base de um broto jovem, curvando-se para baixo |
Forma da flor | Estrela de cinco pontas ou sino de cinco pétalas com uma “coroa” subindo acima das pétalas. As pétalas geralmente têm a forma de um triângulo com um pico agudo |
Estrutura de cor | Liso ou pubescente, carnudo |
Tamanhos de cor | 5–300 mm |
Colorir flores | Vermelho escuro, marrom, amarelo-marrom, verde-amarelo, variegada |
As frutas | Até 200 mm de comprimento, forma de dois chifres, com um grande número de sementes aladas. Não comestível |
Espécies
Os cientistas conhecem mais de cem variedades de stapelia, mas entre as mais famosas e espetaculares, deve-se mencionar, em primeiro lugar, o seguinte:
- Stapelia asterias masson (Stapelia em forma de estrela) é uma planta baixa, de até 200 mm, com hastes verdes cobertas com pequenos dentes. Com uma grande quantidade de luz, as hastes podem adquirir um tom vermelho-púrpura. Flores de uma forma curvada em forma de estrela de cor vermelho escuro com manchas amarelas (perto da subespécie Stapelia asterias Masson var. Lucida, ou Stapelia são brilhantes, não há cor amarela na cor das flores), diferem na presença de longos cabelos brancos ao longo das bordas e vilosidades rosa no centro. Pétalas são um pouco dobradas. As dimensões da flor são bastante grandes - de 5 a 8 cm.
- Stapelia variegata (Stapelia variável, ou variegada) é uma variedade ainda menor de suculentas; em altura, pode chegar a 50-100 mm. As hastes são finas, na fatia têm a forma de um tetraedro com cantos arredondados. As flores são grandes, do mesmo tamanho que as de Stapelia asterias Masson, mas a cor é perdiz - ondulações negras sobre fundo marrom claro. Ao contrário da variedade anterior, em Stapelia variegata a flor é plana, mas não lisa, mas enrugada. Foi Stapelia variegata que aparentemente chegou pela primeira vez à Europa e começou a crescer como planta de casa e jardim. Isso aconteceu no começo do século XVII.
- Stapelia glanduliflora (Stapelia com flores de ferro) é uma planta perene relativamente curta, com hastes fortes em pé, alcançando 100-150 mm de altura e 30 mm de espessura. As bordas são claramente definidas, os dentes são pequenos e raros. Durante o período de floração, de 1 a 3 flores florescem com um diâmetro de até 50 mm. A coloração das flores é verde-amarela com perdiz rosa. Pétalas são cobertas com vilosidades transparentes no centro e brancas, mais longas ao longo das bordas. A forma das flores é em forma de estrela, plana.
- Stapelia grandiflora Masson, ou obscura, ou spectabilis (Stapelia é de flores grandes, ou Grandiflora) é uma das variedades mais populares da planta, valorizada pela quase completa ausência de um odor desagradável, além da capacidade de criar matas decorativas e exuberantes de estrutura aveludada de hastes, cobertas com dentículos dobrados e com uma bela cor vermelho esverdeado. Grandiflora forma uma ou duas enormes, de até 150-200 mm de diâmetro, flores roxas fortemente caídas na frente das pétalas e verde-azulado na parte de trás. As vilosidades são cinzentas, em algumas áreas levantadas, em outras pressionadas. Nos primeiros dias, as pétalas estão no mesmo plano e depois se dobram. No total, a floração dura de três a cinco dias.
- Stapelia gigantea (Stapelia gigantesco) é outra espécie cujo odor desagradável não é tão pronunciado. Em altura, as hastes podem atingir 200 mm, em espessura - até 30 mm. As flores são ainda maiores que as de Grandiflora, com até 350 mm de diâmetro. Em uma planta, um a dois botões são revelados. A cor das flores é amarelo limão, as pétalas estão profundamente dissecadas, dobradas para trás. A pubescência é forte, e as vilosidades vermelhas contrastantes no centro dão à flor um efeito decorativo especial. Cabelos brancos ao longo das bordas da flor.
- Stapelia hirsuta (Stapelia peluda) se distingue pela cor bege-violeta das flores e pela presença de manchas amarelas nas pétalas e uma borda vermelha escura. O tamanho das flores é bastante grande, com diâmetro de até 100 mm.
- Stapelia flavo-purpurea (Stapelia roxo-dourado) é um nativo de baixa suculência da Namíbia, não crescendo acima de 100 mm. As hastes são verdes com uma tonalidade vermelha, as flores estão localizadas na parte superior. Com tamanhos pequenos, de até 40 mm de diâmetro, podem ser abertas até três cores ao mesmo tempo. As pétalas têm uma estrutura suave e uma cor amarela brilhante (o interior às vezes é vermelho). A falta de pilosidade é compensada por rugas decorativas, que podem ser amarelas ou vermelhas. Uma característica distintiva da espécie é um aroma bastante tolerável, semelhante ao cheiro de cera.
- Stapelia mutabilis, Ela é negligente Tod ou fascata hort, na versão russa - Stapelia é mutável. Atinge uma altura de 150 mm, as hastes são diferenciadas por uma estrutura nua e dentes potentes dobrados para cima. As flores planas têm a principal cor verde-amarela, na qual faixas e manchas escuras são dispostas aleatoriamente. A “coroa” central é marrom contrastante, apontada para o final. Os tamanhos das flores são bastante grandes - até 70 mm de diâmetro. Stapelia mutabilis é um híbrido, mas não produzido artificialmente, mas natural.
Segundo alguns relatos, hoje existem cerca de 70 formas híbridas diferentes de rampa de lançamento.Importante! As plantas de interior mais comumente cultivadas não são variedades naturais de stapelia, mas seus híbridos, e para a reprodução, os criadores costumam usar Stapelia hirsuta e Stapelia grandiflora, devido à sua alta decoratividade e falta de um aroma característico.
Condições de cultivo da casa
Como todas as suculentas, a Ordem da Estrela precisa de muita luz e rega limitada. Mas, para garantir uma floração espetacular e longa, você precisa observar um certo número de condições.
Iluminação
Embora a rampa de lançamento deva ser atribuída a plantas fotófilas, a luz solar direta, especialmente ao meio-dia, pode ser prejudicial para ela e causar queimaduras, por isso é melhor colocar a flor perto das janelas voltadas para o oeste ou leste, ou, se a janela sul for selecionada para o vaso, quente os dias de verão usam persianas ou cortinas para sombrear.Os cultivadores de flores experientes também recomendam o uso de materiais de proteção contra luz para adaptar a flor à luz brilhante na primavera, depois que a planta estiver em repouso por um longo tempo e "perder o hábito" de longos "banhos de sol".
Airing
Para a maioria das plantas de interior, a ventilação regular é uma maneira de umidificar pelo menos levemente o ar da sala, o que se torna especialmente importante com o início da estação de aquecimento. Um "starflower fofo" geralmente não sofre de secura excessiva, mas reage muito bem ao ar. Além disso, esses procedimentos às vezes são necessários para enfraquecer o miasma, cuja aparência é acompanhada pelo florescimento dessa planta suculenta.
No verão, o vaso com a "Ordem da Estrela" pode ser colocado na varanda aberta ou mesmo levado para a rua. Ao contrário de muitas outras flores, o stapelia não tem medo de correntes de ar (não é surpreendente, porque essa flor cresce frequentemente nas montanhas, onde os ventos são bastante fortes).
Modo de temperatura
Stapelia é uma flor que adora calor e, no entanto, não devemos esquecer que não se aplica a plantas tropicais.
É um regime que deve ser considerado ideal para a rampa de passagem, mudando, é claro, os locais de inverno e verão.Você sabe Na África do Sul, sede da Ordem das Estrelas, o clima não é tão quente quanto parece. A temperatura média lá no inverno varia de + 18 ... + 27 ºC, enquanto no verão o termômetro mostra de +7 a +10 ºC.
Humidade do ar
As suculentas preferem o ar seco ao úmido, e a Ordem da Estrela não é exceção. Nem a pulverização nem o umedecimento adicional do stapelia não precisam, o que se compara favoravelmente com plantas de interior tropicais ou subtropicais, para as quais é muito difícil criar umidade adequada em um apartamento urbano. Além disso, esses procedimentos para a "Ordem da Estrela" são prejudiciais e podem levar ao desenvolvimento de várias infecções fúngicas, perda de decoratividade e falta de floração.
Como cuidar em casa
É fácil cuidar da "Estrela da ordem", você só precisa regar adequadamente a planta, evitar a depleção do solo e transplantar periodicamente a flor em um vaso maior.
Rega
As plantas suculentas raramente precisam ser regadas, e a regularidade desse procedimento depende diretamente da estação e da temperatura do ar.
Os pedaços de terra devem estar completamente secos durante os intervalos entre a irrigação. Para evitar que o sistema radicular decaia, durante a estação de crescimento (meados de fevereiro - meados de setembro), uma média de duas irrigações por mês é suficiente para a planta; em repouso (no resto do ano), esse valor deve ser reduzido em pelo menos metade.Importante! Quanto mais frio o ambiente, menos água deve ser.
Para regar, você deve usar água macia, cuja temperatura deve ser alguns graus mais quente que o ar na sala.
Todas as suculentas precisam ser regadas ao longo das bordas do vaso, impedindo que o solo se eroda nas raízes e também evitando que a umidade entre nas hastes e nas flores.
Top vestir
O Stapelia precisa ser alimentado com muita dosagem: um excesso de fertilizante para uma planta pode ser mais perigoso que a falta deles. Esses procedimentos devem ser realizados exclusivamente durante o período de crescimento ativo e não mais que duas vezes por mês.
Recomendamos que você se familiarize com os recursos do cultivo de outras plantas suculentas:Os floriculturas apresentam uma ampla variedade de fertilizantes complexos para suculentas, ótimos para o "Fluffy Starflower". Exemplos de tais drogas incluem:
- "Gilea" para cactos;
- "Estímulo" para cactos;
- FertiMix biohumus para cactos e outras suculentas;
- "Scotts Everis";
- Gato Planton;
- "Planton K";
- "Fertis NPK 4.3.8";
- "Arvi Fertis."
Transplante
Um grande número de hastes, que formam um stapelia, requer seu transplante periódico, caso contrário a planta deixará de florescer em um vaso apertado. Nos primeiros 3-4 anos de vida, a Ordem da Estrela deve ser transplantada a cada primavera, as plantas mais antigas podem ficar no mesmo vaso por 2-3 por três anos seguidos, mas depois disso a capacidade ainda precisa ser aumentada. Além disso, mesmo na ausência de um transplante, o solo superficial do vaso com o início da fase de crescimento ativo deve ser removido e substituído por fresco.
Para o sistema radicular superficial e fraco da Ordem da Estrela, não é necessário um vaso profundo, mas para que a planta cresça melhor, um vaso de flores com bordas largas é perfeito.Importante! Ao contrário de outras plantas de interior, ao transplantar uma rampa de lançamento, não basta transferi-la para uma nova panela com um pedaço de terra. Ao remover a flor do vaso, você deve remover os brotos centrais (localizados no meio do arbusto): como as flores da planta são formadas apenas em caules jovens, os antigos, retirando os sucos vitais, interferem na floração ativa.
Vídeo: Transplante de Stapeli
Vaso de flores preparado, pelo menos um terço deve ser preenchido com material de drenagem e só então encher o solo. A base do substrato para Stapelia deve ser a areia, que é misturada com duas partes de terra, e também iluminada, desinfetada e alimentada com uma pequena quantidade de carvão. Além disso, para desinfetar o substrato acabado, é necessário derramá-lo abundantemente com uma solução fraca de permanganato de potássio. É ainda mais fácil comprar uma mistura de solo para suculentas em uma loja de flores.
Depois de colocar a planta em uma panela nova sobre o coma de terra, adicione a camada necessária de solo e compacte-a bem para dar estabilidade à flor. A planta suculenta transplantada deve ser mantida sem rega por pelo menos três dias, para que o sistema radicular tenha tempo para ganhar uma posição.
Como propagar
A maneira mais fácil de propagar a "Estrela da Ordem" enraizando estacas, mas o método de semente também é adequado.
Estacas
Os brotos jovens são cortados de uma planta adulta com uma faca afiada, após o que polvilham imediatamente o corte (tanto nas estacas quanto na planta-mãe) com carvão picado para evitar o desenvolvimento de infecção. Os processos resultantes são secos por várias horas em local bem ventilado e enterrados em recipientes preparados (caixas, caixas, cassetes para mudas) cheios de uma mistura de areia e turfa.
Não é necessário cobrir as estacas com um filme, já que a umidade excessiva do ar para a planta suculenta dificulta mais do que ajuda. O enraizamento ocorre rapidamente, literalmente em 7 a 10 dias, se você colocar as caixas em um local quente e ensolarado.Depois que uma planta jovem inicia vários brotos, ela pode ser transplantada para um local permanente em um vaso individual com solo comum para cactos e depois de um ano e meio para esperar o aparecimento de flores.Importante! Colocar as mudas na água para criar raízes é um erro grave quando se trata de plantas suculentas.
Sementes
O método de propagação de estapélios é inconveniente, pois seus frutos amadurecem por muito tempo. Assim, a caixa que se forma no local da flor permanece verde por cerca de dez meses e somente depois começa a se transformar gradualmente em uma espécie de vagem, a amarela e a rachadura. Quando isso acontece, você precisa coletar as sementes e remover delas o cotão com o qual elas são cobertas.Em seguida, o material é decapado por imersão em uma solução fraca de permanganato de potássio e semeado com uma ligeira indentação em um substrato umedecido, consistindo de turfa e areia de rio misturada em proporções iguais.
Importante! Plantadas a partir das sementes de stapelia florescem não antes de dois ou três anos depois.
Para uma melhor germinação, os recipientes devem ser cobertos com um filme e colocados em um local claro, com temperatura do ar de + 20 ... + 25 ºC. Se o procedimento for realizado corretamente, quase todas as sementes produzem mudas. Brotos podem ser esperados em uma semana ou duas. Em seguida, o filme deve ser removido. O transplante de suculentas jovens em vasos individuais de até 100 ml de volume com o solo usual para uma flor é realizado quando a planta atinge 5 cm.Ao escolher o método de propagação da “Ordem da Estrela”, deve-se levar em consideração sua variedade: se estamos falando de formas de flores híbridas, várias plantas completamente diferentes podem crescer a partir das sementes, e nenhuma delas corresponde à mãe.
Dificuldades crescentes
Apesar do fato de a "Ordem da Estrela" se referir a suculentas despretensiosas, certos problemas com seu cultivo podem ocorrer. Na maioria dos casos, eles estão associados a cuidados inadequados, aos quais a planta responde a doenças ou falta de floração.
Não floresce
O principal objetivo do cultivo de uma planta africana é suas flores incomuns; portanto, se elas não aparecerem, isso não pode deixar de ser perturbado.Há vários motivos mais prováveis pelos quais esse problema ocorre:
- Violação da alternância de fases de desenvolvimento e descanso. Para todas as plantas de interior com flores, é importante garantir um bom descanso na estação fria e, com o aumento da luz do dia, elas estarão prontas para um crescimento intensivo e uma floração abundante. Durante o período de dormência, a flor deve ser colocada em um local mais fresco, para minimizar a rega e interromper a alimentação. Se essa condição for atendida, as flores do próximo verão certamente aparecerão.
- Umidade excessiva. As suculentas são capazes de armazenar água em seus próprios tecidos por um longo tempo, e é por isso que elas podem crescer em regiões áridas e podem ficar sem chuva por muito tempo. Isso significa que a pulverização e a rega pesada e frequente para essas flores não são naturais, e a ausência de floração é uma reação comum a condições adversas.
- Falta de luz. Como o local de nascimento da Ordem das Estrelas é ensolarado na África, esta planta não floresce na sombra e na penumbra. O amarelecimento das hastes e a falta de uma tonalidade vermelha na cor principal também podem indicar que os problemas das flores estão associados à iluminação insuficiente.
- Composição malsucedida do solo. Na natureza, o estapelo cresce em solos pedregosos e argilosos; portanto, se você o plantar em um substrato pesado com uma reação alcalina, a suculenta doerá, enquanto apenas as plantas saudáveis sempre florescem.
- Violação das regras de alimentação. A "Order Star" não tolera fertilização insuficiente e excessiva; além disso, se o desequilíbrio na aplicação de fertilizantes for direcionado para o componente de nitrogênio, isso estimulará o aumento do crescimento da haste em detrimento da brotação.
Doenças e Pragas
Entre outros problemas que o dono da Ordem da Estrela pode encontrar são:
- infecções fúngicas. Podemos falar sobre a podridão das raízes ou caules, que está associada ao excesso de umidade (no ar ou no solo) ou ao superaquecimento da planta. Em casos avançados, a flor pode se perder, por isso é importante tomar medidas a tempo: interrompa a rega ou a pulverização, aumente a temperatura do ar, transplante a flor para um recipiente com uma boa camada de drenagem, se necessário - trate-a com uma preparação fungicida sistêmica;
- queima nas hastes. Surgem da luz solar direta, são tratados com sombreamento e remoção de fragmentos danificados;
- estendendo-se, cor pálida das hastes. Geralmente devido ao solo empobrecido ou falta de luz;
- stunting. Pode ocorrer devido a um vaso muito apertado (deve ser transplantado) ou falta de fertilizante no substrato.
Quanto às pragas, elas raramente infectam estoques resistentes e despretensiosos.
Mas se a planta estiver doente devido a cuidados inadequados ou estiver próxima de outras flores internas infectadas, ela poderá ser atacada por parasitas como:
- ácaro;
- cochonilha;
- pulgões.
Se métodos alternativos não produzirem resultados, a flor deve ser tratada com um inseticida (para pulgões ou cochonilhas) ou acaricida (para um ácaro), ou melhor, um medicamento sistêmico.
Para esse fim, você pode usar, por exemplo, ferramentas como:
- Fitoverm;
- "Decis";
- Inta-Vir;
- "Fufanon";
- "Actellicus".
Presságios e superstição
Apesar do fato de que sinais especiais e superstições não estão relacionados à rampa de lançamento, a incrível combinação de flores magníficas e o fedor repugnante e, mais importante, a ingenuidade verdadeiramente diabólica demonstrada pela planta africana para atrair insetos polinizadores, não podem deixar de originar várias especulações e mistificações entre os amantes esotéricos.
Então, por exemplo, eles dizem que:Você sabe O grande escritor alemão I.V. Goethe, estando na Holanda e caminhando por um dos jardins botânicos locais, ficou tão impressionado com o desequilíbrio entre a aparência e o aroma da rampa que ele chamou essa suculenta a flor mais bonita e ao mesmo tempo a mais monstruosa do mundo.
- quanto mais flores se desenrolam na rampa de lançamento, mais energia negativa reina na casa (ou seja, a planta se sente o mais confortável possível em uma atmosfera sem sucesso do ponto de vista da compreensão e do amor mútuos);
- variedades variegadas da flor são bem adequadas para aqueles que costumam argumentar violentamente e entrar em conflito, defendendo intransigentemente sua opinião: com essa pessoa, a planta estabelece com sucesso a troca de energia propensa a contradições, como resultado da qual a flor e seu hospedeiro parecem nutrir-se com força vital;
- a falta de folhas nas suculentas ajuda a coibir pessoas excessivamente falantes, impulsivas e móveis que não sabem controlar suas emoções: ao lado da "Estrela da Ordem", essas famílias devem ficar mais calmas, a flor as preparará para uma contemplação silenciosa do mundo;
- A "estrela-do-mar fofa", não sendo disposta a barulho e diversão, tem a propriedade de enfrentar amigos e convidados em casa, embora isso não se aplique a pessoas realmente próximas;
- é muito útil colocar a rampa de acesso na sala onde mora o adolescente difícil, para evitar que cometa atos precipitados e caia em uma má companhia;
- a planta é um bom presente para quem gosta de ler muito; com esse proprietário, a "estrela da ordem" entrará facilmente em um estado de harmonia;
- as suculentas ajudam a obter sucesso na criatividade, fortalecem a vontade e sentem inspiração, além de se livrar de maus hábitos;
- stapelia aumenta a sexualidade - masculina e feminina, e também afeta positivamente a função reprodutiva.