Amplamente conhecida entre os jardineiros, uma planta de casa chamada Waller ou Waller bálsamo tem não apenas excelentes propriedades decorativas, mas também despretensiosidade nos cuidados e cultivo. Mesmo aqueles que recentemente decidiram se dedicar à floricultura de interior poderão cultivar mais de um exemplo desta flor maravilhosa sem problemas, principalmente depois de ler o nosso artigo.
Descrição e características das plantas de interior
Waller balsamine tem flores grandes e brilhantes, que podem ter uma variedade de cores, dependendo da variedade. Temos uma variedade muito popular de tentação, especialmente amostras decorativas com incríveis tons de laranja e rosa claro. O local de nascimento da flor são os trópicos africanos e asiáticos.
Você também pode ouvir os nomes populares desta planta - Spark, Roly wet, Impatiens. Não foi por acaso que a flor recebeu esse nome, porque sua cor brilhante queima como fogo, nas pontas das folhas da manhã você pode ver gotas de umidade e, com o menor toque, ela imediatamente deixa cair suas sementes.
Você sabe Na Alemanha, há a Catedral de Hildesheim, famosa pelo fato de que a mesma roseira cresce perto dela há mais de mil anos. É considerado o mato mais antigo do mundo.
Esta planta de casa tem as seguintes características:
- um sistema radicular poderoso, que geralmente é muito enrolado e pode até crescer através de orifícios de drenagem;
- o caule é suculento, mas bastante frágil, cresce até uma altura de 50 a 60 cm, galhos;
- as folhas são largas, ovais, pontiagudas, sua cor pode ser de verde claro a verde escuro, algumas variedades têm tons avermelhados, comprimento - 10-12 cm, largura - 5-7 cm;
- floração - quase o ano inteiro; são encontradas variedades de branco, vermelho, rosa, lilás, laranja, manchado e bicolor;
- existem variedades com flores únicas e coletadas em inflorescências, simples e duplas;
- após a floração, o fruto é formado na forma de uma cápsula oblonga, no interior existem 5 válvulas, nas quais mais de mil pequenas sementes amadurecem no futuro.
Condições de cultivo
Não é difícil cultivar bálsamo de Waller, mas ainda é importante saber de que condições uma flor precisa para que ela se desenvolva e encante você com um florescimento abundante, são as seguintes:
- Temperatura Esta flor de interior pertence a plantas que adoram o calor, por isso tolera temperaturas de +25 ... + 26 ° C com pulverização regular e entrada de ar fresco. A temperatura mínima que o bálsamo pode suportar é + 10 ° C.
- Iluminação A planta precisa de luz brilhante, então não haverá problemas com a floração, ela durará quase o ano todo.
- Rega. É realizado regularmente e sempre com água macia e defensiva. A rega deve ter muito cuidado para que a água não caia na parte verde da planta, caso contrário, poderá ocorrer deterioração.
- Umidade Para o bálsamo, é necessária uma umidade moderada do ar, somente uma umidade adicional no verão e no calor.
Importante! Ao colocar o bálsamo Waller na varanda ou na janela sul, certifique-se de usar sombreamento, caso contrário haverá queimaduras da luz solar direta.
Recursos de desembarque
Considere os pontos importantes ao plantar uma flor, cuja não observância pode causar problemas com o desenvolvimento e a decoratividade.
Seleção do pote
Ao escolher um recipiente para o plantio de bálsamo para ambiente interno, leve em consideração sua característica: a floração abundante ocorre em uma panela apertada. Alguns jardineiros plantam várias peças em uma panela, o que garante excelente floração e esplendor do mato.
Seleção e Processamento do Solo
Para plantar esta flor de interior, você precisa de uma mistura de solo leve e nutritiva, com uma acidez de 5,8 a 6,2 pH. Opções de solo já prontas para plantas com flores ou preparadas de forma independente.
Neste último caso, faça esta mistura:
- terreno de folha - 2 partes;
- turfa - 1 parte;
- húmus - 1 parte;
- areia - 1 parte.
Importante! Ao plantar bálsamo em uma panela, despeje uma camada de drenagem de pelo menos 5 cm, para evitar que a água fique estagnada.
Tecnologia de pouso
Ao plantar em um novo tanque, a primeira coisa que a planta é removida do antigo com muito cuidado, juntamente com o solo. Se possível, é melhor sacudir o chão e depois inspecionar as raízes. As raízes mais longas e emaranhadas devem ser cortadas com uma faca afiada e abaixá-las em cinzas trituradas. Em seguida, coloque rapidamente a flor em uma panela, cubra-a com terra e água moderadamente. Observe que a profundidade da planta deve ser mantida de forma que o local onde o caule vai para a raiz esteja a 1,5–2 cm acima do solo.
Crescer e cuidar de casa
Não menos importante do que os aspectos anteriores no cultivo dos bálsamos de Waller, é o cuidado adequado desta flor. Portanto, consideramos com mais detalhes como cuidar dessa planta de casa.
Fertilização e rega
O bálsamo de rega é realizado tendo em conta as seguintes regras:
- no verão - rega abundante, diariamente (de preferência de manhã ou à noite), a pulverização é adicionada ao calor forte;
- no outono - rega conforme necessário;
- o inverno (janeiro, fevereiro) é um período de descanso, portanto, regado uma vez por semana.
Importante! Cuidado com as folhas de bálsamo, elas sentem falta de umidade e começam a desaparecer. As medidas devem ser tomadas imediatamente, mas com cuidado. Não encha a flor muito abundantemente, por isso, as raízes podem apodrecer.
A fertilização desta flor de interior é necessária apenas durante o período de floração abundante, isto é, na primavera e no verão. Como cobertura, qualquer mistura complexa para plantas com flores é adequada, a frequência é uma vez a cada duas semanas, mas a dose indicada nas instruções é reduzida exatamente pela metade. Lembre-se de que os orgânicos não são usados para essas plantas, pois levam à podridão das raízes.
Você precisa de poda?
Normalmente, o bálsamo é transplantado anualmente na primavera. Depois disso, é melhor aparar o arbusto para que ele tenha uma aparência elegante e libere novos brotos laterais. Para fazer isso, os galhos mais longos são encurtados e os topos são comprimidos. Não descarte as fatias resultantes, mas use-as para propagação.
Você sabe O príncipe inglês Charles tem um pedaço de terra na ilha da Sicília, para o aluguel do qual recebe apenas uma flor de narciso por ano, o que indica a bondade e generosidade desse homem.
Propagação de sementes
Simplesmente cresça esta flor caseira a partir das sementes.
Comece em março e siga o seguinte plano:
- prepare uma caixa para mudas com uma mistura leve e respirável do solo, umedeça um pouco;
- espalhe as sementes na superfície, mantendo uma distância de 2-3 cm entre elas e esprema levemente;
- cubra a caixa com um filme e coloque-a onde estiver quente e leve;
- certifique-se de ventilar as mudas, regue conforme necessário;
- aguarde brotos em duas semanas;
- a colheita em vasos separados (com no máximo 10 cm de diâmetro) é feita quando duas folhas verdadeiras aparecem;
- aperte o topo após a sétima folha;
- se necessário, quando o arbusto cresce um pouco, é transplantado para um local permanente.
Vídeo: propagação de sementes de bálsamo Waller
Como é o período de floração?
O bálsamo de Waller floresce por um longo tempo - durante todo o verão e meses de outono, às vezes as amostras em flor podem nos agradar até o Ano Novo. É durante esse período que é necessário o máximo cuidado. Uma característica interessante é que, ao mesmo tempo, na planta é possível observar botões, flores desabrochando e murchas. Então a flor começa a descansar, que dura 2-3 meses - dezembro, janeiro, fevereiro.
Doenças e pragas do bálsamo
O bálsamo de Waller pode ser exposto a essas doenças e pragas:
- o excesso de rega pode levar à deterioração, é necessário lidar com ela imediatamente, extraindo do solo antigo e replantando para um novo;
- se uma placa adesiva branca for encontrada nas folhas, saiba que a flor foi afetada pelo oídio, trate-a com enxofre caloide ou Topázio;
- Entre as pragas, notamos pulgões e ácaros vermelhos, sabão e inseticidas (Aktara, Fitoverm, Aktellik) são usados para combatê-los.
Maravilhosa flor interna de bálsamo Waller pode ser vista em muitas casas de jardineiros e apenas nos amantes da flora doméstica. Afinal, ele não requer muito cuidado e atenção, e a variedade de variedades permitirá que todos escolham a instância que agrada a você e se encaixa com sucesso no interior da casa. Portanto, se antes desse período você não estava familiarizado com o bálsamo para ambiente interno, recomendamos que você preste atenção nele e aumente pelo menos um.