Violetas são consideradas plantas caprichosas. Um bom crescimento e floração a partir deles podem ser alcançados se você criar um certo microclima e cuidar adequadamente deles. A flor perde seu efeito decorativo devido à rega frequente e abundante e à secagem excessiva do solo, por isso é importante regá-la corretamente. Mais sobre esse processo em nosso material.
A importância de regar adequadamente as violetas
Quando cultivadas na natureza, as flores tomam água no processo de precipitação. Em condições de quarto, apenas uma pessoa pode entregá-lo.
A umidificação ao cultivar plantas desempenha várias funções:
- nutrir as raízes com nutrientes essenciais do solo e do ar, dissolvendo-os e entregando-os;
- participação na construção de células e tecidos;
- participação na síntese de orgânicos;
- proteção contra superaquecimento e superaquecimento.
No entanto, a água também pode prejudicar uma flor - provocar queimaduras, apodrecer. Para evitar problemas, é necessário aprender a regar adequadamente a planta.Você sabe Uma apaixonada fã de violetas foi a atriz francesa Sarah Bernhardt. Todos os seus vestidos e até o apartamento estavam saturados com o cheiro dessas flores, e em cada quarto havia sempre um buquê de violetas.
Quantas vezes e quantas vezes você precisa regar as violetas
Hidrate esta flor de interior com pouca frequência e moderação. O número recomendado de irrigações por semana é de 1-3 vezes. No entanto, cada proprietário das plantas controlará a frequência da irrigação. Um sinal de hidratação é um solo seco.
A frequência da rega dependerá de vários fatores:
- outros parâmetros do microclima interno: iluminação e umidade do ar;
- a composição do substrato no qual a violeta é plantada;
- o tamanho do sistema radicular;
- período de crescimento;
- material de panela.
Mais rega será necessária se a violeta for plantada no substrato leve e solto recomendado. Menos umidade precisará de uma flor cultivada em solo mais denso.
O modo de irrigação também será afetado pelo tamanho do sistema radicular. Se cresceu bem e encheu a panela inteira, absorve a umidade mais intensamente, o que significa que a terra secará mais rapidamente.
Durante a floração, a planta precisa de mais força e nutrientes, portanto, neste momento, a necessidade de água aumenta. Na fase de liberação das flores, você precisa regar a violeta com mais frequência e abundância.
Essas flores crescem igualmente bem em recipientes de plástico e cerâmica. Mas ao plantar no último - eles precisam ser regados com mais frequência, pois a umidade evapora da cerâmica mais rapidamente.Importante! Pulverizar o violeta não é recomendado. Para manter um alto nível de umidade, é necessário instalar um umidificador de ar, limpar as folhas com um pano úmido, colocar a panela em um palete com pedras molhadas ou argila expandida.
Quanto à quantidade de água necessária para um arbusto, também não pode haver recomendação geral. A quantidade de rega dependerá da frequência da umidade, da composição do substrato, da idade e do tamanho da planta.
Que água para regar
Para irrigação, use chuva, derreta, filtre ou decida por pelo menos 12 horas (de preferência 1-2 dias) de água à temperatura ambiente. É estritamente proibido regar plantas de interior com água fria e dura. Isso afeta negativamente sua condição e beleza e também diminui sua vida útil.
É possível molhar com água da torneira após a fervura. Como a maioria dos elementos valiosos desaparece após esse procedimento, é necessário adicionar vinagre (1 colher de chá / 1 l) ou ácido cítrico (5 cristais / 1 l). Recomenda-se que essa mistura seja regada no máximo uma vez em 30 dias.
Os principais métodos de rega
A violeta é regada de 4 maneiras:
- clássico (sob a raiz);
- inferior (no palete);
- pavio;
- método de imersão.
Considere cada um dos métodos em mais detalhes:
- Os cultivadores de flores experientes não recomendam a maneira clássica.. Na sua implementação, é necessário garantir que as gotas não entrem em contato com folhas e caules, pois isso é repleto de queimaduras e do aparecimento de podridão. Para regar, você precisa usar um regador com um nariz fino e curvo, permitindo derramar água diretamente sob a raiz. Uma seringa também é adequada, o que libera uma fina corrente de água. Outra desvantagem do método clássico é a dificuldade em controlar a quantidade de água derramada. É difícil para o proprietário entender se ele umedeceu suficientemente a planta e se foi inundada.
- Rega inferior é preferida para violetas. Com ela, a própria planta regula a quantidade de água necessária. É importante que, após 30 a 40 minutos após a rega, drene a água restante na panela para evitar a deterioração das raízes.
- O método perverso começou a ser usado para regar violetas recentemente. Acredita-se que, para essas flores, seja o melhor, pois permite fornecer a quantidade necessária de umidade diretamente nas raízes. Com este método, é impossível encher a planta. Além disso, ele leva a quantidade de água necessária no momento.
O significado da rega do pavio é que um cordão de materiais sintéticos é colocado no solo, na camada de drenagem, ao plantar uma planta. É passado através do orifício de drenagem e colocado em um anel, e depois coberto com terra. O pote é instalado na grade em um recipiente separado no qual a água é derramada e o pavio é abaixado. Nesse caso, a panela não deve entrar em contato com o líquido. Como tal, você pode usar um copo de plástico comum ou uma garrafa de plástico cortada, que é colocada ao lado da panela. Através do pavio, a umidade sobe constantemente para as raízes, nutre-as e distribui-as uniformemente no substrato.
Vídeo: plantando violetas sob irrigação por pavio
Esse método é muito conveniente se você planeja uma ausência de curto prazo do proprietário das violetas. Além disso, economiza o tempo necessário para cuidar da planta. A rega por mechas não é recomendada para plantas maduras que já crescem em uma panela com mais de 8 cm de diâmetro. Tais flores começam a crescer ativamente folhagem e param de florescer. Este método também não é adequado para o inverno e para variedades híbridas individuais de violetas.
- Rega por imersão implica que os vasos são imersos por 10 a 15 minutos em um grande tanque cheio de água morna e assentada. O tempo deve ser claramente controlado, para que não haja excesso de umidade. Ao mergulhar, é necessário garantir que a água não toque nos órgãos da planta. Este método é adequado para a temporada de verão.
Vídeo: mergulhando violetas mergulhando
Como regar violetas em casa
O regime de umidade varia de acordo com a época do ano e a fase do crescimento das flores.
Dependendo da estação
No verão, essa cultura interna precisa ser regada pela manhã, antes que o sol comece a brilhar fortemente e a umidade evapore rapidamente.
No inverno, a hidratação é recomendada durante o dia. É aconselhável fazer isso ao mesmo tempo. Se a planta cresce constantemente sob luz artificial, o tempo de irrigação não importa.
Se estiver muito quente lá fora e o solo secar rapidamente, a rega diária é permitida. No inverno, pode ser produzido dependendo da condição do solo, de 1 a 3 vezes por semana.
Após o transplante
Diretamente durante o transplante produza rega abundante. A umidade trazida neste momento é suficiente para 7-10 dias. A primeira rega após o transplante é feita após esse período. No futuro, geralmente regada - à medida que a camada superficial do solo seca.
Importante! Para violetas recém-transplantadas, a irrigação por pavio não é adequada. Eles precisam ter tempo para se adaptar por 3-4 semanas.
Durante a floração
O regime de rega é alterado quando a planta está se preparando para produzir brotos. O volume de água e a frequência de sua aplicação são aumentados para que a planta floresça por um longo tempo e abundantemente. A necessidade de regar pode ser determinada pela cor do solo: se estiver escuro, não vale a pena regá-lo, se estiver claro, é necessário umedecê-lo.
Para floração abundante, além de água, também são adicionados fertilizantes. Use iscas de raízes líquidas projetadas especificamente para violetas. A frequência de inscrição é de 1 a 2 vezes por mês, de abril a outubro.
Por que adicionar permanganato de potássio à água
Entre as dicas sobre como cuidar de violetas, a recomendação para adicionar uma solução fraca de permanganato de potássio (rosa) à água é menos comum. Este procedimento é realizado para evitar o desenvolvimento de doenças graves e a invasão de insetos nocivos, além de nutrição adicional.
O que fazer se as violetas forem inundadas
Se for notado a tempo que o solo no vaso está encharcado e a flor apenas começou a murchar, é necessário remover o caroço do solo e secá-lo completamente. No futuro, você precisará escolher o modo de rega apropriado para a flor.
Com uma baía forte, a planta deve ser transplantada. Se as raízes já começaram a apodrecer, então a flor pode ser salva cultivando seu "bebê" a partir das mudas.
Existem mais duas maneiras de ressuscitar flores cheias:Você sabe Um morador de Odessa (Ucrânia) colecionou em seu apartamento a maior coleção de violetas da Europa - 3,5 mil variedades, incluindo as cultivadas por astronautas em órbita. O jardineiro leva 800 litros de água por semana para regar todas as amostras e gasta de 30 a 40 em iluminação.$ por mês.
- Despeje com uma solução de ácido succínico (0,02%);
- Despeje a vitamina B12 líquida (1 ampola / 1 litro de água).
Sinais de rega inadequada
Se a planta não tiver umidade, notificará o proprietário das alterações na aparência:
- Há manchas nas folhas, as raízes morrem. Isso ocorre com umidade e acidificação excessivas do solo, devido às quais os nutrientes não conseguem alcançar as raízes.
- Ponto de podridão. Esta situação é observada com excesso de água e umidade frequente nos órgãos da flor.
- Manchas amarelas e marrons se formam na folhagem. Isto é uma consequência de molhar de cima e cair gotas nas folhas. Como resultado da exposição à luz solar, queima-se forma na folhagem.
- Cair e cair folhas. Isso pode ocorrer quando a planta é inundada ou com falta de umidade. No primeiro caso, as folhas ficam macias e no segundo começam a secar.
- Uma crosta branco-amarela apareceu na superfície do solo. A causa deste problema é a irrigação com água dura.
- Um espaço se formou entre o pedaço de terra e a parede da panela. A frequência da umidificação deve ser aumentada, pois a umidade da flor não é suficiente.
- O cheiro de mofo do solo. Observa-se com baías frequentes. A planta precisa de um transplante de emergência.
Assim, as violetas pertencem a plantas caprichosas, que, mesmo com uma leve violação do regime de umidade, pioram acentuadamente sua decoratividade e morrem. Todo mundo que planta essas flores em casa precisa se familiarizar com as recomendações sobre o método, a frequência e o volume da rega e cumpri-las claramente.