Escalada rosas são populares e na demanda em paisagismo. Com a ajuda deles, você pode criar uma cobertura bonita, uma área de lazer, decorar a cerca, a parede ou parte da casa. Mas, para que as rosas floresçam e cumpram sua função decorativa, precisam de poda competente no final da temporada. Por que podar uma rosa de escalada para o inverno e como executar o procedimento corretamente - leia mais sobre isso mais tarde.
Por que você precisa de poda?
Um jardineiro iniciante pode ter uma pergunta: é necessário cortar uma rosa trepadeira para o inverno, e por que fazer isso se o principal valor da planta estiver no comprimento das mudas?
Primeiramente, após a poda, os brotos começam a crescer mais intensamente, mas, além disso, com a ajuda da poda correta no inverno, eles resolvem vários outros problemas:Você sabe As rosas trepadeiras são recordes da taxa de crescimento de brotos. Em climas quentes, os cílios podem crescer até 10 m por estação.
- simplifica o processo de proteger o mato durante o inverno;
- encurtar os topos dos cílios estimula o crescimento de novos brotos e botões de flores;
- o afinamento do excesso de galhos fornece iluminação e arejamento uniformes do mato;
- ocorre uma distribuição mais racional dos nutrientes;
- o sistema radicular é fortalecido, o que contribui para um melhor crescimento e um abundante florescimento de rosas;
- a remoção de brotos danificados e doentes aumenta a dureza do inverno e a resistência do mato às doenças;
- ocorre o rejuvenescimento da planta - a substituição regular de galhos antigos por brotos prolonga a vida e a produtividade do mato;
- como resultado da poda, aparece material de qualidade para maior propagação da variedade favorita;
- a poda ajuda a formar um arbusto e direciona os brotos na direção certa, resultando em um efeito decorativo máximo.
Como podar uma rosa escalada para o inverno?
O procedimento para podar uma rosa trepadeira é simples, mas vale a pena observar a hora correta, dispor do equipamento necessário e conhecer as regras para tal procedimento.
O momento
Arbustos com brotos de escalada começam a podar a partir do segundo ano após o plantio. Para a poda de outono, você deve esperar até que a temperatura noturna permaneça estável a –3 ...– 5 ° C por vários dias. Na faixa do meio, isso acontece no final de outubro. A essa altura, os brotos amadurecerão o suficiente e um pouco de geada os temperará antes do inverno.
A poda não pode ser feita antes, uma vez que, em climas quentes, continuam a crescer, e se eles não tiverem tempo para adormecer, morrerão no inverno. Para parar o crescimento do mato, em julho você precisa parar de aplicar fertilizantes nitrogenados e aumentar a fertilização com potássio e fósforo. Esse complexo contribui para a maturação dos cílios e o fortalecimento dos rizomas, necessários para o inverno bem-sucedido.
Equipamento de corte
Para aparar, você precisará das seguintes ferramentas e equipamentos:
- uma faca de jardim bem afiada ou tesouras de podar - é preferível usar tesouras de podar, pois após o corte é mais uniforme;
- serra de jardim - pode ser necessário cortar grandes galhos lenhosos;
- luvas de trabalho apertadas que protegem as mãos dos espinhos;
- ancinho de jardim para coletar restos e folhas secas;
- álcool ou outro desinfetante de ferramenta;
- meios para processar fatias: var de jardim, solução de permanganato de potássio, sulfato de cobre.
Importante! Antes de iniciar o procedimento, desinfecte todos os instrumentos e verifique se estão afiados, pois um corte imperfeitamente suave pode causar infecção.
Regras de poda
O método de poda depende do comprimento dos brotos, do tamanho do arbusto e de outras características das variedades, mas existem regras gerais que se aplicam a todas as variedades de rosas de escalada:
- a poda pré-inverno é realizada em clima seco e ensolarado - esta é uma condição necessária para a rápida cicatrização de fatias;
- o arbusto é encurtado em um terço do volume e os brotos são direcionados para que a rosa suba acima da superfície em 30-40 cm; caso contrário, será difícil cobrir;
- primeiro, o mato é higienizado - brotos secos, mofados, danificados e velhos improdutivos são cortados na base (eles ainda congelam e se tornam uma fonte de infecção);
- então as tesouras de podar removem pequenos galhos direcionados para dentro e levam ao espessamento do mato;
- se uma brotação jovem se formar nas raízes, ela precisa ser cortada na base - são brotos improdutivos "selvagens" que podem levar ao "arbusto" de todo o arbusto;
- a fatia é realizada em uma inclinação de 45 ° a um nível de 0,5–1 cm acima do rim localizado na parte externa do tiro;
- durante a poda, as folhas e brotos secos são removidos - mesmo que seja impossível remover toda a folhagem, remova pelo menos as folhas inferiores, pois elas podem se tornar a fonte da propagação de doenças;
- após a poda, de 5 a 7 brotos jovens do ano atual devem permanecer no mato, formando uma coroa uniforme.
Vídeo: como cortar uma rosa escalada
Como já observado, o método de podar uma rosa escalada é determinado por suas características varietais.
Você sabe As rosas que escalam precisam de apoio, porque não possuem ventosas e antenas especiais, como outras plantas de tecelagem. Eles podem agarrar-se a espinhos, mas isso não é suficiente para o levantamento vertical.
Por tipo de floração, esta espécie é convencionalmente dividida em 5 grupos:
- Para o primeiro grupo incluem variedades com flores nos brotos laterais do ano passado, localizadas nas raízes (Dorothy, Excelsia). As inflorescências repetidas nesses ramos não se formam, portanto, no outono, elas são completamente cortadas para que, mais tarde, brotos jovens apareçam no local dos cortes.
- No segundo grupo As variedades são compostas, cuja floração também ocorre nas brotações laterais do ano passado (Chaplins Pink, Laguna), mas o crescimento dessas brotações é raro. Portanto, no primeiro ano eles são cortados completamente e os brotos formados neste local são encurtados em 10-15 cm.
- Terceiro grupo - variedades com pestanas flexíveis suspensas, nas quais são formadas inflorescências a partir de brotos do ano em curso (floribunda, variedades de chá híbridas). A imagem de tais rosas é a mais simples. Após a floração, os rebentos são encurtados em 15 cm, para que na primavera novos galhos cresçam dos lados.
- Para o quarto grupo junte variedades com pequenos caules crescendo verticalmente. A poda desses arbustos consiste em remover os brotos mais antigos, a fim de manter a simetria do mato e encurtar os cílios jovens em 15 cm.
- Quinto grupo inclui cobertura do solo e variedades de forte crescimento com brotos flexíveis de até 6 m de comprimento (Banks, Vihura). No inverno, os cílios dessas rosas são encurtados em 10 a 15 cm ou não são aparados se o clima for ameno e o abrigo de inverno não for necessário.
Erros comuns do novato
Jardineiros experientes não têm problemas com a preservação de rosas no inverno, mas acontecem com iniciantes que recentemente começaram a cultivar essas flores.
Erros no cuidado que podem interferir no sucesso do inverno:
- Intensivo crescimento de brotos no outono. O problema surge com uma overdose de nitrogênio e fertilizantes complexos. Às vezes, em busca da decoratividade, os jardineiros alimentam com freqüência a rosa, como resultado das brotações que continuam a dar crescimento, apesar do quintal ser outono.
- Poda muito cedo. Qualquer poda estimula o crescimento de novos brotos e, na véspera do inverno, é completamente indesejável; portanto, é necessário aguardar a temperatura congelante quando o movimento dos sucos diminui e o processo vegetativo pára.
Importante! Na maioria das regiões, as rosas são protegidas durante o inverno. Se, após a poda, o abrigo, uma rosa e o solo em que ela cresce se seguir, você precisará tratá-la cuidadosamente com um fungicida contendo cobre para impedir o desenvolvimento de fungos.
- Poda de todos os gomos secos. Ao escalar rosas, recomenda-se cortar parcialmente as inflorescências secas e apenas no início da temporada para manter a decoratividade. A remoção dos botões no final da floração pode contribuir para a colocação de novos botões de flores, como resultado dos quais o arbusto não pode sobreviver ao inverno.
- Nem todas as rosas podem deixar folhas. Em regiões com temperaturas instáveis e degelos freqüentes, a folhagem deve ser removida, pois é uma fonte de fungos patogênicos e pode levar à podridão do mato. As folhas só podem ser deixadas nas rosas no inverno em um clima ameno, sem abrigo.
- Fatias inadequadas. Às vezes, os jardineiros não processam as fatias imediatamente, ou mesmo ignoram esse procedimento. Claro, você pode se arriscar e não usar fungicidas, mas vale a pena se suas flores favoritas ficarem doentes e morrerem com isso?
Quaisquer que sejam as variedades de rosas que escalam na trama, é recomendável cortá-las para o inverno, especialmente se o inverno for longo e gelado. Sem esse procedimento, o arbusto pode enfraquecer e não sobreviver ao período frio, mas se a poda for realizada corretamente, a rosa será renovada e na primavera agradará com uma exuberante e longa floração.