O cedro siberiano, plantado em uma cabana de verão, não só será um excelente complemento para o jardim, mas também encherá o ar de fitonídeos saudáveis. Leia sobre como cultivar uma árvore e como cuidar dela.
Descrição do cedro siberiano
O cedro siberiano é um representante do gênero Pine e pertence à família Pine. A árvore sempre-verde e conífera é capaz de atingir até 45 m de altura. Crohn - com vários picos com galhos espessados pode ter um diâmetro de até 2 m. O tronco é reto, com casca escamosa. Os brotos perenes são de cor marrom, e longos cabelos vermelhos são observados em sua superfície.
As agulhas são de cor verde escura, macias ao toque, com uma ponta afiada no final. Cresce em cachos de 5 peças, no contexto de um triédrico. O sistema radicular é o núcleo, com muitas raízes de saída. Com o crescimento da árvore, o sistema radicular da âncora se desenvolve, o que garante a estabilidade da planta, porque afunda 2 m no solo.
Importante! A frutificação do cedro siberiano começa no 60º ano após o plantio, com um intervalo de 3 a 10 anos.
Os cones são grandes, de forma oval; no início do crescimento, têm uma tonalidade roxa, tornam-se marrons à medida que amadurecem. Seu diâmetro é de até 5 cm e seu comprimento é de 13 cm. Os cones amadurecem ao longo do ano, após o que se desintegram da árvore. Cada fruta pode conter de 30 a 150 pinhões. As sementes têm um comprimento de 1,5 cm e um diâmetro de até 1 cm. A colheita de uma árvore adulta atinge 13 kg.
Como crescer no país
O cultivo de cedro siberiano é um processo bastante complicado, porque a planta é exigente na escolha do local e do solo. Além disso, você deve seguir o regime de rega e cuidar do círculo do tronco.
O cedro é plantado na primavera antes do inchaço dos rins ou no outono após a queda das folhas. A área de desembarque é espaçosa e bem iluminada. Você não deve escolher um local com risco de inundação durante as chuvas e o derretimento da neve, porque isso levará à supuração do rizoma e à morte da planta.Você sabe O cedro siberiano é um fígado comprido, sua idade pode chegar a 500 anos ou mais.
Para o plantio, são escolhidas mudas de 9 a 11 anos de idade com um sistema radicular bem desenvolvido. Ao escolher uma planta, preste atenção às condições dos galhos e agulhas. Eles não devem conter vestígios de assaduras ou secura da fralda.
De que solo gosta o cedro siberiano?
O cedro siberiano adora solos bem drenados e soltos. É cultivada em solos argilosos ou chernozem com alta transmitância de umidade. Não plante uma árvore em solos secos e calcários. Esse arranjo da planta pode levar a uma doença da clorose, que se manifestará na forma de agulhas amareladas e retardará o crescimento do cedro.
Como plantar cedro siberiano
Ao preparar o poço de aterrissagem, deve-se levar em consideração o tamanho do sistema radicular, que não deve dobrar no momento do pouso. A muda deve ser transferida para um buraco com um pedaço de terra. Tal manipulação permitirá que a árvore se adapte rapidamente a novas condições.
Instruções passo a passo para pouso:
- Cavar um buraco com pelo menos 1 m de profundidade e 1,8 m de largura.Se o sistema radicular for maior em volume, o buraco será cavado cada vez mais fundo.
- Despeje um substrato nutritivo preparado a partir da camada fértil superior do solo, turfa e areia misturada 1: 1: 1 até o fundo do buraco, ao qual são adicionados 10 baldes de composto.
- O aterro do substrato é formado em uma colina.
- Em seguida, plante cuidadosamente uma muda com um pequeno pedaço de terra.
- No topo do buraco, o substrato nutriente é derramado e compactado firmemente.
- Despeje 20-30 litros de água e cobertura morta com composto.
Você sabe O creme de pinhão é 3 vezes mais nutritivo do que o creme de vaca, porque contém 79% de gordura.
Cuidando do cedro siberiano
A planta precisa de rega regular. É produzido 1 vez por mês se chover ou 1 vez em 10 dias se o tempo estiver seco. Cada árvore é regada com 30 l de água, que é pré-defendida por 2 dias.
Após chuvas e rega, o solo próximo ao tronco é afrouxado a uma profundidade de 5 a 10 cm, o procedimento evita a formação de uma crosta densa na superfície do solo.
Importante! Ao cuidar do cedro, é importante observar o regime de irrigação e não permitir a secagem de um coma de terra, porque a planta é suscetível a uma doença como a clorose, que se desenvolve devido à falta de umidade.
A cobertura é realizada uma vez em 1 a 1,5 meses, para a qual a turfa é tomada como material.A fertilização é realizada 3 vezes: em maio, junho e julho. Sob cada árvore, são adicionados 10 1 de uma solução de: 20 g de sulfato de potássio e 10 1 de água.
Recomendações crescentes
Cultivar um cedro é um assunto bastante problemático. Portanto, para jardineiros iniciantes, você pode usar estas recomendações:
- No final do outono, um procedimento de cobertura é obrigatório, pois ajuda a preservar o calor no rizoma e também estimula o crescimento de raízes adicionais.
- No período seco, é necessário irrigar a coroa do cedro jovem 1-2 vezes por mês. Este procedimento removerá a poeira da árvore e contribuirá para a melhoria das trocas gasosas nos estômatos das agulhas.
- O solo próximo a esta planta é afrouxado apenas na superfície. A escavação profunda do local não é permitida, porque as raízes da árvore estão próximas da superfície da terra.
- Você não pode cortar os brotos laterais de cedro, porque quanto mais agulhas, mais rápido ele se desenvolve.
- Apesar do cedro ser uma planta autopolinizante, recomenda-se plantar várias outras variedades próximas a ela para melhor produtividade.
- Ao cultivar um jardim de cedro, deve-se observar um intervalo entre árvores de até 8 m.
O cedro siberiano é uma planta bonita e saudável, famosa por seus deliciosos frutos e pela capacidade de liberar fitonídeos no ar, purificando-o de bactérias patogênicas. Plantar é uma questão bastante complicada. Portanto, antes de se envolver no cultivo no jardim, você deve se familiarizar cuidadosamente com as características botânicas da árvore e as regras para cuidar dela.