Ficus pode ser encontrado em quase todas as casas onde os amantes da vegetação interior vivem. E isso não é surpreendente, porque não é apenas brilhante na aparência, mas também despretensioso. No entanto, nem todos os cultivadores de flores sabem como podar e modelar esta planta corretamente.
Regras básicas para o cultivo de ficus
O ficus é uma das flores internas mais despretensiosas, cujo cuidado não é muito difícil. É necessário apenas observar algumas regras:
- Coloque a panela com uma árvore em um local bem iluminado, sombreando a flor no verão e fornecendo iluminação artificial no outono e inverno.
- Proteja a planta de correntes de ar significativas e dos efeitos de aparelhos de aquecimento.
- Observe o regime de temperatura ideal: no período quente - +23 ... + 25 ° C, na estação fria - +12 ... + 15 ° C.
- Em uma sala seca, aumente a umidade do ar, por exemplo, colocando grandes recipientes com água.
- No período quente, é bom regar a planta e pulverizar suas folhas com água, para reduzir a rega no outono e inverno.
- Na estação quente, alimente a planta a cada 10 dias, alternando suplementos orgânicos e minerais.
- Corte periodicamente os galhos da árvore, dando-lhe a forma necessária.
Por que e quando posso cortar ficus
O ficus interno é uma árvore bastante alta e, sem poda, pode crescer quase até o teto. Além disso, há tanta folhagem jovem que a planta não suporta seu peso e seus galhos se inclinam para baixo. Como resultado, a forma da árvore se deteriora, se dobra e se afunda. Para evitar que isso aconteça, a planta mantém uma forma compacta e harmoniosa e é realizada a poda "antienvelhecimento".
O corte leve é permitido a qualquer momento. Pode ser devido, por exemplo, ao fato de que o ficus ocupou todo o espaço que deveria ser para ele e começou a descansar no teto ou nos móveis. Mais podas cardinais são realizadas quando o crescimento ativo da planta é mais lento - no final do outono ou inverno, porque em repouso ela responde melhor aos danos.
Importante! Para remover brotos doentes ou secos, não espere pelo inverno. Esta poda pode ser feita a qualquer momento.
Como aparar ficus em casa
Todos os ramos crescem a partir de botões, que são divididos em dois tipos:
- apicallocalizado na parte superior da filial;
- axilarlocalizado na junção do caule e broto lateral.
Poda sanitária
Esse tipo de poda é realizado para melhorar a saúde de um ficus oprimido ou doente; portanto, mesmo antes de iniciar o trabalho, você deve se certificar de que é tratado adequadamente.
A poda de brotos danificados ou doentes permite não apenas remover as partes infectadas da árvore e impedir a propagação da infecção, mas também direcionar todas as suas forças para a recuperação. Além disso, esse "afinamento" melhora a circulação do ar e o acesso à luz.
Instruções passo a passo para poda sanitária de galhos:
- Prepare tesouras ou tesouras de poda afiadas e estéreis.
- Inspecione cuidadosamente a planta quanto a galhos fracos, secos ou doentes.
- Remova completamente todos os galhos danificados detectados, usando uma pinça longa para capturar o mais inacessível.
- Descarte brotos doentes sem usá-los para compostagem.
- Remova cuidadosamente a árvore da panela e coloque-a em uma superfície confortável.
- Remova o solo do sistema radicular e inspecione cuidadosamente as raízes podres, enxertadas ou pretas. Lembre-se de que boas raízes têm um tom claro.
- Com cuidado, com uma pequena margem, corte todas as raízes doentes para que a infecção não se espalhe para áreas saudáveis. Não remova mais de um terço das raízes.
- Plante uma árvore em solo novo.
Importante! Ficus interior é muito sensível a permutações. Mesmo reorganizando o vaso para outra janela, depois de um tempo você pode descobrir que a árvore começou a soltar folhas, então, mais uma vez, é melhor não perturbá-lo.
Para rejuvenescimento
A poda antienvelhecimento é realizada da seguinte maneira:
- Verifique as condições de conservação e rega do ficus.
- Verifique se a temperatura e a iluminação são confortáveis para a árvore.
- Remova todas as folhas e galhos secos.
Passo a passo da formação de plantas
Aparando os galhos superiores ou laterais do ficus interno, com o tempo você pode obter diferentes formas e tamanhos de árvores. É melhor iniciar a formação de plantas em tenra idade, quando ainda é bastante flexível e vai facilmente em qualquer direção.
A formação de uma planta permitirá o cumprimento de várias regras:
- tesouras de jardim (tesouras de podar) devem ser bem afiadas e desinfetadas;
- os galhos cortados devem ser levemente mais altos que os rins: finos em ângulos retos, grossos em um ângulo de 45 °;
- você precisa cortar os galhos acima do rim, olhando para a sala;
- é necessário remover completamente os galhos dentro do arbusto, pois levam ao espessamento;
- após o corte, limpe as seções com um pano e trate-as com carvão ativado triturado.
Você sabe O sistema radicular dos ficuses com borracha é tão forte que em algumas regiões indianas é usado há muitos séculos para construir “pontes vivas”. Para fazer isso, varas de bambu são jogadas através do fosso ou rio, que servem como guias para as raízes da árvore. A planta precisa de cerca de 10 anos para “construir” uma ponte de 30 metros e mais de 50 pessoas podem estar nela ao mesmo tempo.
Na forma de um arbusto
A fim de cultivar ficus em forma de arbusto, deve-se começar a formar uma planta em tenra idade, cortando todos os galhos jovens quando atingirem um comprimento de 10 a 15 cm. Isso ativa o crescimento de brotos axilares, de onde os galhos jovens começam a brotar. Quando atingem um comprimento de 8 a 10 cm, suas extremidades também precisam ser cortadas. Assim, beliscando os pontos de crescimento, o ficus não crescerá muito, mas ganhará volume e se transformará em um belo arbusto.
Vídeo: aparar e beliscar ficus
Como o ficus é fotófilo, é necessário desdobrar periodicamente o vaso com ele de lados diferentes para a fonte de luz. Portanto, a planta se desenvolverá de maneira mais uniforme.
Sob a forma de uma haste
Para que uma planta se forme na forma de uma haste, deve-se aderir a essa tecnologia:
- Remova todos os brotos laterais, deixando cinco botões apicais para formar cinco ramos de apoio da coroa.
- Para uma árvore que está no chão, apare o tronco central a uma altura de 100 cm do chão. Se estiver sobre uma mesa ou suporte - a uma altura de 40-50 cm do chão.
- Para apoiar, instale um pino ou uma grade na panela, amarrando ramos a ele à medida que cresce. Quando a planta cresce, o suporte pode ser removido.
- Os cinco brotos superiores restantes devem ser cortados quando atingirem uma altura de 4-6 brotos. Aparar sobre o rim superior, olhando para a sala.
- Além disso, a densidade do arbusto é formada da mesma maneira - comprimindo o comprimento do galho. Isso estimula o crescimento de brotos laterais nele.
- Quando o volume desejado da coroa é formado, de vez em quando corta os brotos crescidos.
Ficus de vime
Considere tecer ficus no exemplo de várias mudas idênticas de ficus Benjamin com uma espessura de tronco de 1-1,5 cm:
- Plante árvores jovens próximas umas das outras em um recipiente.
- Remova todos os galhos laterais, deixe apenas a coroa.
- Cerca de 12 horas antes do início do processo de tecelagem, é bom molhar os ficuses para dar maior flexibilidade.
- À medida que os troncos crescem, comece a trançar a trança, sem esquecer de amarrar a parte trançada da planta.
- A força da tecelagem para escolher a seu critério. Você pode obter a mesma folga entre os troncos inserindo lápis neles. Para que as hastes cresçam juntas, remova cuidadosamente a casca em pequenas áreas no local de suas articulações.
Vídeo: Trança de Ficus
Recursos após o corte
O cuidado com o ficus após a poda depende do seu tipo. Após uma poda completa do cardeal, a árvore deve descansar por várias semanas em um local ligeiramente escuro. Ao mesmo tempo, deve ser regada em tempo hábil, à medida que a camada superior do solo seca. Se a planta é cultivada em um caule, após a sua formação, o número de irrigações deve ser reduzido para não ativar o crescimento de brotações laterais. Após a recuperação, você pode realizar um transplante planejado da planta.
Após a poda antienvelhecimento, além da rega regular, é necessário fornecer à planta curativos semanais. Para fazer isso, você pode usar fertilizantes micronutrientes solúveis em água para flores de interior. Outro passo no cuidado do ficus é o afrouxamento regular do solo, uma alternativa à qual pode ser coberto com musgo. E pedras decorativas serão o toque final do design de toda a composição.
Você sabe Os frutos de ficus - datas - eram usados como alimento por representantes de muitas civilizações antigas. Assim, o rei israelense Salomão os mencionou em seus cânticos, e os antigos gregos e romanos acreditavam que esses frutos eram enviados à Terra pelo céu.
Que problemas podem surgir
Embora o procedimento para aparar ficus não seja muito complicado, ele requer cuidado e precauções de segurança. Luvas devem ser usadas no trabalho para não danificar as mãos com galhos cortados. Além disso, o suco de ficus às vezes leva à irritação da pele.
Não se apresse muito, antes de podar você precisa estudar cuidadosamente a planta e pensar em um plano de trabalho. Se o ficus for bastante alto, é conveniente começar a trabalhar com o corte dos rins apicais. Ao formar uma silhueta, é melhor começar removendo galhos secos e doentes do ficus. Para que cresça lindamente, vale a pena cuidar da poda uniforme e simétrica dos brotos.As ferramentas para o trabalho são melhor preparadas com antecedência. Além de tesouras de poda ou tesouras afiadas, estacas ou treliças para fixação são úteis para você. Não remova mais de um terço dos ramos ou sistema raiz. Portanto, se a planta estiver enfraquecida, é melhor podá-la mais tarde, quando começar a crescer novos brotos.
O ficus indoor Evergreen é uma planta brilhante e flexível que pode reviver qualquer ambiente, mesmo em um dia chuvoso. Além disso, agora você pode escolher a aparência da sua árvore e dar-lhe facilmente a forma desejada.