O cogumelo branco falso difere dos outros pelo sabor extremamente amargo, mas lembra sua aparência: uma perna grossa e um chapéu marrom, o que faz com que pareça uma variedade de boletos. Ambos são comuns em florestas de coníferas com solo fértil ácido. Sobre como distinguir boletos falsos de reais, se é possível cozinhá-los e comê-los, leia mais no material.
Descrição do produto
Se você coletar cogumelos para cozinhar, descubra como eles diferem de outros cogumelos semelhantes. A inclusão acidental de boletos falsos ou de seus equivalentes nos alimentos pode torná-lo não comestível e, às vezes, perigoso.
O cogumelo falso porcini (Tylopilus felleus) foi descrito pela primeira vez pelo micologista francês Pierre Bulliers em 1788. A princípio, ele recebeu o nome de Boletus felleus. Ele foi designado para o mesmo gênero do boletim real. Mas depois isolado em um separado - Tylopilus. E agora é o único representante deste gênero que cresce na Europa.
Você sabe O Tylopilus felleus foi testado quanto às propriedades antitumorais e antibióticas e mostrou um resultado positivo; portanto, o fungo é usado como parte de alguns medicamentos.
Tylopilus felleus cresce em florestas de folha caduca e coníferas. É freqüentemente encontrado em faia e carvalho. O branco falso cresce em grupos separados ou sozinho. Aparece no meio do verão e continua frutificando até o meio do outono.
A descrição do fungo contém os principais sinais externos pelos quais ele pode ser reconhecido na floresta. Mas é melhor focar no paladar, pois os brancos comestíveis nunca são amargos.
Você sabe O pé líquido marrom é a razão pela qual o Tylopilus felleus não comestível é confundido com o Boletus edulis comestível. Embora o último seja mais brilhante.
As principais características do duplo:
- Um chapéu O diâmetro é de 5 a 13 cm, às vezes atinge 18 cm, tem forma convexa, mas se torna amplamente convexa ou quase plana quando envelhece. As bordas são suavizadas, divididas e ficam levemente onduladas. A superfície é seca, lisa, com couro macio, às vezes coberta de rachaduras. A cor é marrom, mas se o cogumelo cresce ao sol, queima e fica pálido: amarelo, marrom claro, marrom acinzentado, esverdeado. Ao atingir a maturidade, o chapéu adquire uma tonalidade mais escura.
- Perna. Longo - até 10 cm, geralmente curvado, grosso, mas nem sempre. Basicamente, nota-se que sua espessura é de 1,5 a 4 cm e o tom de cima é esbranquiçado ou marrom pálido. Cair abaixo, torna-se marrom pálido ou marrom. A superfície é fortemente combinada com uma ampla malha marrom. O micélio basal é branco.
- Polpa. Grosso, não duro, geralmente elástico, branco. Quando o corte não muda de cor. Mas algumas fontes dizem que no corte é vermelho pálido.
- Camada tubular. Primeiro branco, fica rosa com o tempo. Parece uma esponja. Quando pressionado, muda de cor para marrom-rosado, mas não acontece em vermelho. Essa sombra pode ser um sinal de um boleto. Os tubos são densos, pequenos, de até 20 mm de comprimento, terminando em poros redondos com um diâmetro de 1-2 mm.
- Esporo em pó. Rosa acastanhado. Os esporos são pequenos, elipsoidais.
- Cheiro e sabor. Sabor muito amargo e cheiro neutro.
Outros nomes
O nome "felleus" vem do latim "fel", significa "bile" e é uma referência a um gosto específico.
O mesmo fato é observado em vários nomes populares russos desta planta:
- mostarda;
- amargo;
- cogumelo biliar.
Existem outros nomes menos comuns: vermelho amargo, amargura.
Comestibilidade
Embora branco falso e não venenoso, na maioria dos livros de referência é definido como não comestível devido ao seu sabor amargo. A mesma palatabilidade pungente faz com que seja seca em pequenos pratos em alguns países e usada em vez de pimenta. A amargura da amargura não pode ser eliminada e, durante o tratamento térmico, apenas se intensifica.
Você sabe O nome russo "Boroviks" é formado a partir do local onde esses cogumelos podem ser encontrados em abundância - em uma floresta de pinheiros.
Distribuição
É bastante comum nos países do norte da Europa, Canadá e Rússia. O branco falso também é registrado em partes da Ásia e da China. Estes cogumelos aparecem no verão e outono de junho a outubro ou até novembro. Eles crescem em solos ácidos bem drenados, que podem ser arenosos, cascalho ou turfa.
Eles podem ser encontrados em locais úmidos, pantanosos e onde há muitas folhas caídas. Os corpos de frutas também crescem nas cavidades de árvores antigas, em tocos velhos de pinheiro ou em troncos caídos.A produtividade é instável. Em alguns anos, um grande número de cogumelos pode aparecer, e em outros - não. Normalmente, o rendimento é proporcionalmente dependente da precipitação.
Importante! Cogumelos podem ser afetados por Sepedonium ampullosporum. A infecção leva à necrose do tecido fúngico e uma mudança de cor para amarelo, causada pela formação de um grande número de conídios pigmentados (esporos imóveis).
Cogumelos semelhantes
Na maioria das vezes, o branco falso é confundido com cogumelos e boletos. Mas pequenas diferenças são em tamanho, cor, local de crescimento.
Se você cortar um boleto (Leccinum), sua carne no corte ficará rosa. A carne do falso branco fica vermelha nesse caso. Além disso, o crescimento da mostarda sob bétulas ainda não foi registrado. A perna deste último é reticulada, mas sem as escamas inerentes ao leccino.
A diferença com o branco real é a perna mais clara do branco. Todas as outras variedades têm pernas mais escuras. A polpa branca não escurece e nunca morde, e também possui um agradável aroma de cogumelos. O fundo do fungo biliar é rosado, diferentemente dos cogumelos.
Importante! Os corpos de frutificação de Tylopilus felleus são altamente capazes de armazenar césio radioativo de solo contaminado.
Cogumelo cogumelo é distinguido por uma malha característica no chapéu. O bolão de boro é reconhecido pela forma esférica da tampa e pela perna cilíndrica de cor marrom-marrom. Todos os boletos comestíveis são determinados pela camada inferior da tampa. Será branco, amarelado ou verde-oliva.Qualquer outra tonalidade é um sintoma de que você não é um boleto. Não vale a pena tomar esse cogumelo para se proteger de envenenamentos. A ingestão de venenos de plantas é perigosa porque nem todos podem ser neutralizados sem consequências.
O branco falso não possui alto valor nutricional e, apesar de ser condicionalmente comestível, não é recomendado. Colete apenas os cogumelos na floresta que você definitivamente pode identificar como comestíveis.