Este cipó sempre-verde é tão bonito em sua floração longa quanto caprichoso nos cuidados em casa. Sobre a criação de buganvílias em casa e seu conteúdo adequado será discutido mais adiante.
Tipos de flores e sua descrição
Na América Latina, as buganvílias são representadas por 14 espécies, a maioria das quais cresce nas regiões montanhosas do Brasil. E algumas espécies de buganvílias estão firmemente enraizadas nos lares humanos, tornando-se dignas das culturas cerâmicas. Na maioria das vezes eles são apresentados:
- Buganvílias lindas, caracterizado por flores alongadas, emolduradas por brácteas de cor lilás, e mais frequentemente cultivadas em casa como uma planta de ampel;
- Astroy Gold, caracterizado por bráquetes de terry de tons laranja e vermelho-laranja;
- Bougainvillea nua (lisa)caracterizada por floração longa e abundante, na qual suas brácteas adquirem cores de damasco, rosa, limão e salmão;
- Astra Pink, que também floresce abundantemente em brácteas rosa-coral;
- Buganvílias peruanacom a capacidade de florescer magnificamente várias vezes durante a estação, para a qual é podada;
- Ouro da califórnia, caracterizado por grandes brácteas de uma cor radicalmente amarela, que gradualmente se iluminam com o tempo;
- Preto Índia Vermelho, distinguida por suas ricas brácteas roxas e framboesas no contexto de folhas verdes escuras.
Você sabe Além de suas qualidades decorativas, a buganvília é famosa em sua terra natal pela capacidade de combater doenças do trato respiratório superior, além de hepatites, hipotensão e diabetes.
Métodos de reprodução em casa
Propague esta planta em casa de três maneiras:
- Sementes bastante fáceis de usar, mas muito problemáticas para comprar, uma vez que as buganvílias não produzem sementes, e a compra de sementes em uma rede de distribuição é bastante cara. As sementes após quatro horas de imersão em um estimulador de crescimento são plantadas no inverno em solo fértil solto, cobertas com um filme e mantidas a uma temperatura de pelo menos 28 graus sob boa luz até ocorrer a germinação, o que ocorre antes de 2-3 meses.
- Com a ajuda de estacas não totalmente lignificadas, com 7 a 10 cm de comprimento, retiradas da parte apical da planta.
- Por meio de uma estratificação, que na forma de broto longo, jovem e não lignificado, é fortalecida no outono com um grampo de cabelo em um recipiente com solo preparado, ao lado da panela onde a flor mãe cresce. O local onde o rebento entra em contato com o solo é ligeiramente incisado. Depois de enraizar a parte aérea neste local, que geralmente ocorre dentro de um mês, a parte aérea é protegida pelos tesouras de podar da planta mãe.
Importante! A planta é enraizada mais rapidamente se o recipiente com o solo estiver ligeiramente aquecido por baixo.
Tecnologia Cherenkovaya em casa
Para propagar esta planta por estacas no início da primavera, processos apicais de pelo menos 10 cm de comprimento são selecionados em plantas com menos de 5 anos de idade. Nos processos devem estar presentes 2-3 botões de crescimento. Além disso, o processo de preparação e plantio de mudas é o seguinte:
- As folhas dos processos do fundo são completamente removidas e as superiores são reduzidas pela metade para reduzir a taxa de evaporação da umidade durante o enraizamento.
- Durante o dia, as estacas devem ser mantidas em uma solução de "Heteroauxin" ou "Kornevin" para ativar a formação de raízes.
- Depois disso, as estacas são plantadas no solo, preparadas a partir de uma mistura de solo de folha e areia de rio em proporções iguais.
- De cima, o processo plantado é coberto com uma jarra de vidro ou um recipiente de plástico e colocado em um local claro, com uma temperatura constante de pelo menos +25 graus.
- O enraizamento ocorre dentro de um mês e meio, período durante o qual o revestimento é removido do caule somente durante a rega.
- O sucesso do enraizamento é indicado pelo aparecimento de novas folhas no cabo.
- Depois disso, as mudas enraizadas são transplantadas para um vaso pequeno com uma mistura em proporções iguais de terra frondosa, turfa, composto e areia de rio.
- O crescimento ocorre em um local claro a uma temperatura de +18 graus.
- Quando os rebentos atingem 5 cm de comprimento, os topos são beliscados.
- Depois que as raízes desenvolvidas são totalmente trançadas com um pedaço de terra, a planta é recarregada em uma nova panela com um diâmetro de pelo menos 12 cm.
- Depois disso, a rega deve ser regular e abundante, mas não excessiva, a fim de evitar o alagamento do solo.
Vídeo: Corte de buganvílias
Cuidados após estacas
Uma planta de pleno direito, obtida durante as mudas, precisa de cuidados subseqüentes, o que é simples, mas requer precisão e sistemática.
Microclima adequado
A temperatura ideal para buganvílias varia de 22 a 30 graus Celsius durante o período ativo e de 5 a 7 graus Celsius durante o descanso. Esta planta não suporta temperaturas abaixo de +4 graus. Mas também não gosta de calor excessivo; portanto, no verão, a altas temperaturas ambientes, é recomendável borrifá-lo com água parada.Isso é ainda mais útil porque a buganvília prefere a alta umidade do seu habitat.
Juntamente com a alta umidade, esta planta requer luz brilhante, que não deve ser direta, mas espalhada. Mas durante o período de descanso das buganvílias, 5 horas de luz do dia são suficientes. Vasos com plantas se sentem melhor em peitoris de janela voltados para o sul ou oeste. No verão, os vasos de flores são úteis para levar ao ar fresco, colocando-os para que os raios diretos do sol não caiam nas flores e folhas.Importante! Durante o período de floração, as flores não devem ser pulverizadas para evitar danos às brácteas. Nesse momento, é melhor umedecer o ar ao redor da planta com um pulverizador, um amplo tanque de água instalado próximo ao vaso de flores ou um umidificador especial.
Rega e alimentação
Durante o período de crescimento ativo e floração, a planta precisa de rega regular e abundante. No entanto, tendo origem montanhosa e hábito de crescer em condições naturais em solo pedregoso, as buganvílias não toleram a estagnação da água. Portanto, se a água for coletada na panela após a irrigação, ela deverá ser removida imediatamente de lá.
Durante a dormência, a flor é regada com muito menos frequência - uma vez a cada duas semanas. Mas, ao mesmo tempo, não se deve esquecer que a buganvília tem medo da seca como a estagnação da água; portanto, é impossível permitir a secagem completa do coma de terra durante o período de descanso.
Além de rega competente, esta planta requer fertilização regular com fertilizantes. É melhor usar misturas especiais para plantas com flores que contenham um aumento da concentração de ferro, potássio e fósforo. Normalmente, uma flor é alimentada com fertilizantes líquidos, começando no início da primavera e terminando no meio do outono. Os fertilizantes orgânicos raramente são usados, uma vez que a planta não tolera excesso de nitrogênio.
Você sabe A buganvília é freqüentemente chamada de flor de papel porque suas brácteas são semelhantes ao papel fino amassado de cores diferentes.
Aparar e moldar um arbusto
Na manutenção e cuidado das buganvílias, a poda é um dos lugares mais importantes. Cria um apelo decorativo da planta e ativa sua floração. Realize a poda várias vezes durante o ano:
- Na primavera, os galhos secos durante o inverno, bem como brotos de aparência fraca, são removidos da planta.
- No verão, perderam sua aparência decorativa, as inflorescências são removidas.
- Após uma floração abundante no outono, quando as brácteas perdem sua aparência atraente, brotos jovens da planta são encurtados em um terço do comprimento, de modo que pelo menos 6 botões permaneçam neles. Os brotos completamente jovens que violam a harmonia do arbusto são removidos. Ao mesmo tempo, recomenda-se não tocar em galhos com mais de 3 anos, pois isso causa uma lesão perceptível na flor.
Vídeo: Aparar buganvílias
Antes do início da dormência, a planta pode ser modelada como um arbusto, consistindo em muitos troncos encurtados ou trepadeiras, que subirão ao longo dos suportes especialmente instalados perto do vaso.
Possíveis dificuldades
Durante o cultivo desta planta em casa, ela é capaz de sofrer doenças e pragas na forma de:
- Mold, que se manifesta pelo aparecimento de manchas brancas nas folhas, provocadas por umidade excessiva e ausência de ar fresco. Para resolver o problema, é recomendável melhorar a ventilação da sala.
- Podridãoinfectando o sistema raiz. As raízes afetadas pelo fungo devem ser aparadas e o rizoma restante é transplantado para uma panela desinfetada com novo solo.
- Pulgões, que se instala na parte inferior da folha e leva à sua descoloração, torcendo e caindo. Para combater os pulgões, são usados inseticidas, por exemplo, Actellic, bem como uma solução de sabão.
- Mealybugque danifica flores, botões e pedicelos. Eles também combatem através do tratamento com uma solução de sabão, depois de cortar as partes afetadas da flor.