Guzmania Minor Rondo começa amantes exóticos. Esta é uma planta brilhante que tem uma característica incomum - floração. Sobre o que é notável na flor e como cultivá-la, leia o artigo.
Descrição botânica da planta
Guzmania (ou gusmania) pertence ao gênero Bromeliad. A planta é epifítica, em sua forma natural cresce nos trópicos da América do Sul e Central. Algumas espécies de guzmania, em particular, Minor Rondo, são cultivadas como flores da casa.
Você sabe A flor foi descoberta e descrita pela primeira vez pelo botânico Anastasio Guzman em 1802. Gusmania foi nomeado em sua homenagem.
O Guzmania Minor Rondo em condições ambientes cresce até 20 cm de altura. As folhas são verdes ou vermelhas, alongadas, com 2-3 cm de largura e formam uma roseta embutida. As brácteas são amarelas ou vermelhas, são retas ou se espalham.
As flores podem ser vermelhas, amarelas ou laranja. Gusmania Minor Rondo floresce uma vez na vida. Normalmente, o botão abre 3 anos após a compra. A flor dura 4-6 meses. Após a floração, o broto murcha e a planta morre.
Condições ideais para cultivar uma casa
O clima é importante para a guzmânia. A flor crescerá bem apenas na temperatura, umidade e iluminação ideais.
Localização e Iluminação
A planta requer luz difusa brilhante. Para fornecer o nível de iluminação necessário, mova o vaso com a planta para um local mais iluminado, dependendo da estação. Não tenha medo de reorganizar o vaso - ao contrário do mesmo ficus, a guzmania não tem medo de movimentos.
De março a setembro, é melhor manter o vaso de flores no parapeito da janela, perto da janela leste. Portanto, as folhas não queimam a luz solar direta, mas haverá iluminação suficiente.
Em outubro, quando a luz do dia se tornar curta, mova a flor para o parapeito da janela, perto da janela sul. Aqui o pote deve estar até o final de fevereiro. No final do outono e inverno, o sol do sul não poderá queimar as folhas. Junto com isso, a planta receberá a quantidade certa de luz solar.Você sabe Segundo os sinais, a guzmânia personifica o poder masculino e prolonga a vida das famílias masculinas.
Temperatura e umidade
Guzmania é bastante caprichosa para indicadores de temperatura e umidade. A temperatura ideal é de + 20 ° C durante a floração e + 25 ° C durante o crescimento. Os indicadores limitantes de calor e frio são + 27 ° С e + 13 ° С, respectivamente. Mantenha a umidade entre 60 e 80%.
Características do atendimento domiciliar
O proprietário da guzmania deve cuidar dos cuidados com a planta. Molhar, adubar, podar e replantar é extremamente importante para a flor.
Rega
A planta é regada da seguinte forma:
- irrigar o substrato de um regador;
- despeje água na saída;
- pulverize as folhas.
A água para irrigação deve ser:
- temperatura ambiente;
- estabelecido ou chuva;
- macio.
Aplicação de fertilizantes
Do início da primavera ao final do verão, alimente a flor com um fertilizante solúvel em água para plantas com flores decorativas. Aconselha-se que os floristas reduzam a dose de fertilização para a guzmânia para metade da quantidade prescrita de acordo com as instruções. A frequência dos depósitos durante o período de crescimento é todos os meses. Quando a flor florescer, alimente a planta com mais frequência, 1 vez em 10 dias. Primeiro de tudo, você precisa alimentar o substrato. O fertilizante também deve ser derramado na saída. Para uma melhor nutrição, pulverize as folhas.
Importante! Não use cobertura com boro e cobre na composição - essas substâncias atuam na planta como veneno.
Poda
Poda como a formação de um arbusto de guzmania Menor Rondo não é necessária. Somente folhas danificadas devem ser removidas. Corte também partes secas ou murchas da planta com uma faca ou tesouras de podar. As fatias são processadas com carvão ativado triturado.
Transplante
Realize o primeiro transplante imediatamente após a compra. O substrato da loja geralmente não é adequado para a flor.
No futuro, transplante a planta não mais do que 1 vez em 3 anos. A planta não vive muito, geralmente de 2 a 3 anos, portanto, às vezes não é necessário transplantá-la.Se a flor acabou por ser um fígado comprido, é melhor transplantá-la na primavera.
Guzmania percebe bem um substrato universal para as bromélias.
Você também pode preparar a mistura do solo misturando:
- 0,5 partes de areia;
- 1 parte de esfagno;
- 1 parte de relva;
- 2 partes de turfa.
- 1 parte do solo da folha;
- 1 parte de casca de coníferas;
- 0,5 partes de areia;
- 0,5 partes de esfagno.
Transplante da seguinte forma:
- Coloque a drenagem de argila expandida ou pequenas pedras no fundo da panela nova.
- Encha o recipiente até a metade com substrato.
- Remova com cuidado a guzmania do recipiente antigo.
- Mova a flor para uma nova panela, espalhando as raízes.
- Despeje o restante do substrato.
Propagação em casa
Os floristas propagam a planta de duas maneiras: dividindo o mato ou as sementes.
Divisão do mato (processos laterais)
A divisão do mato também é chamada de agitação dos processos laterais. O método é conveniente no final da vida útil da planta quando a guzmania desaparece. A flor mãe morre, mas deixa para trás os processos laterais. Cada processo tem seu próprio sistema raiz, portanto eles são bastante viáveis.
Divida o arbusto desta maneira:Importante! Os processos laterais crescem raízes ao mesmo tempo. Plante-as à medida que o sistema radicular cresce.
- Encha os vasos pequenos com um substrato adequado.
- Use uma faca afiada para cortar os processos laterais com raízes.
- Semear os brotos em vasos.
- Cubra os recipientes com um filme e coloque em condições +26 ... + 28 ° C.
- Umedeça o solo periodicamente e ventile a flor.
- Quando a guzmania crescer, remova o filme e forneça condições padrão.
Vídeo: Como separar os filhos de Guzmânia
Sementes
Sementes de Guzmania raramente se propagam. Após a semeadura, nem todos os grãos germinam, portanto esse método consome muito tempo e consome muito tempo. O método é mais adequado para profissionais.
O processo de criação é o seguinte:
- Encha a panela com uma mistura de turfa e areia em quantidades iguais.
- Processe as sementes com permanganato de potássio e deixe secar.
- Espalhe as sementes em um substrato.
- Cubra a panela com filme plástico ou vidro.
- Forneça às culturas luz difusa brilhante e temperatura de +23 ... + 24 ° C.
- Observe o substrato - quando secar, remova a tampa e umedeça as plantações da pistola de pintura. Após 2-3 semanas, os brotos aparecerão.
- Após 2 meses, mergulhe as mudas em copos separados. Para mergulhar, você precisa de uma mistura de turfa, folha e grama na proporção de 4: 2: 1.
- Continue regando as mudas regularmente.
- Após 6 meses, transplante as plantas em recipientes com diâmetro de 10 a 12 cm e padrão para substrato de bromélias.
Dificuldades crescentes
A Guzmania Minor Rondo está reagindo profundamente a cuidados inadequados. Se você violar as regras de cultivo, os seguintes problemas são possíveis:
O problema | Razão |
Decadência da raiz | Rega pesada |
Manchas marrons nas folhas | Raios diretos do sol |
Dicas de folhas marrons | Ar seco, rega insuficiente, água dura |
A flor não deixa os processos laterais | Fertilizante insuficiente |
As folhas são macias e letárgicas. | Baixa temperatura ambiente |
Você pode se livrar dos sintomas acima, alterando as condições de crescimento.
Das doenças, as mais comuns são fúngicas. Na maioria das vezes, surgem de rega excessiva e umidade excessiva. Ao primeiro sinal de fungo, corte as partes afetadas. Em seguida, trate a flor com um fungicida, por exemplo, Oxychom ou Fundazole.
Pragas também podem aparecer na planta. Na guzmania, na maioria das vezes você pode encontrar:
- ácaro vermelho;
- cochonilha;
- escudo de bromélias.
Com o cultivo adequado da guzmânia, o Menor Rondo certamente agradará o proprietário com uma floração bonita e longa. E se o florista examinar as recomendações para a reprodução, ele poderá prolongar a vida da flor replantando os processos laterais.