No mundo, existem cerca de 32 mil variedades de Saintpaulias (violetas). Destes, mais de 2,5 mil foram criados por criadores da URSS e da CEI. As novas variedades incluem Le Isadora, uma violeta chique que deve sua aparição em 2011 à bem-sucedida criadora ucraniana Elena Lebetskaya. Este artigo é sobre como cultivar adequadamente essa violeta em casa.
Como é isso?
Le Isadora se distingue pela ternura e graça, razão pela qual recebeu o nome da famosa dançarina graciosa. Essa variedade pertence às violetas de fantasia, que se destacam em cores brilhantes e fantásticas.
As características externas do Le Isadora incluem as seguintes características:Você sabe Os antigos gauleses consideravam violeta um símbolo de timidez e modéstia, e os franceses consideravam lealdade e constância.
- as flores são grandes (4-5,5 cm de diâmetro), pétalas carnudas duplas e semi-duplas, aveludadas ao toque, abertas nas bordas, botões brotam por um longo tempo, em duas semanas, lembram botões de rosa;
- a cor é branca e rosa com padrões brilhantes (manchas, pontos, pinceladas) de tons de framboesa, lilás e roxo; novos brotos têm uma borda verde que desaparece gradualmente;
- a floração é abundante e longa, mas em clima quente e frio as flores desaparecem rapidamente;
- os pedúnculos são curtos, mas fracos, nem sempre suportam o peso de flores pesadas, que podem variar de 3 a 6 peças;
- folhagem grande, de cor verde escuro, com uma coloração rosa nas costas, em forma de coração;
- o soquete é padrão, da forma correta, fornece estacas.
Que condições devem ser criadas em casa
Apesar de sua elegância e aparência chique, o Le Isadora é caprichoso e pouco exigente. No entanto, ela precisa de certas condições. Então ela voluntariamente e abundantemente libera os botões.
Colocação e iluminação
A pátria de Saintpaulia é o continente africano, onde é sempre quente e ensolarado. Isso explica a necessidade de Le Isadora por muito sol por pelo menos 12 horas. Ela ficará confortável em um local ensolarado, mas não sob a luz direta do sol, que pode queimar folhas e flores.
Um local adequado para violetas no apartamento pode ser o parapeito da janela leste ou oeste. Se apenas a janela sul estiver disponível, na tarde de verão deve ser coberta com cortinas para proteger a flor das queimaduras solares. A janela norte não é adequada, porque não há luz suficiente. Por isso, a senpolia não vai querer florescer. Na ausência de um local mais brilhante na sala, você precisará cuidar da iluminação artificial com uma lâmpada fluorescente.
Vídeo: variedades violetas le Isadora
Temperatura e umidade
A violeta africana é muito termofílica, não tolera baixas temperaturas e não gosta de flutuações acentuadas de temperatura dia e noite. Ela se sente bem durante o dia a uma temperatura de +20 ... + 25 ° C, e à noite - a + 18 ° C. Os rascunhos são perigosos; portanto, na estação fria, é melhor realocar a flor da janela de entrada para outros enfeites.
Le Isadora não adora ar muito úmido nem muito seco. Ela aceita uma umidade média de 50%. Não é necessário borrifar uma flor. Somente no caso de aumento da secura do ar, principalmente no inverno devido a dispositivos de aquecimento, é possível umedecer o ar ao redor da planta com uma pistola de pintura.
Você sabe Entre os gregos antigos, a cor violeta simbolizava amor e fertilidade. Portanto, eles usaram violeta para fazer uma poção do amor e vinho.
Como cuidar em casa
Flor africana despretensiosa. Le Isadora não requer mais atenção do que outras senpolis. Não é difícil cuidar dela.
Rega
Para as senpolis, incluindo Le Isadora, a "regra de ouro" dos cultivadores de flores é especialmente relevante: "é melhor não encher do que encher demais". Não deve ser permitido um excesso de umidade do solo e estagnação da água na panela. Isso leva a doenças e deterioração das raízes e caule. A rega é necessária conforme necessário, o que pode ser determinado pelo solo superficial seco. A frequência da rega depende da época do ano. No verão, quando a terra seca rapidamente, é necessário regá-la em um dia ou dois e no inverno com menos frequência - cerca de 2 vezes por semana.
Não é recomendável regar o violeta com água fria da torneira. O fluido deve ser aquecido à temperatura ambiente. É melhor levantar-se por três dias da água da torneira. Assim, aquecerá e limpará um pouco, pois as impurezas leves e nocivas evaporarão e as pesadas se depositarão no fundo.
Existem 3 maneiras de regar Saintpaulia:
- Topo, ou em uma panela: Deite água com cuidado ao longo da borda da panela, tentando não cair nas folhas e no centro da saída.
- Inferior ou no palete. Você pode usar um tanque grande com água, no qual a panela é imersa por meia hora. Então você precisa permitir que o excesso de fluido seja drenado. A vantagem é que não há perigo de molhar demais a terra. A planta levará a quantidade de água necessária.
- Maneira pavio: a água entra através de um pavio (renda feita de tecido sintético), uma parte colocada no fundo da panela, embaixo das raízes, e a outra paira do buraco na parte inferior para dentro de um recipiente de água sobre o qual a panela é fixada. A vantagem deste método é que elimina a possibilidade de alagamento e secagem do solo.
Importante! No inverno, em uma sala fresca, a rega do pavio deve ser abandonada. Sob tais condições, as raízes podem apodrecer.
Aplicação de fertilizantes
Todas as violetas internas adoram vestir-se; Le Isadora não é exceção. A aplicação oportuna dos fertilizantes minerais certos promove um crescimento rápido e uma floração exuberante durante todo o ano. A frequência ideal de cobertura é de 2 vezes por mês.
É necessário prestar atenção à composição da cobertura, pois em diferentes períodos de desenvolvimento, a flor precisa de nutrientes diferentes. Arbustos e crianças jovens precisam de fertilizantes com alto teor de nitrogênio, o que ajuda a construir massa verde. E quando a saída libera brotos e flores, já precisa de mais potássio e fósforo, e a quantidade de nitrogênio é reduzida ao mínimo.
Poda
Senpolis de Le Isadore não precisa de poda. Mas, para melhorar a aparência, você pode beliscar as folhas inferiores. Eles são removidos, pois perdem o brilho da cor e retiram da planta as forças necessárias para a floração. Com o mesmo objetivo, você deve se livrar de crianças que tenham folhas e pedúnculos amarelados com botões desbotados. Geralmente, elementos em excesso não são cortados, mas cortados.
Como transplantar
Especialistas recomendam replantar a Ispal Senpolia anualmente. Isso geralmente é feito na primavera, mas não durante a floração. Um transplante é necessário para atualizar o solo no vaso, pois em um ano ele consegue se esgotar. Para esse fim, o solo adquirido para a senpolia é perfeito.
Você pode preparar o substrato misturando 4 tipos de solo:
- turfa - 1 parte;
- coníferas - 1 parte;
- relva - 2 partes;
- folha - 3 partes.
Para que a terra fique solta e passe com facilidade a umidade e o ar, devem ser adicionadas substâncias soltas:
- vermiculite;
- perlita;
- esfagno;
- areia grossa.
Importante! Panelas de barro e cerâmica não são adequadas para Saintpaulia, pois a terra nelas seca e se instala rapidamente com o tempo. Melhor usar vasos de plástico.
Além disso, se a flor crescer e não houver espaço suficiente no vaso, ela precisará ser alterada para uma mais espaçosa. O sistema radicular cresce superficialmente e está localizado na camada superior da terra. Portanto, a capacidade deve ser rasa. Seu diâmetro também é pequeno (6–9 cm). Em um vaso maior ou menor, a planta ficará desconfortável, o que afetará a floração. Deve haver orifícios de drenagem e uma camada de drenagem (argila expandida, pedrinhas) no fundo da louça.
Dependendo da finalidade, o transplante é realizado de duas maneiras:
- Renovação total do solo - é necessário quando as flores foram esmagadas, e a terra ficou muito densa e com pouco vazamento de umidade. A planta é cuidadosamente removida da panela, as raízes são limpas do solo e os elementos mortos (secos, preguiçosos ou podres) são removidos, as seções são tratadas com pó de carbono. Em seguida, a flor é colocada em uma panela com um substrato preparado.
- Transbordo - necessário quando o sistema radicular trançou todo o pedaço de terra e é necessário um vaso maior. A planta é jogada fora dos pratos com um caroço sem limpar as raízes e colocada em uma panela preparada com drenagem, adicionando nova terra, se necessário.
Como propagar em casa
Le Isadora é geralmente propagado de duas maneiras: uma folha e uma estaca de roseta. Vamos considerar cada um deles.
A propagação por estacas é realizada da seguinte forma:- No mato uterino, as crianças são cortadas com uma faca afiada e as maiores são selecionadas para o plantio (cerca de 4 cm de comprimento).
- As estacas selecionadas são colocadas em xícaras com água morna e colocadas em local ensolarado.
- Quando as raízes aparecerem, você poderá transplantá-las para os vasos menores, com um substrato para violetas.
- É desejável regar o caminho de baixo.
A reprodução por folhas é realizada de maneira semelhante:
- Na saída da senpólia adulta, uma folha saudável é selecionada sem falhas e quebrada ou cortada juntamente com o pecíolo. As folhas superiores não são adequadas, apenas as inferiores.
- Um corte é feito no pecíolo da folha selecionada em um ângulo de cerca de 45 ° C e deixado por 20 minutos para secar.
- A folha é colocada em um copo de água com o pé para baixo e enviada para um local ensolarado.
- Quando as raízes aparecem, o caule é plantado em uma panela pequena com um substrato especial.
Quais são as dificuldades ao crescer
Como outras senpólias varietais, o Le Isadora pode ficar doente e ser atacado por insetos. A causa mais comum desses problemas são violações das regras para cuidar da flor. Considere estas dificuldades e métodos para lidar com elas.
Doença
- oídio - revestimento branco na folhagem: o método de luta - Fundazol;
- praga tardia - apodrecimento das raízes e manchas marrons no verde: a planta doente é destruída;
- fusarium - deterioração da superfície da flor: as áreas afetadas são cortadas e tratadas com fungicida;
- podridão cinza - manchas cinzas na folhagem: as manchas doloridas são cortadas, tratadas com fungicida, a violeta é transplantada para novas terras.
Pragas:
- diferentes tipos de carrapatos pode ser reconhecido por teias de aranha e buracos marrons nas folhas: agentes de controle - acaricidas;
- escudos reconhecido por manchas nas folhas: Agravertin ajudará;
- tripes as flores e a folhagem são afetadas: você precisa cortar todas as flores e usar o Actara.