O reino dos cogumelos é grande e variado: além de iguarias verdadeiras e espécimes venenosos mortais, que, reconhecidamente, ainda não são tão comuns, existe uma enorme categoria de cogumelos classificados como comestíveis condicionalmente. O Koprinus pertence a eles (coloquialmente - escaravelho), que será discutido mais adiante.
Descrição do cogumelo
O nome latino Coprinus combina um gênero inteiro de cogumelos pertencentes à família Agaric, que também inclui champignons conhecidos e um pouco menos, mas também capas de chuva e “guarda-chuvas” reconhecíveis.
Você sabe Os micologistas, estudando cogumelos, são de 100 mil a (segundo algumas estimativas) 1,5 milhão de suas espécies.
Tradicionalmente, dois parâmetros são usados para descrever qualquer fungo - aparência e condições de crescimento (local, horário etc.), pois são precisamente esses caracteres no complexo que ajudam a reconhecer e identificar inconfundivelmente esse ou aquele achado florestal.
Como é isso?
Na aparência, os pequenos Koprinusy lembram cogumelos nobres e são mais parecidos com mergulhões.
As características distintivas do gênero são as seguintes:
Chapéu | Em forma - oval-convexa (em forma de sino) ou cônica, muito raramente - plana, quase sempre permanece fechada. A superfície de muitas espécies é coberta por crescimentos escamosos. A camada inferior é do tipo placa. O interior da tampa dos cogumelos jovens é branco, mas os negros rapidamente à medida que amadurecem |
Perna | Cilíndrico, liso, longo e fino, oco por dentro, se desfaz e se quebra facilmente |
Celulose | Fibroso e corpo magro (não carnudo), mais fibras na perna |
Onde está crescendo
Koprinus recebeu seu nome popular doentio, não por causa do cheiro especial, mas devido às peculiaridades do crescimento. Esta espécie pertence aos saprotróficos, isto é, organismos cujo alimento é composto de orgânicos mortos. Na natureza, eles desempenham um papel importante em ajudar os detritos das plantas a se transformarem em uma camada fértil do solo. Coprinuses, como outros cogumelos coprofílicos, aparecem em montes de esterco ou em solos saturados com matéria orgânica - húmus, composto, húmus.Além disso, tocos podres de árvores, bem como pilhas de lixo em plantações florestais, parques e jardins, são um ambiente favorável para o escaravelho. Outro local característico de crescimento para a espécie são os prados onde o gado é pastado. Os primeiros espécimes podem ser vistos no meio do verão (algumas espécies até na primavera) e os últimos desaparecem antes do início da geada.
Comestível ou não
Não há representantes verdadeiramente venenosos no gênero Koprinus, pois, no entanto, não existem iguarias verdadeiras entre eles. As características morfológicas dos besouros de esterco permitem atribuir a maioria deles a não comestível ou condicionalmente comestível. De acordo com a terminologia geralmente aceita, essa classificação significa que é impossível envenenar o cogumelo, mas suas características de sabor deixam muito a desejar. Em relação ao Koprinusami, a razão para esta avaliação é o tamanho pequeno do cogumelo e sua textura muito fina: é inconveniente cozinhar um produto desse tipo, ele não pode ser cozido por muito tempo devido à completa perda de forma.
Mas o "problema" mais importante de Koprinusov é a fragilidade, e isso se aplica ao cultivo e ao corte de cogumelos. O fato é que, aproximadamente dois dias após o início da formação nos tecidos de Koprinus, é lançado um programa único de "autodestruição", que é chamado de autólise no mundo científico (do grego antigo "αότός" - em si e "λύσις" - se decompõe). Assim que o processo de autólise começa, o escaravelho começa a parecer tão pouco atraente que não pode mais ser discutido.Isso pode ser facilmente verificado pesquisando fotos relevantes na Internet e, melhor ainda - vídeos tirados no modo acelerado: começando do chapéu e depois por toda a área, o cogumelo parece derreter, fluindo no chão com gotas de tinta escura, até se transformar completamente em uma espécie de alcatrão uma poça. Por esse motivo, o besouro esterco, a propósito, às vezes é chamado de cogumelo de tinta. O mesmo acontece com o Koprinus se, após a coleta, colocá-lo na geladeira por pelo menos um dia ou simplesmente deixá-lo em uma cesta; portanto, você precisa preparar besouros de esterco imediatamente após retornar da floresta.
Importante! Um dos classificadores micológicos internacionais mais respeitados, o Ainsworth e o Bisby Mushroom Dictionary, em sua edição de 2008 incluiu 10 espécies do gênero Koprinus, e já em 2010 esse número aumentou para 25.
O congelamento também não é possível. Falando sobre a comestibilidade condicional do escaravelho, deve-se entender que nenhuma “colheita” é adequada para comer, mas apenas uma que foi coletada em um local ecologicamente limpo. Cogumelos cultivados em uma pilha de lixo, independentemente de sua espécie, não valem a pena: sua carne, como uma esponja, absorve todos os resíduos industriais que cercavam o cogumelo durante o desenvolvimento - tanto no ar quanto no solo.
Variedades e duplas
A composição de espécies do gênero Koprinus está sendo constantemente revisada. Algumas variedades, originalmente designadas a besouros, foram posteriormente separadas em gêneros separados ou mesmo transferidas para outras famílias; ainda há discussões em andamento sobre outras.Obviamente, não há necessidade de estudar e memorizar todas as variedades de besouros de estrume, basta reconhecer os mais comuns. Além disso, como acontece com outros cogumelos, neste caso, é muito importante saber o que confundir com o Koprinus, prestando, é claro, atenção especial às suas contrapartes não comestíveis e venenosas.
Coprinus white
Quase a única espécie de escaravelho, que é inequivocamente classificada como comestível, é o branco Coprinus (Coprinus comatus). A aparência deste fungo é tão característica que é quase impossível confundi-lo com qualquer dupla perigosa.
Características distintivas:
- altura 5-20 cm;
- o chapéu é em forma de ovo (em espécimes jovens - na forma de um fuso), sempre fechado, de cor branca como a neve com possíveis tons de cinza ou bege, liso e mais escuro na parte superior, decorado com escamas escamosas no restante da área (por isso, o segundo nome do cogumelo é excremento desgrenhado) ;
- a perna é branca, fina (até 2 cm) e longa (até 30 cm);
- cheiro agradável "comestível";
- crescimento muito rápido (4-5 cm por dia);
- época de colheita - do final da primavera ao meio do outono;
- o local de crescimento é nas margens das estradas, jardins, hortas, campos, embora também seja encontrado na floresta.
Vale dizer que há outra espécie de besouro com nome semelhante - Coprinus branco como a neve (Coprinus niveus). Ele também tem uma cor branca, mas seu chapéu é liso e como se polvilhado com farinha, que é facilmente lavada. Esta espécie é classificada como não comestível.
Vídeo: escaravelho branco
Coprinus grey
O nome “cogumelo da tinta” é mais adequado para o besouro-do-esterco cinzento (Coprinus atramentarius).
Tais características são características dele:
- o diâmetro do chapéu é de 3 a 7 cm, a forma muda à medida que cresce de ovóide para em forma de sino;
- a cor do chapéu é marrom acinzentado, a ponta é mais escura;
- tiras finas divergem do topo da tampa para as bordas, que nos cogumelos adultos são transformadas em rachaduras, após o que as bordas da tampa entre essas rachaduras sobem;
- as placas são numerosas, largas; em cogumelos jovens, brancos, em adultos, marrons e, após o início da autólise, pretos;
- a altura das pernas é de 12 a 16 cm, a espessura é de 1 cm, a estrutura é macia, aquosa, a cor é esbranquiçada ao longo de todo o comprimento e na parte inferior existem manchas marrom-avermelhadas;
- aroma agradável;
- A vida útil é mínima: após a coleta, a autólise completa ocorre literalmente em poucas horas.
Coprinus atramentarius é classificado como fungo condicionalmente comestível.
Vídeo: escaravelho cinzento
Coptus romanesi
Outra espécie comum é muito semelhante ao escaravelho - Coprinus romagnesiana (Coprinopsis romagnesiana). Sua principal diferença é um "shaggy" mais pronunciado (em termos dessa qualidade, o romanesi é semelhante a um besouro branco). As escamas têm uma cor marrom escura com uma possível tonalidade na direção de laranja ou marrom. Nos cogumelos jovens, a “franja” se encaixa confortavelmente no chapéu, mas, à medida que amadurece, fica mais fofa nas bordas. A perna é branca, com leve pilosidade e, em alguns casos, com uma vedação na parte inferior.
O tamanho médio do fungo é de 6 a 12 cm de altura e a espessura da perna é de até 1,5 cm.Uma outra característica pela qual Coprinopsis romagnesiana pode ser distinguida do escaravelho é a quase completa ausência de olfato (além do sabor). O período de frutificação geralmente ocorre na primavera e no verão, mas períodos repetidos de aparecimento desses fungos ocorrem na segunda metade do outono. Como o besouro cinzento, o Coprinus romanesi é condicionalmente comestível.
Escaravelho dobra
Além do acima, na literatura você encontra uma descrição e fotografias das seguintes variedades de besouro e suas contrapartes:
Nome russo | Nome latino | Propriedades do consumidor (de acordo com várias fontes) |
comum ou cinza acinzentado | coprinus cinereusc | condicionalmente comestível |
tremeluzente | coprinus micaceus | condicionalmente comestível / não comestível |
casa | coprinus domesticus | intragável |
espalhados | coprinellus disseminatus | intragável |
narcótico | coprinus narcoticus | intragável |
fofo ou pantanoso | coprinopsis lagopus | intragável |
dobrado | parasola plicatilis | intragável |
tarry ou pega ou malhada | coprinopsis picacea | intragável |
salgueiro | coprinellus truncorum | não comestível / venenoso |
Crescendo
Apesar das características de sabor muito baixo dos besouros, alguns amantes tendem a cultivá-los em suas parcelas, junto com legumes e frutas. Felizmente, a criação artificial de Koprinusov não é tão difícil.
O suficiente para isso:
- Prepare uma cama orgânica bem fertilizada com antecedêncialocalizado em um local sombreado - até mesmo um poço de composto em decomposição ou terra deixada sob vapor enriquecido com esterco fresco é adequado (muitas culturas não toleram bem esse fertilizante, por isso ele é depositado no solo por um ano ou até dois antes do plantio);
- procurar um micélio adequado na floresta, campo ou plantação, então, no meio do outono, desenterre um fragmento junto com a parte subterrânea e transfira-o com cuidado para um novo local, cavando o solo em 4-6 cm;
- se o micélio se enraizar, próximo verão você pode colher.
Koprinusy pode ser cultivado dentro de casa. Para fazer isso, você pode usar caixas, sacos ou caixas cheias de matéria orgânica - esterco ou húmus misturados com palha, folhas, folhagem ou vegetais. O micélio é transferido para esse substrato, coberto com solo fértil e por cima com uma camada de papelão grosso para proteger da luz.
Importante! Composição de Koprinusov cultivado artificialmente mais pobre que cogumelos que crescem em estado selvagem. Em particular, verificou-se que o escaravelho “doméstico” não contém dois aminoácidos importantes - histidina (essencial) e tirosina (não essencial).
Os recipientes preparados devem ser regados abundantemente e monitorar o regime de temperatura ideal (o ar na sala não deve ser aquecido acima de + 30 ° C). O crescimento dos cogumelos começa muito rapidamente após o plantio, após um mês ou menos, você pode iniciar a primeira colheita. Agricultores experientes colhem essas culturas várias vezes durante a estação.
Benefícios do cogumelo
Curiosamente, o besouro pode ser considerado um produto útil.
Em sua polpa frágil, existem vários nutrientes valiosos, em particular:
- vitaminas - tiamina (B1), riboflavina (B2), colina (B4), ácido pantotênico (B5), ácido fólico (B9), ácido ascórbico (C), tocoferol e tocotrienol (E), filoquinona (K1), ergocalciferol (D2 ); ácido nicotínico (PP);
- minerais - ferro, cálcio, potássio, magnésio, zinco, sódio, selênio, etc;
- aminoácidos - intercambiáveis (9) e insubstituíveis (8);
- sacarídeos simples e complexos - glicose, frutose, polioses;
- enzimas - maltase, tirosinase, tripsina;
- ácidos graxos, incluindo os mais valiosos - poliinsaturados.
Importante! A substância mais valiosa betaína, que é um derivado do aminoácido glicina, foi encontrada na polpa do escaravelho. Conforme estabelecido pela ciência moderna, ele desempenha um papel importante na remoção de toxinas do corpo, quebrando gorduras, estimulando o apetite, ganhando massa muscular e protegendo-a da destruição.
- Graças a esta composição, Koprinus tem as seguintes propriedades úteis:
- melhora a digestão e metabolismo;
- tem um efeito colerético e de queima de gordura;
- bloqueia processos inflamatórios;
- reduz a pressão sanguínea e o açúcar no sangue;
- é um antioxidante natural;
- interrompe o sangramento de qualquer natureza;
- Mostra qualidades bactericidas e anticancerígenas (antitumorais).
Aplicação de Culinária
Na culinária, dois tipos de escaravelho são usados - branco e, em menor grau, cinza. No entanto, os europeus com grande prazer também comem escaravelho, na República Tcheca, França, Finlândia e alguns outros países, este cogumelo é servido em restaurantes caros como uma iguaria. Apenas amostras jovens são adequadas para comer: depois que os pratos começam a escurecer, o cogumelo é jogado fora. Idealmente, o escaravelho deve ser coletado dentro de dois dias após o aparecimento dos chapéus acima do solo e preparado o mais tardar 1,5 a 2 horas depois.Os especialistas recomendam cozinhar apenas chapéus, já que a cavidade dentro da perna praticamente não contém polpa comestível. Devido à natureza da estrutura, os Koprinuses não são combinados com outros cogumelos. Independentemente do método de cozimento (em geral, é frito, embora também seja permitido decapagem, ensopado e adição de sopas), os besouros de esterco devem ser pré-fervidos por 15 minutos, após o que a água usada deve ser drenada.
Você sabe A trufa branca é considerada o cogumelo mais caro do mundo. Há um caso conhecido quando, em apenas uma cópia (embora ele pesasse 1200 g), o vendedor conseguiu ganhar 150.000 dólares americanos.
Dessa forma, o produto é eliminado de impurezas nocivas e neutralização de possíveis toxinas. A preparação de um besouro de esterco na forma de um produto semi-acabado é possível apenas por secagem. No entanto, para bloquear o processo de autodestruição, os cogumelos devem ser cozidos primeiro, depois fritos e só então, já totalmente preparados, secos em um dispositivo especial ou no forno.
Uso médico
Devido à composição química única, o Koprinus encontrou amplo uso não apenas na culinária, mas também na medicina. Ao mesmo tempo, se o besouro esterco branco é frequentemente consumido, o cinza é de muito maior interesse para os médicos.Outra área interessante do uso médico de escaravelhos cinzentos e cintilantes é o tratamento do alcoolismo.
Com base nisso, os medicamentos são preparados para o tratamento, incluindo complexos ou prevenção de condições patológicas, como:
- doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão;
- doenças das articulações e próstata;
- diabetes mellitus;
- hemorróidas (efeito hemostático e analgésico);
- imunidade enfraquecida;
- infecções bacterianas, em particular as causadas por estafilococos e clostrídios (gangrena gasosa);
- distúrbios intestinais (constipação);
- doenças oncológicas (câncer de mama, próstata, estômago).
Acontece que a cooprina, que está presente nesses fungos e dá nome ao gênero, ao interagir com o álcool etílico, causa sintomas muito desagradáveis em uma pessoa - desde tonturas e náuseas leves a hipertermia e fortes dores no abdômen. Essa propriedade interessante tem sido usada com sucesso para a "codificação" de alcoólatras crônicos: uma vez que experiências dolorosas experimentadas na psique do paciente estão fortemente associadas à bebida.
Você sabe Durante muito tempo, funcionários do serviço secreto e alguns oficiais de alto escalão usaram tinta especial feita de besouros de esterco auto-decompostos para assinar documentos críticos. A composição exclusiva dessas tintas e esporos de fungos, nelas vistas com a ajuda de dispositivos especiais, exclui completamente a possibilidade de falsificação e falsificação.
Deve-se notar que o efeito colateral em questão, em regra, ocorre para uma pessoa sem consequências graves e é principalmente sintomático. No entanto, a combinação de álcool e cooprina na presença de doenças dos sistemas cardiovascular ou respiratório, bem como problemas nos rins ou fígado, pode agravar seriamente a condição do paciente, portanto, antes de tratar o alcoolismo com um remédio popular, você deve definitivamente consultar um médico.
Vídeo: pó anti-álcool
Perigo de cogumelo
Os catadores de cogumelos devem saber que no gênero Koprinus existem espécies separadas que podem ser envenenadas. Um exemplo impressionante é o esterco de salgueiro (Coprinellus truncorum). E, embora a probabilidade de um resultado fatal nesses casos não seja alta, se houver uma violação da tecnologia de preparação, uso excessivo ou outras circunstâncias adversas (infância ou velhice, presença de algumas doenças crônicas etc.), podem surgir problemas de saúde. A melhor maneira de evitar isso é não comer esses cogumelos.
Cogumelos da família Koprinus podem ser vistos como um exemplo vívido de como tudo é relativo e subjetivo neste mundo. De aparência inexistente, crescendo em montes de estrume, poços de lixo e aterros sanitários da cidade, quase instantaneamente se transformando em uma poça de tinta, eles não são apenas considerados uma verdadeira iguaria em alguns países europeus, mas também são direcionados para o cultivo, inclusive para venda posterior.E, no entanto, isso não significa que os besouros de esterco possam ser coletados em qualquer lugar e em qualquer lugar: embora o Koprinusy não contenha substâncias altamente tóxicas em sua maior parte, mas podem ser envenenados devido a mudanças negativas na composição do ar e do solo, nas quais os fungos, especialmente os que crescem na cidade, reagir com sensibilidade.