Lindas flores de outono de várias cores ficam ótimas em buquês altos e em paisagismo. A palavra Gladius do latim significa uma pequena espada. Forneceu a base para o nome "gladiador". O nome da planta em hebraico se traduz como "espada". Portanto, na Rússia, ele é chamado de esgrimista. Como esta bela flor cresce e se propaga, seus tipos, variedades e sutilezas de cuidados serão discutidos mais adiante.
Descrição da planta de gladíolo
Planta de erva-doce com classificação múltipla. As variedades diferem entre si na forma e tamanho da flor, cheiro, época da floração e local de crescimento.
Como o gladíolo cresce
Para um crescimento normal, os bulbos de plantio devem ter o mesmo tamanho, pois as plantas grandes podem inibir as menores. Antes do plantio, eles devem ser descascados e inspecionados. A planta terá flores grandes se apenas um broto for deixado.
Importante! Não combine gladíolos de flores grandes com variedades de flores pequenas e altas, com pouco paisagismo. Flores pequenas e baixas perderão seu apelo.
O resto deve ser interrompido. O rebento está pronto para o plantio se o tamanho do broto for de 15 cm e, se necessário, são colocados em um local quente e luminoso para germinação. A distância entre as lâmpadas e entre as fileiras é de 15 a 25 cm, sendo necessário plantar em um padrão quadriculado até uma profundidade de cerca de 15 cm.
Buquês de flores ficam bem em canteiros de flores no jardim. Para fazer isso, eles devem ser plantados em um círculo com um diâmetro de até 30 cm, a uma distância de 15 a 20 cm.Depois que florescem, é necessário enfiar uma haste de apoio no centro do círculo e amarrar todo o buquê em torno dele.
Composições com buquês de flores em crescimento nos mercados são lindas. Para fazer isso, você precisa escolher vasos grandes, já que o comprimento das raízes da planta atinge 30 cm. O número de bulbos plantados depende do tamanho da panela, aproximadamente 6 a 8 peças. No projeto paisagístico, o espeto é plantado junto com dálias e flox. Em seguida, a ênfase está na parte superior e o fundo nu é oculto por flores de baixo crescimento.
Vídeo: plantar gladíolos em uma panela
Onde cresce e o que cheira
A geografia do crescimento do tipo de flor da África Austral à Eurásia. O local de nascimento desta planta é considerado no sudeste da África. Sob condições naturais na costa do Mar Mediterrâneo, no Cazaquistão, na Europa Central e Oriental, você pode encontrar um gladíolo em azulejo.
A maioria das variedades é inodora. Acedentona é um gladíolo perfumado originário da Etiópia. Tem um cheiro muito aromático e agradável, que é sentido à distância. Pelo cheiro, eles podem ser comparados com jasmim, jacinto ou violeta. Se você plantá-lo em uma área ensolarada, o cheiro será mais forte do que na sombra.Você sabe O tipo de flor pode ser considerado uma planta medicinal. A concentração de ácido ascórbico em suas folhas é a mesma que nas roseira brava.
Tem flores de diâmetro de cerca de 10 cm em branco, amarelo, rosa ou roxo claro. Não existem tantos no caule quanto os gladíolos comuns. A quantidade aproximada é de até 5 peças e floresce gradualmente. Portanto, é necessário plantá-lo em buquês de grupo. Então ela olha muito expressivamente no canteiro e dá uma mancha de cor brilhante. Também é necessário sentar e cuidar do assistente, bem como dos gladíolos comuns.
Durante muito tempo, os criadores lutam pelo cultivo de variedades, não apenas com uma aparência melhorada, mas também com uma maior força de aroma. Então o glanter foi criado. É um híbrido entre gladíolo e acetonter; portanto, combina perfeitamente os sinais de ambos.
A qual família pertence
Espeto - uma planta da cebola da família Iris tem um caule alto, com muitas flores e folhas finas. Ele recebeu esse nome devido ao formato das folhas.
As variedades que dependem da forma da flor são divididas em:
- simples;
- dissecado;
- dobrado;
- ondulado;
- terry;
- dragão.
Inflorescência em 1 linha; 2 - fila dupla; 3 - próximo; 4 lados; 5- espiral; 6- tipo de gandawenzis de flores; 7- tipo de edel de flor; 8 - perianto simples; 9 - formato perianto ondulado; 10 - forma dobrada; 11- forma dissecada
As variedades de acordo com o tamanho da flor são pequenas, médias, grandes e gigantes. De acordo com o período de floração, eles são divididos em:
- 70 a 75 dias desde o plantio até a floração - muito cedo;
- 76-80 dias - cedo;
- 81-85 dias - meio cedo;
- 86 a 90 dias são médios;
- 91–95 dias - meio tarde;
- mais de 96 estão atrasados.
Você sabe Nos séculos XVII-XVIII uma decocção de gladíolos foi usada para fins medicinais como diurético e analgésico.
No local de origem, as plantas são divididas em tipo europeu e americano. O europeu é caracterizado por uma borda ondulada ou uniforme da flor, inflorescência torcida, o número de flores é de 15 a 17 peças. Americana inclui principalmente variedades de flores grandes e médias. Esse tipo é caracterizado por uma flor ondulada ou dobrada com um número de flores de 20 a 22 peças.
Vídeo: Variedades de gladíolos
Descrição botânica
O núcleo da planta é coberto de escamas, tem uma forma redonda achatada e um tamanho de 3-10 cm de diâmetro. Sua cor pode ser diferente. Todo ano é atualizado. As hastes crescem, com cerca de um metro de altura, entrelaçadas com finas folhas lineares de um tom verde-turquesa. As flores em forma de funil são coletadas em inflorescências em forma de espiga, colocadas ao longo do caule.
O número aproximado de cores é de 16 a 22 peças. Seu tamanho pode atingir 20 cm de diâmetro. As flores crescem a partir de um perianto em forma de funil de seis lados. Após a floração, a fruta aparece: uma caixa com muitas sementes marrons. Propagado por lâmpadas ou crianças.
Tipo de flor - perene ou anual
O tipo de flor é uma planta perene que forma um novo caule, folhas e inflorescências a cada ano. Embora seja perene, é desenterrada durante o inverno e armazenada em uma sala fresca e seca até a primavera. No outono, ele forma um jovem corm.
A aparência de crianças pequenas ao seu redor é comum. Seu número por lâmpada é de 20 a 30 peças. Dos tubérculos grandes, você pode obter flores no primeiro ano de plantio, dos tubérculos pequenos em um ano.
Tipos de gladíolo
O gênero de erva-doce inclui 280 espécies. Os principais são:
- Gladiolus baumii (lat.) foi descrito pelo botânico alemão Herman Harms (1870-1942) em 1903. Distingue-se por inúmeras folhas vigorosas, uma inflorescência unilateral em forma de espiga e um perianto de um tom rosado.
- Gladiolus commúnis (lat.) - erva-doce comum. Difere em folhas com bordas lisas colocadas em duas fileiras no caule. As flores são vermelho-púrpura, no meio, com listras brancas.
- Gladiolus imbricátus (lat.) - pára-lamas cercados. Possui folhas duplas, largo-lineares, uma inflorescência densa em forma de espigão de um lado, de cor rosa-púrpura.
- Gladiolus murielae (lat.) - esgrimista Muriel ou acidanthera bicolor. É caracterizada por duas lâminas longas de folhas xifóides, flores individuais com pétalas brancas pontiagudas com um meio roxo escuro. Tem um cheiro agradável.
- Gladiolus palūstris (lat.) - pára-lamas do pântano. Difere no tubérculo ovóide e na inflorescência em forma de espiga, de cor rosa brilhante. Cresce nos territórios pantanosos da Europa Central e do Sul. Na Federação Russa está listado no Livro Vermelho.
- Gladiolus ténuis (lat.) - erva-doce fina. Possui um par de folhas escamosas e brácteas escamosas bastante reduzidas, inflorescências unilaterais em forma de espigão com flores intimamente relacionadas e periantos rosados. A espécie está listada nos Livros Vermelhos da Ucrânia e da Federação Russa.
Depois de cruzar espécies diferentes, os criadores criaram muitos híbridos. Cada variedade de espetos de jardim é uma espécie híbrida e está sujeita a registro. É realizada desde 1945 pelo Conselho Norte-Americano de Gladiolusov. Cada nova variedade recebe um código digital.
Caracteriza uma flor (seu tamanho e cor). Em primeiro lugar, o tamanho está em uma escala de seis pontos; no segundo, a cor (de 0 a 9). Informações sobre intensidade de cores e cores adicionais são codificadas no terceiro dígito. Além disso, o período de hifenização indica o período de floração, dois dígitos do ano em que a variedade é cultivada e o nome do criador.
Em média, uma variedade vive cerca de 10 anos. Com a reprodução repetida, os defeitos aparecem nas características e isso afeta sua vida útil. Todos os dias há novas variedades com cores, ondulações e outras características mais incomuns.Vídeo: Código digital de gladíolos
Plantação cuidadosa e cuidados com as plantas
Mesmo um cultivador iniciante será capaz de plantar e cuidar dessas flores. Para cultivar plantas bonitas com pedúnculos longos, siga algumas recomendações simples:
- Plante lâmpadas no início de maio em um local ensolarado. No jardim onde você vai plantar gladíolos, adicione um complexo de fertilizantes: 1 m² para 1 colher de sopa. uma colher de uréia e superfosfato duplo, além de um punhado de cinzas de madeira.
- O espeto adora rega abundante e regular, sem estagnação da água na cama e afrouxamento do solo. Os canteiros com flores devem ser constantemente removidos de ervas daninhas para não introduzir doenças fúngicas nas ervas daninhas.
- A primeira cobertura pode ser feita quando 2-3 folhas aparecerem. Use 2 colheres de sopa. uréia em 10 litros de água. Para obter cormos grandes, é necessário durante esse período cobrir com ácido bórico (2 g de ácido bórico por 10 l de água).
- O segundo curativo é realizado quando o pedúnculo começa a crescer. Para isso, 1,5 colher de sopa. colheres de sopa de nitrofoski dissolvido em 10 litros de água.
- O terceiro curativo superior após a floração é realizado para preparar os bulbos para armazenamento. 1 colher de sopa. uma colher de superfosfato esmagado, 2 colheres de sopa. colheres de sopa de sulfato de potássio e 5 g de permanganato de potássio por 10 litros de água.
- As lâmpadas são escavadas no final de setembro em clima seco. Eles são dispostos em local seco em uma camada. Após a secagem com uma faca afiada, as hastes são cortadas deixando um toco de 2–4 cm.
- Para que as lâmpadas sejam bem armazenadas, elas devem ser completamente secas por um mês em temperatura ambiente. A cebola e as raízes velhas são removidas e armazenadas em um saco de pano em uma geladeira ou adega.
Como criar gladíolos
As plantas se reproduzem usando botões de tubérculos - crianças pequenas que crescem em torno da lâmpada principal. Eles são desenterrados e armazenados juntamente com lâmpadas grandes. Na primavera, são plantadas para germinação em uma cama a uma profundidade de 5 cm em valas pequenas. Em um ano eles definitivamente florescerão.
Importante! As plantas cultivadas no jardim a partir de tubérculos são mais adaptadas ao crescimento sob essas condições e são mais resistentes a doenças.
O material de plantio precisa constantemente de atualização; portanto, para preservar a planta, não se deve ignorar o plantio de crianças. Antes de plantar, você não precisa descascar as cascas das crianças. Basta pressionar com os dedos até que um pequeno clique ocorra, ou seja, viole a integridade da casca para facilitar a germinação do broto.
Doenças, pragas e como lidar com eles
Doenças virais bacterianas e fúngicas, juntamente com pragas, ameaçam o crescimento de belos espetos. As plantas podem estar doentes:
- Fusarium - Uma doença causada por espécies de fusarium. Outro nome é podridão seca. Causa apodrecimento das raízes e murcha da planta.
- Podridão cinzenta ou dura - doença fúngica. É caracterizada pelo amarelecimento das pontas das folhas, pelo aparecimento de várias manchas nelas.
- Sarna - doença bacteriana. Pode ser reconhecido por manchas marrom-avermelhadas no fundo da planta.
- Mosaico - doença viral. Folhas e flores tornam-se listradas e ásperas, não características da espécie.
- Icterícia - doença viral. As folhas ficam amarelas e as flores verdes.
- Doggystyle - doença bacteriana. A característica de que são crescimentos em tubérculos.
Fusarium, podridão e crosta são mais fáceis de prevenir do que combatê-los. Isso deve ser feito inspecionando os tubérculos durante o plantio e as plantas durante o período de crescimento. Se as folhas ficarem amarelas ou aparecerem manchas, é necessário determinar a doença comparando com a foto das plantas afetadas.
Nas doenças virais, tubérculos e plantas devem ser removidos e queimados. Ajuda no combate a doenças e pragas na rotação de culturas. Para fazer isso, plante tubérculos todos os anos em lugares diferentes. Para a desinfecção do local de pouso, são utilizados sulfato de cobre, permanganato de potássio etc.
Importante! Áreas cobertas de grama de trigo têm um efeito benéfico na reprodução de vermes, portanto é necessário lidar com isso em primeiro lugar. Reduzir a acidez do solo com farinha de cal, giz, cinzas ou dolomita também ajudará.
Das pragas, a planta afeta mais frequentemente:
- Tripes - insetos com 1,5 mm de tamanho marrom escuro. Eles têm asas brilhantes nas costas, então se espalham facilmente. Os tripes sugam o suco das folhas e secam. Traços brancos e pontos pretos são claramente visíveis nas lâminas das folhas. Os brotos das plantas afetadas não florescem. No meio, podem ser vistas larvas marrom-amarelas. Além disso, os insetos podem afetar a lâmpada durante o armazenamento, caindo no porão com a colheita. Quando as pragas aparecem pela primeira vez, as plantas são tratadas com inseticidas. O processamento é repetido após 10 a 14 dias até a destruição completa. Infusões de alho e tabaco também ajudam a deter pragas. Se os tripes não forem destruídos pelo período de escavação das lâmpadas, elas deverão ser processadas por imersão em uma solução inseticida por 15 minutos. Seque bem depois.
- Wireworms - estas são as larvas de besouros quebra-nozes. Eles podem fazer movimentos nos bulbos através dos quais fungos e bactérias entram, causando podridão. Você pode combater uma praga com a ajuda de inseticidas ou remédios populares.
- Ursos - insetos grandes que vivem no chão, de cor marrom escura. Inseticidas são usados para controlar a praga. Eles são dispostos nos furos ao aterrar de acordo com as instruções.
Você pode combater pragas com a ajuda do tratamento térmico de tubérculos de gladíolo. Deixe de molho por 10 minutos antes de plantar. na água a uma temperatura de + 50 ° C. Para não soldar a semente, é necessário aderir estritamente ao regime de temperatura.
Lenda da flor
Desde que a flor cresceu desde os tempos antigos, as pessoas conseguiram adicionar lendas e mitos sobre ela. Segundo um deles, os gladíolos cresceram das espadas de bravos guerreiros.
Os romanos lutaram com os trácios. A vitória na guerra foi para os romanos. O comandante romano ordenou que os prisioneiros fossem feitos gladiadores. Sevt e Teres se tornaram grandes amigos. O desejo de pátria e liberdade os unia. A humilhação escrava em cativeiro, por um lado, deprimida e com o arco - os tornou ainda mais amigos.Você sabe As lâmpadas de gladíolo eram usadas como alimento mesmo antes de nossa era. No início, foram assados e moídos com cebola. Em seguida, bolos foram feitos a partir desta massa.
O cruel comandante queria ver uma batalha entre amigos. A recompensa para o vencedor foi seu retorno à sua terra natal. Quando as trombetas começaram a tocar e a platéia estava pronta para ver a batalha, amigos enfiaram espadas no chão e se abraçaram. "Por que eles não brigam?" - gritaram espectadores raivosos. Os jovens decidiram que era melhor morrer do que entreter a platéia sedenta de sangue. Eles foram executados, e lindas flores cresceram no local das espadas, que foram nomeadas gladíolos em sua homenagem. Até hoje, eles simbolizam amizade, lealdade, nobreza e memória de bravos guerreiros.
O gladíolo da planta antiga está envolto em história e lendas. É uma decoração maravilhosa para qualquer canteiro de flores. Devido à sua despretensão e cuidado fácil, é cultivado por quase todos os cultivadores. Precisamos apenas conhecer algumas das sutilezas desse processo e os buquês em seus canteiros de flores irão encantar você com grandes flores saudáveis de todos os tipos de cores.