Tulipas brilhantes e bonitas são cultivadas na casa de campo de muitos jardineiros, e o plantio das lâmpadas dessas plantas em campo aberto geralmente é realizado no outono. Mas sob certas condições, você pode plantar flores na primavera. Nesse caso, as tulipas podem florescer ainda este ano, se o jardineiro preparar um local adequado para o cultivo de plantas, realizar corretamente o plantio no momento certo e fornecer os cuidados necessários. Mais sobre tudo isso mais adiante neste artigo.
Quando plantar tulipas na primavera para que elas possam florescer
Para que as lâmpadas plantadas no solo brotem e as tulipas floresçam no primeiro ano, o material de plantio é incorporado ao solo no início da primavera.
Ao escolher um período de tempo, você deve cumprir os seguintes requisitos:
- o plantio é realizado no período de final de março a meados de maio - quanto mais frio o clima na região, mais tarde as lâmpadas se fecham no solo;
- a terra deve secar um pouco - a umidade excessiva leva à deterioração das raízes;
- os tubérculos não podem ser plantados durante ventos fortes - ele sopra o chão da lâmpada e pode até arrancá-lo do chão;
- a terra deve aquecer a + 9 ° C a uma profundidade de pelo menos 10 cm;
- as primeiras variedades de flores são plantadas na primeira metade da primavera e depois - a partir de meados de abril;
- a temperatura do ar no momento do plantio das lâmpadas no solo deve ser de pelo menos + 6 ° C.
Você sabe O líder mundial no cultivo de tulipas é a Holanda. Mais de 3 bilhões dessas cores brilhantes são cortadas anualmente no país.
Como plantar
Durante o plantio da primavera, os bulbos de tulipa são mais difíceis de enraizar no solo, de modo que a floração das plantas geralmente é adiada por um mês. Para acelerar o surgimento de mudas e estimular o aparecimento de brotos no ano do plantio, é necessário preparar adequadamente o material de plantio. É igualmente importante escolher uma área adequada para as flores e seguir claramente as instruções para o plantio de bulbos no solo.
O que você precisa para pousar
Em áreas com clima frio, o plantio de tulipas na primavera em campo aberto geralmente não é possível antes do final de abril, porque até esse momento o solo não é aquecido o suficiente pelo sol. Nesse caso, você pode usar o método de forçar flores, para que as plantas já floresçam no ano atual. Para fazer isso, no início da primavera, recomenda-se que as lâmpadas sejam plantadas em um recipiente com terra e, após a emergência, mova-as para o local.
Ao cultivar tulipas para destilação, são utilizados os seguintes materiais:
- vasilha larga de madeira, plástico ou cerâmica;
- seixos ou pequenas pedras para colocar a camada de drenagem no tanque;
- mistura de solo fértil para flores, consistindo em uma quantidade igual de húmus, folhas e solo de jardim, com a adição de uma pequena quantidade de turfa e areia - você pode comprar solo pronto na loja.
Durante o plantio de plantas em uma área aberta, é desenterrada com uma pá. Para quebrar grandes torrões de terra, a superfície do solo é afrouxada com um ancinho.
Como preparar bulbos para o plantio de primavera
Para acelerar o surgimento de mudas, é necessário preparar adequadamente o material de plantio antes do plantio no solo.
Para fazer isso, execute as seguintes etapas por sua vez:
- Inspecione as lâmpadas, descartando amostras danificadas e danificadas.
- Dobre o material de plantio na geladeira por 10 a 12 horas - isso ajuda a endurecer os tubérculos antes do plantio.
- Imediatamente antes de incorporar no solo, mergulhe os bulbos em uma solução rosa de permanganato de potássio por 30 minutos para desinfetar.
- Descasque os tubérculos da pele externa para absorver melhor a umidade e os nutrientes do solo.
Importante! Você pode descascar bulbos de tulipa de suas cascas apenas com as mãos. Ao mesmo tempo, ferramentas afiadas não podem ser usadas, pois há risco de danificar os tubérculos.
Seleção do local e preparação do solo
Antes de plantar tulipas, você precisa encontrar um local adequado para elas no local e também preparar adequadamente o solo. Isso ajudará as lâmpadas a se adaptarem rapidamente a novas condições e reduzir o risco de doenças e pragas.
A parcela para flores deve atender aos seguintes requisitos:
- estar aberto à luz do sol - para o crescimento e plantas luxuriantes precisam de calor e luz;
- ter solos leves e soltos de acidez neutra (barro arenoso ou argiloso) - ele passa bem a água e o ar, aquece mais rapidamente;
- Fique longe de correntes de ar - sob a influência de correntes de ar frio, a imunidade da flor enfraquece e podem ocorrer doenças fúngicas.
Antes do plantio, o solo na área selecionada deve ser cavado até a profundidade da baioneta da pá. Ao mesmo tempo, fertilizantes são adicionados para enriquecer a terra com nutrientes.
Você pode usar formulações de loja prontas para plantas bulbosas com flores ou fazer uma pequena quantidade de um destes componentes:
- sulfato de potássio;
- composto apodrecido;
- madeira cinza;
- superfosfato duplo;
- fertilizantes fosfóricos;
- giz.
Plantando uma planta
Depois de preparar o local e o material de plantio, eles começam a plantar diretamente os bulbos no solo. As instruções passo a passo para o plantio de flores são apresentadas abaixo:
- Prepare pequenos orifícios com uma profundidade de 7 a 15 cm (dependendo do tamanho das lâmpadas). A distância entre os recessos adjacentes deve ser de pelo menos 10 cm.
- Se o solo não estiver úmido o suficiente, despeje uma pequena quantidade de água morna em cada poço.
- Coloque a cebola no buraco, virando-a de cabeça para baixo. É impossível empurrar um tubérculo no chão.
- Polvilhe os entalhes com terra solta. Nivele cuidadosamente a superfície do solo na cama.
- Polvilhe um pouco de água morna em cada cebola.
Se as tulipas foram cultivadas por destilação, elas são transplantadas do recipiente para uma área aberta usando o mesmo algoritmo. Para não ferir plantas jovens mais uma vez, você pode simplesmente cavar um recipiente com brotos no solo.
Importante! Re-plantar tulipas na mesma área é possível somente após 4 anos. Caso contrário, o risco de danos às flores por pragas e infecções aumenta.
Cuidado adequado das flores
Demora cerca de 2-3 semanas para enraizar os bulbos de tulipa. Os cuidados adicionais de plantio consistem principalmente em rega e fertilização regulares. É igualmente importante soltar periodicamente o solo nos canteiros e inspecionar as flores quanto a danos causados por doenças ou pragas. Após a floração, as tulipas também precisam de alguns cuidados.
Rega e alimentação
Os principais fatores que afetam o crescimento e a floração das tulipas são a rega adequada e a cobertura. Eles devem ser realizados de acordo com certas regras, ou seja, o excesso de umidade e fertilizantes no solo pode causar doenças das flores e até levar à morte das plantas.
As principais características da alimentação e irrigação de tulipas são:
- a rega é realizada quando a camada superior do solo seca;
- água é derramada sob a raiz para que as gotas não caiam no caule e nas folhas da flor;
- para irrigação, recomenda-se usar apenas água à temperatura ambiente;
- cerca de 1-30 m² de canteiros de flores consomem cerca de 20 a 30 litros de líquido, para que a terra fique bem umedecida;
- os fertilizantes são aplicados 3 vezes por estação - na fase de aparecimento das primeiras mudas, no início da floração e após a sua conclusão;
- as plantas são alimentadas com fertilizantes minerais comprados em lojas, seguindo as instruções da embalagem, ou fazem 50 g de uma mistura seca de potássio, nitrogênio e fósforo em 1 m² de área (proporção de componentes 1: 2: 2);
- depois de incorporar fertilizantes no solo, a cama é abundantemente regada com água, para que os nutrientes cheguem às raízes das tulipas mais rapidamente.
Afrouxamento
Para melhorar a permeabilidade ao ar do solo, bem como facilitar o acesso de água e fertilizantes às raízes da planta, é necessário afrouxar regularmente o solo nos canteiros com tulipas. Este procedimento é realizado após cada chuva ou rega, ajudando a eliminar a crosta densa formada na superfície do solo.
O afrouxamento é realizado com muito cuidado a uma profundidade não superior a 4 cm, para não danificar os bolbos de flores.As ervas daninhas em volta das plantas são removidas conforme necessário e retiradas do local. Graças à capina, a água e os fertilizantes são totalmente absorvidos pelas raízes das flores, o que contribui para o aparecimento de botões grandes.
Você sabe Durante a Segunda Guerra Mundial, os europeus consumiram tubérculos de tulipa como alimento, substituindo-os por cebolas comuns.
Prevenção e tratamento de doenças
Sujeito às recomendações acima para a preparação de material e cuidado para plantio, as tulipas raramente são afetadas por doenças. Mas se isso ainda aconteceu, você precisa agir imediatamente e impedir a propagação da infecção.
As principais doenças da cultura:
- Podridão cinzenta. A doença se manifesta como manchas cinza-amareladas na superfície do caule e bulbo. Com o tempo, as áreas afetadas aumentam de tamanho e um fungo contendo esporos se forma sobre elas.
- Fusarium. Os principais sintomas da infecção são nanismo, amarelecimento das folhas e murcha da planta. Manchas marrons suaves aparecem no tubérculo da podridão da flor.
- Rizoctonia. Esta doença infecciosa se desenvolve no bulbo da tulipa, cobrindo-o com manchas brancas. Com o tempo, as áreas afetadas adquirem uma cor marrom, e o micélio branco se espalha para o solo ao redor do caule da planta.
- Tifulez. A doença tem uma natureza infecciosa. Os principais sintomas são nanismo, amarelecimento e morte das raízes do bulbo, vermelhidão das folhas e torção. Os escleródios são formados dentro do tubérculo, o que leva à deterioração de toda a parte subterrânea da planta.
- Podridão branca. Um sinal de infecção é um revestimento branco semelhante ao algodão no caule, tubérculo e folhas de flores. À medida que a doença se desenvolve, áreas marrons contendo esporos de fungos se formam na planta.
- Motley. Esta doença viral não é tratável e seus sintomas são manchas, derrames e listras nas pétalas das tulipas. Como resultado da infecção, a flor adquire uma cor incomum para uma determinada variedade e desaparece.
- Bacteriose. A doença tem uma natureza infecciosa e afeta todas as partes da planta. Os sinais de infecção incluem nanismo, bordas brancas das folhas, amarelecimento das veias, pequenas úlceras nos brotos e flores, apodrecimento do bulbo. As áreas afetadas ficam macias com o tempo e ficam cobertas de muco.
Para o tratamento de infecções fúngicas, são utilizados medicamentos especiais (por exemplo, Fundazolum, Topsin). Ao usá-los, você deve seguir rigorosamente as instruções na embalagem. As doenças infecciosas e virais não podem ser tratadas; portanto, quando são encontradas, as amostras afetadas são desenterradas e queimadas.
Importante! Das pragas, um urso, um carrapato de cebola e pulgões podem ameaçar as plantas. Se esses insetos forem encontrados, o leito é tratado com preparações especiais (por exemplo, Actellic, Bazudin).
Para evitar a ocorrência desses problemas, é recomendável observar medidas preventivas:
- plante flores em uma área adequada;
- observar o regime de rega e cobertura;
- cavar o solo antes de plantar;
- observar rotação de culturas;
- escolha material de plantio de alta qualidade;
- preparar adequadamente as lâmpadas para embutir no chão;
- aderir ao esquema recomendado de plantio de flores;
- remover ervas daninhas;
- afrouxe o solo ao redor das plantas;
- oportuna destruir plantas doentes no local.
Cuidados com a tulipa após a floração
Após a floração, as tulipas também precisam de alguns cuidados. Inclui tais ações:
- as pétalas caídas precisam ser removidas do local - elas podem apodrecer, tornando-se uma fonte de infecção;
- após a conclusão da floração, a rega das plantas para;
- quando o caule da flor fica completamente amarelo e seca, é cuidadosamente cortado;
- em áreas com clima ameno, é possível deixar as lâmpadas no inverno no solo, cobrindo-as com uma camada de cobertura de turfa;
- em regiões com invernos frios, é necessário desenterrar os tubérculos, secá-los por alguns dias em temperatura ambiente e armazená-los em um local escuro e fresco.
Você sabe Tulipas cortadas podem continuar a crescer mesmo em um vaso de água. Nesse caso, a flor pode adicionar até 3 cm de altura.
Um brilhante jardim de tulipas irá decorar qualquer casa de verão, e você pode conseguir a floração exuberante dessas plantas este ano, mesmo sob a condição de plantio na primavera. Usando as informações apresentadas no artigo, mesmo um jardineiro iniciante poderá preparar de forma independente um lote para o cultivo de flores, plantar adequadamente os bulbos no solo e fornecer as mudas com os cuidados necessários.