Cogumelos com óleo são cogumelos comuns conhecidos por qualquer coletor de cogumelos.. Eles têm bom gosto e propriedades nutricionais que não são inferiores aos cogumelos porcini. As amantes valorizam a manteiga pelo fato de poderem ser submetidas a praticamente qualquer tratamento culinário. Porém, antes de ir à floresta buscar cogumelos, você precisa descobrir mais informações sobre eles, para que os "presentes da floresta" não causem danos significativos à saúde, mas apenas com sua abundância e sabor.
Descrição biológica
Maslata (lat. Suillus) - o nome comum para cogumelos, classificado por classificação como o gênero dos mamilos da família Ordem oleosa Polevye. Eles são comuns nas vastas extensões da Eurásia, habitam a América do Norte, e algumas espécies se enraizaram na África e na Austrália.
As borboletas foram nomeadas assim por causa da membrana mucosa pegajosa que cobre a superfície da tampa. Os cogumelos ficam escorregadios quando tocados e como se tivessem sido manchados por cima com um líquido oleoso. Na maioria das vezes, eles não são grandes, o diâmetro da tampa varia de 5 a 10 cm. Em altura, o cogumelo atinge em média 6-10 cm.
Quando os corpos frutíferos dos cogumelos ainda estão se formando, os chapéus geralmente têm um formato convexo, em forma de cone ou semicircular e, à medida que crescem, passam a ficar mais lisos. Suas cores são variadas, dependendo da espécie, solo, iluminação e variam de tons de amarelo a marrom escuro. O filme oleoso é fácil de remover.A polpa tem uma cor esbranquiçada ou amarelada. Sua estrutura é densa, mas ao mesmo tempo suave. Em certos tipos de óleo, ele pode mudar de cor no corte - avermelhado ou ficar azul.A camada portadora de esporos (ou gimenofor) é caracterizada por uma estrutura tubular, é facilmente limpa. Os túbulos nos espécimes jovens são amarelo claro, nos mais maduros - mais escuros. Os poros dos tubos são pequenos. Esporo amarelo em pó.
A perna é cilíndrica, ocasionalmente em forma de taco. Sua altura é diferente, de 4 a 10 cm, geralmente é clara, de cor esbranquiçada, mais escura abaixo, também pode ser amarelada. Às vezes, a cor das pernas corresponde à cor do chapéu. Muitos tipos de óleos são caracterizados pela presença da chamada colcha privada, que conecta o chapéu e a perna. Com o crescimento do fungo, ele se rompe, e um anel característico se forma na perna, e restos do filme podem permanecer nas bordas da tampa.As borboletas são fungos micorrízicos (simbiontes) e criam micorrizas com raízes de árvores. Preferem frequentemente árvores coníferas: pinheiro, abeto, larício. No entanto, algumas espécies escolheram carvalhos ou bétulas. Algumas plantas oleaginosas crescem sob suas próprias espécies de árvores, outras podem crescer sob várias coníferas.
Esses cogumelos ocorrem predominantemente em locais claros: nas clareiras de florestas de coníferas, ao longo de suas margens, em plantações jovens de pinheiros e abetos e áreas de derrubada. O apanhador de cogumelos atinge seu maior desenvolvimento em 14 a 15 anos, adora solos arenosos com uma mistura de calcário, e os cogumelos oleosos são encontrados desde o início do verão até o meio do outono. Eles amam o calor, param de crescer quando o solo congela. O tempo chuvoso também é extremamente confortável para eles.
- Os pontos negativos incluem:
- o cogumelo envelhece em pouco tempo;
- as borboletas geralmente acabam danificadas por vermes, cogumelos velhos e crescimento jovem.
Tipos de óleos comestíveis
Na natureza, existem muitas variedades de óleos. Considere o mais famoso deles.
- O butterdish é comum. Cresce principalmente em florestas de pinheiros ou florestas misturadas com a presença de pinheiros. É possível encontrar sob uma camada de agulhas. É despretensioso para a luz. Prefere solo arenoso. O chapéu mede de 5 a 12 cm de diâmetro e apresenta diferentes tons de marrom: do amarelo sujo ao chocolate. A perna cilíndrica é curta. Um anel se forma nele com o tempo. Lubrificador comum de frutas do meio do verão até a primeira geada. Muito suscetível a pragas.
- O lubrificador é granular. Cresce em locais claros de plantações de pinheiros. Prefere solos de cavernas e calcários. O chapéu pode atingir 10 cm e sua cor varia de marrom-amarelo a vermelho-marrom. No tempo chuvoso, os tubos liberam gotículas de líquido branco, formando um grão na perna. O anel está ausente. A cor da polpa não muda quando cortada. Lubrificador de grãos cresce em pequenos grupos nas estações de verão e outono.
- Lubrificador Bellini. O habitat é conífero, principalmente florestas de pinheiros ativamente. Prefere solos cavados. Amadurece no final do verão e outono, os cogumelos crescem especialmente ativamente após as chuvas. O chapéu tem 8-12 cm de diâmetro, cor creme ou marrom claro, mais escuro no meio. À medida que cresce, suas bordas ficam levemente para dentro. Na perna existem placas vermelhas e marrons, sem anel, pegajoso ao toque.
- O butterdish é branco. Cresce em florestas de pinheiros e cedros. O diâmetro do chapéu é de 5 a 12 cm, pintado em amarelo claro. A perna cresce de 3 a 8 cm de altura, sem anel. Com o tempo, coberto com pequenas manchas marrons. Cresce lotado desde o início do verão até o meio do outono. Cogumelos maduros apodrecem rapidamente, por isso é melhor escolhê-los jovens.
- Lubrificador de larício. Como o nome indica, na natureza ocorre mais frequentemente nas raízes do larício. O oleifera do larício é encontrado de julho a setembro. O chapéu tem um diâmetro de 3 a 15 cm e sua cor muda de amarelo e dourado para marrom acastanhado. Ao remover a casca, partes da polpa permanecem nela. A perna é grossa, cilíndrica ou em forma de taco, decorada com um anel amarelo-limão. Na camada tubular existem grandes poros amarelos que escurecem quando pressionados. A cor da polpa no corte não muda.
Propriedades úteis
Os peixes oleados são apreciados por muitas coisas: tanto pelo sabor quanto pela facilidade de coleta, pois tendem a crescer em montões. Eles consistem em 90% de água, mas o restante da composição são proteínas, carboidratos, minerais.
Os óleos também contêm essas substâncias benéficas:
- sais de cálcio e fósforo;
- oligoelementos como cobre, iodo, zinco, manganês;
- uma grande quantidade de vitamina B e PP;
- aminoácidos próximos a proteínas animais;
- polissacarídeos.
- lecitina;
- antibióticos naturais e imunoestimulantes.
A maior quantidade de nutrientes e elementos benéficos é encontrada em cogumelos jovens. Os oleaginosos são bastante calóricos (19,3 kcal por 100 g), porque podem ser consumidos por quem deseja perder peso. O sistema digestivo absorve facilmente as proteínas oleosas.
Estes cogumelos têm um efeito benéfico em alguns processos no corpo e ajudam a combater doenças individuais.Você sabeO óleo contém uma substância específica feniletilamina, que faz com que uma pessoa se sinta apaixonada. Alérgenos também estão presentes.
- Benefícios médicos:
- graças a substâncias antibióticas, suprimem micróbios patogênicos;
- estimular o sistema imunológico;
- as substâncias resinosas que cobrem o chapéu ajudam no combate à gota e também removem o ácido úrico;
- afetar positivamente a glândula tireóide, normalizar os níveis hormonais;
- aumentar o nível de hemoglobina;
- ter um efeito positivo no sistema nervoso central;
- a tintura de cogumelos adequadamente preparada produz um efeito analgésico;
- ingredientes ativos podem ajudar a restaurar as células do fígado;
- contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, distúrbios do sistema músculo-esquelético, tumores cancerígenos;
- até certo ponto aumentam a potência.
Mas, apesar do grande número de propriedades úteis, o uso de óleo pode ter algumas desvantagens.Os cogumelos contêm quitina, o que é benéfico para uma pessoa com um sistema digestivo saudável. No entanto, para pessoas com distúrbios gastrointestinais, esse é um alimento bastante pesado, e você deve tomá-lo de forma limitada. Com exacerbações de úlceras, gastrite, doença hepática ou insuficiência renal, é melhor não comer cogumelos. Além disso, os cogumelos são contra-indicados em crianças pequenas.
Além disso, o filme oleoso tem a capacidade de absorver radiação e substâncias nocivas do meio ambiente. Nos cogumelos jovens, não é tão perigoso, mas nos maduros precisa ser removido e, portanto, as borboletas têm propriedades mais benéficas do que as nocivas. Mas, para que eles tragam o máximo benefício, você precisa seguir regras simples.Importante! As borboletas também não têm boa preservação, portanto, depois de colhidas, devem ser processadas imediatamente. Ao cozinhar, eles são picados. Tratamento térmico, é necessário cozinhar, especialmente para as pernas.
Vídeo: Propriedades úteis do óleo
Não comestível dobra oleoso
A maioria dos tipos de cogumelos comestíveis com manteiga, mas entre eles são condicionalmente comestíveis, ou seja, aqueles que devem necessariamente ser submetidos a tratamento térmico. Eles não são venenosos, mas têm um sabor desagradável, um cheiro de mofo, uma estrutura mais dura e podem causar distúrbios do trato gastrointestinal, raramente patologias crônicas do sistema urinário.
Se pelo menos um desses cogumelos entrar no prato, é inadequado para consumo. Os apanhadores de cogumelos iniciantes podem facilmente confundir a saborosa manteiga comestível com duplas, o que não é desejável.
Quais são os sinais de distingui-los:
- Cogumelos falsos geralmente têm um tom roxo, o lado interno é pintado em uma cor amarelada brilhante.
- Um cogumelo não comestível tem uma película acinzentada e uma cabeça de placa embaixo, além de um fundo de placa, e um cogumelo comestível possui uma película branca e uma estrutura porosa e tubular de chapéu e pernas. Entre os cogumelos com uma estrutura esponjosa, existe apenas um extremamente perigoso - satânico, mas é completamente diferente da manteiga.
- No local do corte, o cogumelo falso aparece amarelado, e o anel em sua perna ou saia é branco, às vezes de cor púrpura clara, tem uma tendência a secar rapidamente e a cair (em um lubrificador real, o anel é roxo).
- Os catadores de cogumelos não preferem coletar óleos marrom-amarelos, cuja carne adquire uma cor azul no corte. Eles não são venenosos, mas não comestíveis.
- Não comestíveis, não tóxicos, são as seguintes oleaginas: siberiana, notável e pimenta, nas quais não há anel. No corte, mudam de cor, distinguem-se por um chapéu mais escuro e uma camada esponjosa vermelha. Na ruptura, a carne muda rapidamente de cor.
- Não tome cogumelos com polpa da cor da manteiga.
- Os cogumelos tóxicos têm uma estrutura frouxa e a capacidade de desintegrar-se; os cogumelos comestíveis são densos.
- É melhor levar cogumelos com chapéus limpos, pois as folhas tóxicas coladas no chapéu deixam vestígios.
Abeto vermelho parece um óleo, o cogumelo não é venenoso, mas impopular. Ela tem pratos cobertos de muco debaixo do chapéu. Se você colocar mokruha em uma cesta bast, pintará os cogumelos restantes em uma cor lilás.
O duplo mais perigoso é o agaric de mosca da pantera. Sua superfície é úmida, repleta de placas brancas. As cores do chapéu são marrom acinzentado ou acastanhado. O cogumelo é lamelar, a polpa tem um odor desagradável.
É difícil confundir manteiga com mergulhões venenosos. O mergulhão pálido mais perigoso tem um chapéu largo, chegando a 12 cm de diâmetro, esverdeado ou branco, coberto com uma película branca. Em espécimes jovens, verrugas escamosas brancas podem ser espalhadas em sua superfície. A perna é fina, com um anel branco, na base passa para um Volvo - uma densa concha em forma de copo. O cogumelo venenoso não é o dobro de manteiga, é semelhante a outros tipos de cogumelos, por exemplo, a russula, alguns cogumelos, verde rowan, etc.
Sintomas e primeiros socorros para envenenamento com óleos falsos
Causas de envenenamento com óleos e suas contrapartes falsas:
- O uso de cogumelos falsificados comestíveis condicionalmente, especialmente com métodos de cozimento inadequados, não é um tratamento térmico suficientemente intenso.
- Os cordeiros são coletados no local errado: perto de rodovias, instalações industriais, aterros, porque absorvem ativamente todas as substâncias ambientais nocivas.
- É perigoso comprar cogumelos de vendedores duvidosos.
- O uso de um produto estragado por vermes e suas larvas.
- A violação das regras do tratamento térmico de óleos durante a preservação pode causar a propagação de bactérias Clostridia, que produzem toxinas extremamente perigosas (especialmente microorganismos patogênicos entram em latas com conservação com cogumelos mal lavados das partículas do solo). A estrutura oleosa da tampa contribui para o desenvolvimento de bactérias, portanto, o óleo deve ser abordado com conservação com cuidado e com muito cuidado.
- Algumas pessoas têm deficiência de trealase, ou seja, não existem enzimas que digerem os alimentos dos cogumelos.
É proibido incluir cogumelos na dieta de crianças menores de 6 a 7 anos. Mulheres grávidas, nutrizes, idosos com sistema imunológico enfraquecido também são melhores em não arriscar sua saúde.
Os primeiros sinais de envenenamento podem aparecer várias horas depois de comer cogumelos. Entre eles estão:
- fraqueza, sonolência, letargia;
- Tonturas
- boca seca
- calafrios, aumento da transpiração;
- às vezes febre;
- dor aguda no abdômen;
- náuseas e vômitos
- fezes soltas e frequentes;
- palidez da pele, cianose perto da boca;
- membros trêmulos;
- picos de pressão (de alto a baixo).
Ao envenenar com cogumelos enlatados, os seguintes sintomas podem aparecer:
- náuseas e vômitos
- fezes soltas;
- aumento da salivação;
- fraqueza
- mau funcionamento do sistema cardiovascular;
- insuficiência respiratória.
Primeiros socorros antes da chegada dos médicos:
- Lave o estômago com uma solução fraca de refrigerante e permanganato de potássio. Para fazer isso, a vítima deve beber o máximo de líquido possível (3-5 copos) e induzir vômito artificial pressionando os dedos na raiz da língua. Repita o procedimento até que o vômito esteja limpo.
- Tome adsorventes. O mais acessível entre eles é o carvão ativado. Deve ser tomado com muita água. Beber bastante água também elimina a desidratação.
- Uma almofada de aquecimento quente pode ser aplicada nas pernas e no estômago do paciente.
Cogumelos, especialmente peixe-manteiga, são um produto saboroso e saudável. Mas em seu consumo não se deve ser ganancioso e presunçoso. É necessário estudar as descrições dos cogumelos comestíveis e venenosos, para conhecer suas diferenças, já que o envenenamento ocorre com frequência, e mesmo os catadores de cogumelos experientes podem cometer um erro. O cuidado preservará sua saúde, e a colheita na floresta diversificará a mesa do dia-a-dia e deliciará você com bom gosto.