Plantas coníferas em uma trama pessoal - é sempre bonito e conveniente. Eles são despretensiosos, verdes o ano todo, além disso, eles se reproduzem facilmente. Um dos métodos eficazes de criação de abetos são as estacas. Como fazer isso é descrito em detalhes abaixo.
Prós e contras de Cherenkovaya Fir
Entre os métodos de propagação de coníferas, existem várias vegetativas e sementes. Entre os primeiros:
- vacinação;
- estratificação;
- divisão
- estacas.
Em casa, os jardineiros preferem propagar o abeto usando estacas.
- E há várias vantagens sobre outros métodos:
- obtenção de plantas com características maternas;
- o procedimento não é demorado, o tempo é gasto principalmente no enraizamento;
- alta porcentagem de sobrevivência de mudas;
- falta de dependência da estação.
Você pode colher mudas em qualquer época do ano, o principal é escolher a hora certa para o plantio. Mudas de primavera, verão e outono enraízam no ano atual. Os brotos colhidos no final do outono ou no inverno são armazenados em uma sala fresca até a primavera.
A única desvantagem é que os especialistas consideram o enraizamento final apenas no segundo ano após o plantio. Antes que raízes viáveis apareçam, o caule crescerá calo - um tecido que pode criar novas partes da planta, ou seja, brotos de raiz.
Você sabe Uma das diferenças significativas entre abeto e abeto está no arranjo de cones: nos abetos, eles crescem exatamente como velas, e nos abetos são direcionados para baixo.
Como preparar adequadamente o caule
O procedimento é realizado em um dia nublado pela manhã. Como doador, escolha uma árvore com menos de 8 anos. As estacas são colhidas de ramos anuais com pelo menos um botão apical. Recomenda-se prestar atenção ao lado norte da copa da planta.
Comprimento da peça - até 10 cm; certifique-se de cortar um galho com um pedaço de casca. Tendo feito uma incisão, é melhor arrancá-la bruscamente. Antes de fazer o enraizamento, você precisa limpar os pedaços de madeira grudados e garantir que no calcanhar do galho não exfolie a casca da camada de madeira.
Processo de enraizamento
Um pedúnculo para a prevenção de doenças fúngicas é tratado com um fungicida, por exemplo, Fundazolum (10 g por 0,5 l de água) ou uma solução pouco concentrada de permanganato de potássio. Mergulhe-o em uma mistura desinfetante por 4-6 horas.
Para preparar o substrato, são tomadas partes iguais dos seguintes componentes:
- areia;
- camada de terra da terra;
- húmus.
O recipiente ou caixa é colocado em um local iluminado e quente, sem correntes de ar. A iluminação deve ser difusa para que a luz solar direta não caia sobre a planta. A parte aérea é enterrada em solo úmido em um ângulo de 45 °, por 5-7 cm.
Recomenda-se enraizar o abeto com menor aquecimentopara que o solo no tanque se aqueça até + 20 ... + 22 ° C. A temperatura do ar é mantida na faixa de + 16 ... + 19 ° C.
Importante! Todo o período de enraizamento das mudas fornece horário de verão de pelo menos 8 horas por dia. Se necessário, use iluminação artificial.
A princípio, o pedúnculo está embaixo do filme. Ventile as mudas diariamente e remova a condensação. No inverno, um recipiente com abeto é limpo em uma adega ou em uma varanda aquecida. Na primavera, ele deve ser novamente retirado para o ar fresco.
Duas vezes durante o inverno, as mudas são alimentadas, introduzindo 10 g da preparação “Green Needle”, após o que são cuidadosamente regadas.
Transplante aberto
As plantas jovens devem ser plantadas em um local com uma leve sombra, com um lençol freático a não mais de 2,5 m da superfície. As mudas enraizadas podem ser transferidas para um local constante de crescimento em abril ou setembro. Ao pousar várias cópias entre eles, você precisa deixar uma distância de 5 m.
Vídeo: Como plantar e cuidar do abeto
Tecnologia de transplantes:
- Um orifício medindo 70 × 55 cm é preparado 2 semanas antes do procedimento.
- No fundo, é necessária uma camada de material de drenagem com 20 cm de espessura.
- Antes do plantio, o solo extraído do poço é misturado com 250 g de cinza de madeira e 50 g de superfosfato.
- Depois de colocar a planta no aterro no fundo do buraco, cuja profundidade corresponde ao comprimento das raízes, ela é espalhada por todos os lados com o solo.
- Nesse caso, o ponto de crescimento da árvore permanece acima da superfície.
- Após a rega, o solo deve se molhar 20 cm de profundidade.
Cuidados com as plantas
É fácil cultivar uma cultura; não requer procedimentos de cuidados especiais. Planta verde despretensiosa não precisa de rega frequente, chuvas suficientes. Se o verão estiver quente e houver pouca chuva irrigar o solo no círculo próximo ao tronco uma vez por mês, gastando 10-15 l em uma árvore jovem, 30-50 l em um adulto.
Esse tipo de conífera também raramente precisa de fertilizante.: nos primeiros 3 anos o suficiente da mistura incorporada no poço de aterrissagem. Então, a cada primavera, um complexo mineral é introduzido - por exemplo, Kemira Universal, 100 g / m².
Para manter a umidade no solo e proteger as raízes do superaquecimento, bem como do domínio das ervas daninhas, tampa do círculo do tronco com cobertura morta. O material são agulhas de pinheiro caídas, serragem ou casca de árvore. Antes da cobertura morta, o solo precisa ser bem macio, garantindo a respiração do sistema radicular.
Os primeiros abetos de 8 a 10 anos pertencem a culturas de crescimento lento; portanto, não é necessário um corte cuidadoso durante esses anos.. Mas a planta ornamental precisa de um corte de cabelo sanitário e um pequeno procedimento formativo. Na primavera, brotos fracos e quebrados que crescem dentro da coroa ou fora da forma geral são removidos.
Importante! É indesejável cortar mais de um terço do comprimento dos galhos ao mesmo tempo, caso contrário a árvore irá parar de crescer.
O abeto é resistente a doenças e pragas com os devidos cuidados. Para protegê-lo de problemas, toda primavera no jardim, tratamentos preventivos são realizados contra infecções e pragas. No início ou no final de março, dependendo da região, a cultura é pulverizada com solução Rogor, preparada na proporção de 20 g por 10 litros de água. Após 3 semanas, os plantios são tratados com uma mistura de Bordeaux a 2%.
Como plantar mudas de abeto em campo aberto
Plantar abeto com estacas para o inverno é um pouco problemático - nem todas as mudas conseguem construir um bom sistema radicular. Para um desenvolvimento bem-sucedido, as plantas são colocadas para cultivo em campo aberto. O local deve ser protegido do vento, pois durante o inverno é coberto adicionalmente.
O desembarque em si ocorre por transbordo: as mudas, juntamente com um pedaço de terra, são dispostas ordenadamente em uma cova preparada com 8 a 10 cm de profundidade.Tá possível crescer até 100 mudas em uma área relativamente pequena de 2 × 2 m. Aqui, o abeto jovem, dependendo do desenvolvimento, pode levar até 3 anos.
Durante esse período, eles precisam de cuidados constantes:
- pulverização no calor;
- irrigação do solo a uma profundidade de 10 cm, mantendo-o moderadamente úmido;
- cobertura na primavera e no verão ("agulha verde");
- proteção solar com um abrigo extensível.
Você sabe O abeto pode ser diferenciado do abeto ou do pinheiro pelo toque: as agulhas do abeto não picam ou arranham quando tocadas.
Portanto, as estacas de abeto são um dos métodos mais convenientes e não demorados para sua propagação. Observando as regras de cuidados durante o enraizamento e após o transplante, o jardineiro receberá uma bela planta com galhos exuberantes.