Os cogumelos Porcini (boletos) são procurados em todo o mundo devido ao seu valor nutricional. O tratamento térmico dessas iguarias florestais é realizado para neutralizar bactérias e outros microorganismos patogênicos. Para fazer isso, eles são cozidos ou cozidos no vapor. Você pode aprender sobre como congelar ou descongelar cogumelos porcini corretamente, quanto cozinhar e como cozinhá-los, com este material.
Como descongelar
Se houver muitos cogumelos, as donas de casa as congelam para poder cozinhar um prato saboroso em um momento conveniente. Para fazer isso, escolha amostras novas nas quais não haja podridão ou mancha. Eles necessariamente têm um leve aroma de cogumelo.
Os cogumelos são lavados e cortados em quartos sem processamento adicional, o que ajuda a preservar os nutrientes por completo. Não apenas cogumelos crus, mas também porcini cozidos e fritos podem ser congelados. Embalados em sacos ou recipientes, eles esperam até que sejam necessários.
Importante! Os cogumelos têm paredes celulares muito rígidas e não são digeridos sem processamento sob a influência de altas temperaturas. Quando aquecidos, os nutrientes contidos neles são liberados, incluindo proteínas e vitaminas do complexo B.
Instruções de degelo:
- Retire os cogumelos do congelador.
- Cubra um prato largo com toalhas de papel e coloque cogumelos.
- Coloque a louça na geladeira por 6 horas.
- Após este degelo, os cogumelos podem ser usados para cozinhar pratos. Este método é considerado o mais conveniente, pois o produto é descongelado naturalmente.
Para descongelar cogumelos porcini crus, também é permitido o uso de água quente. Mas nem todo mundo gosta desse método: um produto congelado já é bastante aguado e o tratamento com água quente o nutre ainda mais com a umidade. Como resultado, o cogumelo perde seu sabor e sua textura fica muito macia.
Cogumelos porcini fritos ou cozidos congelados são retirados do freezer diretamente com o recipiente e descongelados na cozinha em temperatura ambiente. Em sopas e batatas fritas, você pode colocá-las sem descongelar. Nestes casos, eles serão submetidos a tratamento térmico durante o cozimento.
Quanto cozinhar
Para ferver adequadamente os cogumelos, é necessário considerar em que condição inicial o produto é fresco, seco ou em conserva. Os cogumelos boletus são na sua maioria cozidos inteiros, embora seja permitido cortá-los em partes para reduzir o tempo de cozimento.
Você precisa ferver de acordo com o seguinte esquema:
- Coloque uma panela de água no fogo. Quando ferver, adicione cogumelos e sal a gosto.
- Leva 15 minutos para cozinhar 300 gramas de cogumelos de tamanho médio. Quando cozidos, escurecerão e amolecerão um pouco.
- 5 minutos antes do final do cozimento, temperos são colocados no caldo para dar ao prato um sabor mais intenso.
A adição de vinho ao ferver cogumelos é necessária se você for usá-los para fazer molho de tomate ou ensopado de carne. O vinho contribui para o fato de os ingredientes revelarem seu aroma muito mais forte, o que não pode ser alcançado com óleo ou caldo.
Para sopa
Os cogumelos secos também podem ser cozidos, mas após o cozimento, o chapéu fica denso e seco, e a camada esponjosa se torna mucosa. Portanto, eles são primeiro embebidos em água para restaurar a plasticidade do corpo de frutificação e depois esmagados para tornar a massa do cogumelo uniforme na composição.
Os cogumelos são pré-embebidos por 2 horas para restaurar sua textura e depois fervidos na mesma água. Para fazer isso, coloque a panela no fogo e assim que a água ferver, reduza a chama ao mínimo e ferva mais 2 horas. Para que os cogumelos não percam a cor, adicione 0,5 colher de chá de água. ácido cítrico.
Os cogumelos secos tornam o caldo muito perfumado, por isso é recomendado cozinhar mais tarde a sopa. Cogumelos frescos são cozidos por 20 minutos. Nesse caso, o ácido cítrico também pode ser adicionado para manter a cor. Cogumelos que foram congelados, apenas ferva por 10 minutos.
Antes de fritar
Não é necessário cozinhar cogumelos congelados antes de fritar. A fritura de cogumelos inteiros leva em média 15 minutos e, se cortados, o tempo de fritura é reduzido pela metade.
Para tornar os cogumelos saborosos, é necessário considerar várias regras de cozimento:
- O Boletus contém mais de 50% de água e se destaca durante o processo de fritura. Para os brancos, em vez de cozinhar, coloque-os em fogo alto. Isso ajudará a evaporar rapidamente o líquido liberado. Também pode ser drenado e usado para preparar os primeiros pratos.
- Agora você precisa de gordura. Sempre tente usá-lo minimamente. Cogumelos não devem nadar nele.
- Nunca misture cogumelos até estar cozido! Os cogumelos boletos precisarão de 5 a 15 minutos para dourar. Depende do peso dos cogumelos, tamanho da panela e intensidade de aquecimento.
- Use uma panela grossa e antiaderente para refogar bem os cogumelos. Isso permitirá que eles sejam preenchidos com aroma.
Até estar pronto
A tecnologia de cozimento até estar pronta envolve as seguintes etapas:
- Lave e seque os cogumelos. Corte-os em pedaços.
- Despeje bastante óleo na panela para cobrir completamente o fundo.
- Coloque o prato no fogo. Aqueça o óleo e reduza a chama para média.
- Adicione os cogumelos à panela, mexa e deixe ferver.
- Assim que o volume de cogumelos é reduzido em 2 vezes e as bordas ficam douradas - o cozimento acaba.
Importante! Boletos e micélio em bruto representam um risco para a saúde humana devido às toxinas que podem estar contidas neles. As toxinas causam danos aos glóbulos vermelhos, irritação do trato gastrointestinal e reações alérgicas.
Como cozinhar cogumelos porcini
Cogumelos porcini secos e frescos requerem atenção especial. Ao contrário dos cogumelos ostra, eles se desfazem facilmente, ficam muito moles se você adicionar molho, caldo ou óleo.
Como os cantarelos, os cogumelos absorvem rapidamente a umidade e isso deve ser lembrado durante o cozimento. É melhor usá-los frescos: um chapéu é usado para fazer caldo ou sopa e as pernas são fritas.
Para preparar uma sopa perfumada fresca, você precisará de:
- cogumelos secos - 250 g;
- água - 8 copos;
- cebola (média) - 1 pc .;
- manteiga - 50 g;
- aipo - 40 g;
- cenouras (média) - 1 pc .;
- cogumelos frescos - 200 g;
- tomates - 1 pc .;
- salsa - 2 colheres de sopa. l.;
- endro - 2 colheres de sopa. l.;
- sal - 0,5 colher de chá;
- pimenta - 0,5 colher de chá;
- alho - 3 dentes.
Instruções passo a passo:
- Mergulhe os cogumelos em um recipiente com água por 15 minutos.
- Em uma frigideira ou panela, misture as cebolas picadas com óleo e 1 colher de chá de sal e coloque a mistura em fogo médio. Cozinhe, mexendo, até a cebola ficar dourada (cerca de 10 minutos).
- Adicione o aipo picado, a cenoura, o alho à cebola e frite, mexendo até amolecer (cerca de 5 minutos).
- Coe o líquido dos cogumelos. Adicione-os aos legumes salteados. Sal e pimenta. Continue fritando por mais 5 a 8 minutos até ficar macio.
- Adicione os tomates, os 6 copos restantes de água e o líquido em que os cogumelos foram embebidos. Guisado os ingredientes com tampa por 30 minutos.
- Despeje um copo de legumes da sopa no liquidificador, adicione 200 ml de caldo ou água quente e triture os ingredientes até ficar homogêneo. Despeje a mistura de legumes de volta na panela. Isso tornará a sopa mais rica.
- Adicione salsa, endro e sal a gosto e cozinhe por mais alguns minutos.
Por favor, note que as sopas com salsa podem ser armazenadas na geladeira por no máximo 3 dias. Você também pode adicionar verduras antes de servir em um prato, em vez de em uma panela.
A tampa do cogumelo pode atingir 30 cm de diâmetro e as amostras individuais pesam até 2,7 kg.
Muitos donos de casa gostam de cogumelos: eles não são apenas nutritivos, mas também perfumados. Você pode usá-los ao cozinhar vários pratos. Isso não apenas adiciona variedade à dieta, mas também a suplementa com vitaminas e outras substâncias biologicamente ativas.