Monstera (Monstera) - uma das plantas de casa tropicais mais famosas. Especialmente, suas folhas verdes escuras a céu aberto podem ser vistas em grandes escritórios e no saguão de edifícios, em jardins de inverno e em vitrines. Apesar da origem de seu nome da palavra "monstro", muitos ficam felizes em decorar sua casa com essa beleza brilhante.
Descrição e Características Botânicas
Monstera deliciosa (em latim - Monstera deliciosa) - um representante de grandes videiras pertencentes à família aróide. Este cipó herbáceo sempre verde cresce muito rapidamente e em condições naturais pode subir para um suporte com mais de 9 m de altura.A aparência espetacular da delicada monstera levou ao seu cultivo frequente como planta ornamental.
A terra natal das trepadeiras são as florestas tropicais da América Central e do Sul. Hoje também cresce em matas tropicais do sul do Brasil, no México, na Índia, na Austrália e em outros lugares. Lá atinge tamanhos incríveis e envolve as árvores fortes e altas mais próximas. Em uma estufa grande, um monstera pode se estender até 12 m, e em uma casa - até 3 m.
Parte da planta | Recurso |
Sistema raiz | Fortes e numerosas raízes aéreas longas, podem viver sem comunicação com a Terra |
Caule | Longo, cilíndrico, forte (diâmetro - 6,25–7,5 cm), com cicatrizes de folhas pronunciadas e raízes aéreas |
Forma de folha | Grande (comprimento - até 1 m, largura - até 0,5 m), coriácea, em forma de coração oval, com pecíolos longos e retos e cortes encaracolados nas veias da folha (folhas jovens - inteiras, sem cortes) |
Cor da folha | Verde escuro, variado |
Forma da flor | Grandes (até 30 cm de altura) lembram espigas de milho, pericarpo de tom branco ou creme |
Cor da flor | Creme branco ou pálido |
A fruta | Baga (altura - 20-30 cm, diâmetro - até 8 cm), pele grossa, polpa suculenta com um aroma agradável, sabor a banana e abacaxi |
Você sabe As folhas com vazamento servem como um monstro, a fim de cobrir o máximo possível da área e aumentar a probabilidade de luz solar na folha para fotossíntese adicional.
Condições para cultivo em ambientes fechados
Para fazer crescer um monstro com sucesso, você deve escolher o local certo, observar o regime de temperatura, cuidar do nível de umidade e iluminação.
Galeria de Fotos
Seleção de assento
Ao escolher um lugar para um monstro, deve-se levar em consideração que ele ocupa um espaço amplo e não gosta de se mover. É por isso que vale a pena decidir imediatamente um local espaçoso onde uma planta coberta de vegetação não bloqueie a passagem ou a abertura da janela.
É melhor colocar o pote com o jovem monstro em uma mesa pequena ou ficar a uma distância de cerca de 1,5 m da janela. Atrás na parede, deve-se providenciar iluminação adicional e ligá-la conforme necessário. Como a planta é lianiforme, na natureza ela trança as árvores mais próximas e sobe ao longo delas, agarrando-se às raízes aéreas.
Importante! Um monstro muito jovem pode crescer sem apoio. Mas o desvio de sua haste da vertical é um sinal de que é necessário suporte adicional.
Em casa, você também deve fornecer esse apoio; caso contrário, o delicado monstera dobrará sob o peso de suas folhas e poderá quebrar. Para suporte, você pode usar uma vara vendida em lojas de flores embrulhadas em fibra de coco. É adequado para plantas jovens, mas para mais maduros é melhor usar suportes de parede - uma treliça de madeira ou um fio denso.
Temperatura ideal
Devido à sua origem, monstera é uma planta termofílica. No verão, ela estará confortável a uma temperatura de cerca de + 22 a 25 ° C, no inverno a + 16 a 17 ° C. Sob tais condições, a liana cresce e se desenvolve muito bem. Se a temperatura cair muito baixo, por exemplo, para +10 ° C, a planta não morrerá, mas praticamente não se desenvolverá. Além disso, é aconselhável proteger o monstera de correntes de ar e ar quente dos aquecedores, pois podem causar doenças e morte.
Humidade
A origem tropical afeta os requisitos de umidade ambiente. A umidade relativa deve estar acima da média e não inferior a 60% em qualquer época do ano. O ar quente e seco faz com que as folhas da planta evapore ativamente a umidade. É por isso que é necessário umedecer a sala adicionalmente e borrifar a videira com água limpa (especialmente no verão). O líquido deve ser bastante macio para que não se formem manchas brancas nas folhas. Durante a pulverização, as raízes aéreas da planta também devem ser tratadas.
Importante! Para fazer a monstera brilhar com uma beleza saudável, você pode usar uma ferramenta especial para polir plantas de interior de uma floricultura, de preferência na forma de aerossol.
No inverno, a pulverização não pode ser realizada, mas limpe as folhas do pó usando um pano úmido ou uma esponja. Esse procedimento também é necessário porque o pó interrompe o processo de fotossíntese, adsorve substâncias nocivas e é um ambiente benéfico para o desenvolvimento de algumas pragas.
Iluminação
Monstera delitsiosa despretensiosa à luz e cresce bem mesmo em locais sombreados. No entanto, uma completa falta de iluminação não funcionará; nesse caso, a planta terá uma aparência pálida, raízes diluídas e folhas pequenas quase sem cortes.
O sol brilhante ao meio-dia quente também não gosta da trepadeira, pois causa queimaduras nas folhas. Ideal se estiver no lado leste ou oeste, em um local bem iluminado, sem luz solar direta.
Se a planta estiver localizada no lado sul, vale a pena movê-la da janela para o interior da sala e não se esqueça de sombrear ao meio-dia. A janela norte do sol não será suficiente, então você precisará instalar uma lâmpada para iluminação artificial.
Assistência domiciliar e crescente
A chave para o crescimento saudável da monstera é um solo adequado e um vaso conveniente para o plantio, rega regular, cobertura oportuna, bem como o transplante e a poda da planta.
Solo e escolha de um vaso para plantio
Monstera é impressionante em tamanho, então você deve escolher uma panela grande para plantá-la. Deve ser bastante larga para que as raízes aéreas possam ser direcionadas para o solo. Para uma amostra jovem, uma panela de tamanho médio é aproximadamente igual em altura e largura.
No fundo da panela, 2-3 cm de material de drenagem - argila expandida, cascalho, perlita ou migalhas de poliestireno - são necessariamente depositados. Em seguida, despeje o solo. A mistura do solo para o plantio de plantas domésticas decorativas e decíduas é adequada para trepadeiras, que pode ser comprado em lojas especializadas.
Você pode fazer um solo adequado, tomando 3 partes da terra do relvado e 1 parte de turfa, húmus e areia. O solo deve estar solto, nutritivo e com boa retenção de umidade.
Rega e fertilizantes
Esta beleza tropical precisa de rega abundante com água bem mantida, quente e macia. No inverno, a rega deve ser mais moderada. É necessário garantir que a camada superior da terra na panela não seque. Você também deve evitar a saturação excessiva do solo com água, para não provocar apodrecimento das raízes. Um sinal externo de excesso de umidade é o aparecimento de gotículas de água ao longo das bordas das folhas e pequenas manchas marrons. Além de regar, não se deve esquecer a pulverização regular de folhas e a limpeza do pó com um pano macio ou esponja.
Para um crescimento ativo e uma aparência saudável, a liana precisa ser alimentada. Os fertilizantes são aplicados 2 vezes por mês durante o crescimento ativo - na primavera e no verão. A fertilização é realizada com complexos minerais para plantas decorativas e decíduas. No inverno, você não precisa fertilizar o monstera, porque com pouca luz suas novas folhas crescerão fracas e inexpressivas. Não exija cobertura e amostras com até meio metro de altura.Você sabe Monstera can «trabalhar» excelente previsão do tempo em casa. O fato é que, cerca de um dia antes do início da chuva ou tempestade, suas folhas são abundantemente irrigadas com gotas de água.
Transplante e poda
Monstera cresce rapidamente, então a cada 1-2 anos, quando a panela velha fica pequena, a planta precisa ser replantada. Isso deve ser feito com cuidado, lembrando a fragilidade das raízes aéreas. Primeiro você precisa escolher uma nova panela larga e profunda, de preferência cerâmica. Sua largura deve ser suficiente para que as raízes aéreas cheguem ao solo.
Para transplante você precisa:
- Umedeça o solo em uma panela. Com uma faca ou espátula, separe o solo das paredes e pegue a videira com um pedaço de terra, tentando não danificá-la.
- Remova raízes ruins. Coloque a planta no centro da nova panela, que deve ser 6-10 cm mais larga que a antiga.
- Instale um suporte próximo. Cubra o espaço restante com solo fresco, socando-o um pouco.
- Molhe e pulverize a planta. Se necessário, adicione mais terra e leve-a para um local permanente.
Você sabe Os moradores do sudeste da Ásia consideram o monstro um símbolo de boa sorte e saúde. Na Tailândia, por exemplo, eles certamente estão tentando colocá-la ao lado de uma pessoa gravemente doente.
Métodos de criação
Monstera pode se multiplicar de diferentes maneiras - mudas, camadas e sementes. Vamos dar uma olhada em todos esses métodos.
Estacas
Normalmente, esse método é usado quando há necessidade de rejuvenescer a planta e crescer suas novas instâncias. Para isso, é selecionada uma parte aérea com raízes aéreas e pelo menos uma folha madura. Sem cortar a parte aérea, suas raízes aéreas são colocadas em um recipiente com água para formar pequenas raízes crescidas. Após o aparecimento de panos das raízes, a parte superior do caule abaixo das raízes é cortada da amostra materna e plantada em uma panela preparada. Se você precisar cobrir as "manchas carecas" da videira antiga, esse processo será plantado na panela principal.Existe outro método de propagação por estacas. Para fazer isso, o caule apical com várias folhas e um broto para os olhos é cortado da planta mãe e plantado em um recipiente com areia molhada ou uma mistura de areia e turfa sob o filme. Após o enraizamento, após cerca de um mês, as mudas são transplantadas para vasos com o solo. Não germina estacas na água, pois essas raízes não serão adaptadas ao solo e começarão a doer primeiro.
Vídeo: Enraizando as estacas de um monstro
Camadas
A propagação por brotos laterais é a maneira mais fácil e confiável. Pode ser usado durante todo o período primavera-verão. Para fazer isso, os brotos laterais que crescem na base do caule são cuidadosamente separados com uma faca afiada. Depois que as fatias resultantes secam, elas são tratadas com carvão ativado ou ativado.
Um broto cortado é plantado em uma panela com uma camada de drenagem e solo solto e nutritivo. A panela é coberta com polietileno e colocada em um local quente e claro. Periodicamente, o solo deve ser umedecido e a estufa levemente ventilada. Quando novos brotos aparecem nos brotos, a planta é considerada enraizada com sucesso.
Sementes
Esta é a maneira mais rara de reproduzir a liana, porque em condições artificiais ela floresce muito raramente e é quase impossível obter sementes. Mas se de alguma forma eles estavam em suas mãos, eles precisam ser semeados em um recipiente com uma mistura de areia e turfa na proporção de 1: 1, e germinados sob um filme em um local quente e brilhante a uma temperatura de + 20-25 ° C.Monstera crescente a partir de sementes Periodicamente, a estufa deve ser ventilada e o solo umedecido. As sessões devem aparecer em 3-4 semanas. Primeiro, a planta liberará folhas não dissolvidas e somente após 5-8 meses, folhas completas se formarão. Depois disso, as mudas devem ser mergulhadas. As plantas cultivadas a partir de sementes são plantadas em vasos permanentes após dois anos. A essa altura, eles terão um sistema radicular desenvolvido e 3-5 folhas juvenis e 2-4 folhas adultas.
Importante! Tenha em mente que o suco de monstera é tóxico e causa dermatite e irritação da pele e membranas mucosas em muitas pessoas. Para evitar isso, todo o trabalho de aparar e transplantar deve ser realizado com luvas.
O período de descanso e floração
Monstera é uma sempre-viva sem um período pronunciado de descanso. Quando a luz do dia diminui e a temperatura circundante cai abaixo de +20 ° C, diminui o seu crescimento. Além disso, no inverno ela não precisa de fertilizantes, a rega se torna escassa. Esse período dá um descanso à liana e a oportunidade na primavera de começar a se desenvolver rapidamente novamente.
Na natureza, a planta floresce grandes, com até 30 cm de altura, flores brancas ou creme claro que se assemelham a espigas de milho. Infelizmente, isso praticamente não acontece em casa. Somente às vezes é possível florescer e frutificar em grandes estufas ou conservatórios.Aproximadamente 8 a 10 meses após a floração, os frutos do monstera amadurecem completamente. Suas bagas são comestíveis, o que se reflete no nome - um monstro delicioso ou delicioso.
Dificuldades crescentes
Ao cultivar um monstro, você pode encontrar esses problemas:
- folhas de secagem, amarelecimento e escurecimento - ar excessivamente seco e quente na sala;
- folhas de perfuração e rachaduras - sala muito fria e úmida;
- folhas pequenas, pálidas e sem fendas falta de iluminação;
- podridão do caule - baixa temperatura e rega excessiva;
- pontos escuros na superfície interna das folhas - derrota por um ácaro vermelho;
- folhas lentas e "chorando" - excesso de umidade no solo e na atmosfera;
- folhas amareladas e pequenas, mas sem murchar - deficiência de nutrientes no solo;
- folhas pálidas com manchas amarelas - exposição prolongada à luz solar direta.