Você pode cultivar rosas não apenas no jardim, mas também em casa, no parapeito da janela. Graças às dicas abaixo para cuidar de flores, até um cultivador iniciante pode cultivá-lo.
Como cuidar de um quarto rosa
Para que a casa suba para agradar aos olhos e ser saudável, deve-se garantir que ele tenha todas as condições necessárias para isso. Se a flor estiver confortável no local onde você a colocou, isso já é metade do sucesso.
Seleção de assento
A rosa em casa não se encaixa em iluminação muito brilhante. A melhor opção para colocar uma flor seria o lado oeste ou sudeste da sala.
O sol é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento da planta, mas a flor não deve superaquecer. Durante o calor do verão, você deve reorganizar a panela na varanda ou em outro local sombreado, para proteger as folhas da planta contra queimaduras.
Você sabe Poetas iranianos antigos em seus trabalhos chamados Irã (Pérsia) Gulistão, que significava "país das rosas". Este nome foi explicado pelo fato de as rosas começarem a crescer pela primeira vez neste país.
Temperatura e umidade
No verão, as rosas em vasos são confortáveis a uma temperatura de +20 ... + 25 ° C. No inverno, a norma será uma temperatura na faixa de +10 ... + 15 ° C.O cuidado e a manutenção adequados da planta é manter uma boa umidade no apartamento. O ar seco provoca o aparecimento de pragas nas flores, portanto pulverize a planta todos os dias com água filtrada à temperatura ambiente. Mas se a flor estiver constantemente em condições frias, você pode se recusar a umedecer o ar.
Importante! Não coloque o vaso de rosas perto do aquecedor ou em corrente de ar. O aumento excessivo ou diminuição da temperatura afetará negativamente a condição da planta.
Rega
Regue o solo quando vir que a água é completamente absorvida pela planta. Para irrigação deve-se usar água da torneira em temperatura ambiente por 24 horas.
À noite, no verão, todos os dias você pode borrifar as folhas da planta com água fervida. A parte inferior das folhas é pulverizada da pistola para obter um efeito nebuloso.
Aplicação de fertilizantes
Duas vezes por mês, você precisa pulverizar os rebentos de rosas decorativas com Fundazol na forma de uma solução a 0,2%. Este procedimento ajudará a reduzir a probabilidade de deterioração dos brotos em vasos.
Outro produto alternativo para cuidados com as plantas é o verbasco, que regou as raízes da flor.
Uma vez por mês, especialmente durante o período de floração, microelementos na forma de magnésio, manganês e cálcio devem ser adicionados ao solo.Rosas em miniatura em casa geralmente não têm potássio. Para reabastecer as reservas desta substância, você pode preparar uma tintura de casca de banana. Para isso, são derramadas 3 peles com 3 litros de água morna filtrada e insistidas por 3 dias. Depois disso, uma vez a cada 2 semanas, a tintura é regada. Este fertilizante ajudará a evitar o aparecimento de pulgões e outros insetos.
Importante! Nunca fertilize uma planta recém transplantada ou doente. A cobertura nesses casos será um estresse adicional para a flor.
Poda
Apare folhas amarelas e murchas e flores murchas. Isso contribuirá para a floração precoce e exuberante. Tiros subdesenvolvidos também podem ser removidos.
No final do outono, os rebentos devem ser encurtados e deixados 10 cm de comprimento. Ao mesmo tempo, não esqueça que pelo menos 5 gomos devem permanecer em cada sessão.
Você sabe No dia dos namorados, 14 de fevereiro, um número recorde de rosas é vendido no mundo — cerca de 3 milhões.
Como transplantar em outro vaso
O melhor é fazer o transplante de plantas no início da primavera. Para fazer isso, você precisa de um vaso com um diâmetro de 3-4 cm maior do que antes.O solo deve consistir em partes iguais de terra e húmus, além de areia (1/4 parte). Você pode substituir esta mistura por uma cartilha universal universal pronta para o uso, projetada especificamente para essas cores.O processo de transplante é o seguinte:
- Adicione a drenagem (1/3 da panela) ao fundo do novo vaso e prepare o solo por cima.
- Remova cuidadosamente a flor da panela velha, sacuda levemente o solo das raízes.
- Plante uma rosa no centro de um novo recipiente e polvilhe com resíduos do solo.
- Bem, bata no fundo da panela sobre a mesa para que a mistura do solo fique bem compactada e não haja vazios em alguns lugares.
- Coloque a panela por um dia em um local sombreado para que a planta supere o estresse após o transplante. Após o tempo especificado, regue a flor e reorganize-a em um local constante de crescimento.
Como propagar em casa
Existem 2 maneiras de propagar uma rosa. O primeiro é vacinado em um arbusto de rosa mosqueta, o segundo - nas estacas.
Rosas de interior só podem crescer por estacas. Se você plantar brotos enxertados nos quadris, eles podem crescer muito rapidamente no inverno e esgotar a flor, o que levará ao murchamento e à morte da planta.
O final da primavera, verão e até setembro são adequados para estacas.O procedimento é descrito abaixo:
- Corte o talo na parte que acabou de florescer. Sua espessura deve ser de cerca de 3 mm, seu comprimento deve ser de cerca de 15 cm e o caule deve ter 3-5 rins e o mesmo número de folhas.
- Coloque a pega num copo de água fervida à temperatura ambiente e coloque-a num local quente (+ 20 ° C). Ao mesmo tempo, a água em um copo não pode ser alterada, mas apenas adicionada à medida que evapora.
- Depois que as raízes aparecerem no cabo, após cerca de 3 semanas, plante-o em um vaso permanente com solo para rosas, após adicionar um estimulador de crescimento, por exemplo, "Heteroauksin".
- Derrame levemente as estacas e coloque-as em um local bem iluminado, evitando a luz direta do sol.
- No futuro, à medida que a nova planta crescer, eles cuidam da mesma maneira que uma planta adulta.
Você pode cultivar uma linda rosa florescendo não apenas no jardim, mas também em casa, no peitoril da janela. Se você seguir as regras simples para cuidar desta flor, certamente irá encantá-lo com sua aparência decorativa e aroma delicado.