Em nosso país, as tulipas são plantas muito populares que são plantadas em canteiros e jardins. Flores brilhantes criam uma variedade de composições coloridas e interessantes. As lâmpadas são vendidas nas lojas quase o ano todo. Este artigo ajudará os cultivadores de flores a se familiarizarem com as principais características e descrição da tulipa Verandi, a aprender as regras para plantar e cuidar desta colheita.
Descrição da nota
Tulip Verandy pertence à seleção holandesa. Na Rússia, a variedade também é muito apreciada pelos jardineiros, devido à sua decoração e às grandes flores brilhantes.
Você pode destacar as seguintes características básicas de uma flor:
- planta bulbosa de floração média (meados de abril ou início de maio);
- grau resistente de inverno;
- tende a ser afetado por doenças fúngicas e virais;
- haste - verde, forte, resistente, não propenso a alojar, sua altura varia entre 50 e 55 cm;
- folhas - eretas, longas, densas, lanceoladas, pintadas em verde brilhante com uma ligeira placa azulada;
- a parte superior de cada caule é coroada com uma flor;
- o botão da tulipa é grande, sua altura chega a 10 cm e sua largura é de 7 a 8 cm;
- a flor consiste em grandes pétalas ovais;
- a borda das pétalas escarlates é delimitada por uma fina faixa amarela.
Recursos crescentes
Recomenda-se que a cultura seja plantada em áreas abertas, onde uma quantidade suficiente de luz solar é exposta durante o dia. Como Verandi floresce na primavera, pode até ser colocado sob as árvores: antes que apareçam folhas densas que obscurecem o espaço, as tulipas florescem e completam a vegetação. Você não deve escolher um local onde a sombra permaneça a maior parte do dia, pois elas florescem pior e tendem a ficar no chão.
Você sabe Nos séculos XVI e XVII, quando as tulipas foram entregues da Turquia para a Europa, os compradores não sabiam que a cor multicolorida das pétalas é na maioria dos casos o resultado da doença; portanto, pagavam um preço muito alto por esse material de plantio.
Regras de desembarque
A variedade Verandi começa a se desenvolver muito cedo (na primeira quinzena de abril), enquanto as flores aparecem muito mais tarde. Plante bulbos em um canteiro para conseguir o florescimento precoce, de preferência nos dias de outono.Parece que no outono o clima não é muito adequado para o plantio de tulipas: elas podem cair sob as primeiras geadas ou as cebolas começam a apodrecer no chão molhado. No entanto, Verandi é resistente ao frio, podendo ser plantada com sucesso no jardim antes do inverno.
Para plantar tulipas, o clima já deve estar frio o suficiente e o substrato não deve estar muito úmido ou muito seco. É muito importante que as lâmpadas permaneçam saudáveis e possam se fortalecer rapidamente no solo. O melhor momento para o trabalho será o final de setembro ou os dez primeiros dias de outubro.
Importante! As doenças virais são transmitidas por pulgões, ferramentas de jardim, chuva e vento. Muitas vezes, as bactérias permanecem nas mãos e nos sapatos do jardineiro, o que provoca a infecção de outras plantas.
Antes de plantar os bulbos, os jardineiros são aconselhados a usar preparações protetoras nas quais há fungicidas, por exemplo, Fundazol, Topázio. A desinfecção das tulipas é necessária porque a parte subterrânea desta cultura é muito suscetível a doenças fúngicas causadas por patógenos do solo. Como os fungicidas são diferentes, a data do plantio da cebola após o processamento deve ser determinada com base nas instruções do fabricante do produto químico. Geralmente, todas as informações estão contidas na embalagem do medicamento.
As tulipas podem ser plantadas não apenas diretamente no canteiro, mas também em vasos ou recipientes portáteis. Nesse caso, o problema com a data de desembarque não é tão claro. O cultivo de contêineres é possível tanto em ambientes internos quanto externos. Se o florista quiser obter botões bonitos no início ou no meio de março, é aconselhável colocar a cebola bem no início de janeiro ou fevereiro.
As flores cultivadas em casa crescem rapidamente e florescem por um longo tempo. Você pode estender o período de floração plantando bulbos em recipientes a cada 14 a 20 dias, para poder desfrutar dos brotos durante a primavera.
Se o jardineiro vai cultivar a colheita na varanda, você pode escolher duas datas para plantar as lâmpadas. O primeiro plantio de contêineres é realizado no início de março ou abril, a fim de abrir os brotos e decorar o peitoril da janela ou o terraço com vasos de flores.
A segunda fase de colocação de lâmpadas em vasos e caixas é realizada em maio (ao ar livre). Nesse caso, o melhor momento será a primeira década de maio. Se a primavera estiver fria e a temperatura externa estiver estável, você deve esperar até que o ar aqueça acima de + 15 ° C.Para obter plantas fortes e bonitas, você deve escolher o material de plantio certo.
Existem requisitos para bulbos de tulipa:
- Devem ser grandes e difíceis de tocar, com um diâmetro de pelo menos 2,5 a 3 cm. Plantas frágeis e fracas com um pequeno broto crescem a partir de amostras pequenas.
- O material de plantio deve ter uma casca inteira: sem rachaduras, abrasões e podridão. As áreas enfraquecidas são um excelente meio para a penetração de microorganismos patogênicos que infectam rapidamente uma planta. O principal é não adquirir lâmpadas macias que são deformadas sob a pressão dos dedos. Suavidade pode indicar velhice ou podridão.
- Um bom material de plantio também não possui flechas de broto ou folhas secas, o que é um sinal de que as tulipas começarão a crescer prematuramente e morrerão no início do inverno.
A melhor época para plantar bulbos de tulipa é imediatamente após a compra. Nesse caso, o produtor pode ter certeza de que não perderá sua elasticidade e não secará. Se você precisar armazenar o material de plantio durante algum tempo após a compra, precisará colocá-lo em uma caixa, cobri-lo com serragem ou areia seca e depois levá-lo para uma sala ou porão fresco. Antes do plantio, as cebolas também devem ser mergulhadas em uma solução de fertilizante líquido de ação prolongada. Essas plantas de jardim precisam de muitos nutrientes.
Antes de começar a plantar tulipas, você deve preparar adequadamente o solo. O solo deve ser o mais macio possível, portanto, você deve cavá-lo a uma profundidade de 20 cm e remover cuidadosamente todas as ervas daninhas e pedras que possam interferir no desenvolvimento de um extenso sistema radicular.. Se a terra é argila, vale a pena adicionar um pouco de areia e composto para aumentar a fertilidade e o grau de folga.
As principais regras para o plantio de tulipas incluem o seguinte:
- O bulbo deve ser colocado verticalmente, embaixo da raiz, em um pequeno buraco no solo. Uma pequena camada de argila expandida ou pequenas pedras pode ser colocada preliminarmente na base do canteiro para garantir uma drenagem adequada à cultura.
- A aterrissagem deve ser realizada com cuidado o suficiente para não danificar a camada superior da balança.
- É importante colocar as mudas na profundidade desejada, aproximadamente 10 a 15 cm. Quanto maior o material de plantio, maior a profundidade do plantio. Isso é extremamente importante, porque as tulipas plantadas muito pequenas podem não sobreviver ao frio do inverno e sofrer doenças por fungos. Essas plantas não são capazes de suportar folhas verticais pesadas e gradualmente começam a se deitar no chão, o que estraga a aparência do canteiro.
As sutilezas do cuidado
As tulipas são plantadas no outono, então as plantas precisam ser bem protegidas imediatamente durante o inverno, apesar da resistência à geada. O cuidado adequado com as tulipas durante esse período é muito importante. Imediatamente após o final do plantio, o canteiro está bem coberto de folhas caídas, casca de pinheiro ou ramos de abeto vermelho. Essa cobertura é suficiente para evitar o congelamento dessas flores no jardim.
A cobertura morta tem outra característica importante: mantém a umidade do solo suficiente; portanto, no outono e inverno (sob a neve), as lâmpadas ficam saturadas com a umidade. Obviamente, no início da primavera, após o término das geadas, a liteira deve ser removida imediatamente para que as plantas possam se desenvolver livremente.
Essas flores no jardim podem crescer no mesmo lugar por muitos anos seguidos. Não é necessário desenterrá-los e transferi-los para um novo local a cada ano. Vale a pena considerar o fato de que após 3-4 anos as plantas começam a ser inibidas por novos processos e o florescimento das tulipas se torna menos abundante. Além disso, o risco de infecção por patógenos aumenta a cada ano. É aconselhável cavar bulbos no verão, quando todos os botões já tiverem circulado e as hastes e folhas estiverem bem secas.
Pragas e doenças
As doenças que afetam as tulipas são divididas em: viral, fisiológica e fúngica. Muitas vezes, as plantas podem ser salvas, mas, para isso, é importante que o cultivador responda rápida e profissionalmente aos sintomas.As doenças virais das plantas praticamente não são visíveis para as pessoas. Entenda que a tulipa está doente, é possível pelo crescimento lento das flores, bem como uma mudança na cor das pétalas e folhas. O pior de tudo é que essas doenças são quase impossíveis de curar, só podem ser prevenidas e as amostras infectadas devem ser imediatamente destruídas.
Importante! Não é recomendável cultivar essa cultura em locais anteriormente ocupados por outras plantas bulbosas, como jacintos ou gladíolos.
As doenças virais das tulipas incluem o seguinte:
- Pétalas variadas - um sinal da doença é uma mudança na cor das pétalas, na qual listras multicoloridas começam a aparecer. Isto é especialmente visível nos botões vermelhos ou rosa. Mudanças de cor não são perceptíveis em variedades com pétalas brancas e amarelas. Além disso, a doença se manifesta nas folhas na forma de faixas longitudinais de várias tonalidades. Esse vírus leva ao fato de que o crescimento das plantas para, pára de se desenvolver, tem raízes fracas, floresce tarde e os próprios bulbos são formados pequenos. A infecção ocorre durante o armazenamento no inverno em uma sala quente. Para evitar o desenvolvimento de doenças no futuro, as flores afetadas são cortadas e removidas do canteiro. Cavar a parte subterrânea e queimar, pois é proibido colocar plantas infectadas no composto.
- Mosaico Viral - a doença é provocada por um grupo de vírus que causa a descoloração de pétalas de flores e folhas de plantas. Tulipas doentes param em desenvolvimento. A doença pode ser evitada usando material de plantio saudável e destruindo o pulgão, que é o portador do vírus. As amostras afetadas devem ser destruídas imediatamente para evitar a transmissão da doença para cores saudáveis.
As doenças fisiológicas das plantas surgem como resultado da falta de nutrientes suficientes no solo, quantidades pequenas ou excessivas de luz solar ou deficiência de umidade. Esta categoria de doenças inclui necrose. A doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras irregulares nos brotos, folhas e flores. As plantas param o desenvolvimento, suas folhas se distorcem muito cedo e murcham.
A necrose geralmente aparece antes ou depois da floração. Como prevenção de doenças, apenas métodos naturais de controle são possíveis: plantando bulbos saudáveis e remoção imediata de amostras infectadas com necrose. Também não é altamente recomendável plantar plantações de lírios no bairro. As amostras doentes devem ser queimadas e o solo deve ser tratado com Diazinon (30 g por 10 m²).
As doenças fúngicas causam esporos de fungos patogênicos. Eles atacam todas as partes da planta e o resultado de sua exposição são manchas cinza e pretas na superfície da flor, bem como sua podridão. O desenvolvimento do fungo é facilitado pela umidade excessiva do ar e do solo, bem como pela extração tardia do material de plantio do solo.
As doenças fúngicas mais comuns incluem:
- Gangrena - plantas doentes não crescem, desbotam e eventualmente morrem. Suas raízes são pouco desenvolvidas, mas novas não aparecem. Como medida preventiva, um material de plantio saudável é plantado e as amostras infectadas são removidas imediatamente. Aos primeiros sinais de sintomas gangrenados, os canteiros são tratados com medicamentos como o Bravo 500 SC e o Previcur 607 SL (2,5 L por 1 ha).
- Molde cinza - O principal sintoma são pequenas manchas cinza que aparecem em grande número ao redor da flor. O fungo se desenvolve rapidamente em clima úmido e frio. Para combater a doença, você pode usar o medicamento "Biosept 33 SL". Não fertilize frequentemente o solo com substâncias nitrogenadas. Além disso, você não pode plantar lâmpadas muito perto. Para evitar o desenvolvimento de esporos de fungos, é aconselhável regar o canteiro de flores sob a raiz para que a água não caia nas folhas. As peças que morrem devem ser queimadas. Como medida preventiva, antes de colocar o material de plantio no chão, ele deve ser tratado com um medicamento destinado à alimentação de plantas de cebola. Para surtos de mofo cinza, produtos químicos como Miedzian 50 WP, Bravo 500 SC, Kaptan 50 WP ou Topsin M 500 SC (2,2 L por 1 ha) devem ser usados.
- Fusarium - Esta doença afeta apenas os bulbos de tulipa. Sua ocorrência é facilitada pelo armazenamento de material de plantio em uma sala com alta umidade. As amostras afetadas por esporos têm um pescoço macio, que depois seca, endurece e tem um odor desagradável. As doenças podem ser evitadas com o plantio de plantios de elite. Além disso, é desejável tratá-lo com agentes que impedem o desenvolvimento da doença. Também é importante separar periodicamente as lâmpadas escavadas e remover as amostras doentes. A temperatura ideal para seu armazenamento é de cerca de + 10 ° C. Também é aconselhável pré-pulverizar com Topsin M 70 WP ou Topsin M 500 SC (2,7 L por 1 ha).
Pragas para tulipas não são tão perigosas quanto as doenças descritas acima, pois podem ser controladas com inseticidas. Acima de tudo, essa cultura sofre danos nos bulbos que ratos, ursos e larvas de maio gostam de comer. Você pode se livrar de roedores plantando plantas em cestas de metal.
Recipientes especiais são equipados com numerosos orifícios através dos quais as raízes podem crescer livremente. O cesto é colocado em um recesso, a terra é derramada nele, após o que as lâmpadas são plantadas da mesma maneira que em terreno aberto. Se desejado, o cultivador de flores pode fazer isso para que as alças dos cestos fiquem acima da superfície do canteiro - então será mais fácil removê-las do solo quando chegar a hora do transplante.
De outras pragas de insetos, o processamento do material de plantio em soluções com a adição de inseticidas de ação prolongada, por exemplo, Prestige, Bravo (50 ml por 3 l de água), ajudará.Você sabeA palavra russa tulipa tem raízes turcas e vem do persa "toliban", significado literalmente traduzido - turbante. O botão desta flor parece um turbante.
Tulipa em paisagismo
Em canteiros de flores e composições coloridas, é desejável plantar tulipas próximas, mas não linearmente. Em uma ordem caótica ou em grupos, eles ficarão mais bonitos, especialmente se você variar as variedades e cores. Graças a isso, o jardim da primavera se transformará em uma espetacular mistura de cores e texturas.
As tulipas da variedade Verandi são plantas muito bonitas, com botões grandes e brilhantes que podem decorar um jardim ou canteiro de flores perto de casa no início da primavera. Sem dúvida, eles merecem os cuidados e os cuidados do florista, pelos quais mais tarde lhe agradecerão com uma floração exuberante.