Entre todos os tipos de abundância de coníferas e arbustos, um lugar especial entre os jardineiros é ocupado por abetos. Esta planta perene pode complementar com sucesso quase qualquer composição ou tornar-se sua base. O artigo descreve em detalhes as principais características e a descrição de uma das variedades mais comuns de abeto coreano, bem como a tecnologia de plantio e cultivo de uma árvore.
Descrição botânica
Abeto coreano Quebra-gelo de Kohout (Abies koreana 'Quebra-gelo de Kohout') é uma espécie de árvore pertencente ao gênero Fir (Abies), uma família de pinheiros (Pinaceae). Esta variedade é, em primeiro lugar, um anão representativo da flora, com no máximo 60 cm de altura. No décimo ano, a planta cresce não mais que 30 cm. O formato da copa da planta é redondo, em forma de almofada, com até 1,5 m de largura, enquanto os valores médios não excedem 80-100 cm.
Brotos curtos e densos densamente localizados no tronco formam uma coroa. A casca do tronco e galhos nos espécimes jovens é diferenciada por uma tonalidade marrom clara que, à medida que cresce, muda para uma cor marrom-acinzentada mais escura. A superfície do tronco e dos brotos geralmente é lisa, mas em árvores com mais de 20 anos de idade, numerosas e profundas rachaduras são observadas em toda a superfície das coberturas externas. O diâmetro máximo do tronco de uma árvore adulta não excede 5 a 10 cm.
As agulhas da variedade são grossas, assentes persistentemente nos brotos, ligeiramente dobradas, com uma ponta romba e comprimento não superior a 2–2,5 cm. Uma característica deste abeto é o delicado tecido das agulhas, que confere elasticidade e maciez às coberturas de coníferas que não são características da maioria dos representantes da família Pine. A parte da frente das agulhas tem um tom esbranquiçado ou branco esverdeado, o inverso é uma rica cor azul prateada.
Durante a estação de crescimento, os brotos formam pequenos cones cilíndricos, com até 6 cm de comprimento e não mais de 3 cm de largura, com um ápice levemente pontudo. Eles crescem exclusivamente, o que é uma característica de todos os abetos. Nos cones, as sementes em forma de ovo amadurecem com uma asa fina, semelhante a um filme e assimétrica.
Origem do nome
O nome da variedade Cogouts Eisbreaker foi cunhado por seu autor, um criador da Alemanha, Yorg Kohout. Na tradução, o nome desta planta soa como "Quebra-gelo de Kohout", e o híbrido não foi dado por acaso. A primeira palavra é, de fato, o nome do cientista que criou esse híbrido. A combinação das palavras "gelo" (gelo) e "disjuntor" (disjuntor) está incluída no nome devido à sua aparência especial. A cor da coroa imita as agulhas esmagadas com gelo picado, que pareciam aparecer quando a planta brotava sob a calota de gelo. Isso é exibido nesta frase como "aquele que destrói o gelo" ou "quebra-gelo".
Hoje, existem vários nomes alternativos para esta planta. Às vezes, esses abetos em homenagem ao cientista criador pela simplificação são chamados de termos gerais "cohouts" ou "cohmuts". Os criadores chamam popularmente esse abeto de "kotomut", o que também é bastante comum.
Aterragem
Muitas vezes, a maioria das variedades de abetos do tipo coreano (representantes do tipo de abeto coreano) não requer habilidades complexas e específicas para o plantio. A árvore é considerada despretensiosa e pode ser plantada com sucesso com um conjunto mínimo de habilidades. Porém, para evitar danos às massas aéreas e subterrâneas do quebra-gelo Cogouts, bem como criar condições favoráveis para o crescimento e desenvolvimento das mudas, é necessário observar a tecnologia específica de plantio.
Importante! O abeto é plantado a uma distância de pelo menos 2,5 m de outras plantas arbóreas (incluindo plantio em grupo), bem como apenas em áreas sombreadas com solo úmido e bem drenado.
Para fazer isso, basta executar as seguintes etapas seqüenciais:
- Determinar o período favorável do procedimento, abril ou o final de agosto é adequado para isso.
- Aproximadamente 2 semanas antes do plantio, prepare o local. Para fazer isso, faça um buraco de 60 × 60 cm e despeje um balde de água nele. Quando a água é absorvida, uma camada de cascalho fino (cerca de 5 cm de espessura) deve ser colocada no fundo. Em seguida, metade do buraco deve ser preenchida com uma mistura de solo de húmus, argila, turfa, areia e serragem de madeira (3: 2: 1: 1: 1), fertilizada com 250 g de nitrofosfato.
- 6 horas antes do plantio, trate as mudas com a preparação "Fundazol", isso protegerá a planta de infestações por fungos.
- Coloque as mudas no buraco para que o pescoço da raiz fique no nível do local.
- Espalhe as raízes da planta e preencha firmemente todas as rachaduras com uma mistura de húmus, argila, turfa, areia e serragem (3: 2: 1: 1: 1).
- Despeje as mudas com água limpa e bem conservada.
Fir Care
O cuidado adequado é um requisito que é apresentado ao cultivar abetos para todo jardineiro. Somente um complexo de suas técnicas e procedimentos agrotécnicos específicos pode criar um canteiro de flores verdadeiramente requintado, além de fornecer um microclima favorável ao crescimento.
Vídeo: Como plantar e cuidar do abeto
Estampagem
O shtamb puro e elegante é a forma mais popular e estética de uma coroa para cada "komutsa". No entanto, isso exigirá muito tempo e trabalho.
A formação da coroa começa depois que a árvore atinge a altura necessária. Primeiro de tudo, você deve definir o ponto de crescimento horizontal do tronco. Para fazer isso, apare as partes superiores e todos os brotos que crescem verticalmente, mas não mais que um terço.
Em seguida, remova os brotos extras perto do sistema radicular, aproximadamente para o meio. Isso criará um chapéu pequeno e elegante, adequado para formação adicional.
Posteriormente, a estampagem é realizada a cada estação, dando à coroa a forma e a densidade desejadas. Faça esse procedimento não mais de uma vez por ano, durante abril e não antes de 2-3 anos após o plantio de uma muda.
Rega e alimentação
A rega é realizada durante toda a estação de crescimento (abril a novembro), não mais de uma vez em 14 dias. Durante a seca do verão, a taxa de umidade é aumentada para 1-2 procedimentos por semana. Para isso, dependendo da idade da árvore, são necessários 10 a 20 litros de água. A cobertura do abeto é feita apenas de 2 a 3 anos após o plantio e não mais de 1 vez por estação (Abril). Para fazer isso, cerca de 100-150 g de fertilizante mineral Kemira Universal são introduzidos no círculo do tronco.
Você sabe As primeiras tentativas de introduzir abeto na cultura datam do 7º ao 6º milênio aC. e Isso é evidenciado por artefatos encontrados na área do antigo local neolítico Pazardzhik (o território da Bulgária moderna).
Afrouxamento e cobertura do solo
O afrouxamento do círculo do tronco é realizado todas as vezes após a rega e as chuvas, mas pelo menos uma vez por semana. Ao mesmo tempo, a profundidade de cultivo do solo não deve exceder 10-15 cm. Para reduzir a frequência de rega do local e o número de afrouxamentos por estação, recomenda-se cobrir o círculo do tronco com agulhas, palha, feno, serragem, etc. A camada de cobertura deve ter pelo menos 10 a 15 cm. Atualize a cobertura ao longo da estação de crescimento, cerca de 1 vez por mês.
Poda
Além da formação, a variedade Cogouts Icebreaker também requer poda periódica. É feito para fins sanitários, no início da primavera (ao longo de abril) ou no final do outono (final de outubro). Todos os galhos murcha e danificados são removidos..
Você sabe Acredita-se que o abeto tenha sido o principal material de construção a partir do qual o chamado "cavalo de Tróia" foi criado. Graças a ele, os Acaus conseguiram conquistar a Antiga Tróia.
Possíveis doenças e pragas
Variedades O abeto coreano é classificado como uma espécie de conífera resistente a pragas e infecções. Essa propriedade é observada de maneira especialmente vívida se todas as sutilezas do plantio da colheita são observadas. No entanto, às vezes a árvore pode ser afetada. hermes, esse parasita se desenvolve na coroa e leva ao amarelecimento das agulhas. Para combater a praga, a planta é pulverizada duas vezes, com um intervalo de 14 dias, com uma solução da preparação “Antio” ou “Rogor”.
Como prevenção, a pulverização é realizada na primavera (início de abril)
Às vezes, a massa verde de uma árvore pode ser afetada por um patógeno da ferrugem.. Para superar a infecção, as partes afetadas dos brotos são cortadas e queimadas, e os locais dos cortes são tratados com var. Depois disso, a copa e o tronco da árvore do abeto duas vezes, com um intervalo de 14 dias, precisam ser tratados com uma solução a 2% da mistura de Bordeaux.
Para evitar ferrugem, os brotos são pulverizados no início da primavera
Reprodução
Como qualquer planta de gimnosperma, as espécies em questão podem ser propagadas por sementes ou estacas. A maneira mais simples e eficaz de obter novas cópias é o enraizamento de estacas. A reprodução por sementes não permite preservar todas as características genéticas da variedade, portanto não é utilizada.
No início de abril, estacas de 5 a 10 cm de comprimento são cortadas de brotos saudáveis. Cada um deles deve ter pelo menos 1 rim apical, além de um “calcanhar”. Para isso, cada fragmento é cuidadosamente separado da planta mãe, de modo que um pequeno apêndice de cerca de 1 cm perpendicular às estacas permaneça no local de corte.
Antes de plantar no solo, o calcanhar é limpo de rebarbas, após o que o talo é pulverizado com uma solução de Fundazol. A aterrissagem é realizada em um substrato fértil especial preparado a partir de partes iguais de solo frondoso, areia e húmus. Germine estacas em condições ambiente, no peitoril da janela mais iluminado, proporcionando rega moderada (o solo sempre deve estar levemente úmido). Para o inverno, recipientes com mudas são colocados em local fresco sempre que possível.
O enraizamento das estacas ocorre durante um período de 2 a 3 anos, portanto, elas são plantadas em solo aberto somente no 3º ano.
Uso em paisagismo
A coloração exclusiva das agulhas e a coroa compacta da variedade Cogouts Icebreaker tornaram esta planta popular entre cultivadores de plantas e paisagistas profissionais. Uma pequena árvore é usada ativamente para enobrecer quase qualquer composição e também é cultivada em um canteiro de flores como espécie central.
Importante! O abeto deve ser limitado a partir do bairro com um talo e asterisco. As substâncias secretadas por eles inibem o crescimento e o desenvolvimento de coníferas, o que muitas vezes leva à sua morte.
A planta mais harmoniosa procura:
- plantações de coníferas simples e em grupo;
- jardins de pedra;
- jardins ornamentais;
- Jardins de pedra japoneses;
- ao longo de caminhos de jardim.
O abeto coreano Cogouts Icebreaker é um exemplo de uma planta ornamental quase universal que pode complementar com êxito qualquer paisagem de jardim. A cor única das agulhas permitirá que a árvore enfatize os elementos básicos do canteiro e se torne seu centro. No entanto, para isso, você deve gastar muito tempo e esforço em um ajuste adequado, além de cuidados de qualidade. Sem isso, a decoratividade da variedade será significativamente reduzida.