O cultivo de cogumelos é um tipo único de jardinagem, ainda pouco cultivado em chalés de verão, e os champignon são a opção mais fácil e conveniente para esse processo. Embora o cultivo de cogumelos possa não ser tão usual quanto o cultivo de outros tipos de hortas, mas é fácil de fazer - isso será discutido no artigo.
Preparando o material de plantio
Antes de iniciar o processo de cultivo, você deve se familiarizar com os conceitos básicos da fisiologia dos fungos e com os métodos de reprodução.Os cogumelos têm micélio - esta é a parte do organismo fúngico que não é visível na superfície. Como as raízes de uma árvore, o micélio fornece nutrição e é necessário para o crescimento da estrutura do cogumelo. São formações longas, finas e filamentosas que se espalham sob a superfície da terra.
Os cogumelos se reproduzem por esporos (traduzidos do grego - “semente”), que amadurecem sob um chapéu e, caindo no solo, germinam em um micélio monocariótico. Monocariótico significa que os cromossomos miceliais não são pareados. Para cultivar corpos frutíferos e criar um organismo completo, dois micélios monocarióticos se combinam, transformando-se em um micélio dicariótico, que produz cogumelos na superfície da terra. Como se espalha por grandes áreas, os cogumelos são considerados os maiores organismos do planeta.
Muitas vezes, os cogumelos da floresta crescem em estreita conexão com as árvores e formam micorrizas, mas os champignons são uma exceção e, portanto, podem ser criados em um jardim.
Os principais requisitos para o cultivo de champignon em hortas são:
- criando as condições certas, próximas do natural;
- a aquisição ou criação de material de plantio de cogumelos, que é usado para a propagação de cogumelos.
Seleção de loja
Champignon é uma forma comum de cultivo de cogumelos. O estoque de plantio pode ser adquirido na forma de kits prontos através de lojas on-line ou em viveiros locais. Os kits geralmente contêm todo o material necessário para o plantio e o cultivo de cogumelos, eles são ecológicos, prontos para uso e ótimos para iniciantes.
Importante! Os kits para cultivo, por via de regra, têm certas instruções (tipos de cogumelos, requisitos para condições, composição do kit), que podem diferir dos métodos tradicionais de agrotecnia dos cogumelos. Leia atentamente a descrição da embalagem e siga as instruções.
Isso inclui:
- um saco de composto semeado com micélio de champignon;
- uma embalagem com uma mistura de revestimento;
- bandejas;
- instrução.
Cresça
É mais difícil cultivar micélio sozinho em casa. Isso exigirá conhecimento de microbiologia. É possível garantir que tudo seja feito corretamente e que o micélio de champignon, e não outra cultura microbiológica, seja cultivado somente após o aparecimento de corpos frutíferos. O processo deve ocorrer em condições estéreis, na presença de um nutriente, equipamento especial, em determinadas condições de temperatura, mais fáceis de criar em laboratório do que na cozinha.
Você sabe Os cogumelos costumavam pertencer às plantas e eram estudados pelas ciências botânicas. Agora, há uma seção separada da biologia - micologia: esta é a ciência dos fungos e dos organismos semelhantes a cogumelos.
Há outra maneira de cultivar micélio diretamente no jardim:
- Para fazer isso, você precisa jogar resíduos de limpeza e processamento ou champignon fresco maduro com chapéus abertos e placas de subcápsulas escuras na área selecionada entre a grama.
- Depois, cubra o local com tábuas velhas, folhas ou galhos caídos, tentando evitar a umidade excessiva.
- Esporos maduros cairão no chão e darão origem ao crescimento do micélio, que se espalhará no subsolo e criará um micélio produtivo.
Com este método, no caso de uma reprodução bem-sucedida, você obtém o micélio de champignon.O auto-cultivo de micélio é um processo longo e meticuloso, associado a falhas, para que você possa fazer isso em termos de pesquisa e experiência, e para cultivar uma horta é melhor comprar material de plantio pronto.
Preparando o local de desembarque
O método tradicional é o cultivo de cogumelos em adubo compostado, portanto o local deve ser preparado antes do plantio do micélio em campo aberto.
Em campo aberto
Os cogumelos precisam de umidade constante (mas não de pântano) e luz solar indireta. Com base nisso, você pode encontrar locais para o cultivo no jardim - gramados abandonados, montes de compostagem, parcelas sombreadas, frescas e ventiladas (mas sem correntes de ar) que não são adequadas para o cultivo de hortas e cultivo de hortaliças. Pode até ser um lugar embaixo da varanda da casa, o lado norte dos edifícios do pátio.
Os champignon crescem melhor em solos alcalinos ricos em matéria orgânica (especialmente nitrogênio). Solo regular não fornece os nutrientes certos para o cultivo de cogumelos. Em vez disso, materiais como como lixo de palha picada, serragem, aparas de madeira, compostoque são chamados de substrato.
Uma mistura de partes iguais de composto e esterco de cavalo, que fornece aos cogumelos um ambiente rico em nitrogênio, é adequada como uma composição nutricional para cogumelos.
Aterragem
Você pode plantar micélio desde o início da primavera até o final do verão, tentando sombrear as camas em altas temperaturas.
Importante! Não use fertilizantes químicos, pois os cogumelos não crescerão nessas condições.
A sequência de ações durante o pouso pode ser representada da seguinte maneira:
- Os canteiros de cogumelos não se parecem com as áreas habituais para vegetais - não é uma colina, mas depressões (30 cm), dispostas por uma camada de drenagem, sobre a qual o substrato é colocado e abarrotado.
- Plante o micélio uniformemente, distribuindo-o por toda a superfície do composto e depois polvilhe com água. Tente fazer uma camada uniforme no substrato para que os cogumelos cresçam em todas as partes do solo.
- Polvilhe em cima da cama com uma mistura de revestimento de um conjunto ou turfa misturada com giz na proporção de 4: 1, uma camada de 2-3 cm. Em vez de turfa, você pode usar o solo do jardim ou papel picado, mas certifique-se de adicionar lascas de giz ou dolomita para garantir características alcalinas da composição.
- O período de crescimento ativo leva cerca de 2-3 semanas. Durante esse período, o substrato será colonizado com filamentos brancos de micélio até uma profundidade de 1 cm.
Para ativar o crescimento e a frutificação, o amadurecimento mais rápido dos corpos de frutificação e melhorar sua qualidade, recomenda-se tratar o substrato com Epin micélio (0,005 ml / m²) antes do plantio e no início de cada onda de frutificação. Isso proporciona a formação de frutos mais cedo (em 4-6 dias) e aumenta o rendimento em 20%.
Cuidados com o crescimento
Após o plantio de cogumelos, sujeito a todas as condições de germinação, as primeiras cabeças pequenas de cogumelos aparecem em 3-4 semanas. Este é o começo de uma colheita futura. Após 7 a 10 dias de crescimento, os cogumelos estão prontos para a colheita.
O canteiro de cogumelos requer condições ambientais estáveis, o que não é fácil de manter em áreas abertas. Para estabelecer um regime de temperatura estável e a umidade necessária, proteja o micélio de secar com um simples abrigo do filme.Todos os dias você precisa irrigar o solo com pulverização leve e cobrir a área com um pano úmido. Em vez de tecido, você pode usar jornais comuns que hidratam diariamente. Para que os cogumelos cresçam, o meio deve estar constantemente úmido. Os jornais podem ser removidos quando os cogumelos começam a se formar.Na primeira semana antes da irrigação, o afrouxamento até 1 cm de profundidade é realizado com uma prancha de madeira com dentes raros para remover o excesso de dióxido de carbono e aumentar a produção de frutas.
Os cogumelos continuam a crescer enquanto houver matéria orgânica suficiente no solo para nutrição. O crescimento a longo prazo de champignon no mesmo local esgota o solo, de modo que o micélio precisa de cobertura. O melhor alimento para os cogumelos é o estrume de cavalo, que é diluído 1: 5 com água, deixado repousar por um dia, filtrado e, em seguida, é adicionado nitrato de amônio (100 g por 10 l). A fertilização é realizada após o final da frutificação no inverno e na primavera no início da estação de crescimento.No cultivo de cogumelos em campo aberto, a frutificação depende completamente das condições climáticas.
O resfriamento no outono pode reduzir a produtividade, mas não danifica o micélio, que ainda está crescendo no solo. No inverno, as camas precisam ser polvilhadas com folhas caídas, o que protegerá o micélio de temperaturas extremas e, na primavera, servirá como alimento adicional e um bom local para a distribuição de novas hifas de cogumelos (estruturas filamentosas que absorvem água e nutrientes).
Tempo de colheita
O tempo de colheita dos cogumelos depende da finalidade do cultivo:
- para o mercado comercial são colecionados jovens, com chapéus ainda não abertos;
- para uso doméstico - quando o chapéu é aberto e achatado, e o babado inferior começa a sair das pernas, pois nessa fase eles são mais perfumados.
Ao coletar, é melhor torcê-los da raiz do que cortar, o que garante um novo crescimento a cada 10 dias. Isso pode ser feito segurando o cogumelo, pressionando levemente e girando-o. Não puxe o cogumelo para não danificar o micélio. Os cogumelos puxados mantêm a frescura por mais tempo. E se os cogumelos são cultivados para venda, as pernas aumentam o peso e, assim, aumentam a renda.Nos cestos para coleta de cogumelos são colocados pelas pernas para evitar a contaminação das placas de proteção.
Cortar o fungo pode levar ao apodrecimento da raiz remanescente e à infecção de novas formações de corpos frutíferos e micélio próximo a ela. Por esse motivo, é importante limpar as partes restantes das pernas onde eles tiveram que cortar os cogumelos e preencher os espaços vazios com um substrato.Você pode coletar cerca de 5 a 10 kg de cogumelos a partir de 1 m² de composto, dependendo do estágio em que são coletados. Quanto mais frequentemente a colheita é realizada, mais cogumelos crescem.O cogumelo cultivado no jardim é idêntico em aroma, sabor e propriedades nutricionais aos cogumelos cultivados no ambiente natural.
Reprodução
Após a colheita dos cogumelos, o local pode ser rejuvenescido com a adição de novo material de plantio ou transferido para uma horta de caminhão e plantar vegetais.
Você sabe Traduzido do francês, "champignon" significa "cogumelo". Mas em algumas regiões é chamado pechilnika, que é interpretado como um cogumelo branco (em cores), champignon de campo.
Você pode propagar o micélio em papelão desfiado molhado em um recipiente com orifícios na parte inferior. Para fazer isso, coloque uma mistura úmida de papelão em torno de cada raiz do cogumelo. O recipiente deve permanecer em um local úmido e escuro por 1 a 2 meses, até que um crescimento de teia de aranha branca de um novo micélio apareça na superfície. No futuro, o material de plantio resultante deverá ser plantado em um novo local selecionado no país.
Hoje em dia, é muito mais fácil cultivar cogumelos do que antes, quando fazendas gigantes estavam envolvidas em sua produção usando métodos de cultivo em laboratório, equipamentos caros e altos níveis de precisão. Agora, graças a métodos mais acessíveis e eficazes, o processo de cultivo de champignon pode ser abordado no local da cabana e fornecer um produto saboroso e nutritivo, sem longas viagens à floresta e possíveis riscos durante a colheita.