Apesar de sua beleza aristocrática, as rosas do parque são bastante resistentes às condições ambientais e podem ser cultivadas até mesmo por jardineiros inexperientes por amadores. Eles não requerem manutenção complicada, são fáceis de propagar e a variedade de variedades permite que você escolha exatamente a flor que melhor decora a paisagem. Considere uma descrição detalhada das rosas do parque e uma lista de suas variedades, bem como as características de seu plantio, cultivo e propagação, cuidando de arbustos e possíveis problemas com as plantas.
Descrição e características de rosas parque
As rosas do parque são um grupo que combina três tipos principais de plantas: roseira decorativa, híbridos modernos e rosas antigas. Uma característica comum de todas as plantas é sua aparência na forma de um arbusto e a possibilidade de passar o inverno na rua, mesmo com baixas temperaturas.
Para entender em detalhes o que é - rosas de parque, considere suas principais características:
- A altura de diferentes variedades de plantas pode ser de 1,5 ma 2,5 m.
- O sistema radicular é poderoso, seu comprimento pode chegar a 2 m.
- Os galhos da planta são cobertos com muitos espinhos afiados.
- A folhagem da planta é espessa, verde. As folhas são pequenas, de forma oval.
- A floração é abundante, dura 3-4 semanas e é repetida todos os anos de maio até o final de junho. Algumas variedades florescem novamente em agosto.
- As flores consistem em um grande número de pétalas firmemente pressionadas uma à outra.
- A cor das rosas varia do branco ao roxo brilhante. Existem variedades com flores amarelas e laranja.
- As flores têm um aroma delicado e agradável.
- No lugar de botões secos, as frutas são formadas. Dependendo da variedade, são redondas ou ovais, têm uma cor diferente. Em algumas variedades, os frutos são comestíveis.
Velhas e novas variedades dessas plantas foram criadas em diferentes países do mundo.Você sabe C rose é a menor do mundo. Sua altura é de 12 cm e o diâmetro da flor é de 1 cm.
As variedades mais bonitas incluem rosas de parque com os seguintes nomes:
- Remi Martin (França);
- Celebração dourada (celebração dourada), Inglaterra;
- Martin Frobisher (Canadá);
- Cardeal Richelieu (Cardeal de Richelieu), França;
- John Franklin, Canadá
- Prairie Joy, Canadá;
- Benjamin Britten, Inglaterra;
- Henry Kelsey, Canadá
- Rosa enrugada (Rosa rugosa), Inglaterra;
- Alexander MacKenzie, Canadá
- Centifolia (Rosa centifolia), França;
- Moden Blush, Canadá;
- Catedral de Winchester (Catedral de Winchester), Inglaterra.
Classificação de Park Roses
Existem muitas variedades de rosas do parque. Alguns eram conhecidos há vários séculos, enquanto outros foram criados recentemente.
Mas, de acordo com a classificação geralmente aceita, todas essas variedades podem ser divididas em dois tipos:
- uma vez florescendo - a florescência é observada uma vez por ano no intervalo de maio a junho;
- florescimento - pode florescer em junho e florescer em agosto, foram criadas artificialmente por criadores.
Importante! Uma vez que florescem, as rosas do parque são mais resistentes ao clima frio e exigem a preservação dos brotos do ano passado para a próxima floração.
As variedades de re-floração são divididas em três grupos:
- rugoses resistentes ao gelo (híbridos) - podem ser encontradas no inverno sem abrigo;
- rosas canadenses resistentes ao frio - inverno sem abrigo, se o inverno não for muito rigoroso, mas no frio intenso elas precisam de proteção;
- variedades com baixa resistência ao gelo - sempre exigem abrigo na estação fria.
Plantando flores
As rosas do parque podem ser plantadas individualmente ou em grupos. E você pode formar sebes inteiras a partir dessas flores. Plantar plantas não é difícil, mas requer algum trabalho adicional e a sequência correta de ações.
Momento ideal
Como as flores crescem na rua, é preciso plantá-las na estação quente. Você pode começar a plantar arbustos em maio e executá-lo até meados do outono.
Para um bom enraizamento e crescimento, é melhor plantar plantas no final de setembro ou mesmo no início de outubro. Nesse caso, eles terão tempo para cultivar raízes e serão mais fortes e mais desenvolvidos do que as flores plantadas na primavera.
Trabalho preparatório
Para que os arbustos sejam melhor cortados e enraizados ao plantar no local, você precisa preparar o solo e as mudas.
Antes do plantio, é recomendável executar várias ações obrigatórias:
- desenterrar o solo na área a uma profundidade de cerca de 60 cm por mês antes do plantio;
- introduzir fertilizantes minerais e orgânicos no solo para enriquecê-lo com todas as substâncias úteis necessárias;
- se for impossível plantar imediatamente as mudas, suas raízes deverão ser baixadas na água ou embrulhadas com um pano úmido para evitar que sequem;
- 2 semanas antes do plantio, cavar buracos no solo com um diâmetro de 90 cm e uma profundidade de cerca de 70 cm.Os recessos devem ser largos para que as raízes das mudas se encaixem neles.
Jardineiros também cultivam variedades de rosas, como:
Tecnologia de pouso
Depois de preparada a parcela e as mudas, você pode prosseguir diretamente para o plantio de flores. Este é um processo simples, mas requer que algumas regras sejam seguidas.
As instruções passo a passo para plantar rosas de parque são apresentadas abaixo:
- A distância entre os arbustos adjacentes na mesma linha deve ser de 1 a 1,5 m, para que as plantas adultas não cresçam juntas.
- A distância entre as fileiras de arbustos deve ser de pelo menos 3 m.
- Misture a terra obtida cavando buracos com estrume.
- Despeje um pouco dessa mistura em cada poço e despeje bem com água.
- Apare as raízes enrugadas e estragadas das mudas com tesouras de podar. Apare as pontas da parte do solo dos brotos, deixando três olhos em cada um deles.
- No poço, coloque as raízes das mudas, espalhe-as e polvilhe com o solo. A terra ao redor das plantas é bem compactada.
- Regue as plantas e bata-as a uma altura de 20–25 cm.
- Se o plantio for realizado no outono, faça uma cobertura do solo ao redor dos arbustos. Como cobertura, você pode usar turfa ou palha picada.
Você sabe A roseira mais antiga cresce na cidade alemã de Hildesheim, perto da catedral. A planta tem cerca de 1000 anos.
Se os arbustos das plantas formarem uma cobertura, eles serão plantados mais próximos um do outro. A distância entre as linhas é de 50 a 70 cm e entre plantas adjacentes na mesma linha - até 1 m.
Características do cultivo e cuidados
Park rose não requer cuidados complexos e escrupulosos. É capaz de suportar baixas temperaturas do ar e é bem polinizada por insetos, e a reprodução da flor não é difícil.
O cuidado mais cuidadoso é exigido pelas roseiras jovens, com idade inferior a 3 anos. Eles precisam seguir rigorosamente as recomendações descritas abaixo e requerem cultivo regular da terra. Vamos considerar com mais detalhes as recomendações gerais para o cuidado e cultivo de todas as rosas do parque.
Localização e condições ideais
As plantas podem ser cultivadas sob várias condições, mas, para uma floração exuberante e regular, é necessário levar em consideração as peculiaridades da localização da parcela com flores.
Importante! Se o solo das rosas for arenoso, adicione turfa e adubo e se a argila - areia, turfa e adubo.
Aqui estão algumas diretrizes para escolher um site de destino:
- as plantas precisam de boa iluminaçãoPortanto, é melhor plantá-las em áreas abertas. As rosas podem crescer em sombra parcial, mas, neste caso, a flor não será tão abundante;
- Você não pode plantar rosas de parque perto de árvores. As raízes dos arbustos não terão nutrientes suficientes para o crescimento normal, pois as árvores captam a maioria dos oligoelementos do solo;
- o solo deve ter acidez média;
- a área com plantas deve estar em um local protegido do vento, as flores crescem mal e florescem em um rascunho;
- as águas subterrâneas não devem estar a menos de 1 m da superfície da terra na área com flores - as raízes dos arbustos, neste caso, serão alagadas e apodrecerão;
- não é recomendado plantar rosas de parque perto de outras plantas perfumadaspara não misturar sabores.
Rega e alimentação
As plantas toleram a seca melhor do que o solo muito úmido. Mas, para o desenvolvimento normal, regar arbustos de rosas do parque na primavera e no verão deve ser abundante. Durante esse período, as plantas gastam muita energia no crescimento e na floração.
Você sabe A rosa da variedade Chameleon, criada no Japão, muda a cor das pétalas ao longo do dia de vermelho brilhante para branco.
Considere as principais recomendações de rega:
- a rega deve ser realizada de manhã cedo ou à noite, quando o sol já está decaindo;
- se o tempo estiver seco, as rosas do parque devem ser regadas 2-3 vezes por semana no verão;
- em um arbusto, você precisa gastar 1-2 baldes de água;
- durante a rega, é necessário atingir a umidade profunda do solo, a rega de superfície não fornecerá às raízes das flores a quantidade necessária de umidade;
- regar as plantas sob a raiz para que a água não caia nas folhas e flores;
- até o início do outono, as rosas do parque estão se preparando para a dormência no inverno; portanto, em setembro, você precisa parar de regá-las.
As plantas consomem do solo uma grande quantidade dos nutrientes necessários para o crescimento normal e a floração abundante. Portanto, o solo próximo aos arbustos deve ser constantemente enriquecido com as substâncias necessárias com a ajuda de fertilizantes. A alimentação deve ser feita durante todo o período de crescimento e floração.
As regras básicas para fertilização de rosas de parque são apresentadas abaixo:
- para um bom crescimento e crescimento da massa verde na primavera, as plantas são alimentadas com esterco e fertilizantes contendo ferro, boro e magnésio;
- para fortalecer as raízes no final do verão, são adicionados fertilizantes contendo cálcio, potássio e fósforo;
- no início do outono, os arbustos são regados sob a raiz com uma solução líquida de superfosfato e monofosfato de potássio;
- Para enriquecer o solo com micronutrientes em outubro, o composto apodrecido é introduzido sob as plantas.
Reprodução
As rosas do parque são fáceis de reproduzir. Esse procedimento é melhor realizado na primavera, mas algumas ações preparatórias precisam ser realizadas no outono. Considere os métodos de reprodução de rosas de parque e sua breve descrição.
- Camadas. As hastes laterais da planta são inclinadas para o chão e fixadas nessa posição. Brotos inclinados para cima, polvilhados com terra para enraizar. Nesta posição, os ramos são um ano inteiro - até a próxima primavera. Em seguida, os galhos enraizados são cuidadosamente separados do arbusto-mãe e transplantados para um local permanente.
- Overgrown. Arbustos de rosas do parque constantemente formam brotos. Quando o rebento atinge a idade de 1 ano, é separado do arbusto parental e plantado separadamente. Ao mesmo tempo, sua haste deve ser reduzida em um terço.
- Dividindo o mato. O procedimento pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono. Usando uma poda, um arbusto de rosas do parque é dividido em duas partes. Cada um deles deve ter raízes e pelo menos um caule. Uma das partes do mato é deixada na mesma área e a segunda é transplantada para outro local.
- Estacas. Para este método de reprodução, estacas verdes ou lignificadas são adequadas. Estacas verdes precisam ser cortadas do mato no início do período de floração e lignificadas - no outono. Após o corte, são enterrados na areia para o enraizamento e, na primavera, são transplantados para um local permanente.
Poda e abrigo de rosas para o inverno
Para que os arbustos mantenham uma aparência atraente e florida, é necessário realizar sua poda de formação anualmente. Isso não apenas ajudará a dar uma forma bonita ao arbusto, mas também aumentará o número de botões durante o período de floração. É melhor executar esse procedimento em abril.
Importante! Pela primeira vez, a poda só pode ser feita 2 anos após o plantio dos arbustos.
Considere as regras básicas de poda de uma planta:
- remova galhos danificados e secos, conforme necessário;
- é nos galhos lignificados que as flores são formadas, portanto o número desses galhos deve ser máximo;
- os brotos precisam ser cortados para que pelo menos 6 botões permaneçam neles;
- se você deseja rejuvenescer o arbusto das rosas do parque, seus caules antigos precisam ser cortados perto do próprio chão. Nesse caso, eles começam a crescer rapidamente;
- para que a poda não prejudique a planta, todos os locais do corte devem ser cuidadosamente tratados com tinta a óleo.
Algumas variedades de rosas de parque podem ser cultivadas mesmo em regiões com climas severos. Eles podem facilmente passar o inverno sob abrigo leve e não congelar. Como os arbustos jovens são mais suscetíveis a baixas temperaturas, é necessário cobri-los com cuidado durante o inverno.
As regras básicas para a preparação de rosas do parque para o inverno são as seguintes:
- os arbustos precisam ser polvilhados com terra a uma altura de cerca de 25 cm;
- os galhos precisam ser levemente dobrados e embrulhados com papel kraft grosso para protegê-los das baixas temperaturas, do vento e do sol brilhante da primavera;
- quando a temperatura do ar cai abaixo de –8 ° С, os arbustos são cobertos com ramos de abeto (ramos de coníferas);
- se a temperatura do ar não estiver muito baixa (cerca de 0 ° C), no abrigo dos arbustos você precisará fazer uma saída para que o molde não se forme neles.
Prevenção e controle de pragas e doenças
As rosas do parque são cultivadas ao ar livre, então você precisa prestar atenção à prevenção de possíveis doenças e pragas.
Na maioria das vezes, ao cultivar plantas, esses problemas surgem:
- Oídio Durante a doença, um revestimento branco se forma na superfície inferior das folhas. Para evitar esse problema, é mais fácil do que curar um arbusto doente, então as rosas do parque são tratadas com sulfato de ferro antes do início da estação de crescimento. No verão, as plantas são pulverizadas com uma solução aquosa de cal com a adição de enxofre e sal.
- Jardim Khrushch. Os insetos adultos e suas larvas são perigosos. Pragas comem folhas do mato, o que leva à sua morte. Para evitar isso, é necessário inspecionar regularmente as rosas do parque e, quando os erros aparecerem, coletá-las das plantas.
- Gorgulho de framboesa. Coloca ovos em botões de flores, dos quais as larvas glutonosas eclodem, comendo tudo em seu caminho. Os insetos precisam ser removidos do mato quando aparecem pela primeira vez.
- Falta de floração. A causa do problema pode ser a falta de luz solar ou fertilizante. No primeiro caso, o mato precisa ser transplantado para um local mais iluminado e no segundo - alimentando-se regularmente (esterco, composto, complexos de fertilizantes minerais). Aparar o arbusto também ajuda a estimular a floração abundante.
- Tripes. Pode aparecer com rega excessiva de arbustos de rosas do parque e sua colocação na sombra. Para evitar o aparecimento da praga, os arbustos são tratados com uma solução aquosa de infusão de camomila ou urtiga.
Uso em paisagismo
As rosas de parque são usadas para o paisagismo vertical, e uma variedade de cores permite criar arranjos florais coloridos com um aroma delicado e, muitas vezes, arbustos de rosas de parque são plantados próximos um do outro em um padrão quadriculado para formar uma cobertura.
Você sabe A maior rosa do mundo - Lady Banks (Lady Banks), tem uma circunferência do tronco de 3,7 me cresce em um cemitério em Tombstone (Arizona, EUA).
Em áreas pequenas, arbustos de planta única parecem muito agradáveis. Com a ajuda da poda, elas podem ter uma forma exuberante e elegante, e ao redor das plantas você pode fazer um gramado verde regular.
As rosas do parque decoram qualquer site e não exigem muito tempo e esforço para cuidar. Para que os arbustos possam agradar anualmente com flores abundantes e massa verde exuberante, basta seguir as recomendações simples para cultivo descritas neste artigo.