Provavelmente, não há pessoas que não estariam familiarizadas com o aroma de baunilha, mais conhecido por nossos cheiros que se espalham ao assar doces. Este aditivo de confeitaria é obtido a partir das vagens de uma planta do gênero baunilha, pertencente à família das orquídeas (orquídeas). Você pode cultivar uma orquídea em casa, e mostraremos como fazê-lo.
Você sabe Antigamente, as vagens de baunilha pagavam por compras como dinheiro.
Descrição da planta
Orchid Vanilla (Vanilla, Vanilla) é uma planta trepadeira que se tornou conhecida graças a Henry Charles Andrews, um cientista da Grã-Bretanha que a descreveu em 1808. A pátria histórica é o Caribe, Bahamas e outras ilhas do Caribe, Golfo do México e Oceano Atlântico. Mais tarde ganhou distribuição nos trópicos dos Estados Unidos (Flórida), no centro e no sul da América.
Em meados do século XVI, depois que os espanhóis conquistaram o México, apareceu na Itália, Espanha, Áustria, e no resto da Europa ficou conhecido no final do século XIX. Isso se deve ao fato de que nas condições européias a planta não dava frutos, porque em casa era polinizada com um tipo especial de abelhas. Isso continuou até que Edmond Albius, um escravo que vivia em uma ilha francesa, descobriu em 1841 que a planta pode ser polinizada manualmente.
Características da planta:
- Refere-se ao sempre-verde.
- É uma epífita, cresce em outras plantas, mas não as parasita.
- O caule é pintado de verde, cachos, na natureza pode crescer até 30 m.
- As folhas são verdes, grossas, crescem abundantemente, a forma é uma elipse com uma ponta pontiaguda.
- A floração ocorre na primavera e no início do verão. O tamanho das flores é de 6 cm, a cor é verde-amarela, a forma de um racemose, são numerosos nos pedúnculos. As flores florescem alternadamente por 8 horas, o tempo total de floração é de cerca de 6 semanas.
- Frutas em caixas, em forma de vagem, no interior são sementes (feijão).
Importante! Das mais de 100 espécies conhecidas de orquídeas, a baunilha vanilina é obtida apenas a partir de 3. A mais alta qualidade da substância é a baunilha plana (baunilha aromática, baunilha variegada, Vanilla planifolia variegata).
Como escolher uma orquídea ao comprar?
Para não jogar dinheiro fora, siga as regras ao comprar Vanilla:
- Inspecione a flor e onde ela fica na loja.
- Não tome uma planta lenta e danificada que tenha manchas ou floresça nas folhas.
- Recuse a compra se a orquídea crescer em solo seco ou pantanoso, houver água na panela.
- Se possível, estude as raízes: uma cor cinza ou marrom indica maus cuidados e doenças, uma tonalidade verde claro ou roxa indica saúde. Deveria haver mais raízes do que terra em uma panela.
Como plantar orquídea baunilha?
Você pode cultivar uma orquídea seguindo as recomendações.
Escolha da capacidade de desembarque
A melhor opção para plantar uma orquídea é um recipiente na forma de uma cesta especial para orquídeas, para que ela possa se enrolar. Uma opção mais econômica seria uma panela de barro ou plástico, mas você também precisa instalar um suporte coberto com fibra de coco. De qualquer forma, você precisa garantir que seu diâmetro não exceda mais de 3 cm de diâmetro das raízes da planta.
Você sabe Tribos indígenas astecas no México pagaram impostos a seu líder com vagens de baunilha.
Preparação do solo e material de plantio
O solo da orquídea baunilha deve ter acidez neutra, ser leve e solto, especialmente desenvolvido para plantas epífitas, levando em consideração algumas características dessa espécie.
Os componentes dessa mistura de solo:
- casca de pinheiro picada;
- carvão vegetal;
- musgo esfagno;
- raízes de samambaia;
- perlita;
- solo desinfetado do jardim.
Tecnologia de pouso
Para plantar Vanilla Orchid:
- Prepare uma panela, mistura de solo, drenagem, estacas ou toda a planta se o transplante for realizado.
- Encha a panela com drenagem e substrato, umedeça, instale o caule, aprofundando-o no chão por 2 olhos. Ao transplantar, transfira uma orquídea com um pedaço de terra.
- Polvilhe a terra sem interferir.
- Cubra a alça com a panela com um saco plástico. Uma orquídea transplantada não precisa ser coberta.
- Ventilar periodicamente; regar quando seco.
- Chegará a hora de remover a embalagem quando os brotos começarem a crescer no cabo.
Vídeo: Plantação de orquídea baunilha
Home Care
Para cultivar uma orquídea de baunilha em casa, você precisa criar certas condições para cuidar dela.
Você sabe Para que os confeiteiros possam usar vagens de baunilha, eles são derramados primeiro com água quente, depois deixados por uma semana para fermentar e depois de vários meses são secos em condições naturais, sem acesso à luz solar.
Alojamento em casa e condições ideais
Condições para o cultivo de baunilha em casa:
- Coloque em um local quente e iluminado, longe dos radiadores e do sol brilhante. A melhor opção é uma janela voltada para o leste ou oeste.
- A temperatura do ar deve ser mantida em + 25 ... + 30 ° C, a uma temperatura abaixo de + 18 ° C, a instalação não sobreviverá.
- A orquídea precisa de um alto nível de umidade do ar, de 80 a 90%, o solo também não deve secar. Esse nível pode ser alcançado com água e spray, instalando latas de água próximas ou um umidificador de ar, colocando argila expandida em um palete para umedecer.
- A iluminação deve ser boa, mas na ausência de luz solar direta. A sombra também não é recomendada, basta fornecer luz difusa no verão e iluminação artificial adicional no inverno.
- A ventilação da sala é uma parte importante da manutenção, mas os rascunhos não podem ser criados.
Rega e alimentação
Você precisa regar a orquídea baunilha com água parada a uma temperatura de + 30 ... + 40 ° C. O melhor método para regar é a aspersão, você pode organizar um chuveiro de planta, abaixar a panela em um recipiente de água. A baunilha precisa de cobertura frequente - a cada 2-3 semanas, é regada ou pulverizada com fertilizantes para orquídeas, adquiridos em uma loja especializada. No entanto, a dosagem indicada na embalagem é muito grande, deve ser reduzida pela metade ou levar a terceira parte.
Importante! A frequência da rega é determinada pelo nível de umidade do solo - não deve ser seca, mas no inverno o intervalo entre a rega deve ser ligeiramente aumentado.
Poda
Não há requisitos rigorosos para a poda desta orquídea, o procedimento é realizado para rejuvenescer a planta e aumentar o esplendor, pois estimula o crescimento de brotos laterais. As partes superiores cortadas podem ser usadas para reprodução.
Reprodução
Embora o fruto da orquídea de baunilha contenha sementes, cultivar uma nova orquídea a partir delas é problemático, mesmo para jardineiros experientes, então a principal maneira de propagá-la é por estacas. Para as estacas, são utilizadas partes da planta obtidas por poda, escolhendo aquelas nas quais existem processos radiculares.Os rebentos são cortados em pedaços com um comprimento de pelo menos 30 cm, podem ser tratados com uma ferramenta especial para estimular o crescimento radicular, imersos em um substrato úmido, colocado em um local quente, coberto com uma tampa de vidro ou saco plástico antes que o crescimento dos rebentos seja perceptível.
Dormência e período de floração
Na primavera e início do verão, começa o período de floração das orquídeas. A planta lança muitos pedúnculos curtos, nos quais cresce até 5 flores amarelas perfumadas com um tom esverdeado ou verde claro com um tom amarelo.
Importante! Pela primeira vez, as flores aparecem em baunilha quando ela completa 3 ou 4 anos de idade.
A flor consiste em 5 pétalas, no centro é um lábio alongado. Cada flor pode deliciar os olhos por 8 horas e depois desaparecer. As flores florescem não todas ao mesmo tempo, mas em poucas partes, para que você possa apreciá-las por quase 1,5 meses.
Como outros tipos de orquídeas, em condições naturais eles atraem apenas um certo tipo de inseto - as abelhas sem ferrão da família melipona que vivem em sua região nativa. Portanto, a polinização fora da América Central e do Sul é realizada manualmente. Você também pode tentar esse método se quiser obter seu próprio tempero para assar.Quando a orquídea florescer, verifique se há alguma fruta que apodreça e poda os brotos vazios e murchados. O período de dormência da planta começa no inverno, neste momento é possível regar e alimentar a planta com menos frequência e baixar a temperatura do ar para + 20 ° C.
Pragas e doenças de plantas
As pragas praticamente não afetam a orquídea baunilha, mas podem adoecer devido ao tratamento inadequado de tais doenças:
- Podridão da haste - afeta a parte aérea se a planta for regada em abundância. É necessário mudar a terra e a água com menos frequência.
- Podridão da raiz (cinza ou marrom) - escurecimento, apodrecimento das raízes devido à rega excessiva. A orquídea deve ser transplantada e monitorada para que não haja estagnação da água.
- Folhas secas - baixa água ou baixa umidade. Molhe com mais frequência, use spray.
- Pontos de luz nas folhas - isto é uma queimadura solar, você precisa remover o vaso com a planta mais longe da janela ou usar dispositivos que espalham a luz.
- A raiz aérea brota nos brotos que ficaram pretos - Muitos curativos. Reduza a concentração de fertilizantes, aumente o intervalo entre a fertilização.