O cymbidium da orquídea atrai jardineiros principalmente por causa da bela floração. As regras para cuidar da planta são bastante simples, e um produtor iniciante deve definitivamente se familiarizar com elas.
Descrição botânica da planta
Em condições naturais, a orquídea cymbidium cresce com mais freqüência em outras plantas, uma vez que pertence às epífitas.
A espécie em questão se distingue por folhas longas e estreitas, que continuam sua atividade vital até a morte (até 3 anos). No caule existem inflorescências que consistem em flores. Cada variedade tem uma cor única que varia de tons claros (branco, bege claro) a multicoloridas brilhantes.
Você sabe In vivo, o cymbidium pode ser encontrado nos trópicos e subtrópicos asiáticos, bem como na região norte da Austrália.
A floração dura até 60 dias com os devidos cuidados. Os botões exalam um aroma agradável durante todo o período de floração.
Sistema raiz | Longo, poderoso |
Caule | Alto, rápido crescimento |
Forma de folha | Estreito, longo |
Cor da folha | Verde |
Forma da flor | Depende da variedade, as pétalas são iguais, têm forma crescente ou lanceolada com lábio de três lâminas |
Cor da flor | Branco, bege claro, rosa, verde, marrom, amarelo, vermelho |
Variedades
A ciência botânica moderna tem várias dezenas de variedades e híbridos de cymbidium.
Os seguintes são os mais comuns:
- Aloe. As flores são amareladas, o centro das pétalas é roxo. Os botões são pequenos, com até 5 cm de diâmetro. A altura do arbusto é de 30 a 40 cm.
- Gigante. As inflorescências desta variedade crescem até 60 cm. Em cada inflorescência existem 15 botões, cujo diâmetro é de 11 a 13 cm. A cor é verde-amarela com impurezas acastanhadas na forma de veias grandes.
- Daya. As flores têm uma cor bege clara com tonalidade creme. Nas pétalas há uma faixa roxa.
- Anão. Planta pequena, caracterizada por folhas relativamente curtas, cujo comprimento atinge 20 cm, as flores são de tamanho médio, o diâmetro dos maiores exemplares é de 10 cm, a cor dos brotos é marrom, as bordas são amareladas.
- Lanceolate. Pétalas verdes claras, no centro listras paralelas de cor marrom. A forma do pseudobulbo é em forma de eixo. As folhas crescem até 50 cm de comprimento e 5-6 cm de largura.
- Baixo. Os botões são compostos de pétalas de cor amarela com uma tonalidade verde.
- Mealy. As folhas podem crescer de 30 a 90 cm e os botões consistem em pétalas verde-amareladas, no meio da veia é rosa escuro.
- Marfim. As flores são marfim perto do branco. O pedúnculo cresce a uma altura de 30 cm.
- Tracy. Distingue-se por uma altura de 1 m, os brotos também são bastante grandes e têm em média 15 cm de diâmetro.As flores são de cor amarela, um pouco próximas do verde.
Você sabe Cultivar as espécies descritas de orquídeas começou na China antiga. Confúcio notou seu cheiro agradável, que lhes deu o nome de "reis de aroma".
Condições de cultivo da casa
O cymbidium da orquídea precisa criar certas condições: a intensidade e a duração da floração dependerão delas.
Colocação e iluminação
A planta é fotofílica. Para uma boa floração, é necessário fornecer ao cymbidium uma grande quantidade de luz. Um peitoril da janela é mais adequado como um local permanente. No entanto, você deve evitar o lado sul, pois um aquecimento muito intenso prejudica a flor.
O lado norte é privado de um nível suficiente de luz. Os cultivadores experientes são aconselhados a colocar um vaso de plantas perto de uma janela voltada para o leste, oeste ou sudoeste.
Temperatura e umidade
O Cymbidium tolera um aumento de temperatura a curto prazo no calor do verão, mas gosta mais de indicadores moderados. Para uma planta, a temperatura será confortável dentro de +18 ... + 25 ° C. À noite, é melhor levar um vaso de flores do final do verão até o final do outono para a varanda para criar uma temperatura mais baixa.
A queda de temperatura neste caso deve ser de pelo menos 10 ° C - isso afetará positivamente a formação de gemas. No inverno, é preferível mudar para condições mais frias - +15 ... + 18 ° C.
O nível de umidade no ar deve ser suficiente. Cymbidium é uma espécie higrófila devido à sua origem tropical, no entanto, não vale a pena aumentar significativamente a umidade no ambiente. O desempenho ideal do higrômetro deve estar no nível de 50 a 60%.
Home Care
Rega regular, fertilização e replantio são importantes no cuidado da planta. Isso garante o correto desenvolvimento da orquídea e é importante para manter suas funções vitais.
Rega
O solo da orquídea cymbidium deve estar úmido: você precisa regar a panela no momento em que a terra ainda estiver úmida. No inverno, a rega deve se tornar mais moderada, mas é indesejável permitir a secagem completa do solo.
Você pode regar apenas o solo, a pulverização não é importante. A água deve estar à temperatura ambiente. É melhor usar água sedimentada ou fundida.
Importante! O solo não deve ficar excessivamente úmido, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes, ao aparecimento de manchas marrons nos pedúnculos e folhas e à sua subsequente morte.
Top vestir
A planta precisa ser fertilizada com fertilizantes minerais desde o início da primavera até entrar no estado de floração. A frequência dos fertilizantes, que devem ser líquidos, ocorre a cada três regas. Cymbidium é adequado para cobertura mineral à base de baixa concentração.
Transplante
Um transplante é melhor realizado após a floração: o tempo específico é determinado dependendo da variedade - na maioria das vezes é primavera. Os Cymbidiums, como outras orquídeas, não toleram muito bem os transplantes frequentes, portanto o procedimento deve ser realizado uma vez a cada 3-4 anos.O solo pode ser comprado na loja ou preparado. O substrato deve consistir em casca de coníferas, esfagno, húmus de folhas, carvão, perlita e areia, a proporção, respectivamente - 3: 2: 1: 1: 1: 1: 1.
O recipiente para plantio deve preferencialmente ser feito de argila. Sua forma pode ser alongada. O principal é usar um pote maior que o anterior.
Depois de preparar os materiais, você pode prosseguir para o transplante, cuja sequência é a seguinte:
- Encha parcialmente a nova panela com substrato.
- Extraia a planta da panela.
- Descasque e lave o rizoma.
- Remova o excesso de partes da raiz, enxágue e seque.
- Mergulhe a planta com rizoma em um novo recipiente com o solo.
Reprodução
A propagação do cymbidium pode ocorrer dividindo-se o arbusto ou semeando. Cada um dos métodos tem suas próprias características em execução.
Dividindo o mato
É melhor dividir o arbusto na primavera ou imediatamente após a floração. Primeiro de tudo, você precisa preparar recipientes para novos arbustos e preenchê-los com substrato. Então você pode começar a se dividir.
Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- Extraia a planta juntamente com a raiz do solo.
- Com uma faca afiada, divida o rizoma em partes separadas para que cada uma tenha 1 ponto de crescimento e 3 pseudobulbos.
- Mergulhe todas as peças em recipientes separados.
Sementes
As sementes de orquídea são extremamente pequenas e não podem brotar por conta própria após o plantio. Para a semeadura adequada, o material deve ser esterilizado e monitorar constantemente a germinação de mudas. Esse método é utilizado pelos criadores, mas na floricultura doméstica é arriscado e praticamente não é utilizado.
Importante! Ao plantar sementes, você deverá esperar o aparecimento de flores por pelo menos 3 anos.
Dificuldades crescentes
Ao cultivar o cymbidium, podem surgir algumas dificuldades que são fáceis de resolver se as medidas necessárias forem tomadas a tempo:
- Faltando floração. Se houver esse problema, preste atenção à iluminação e reorganize o vaso de flores em um local mais claro, se houver um problema de sombreamento. Se a iluminação ocorrer no modo correto, vale a pena levar o recipiente com a planta para uma sala mais fria à noite, para que ocorram mudanças de temperatura de 10 graus.
- As folhas estão secas. Provavelmente, o nível de umidade no ar é baixo. É necessário verificar o nível de umidade com um higrômetro e ajustar o microclima.
- Amarelecimento. Se a causa do amarelecimento não secar as folhas, podem ocorrer focos de putrefação no sistema radicular. O problema é tratado escovando a raiz e replantando a planta.
- A parte verde caiu. A razão para isso muitas vezes reside no nível insuficiente de luz. O vaso de flores precisa ser movido para outro local.
- Pragas. Entre as pragas, destacam-se os pulgões, sarna e ácaros. As folhas devem ser limpas de placas e lesões e tratadas com um inseticida sistêmico.
- Mosaico. Esta doença se manifesta pelo escurecimento das folhas e é viral; portanto, quando ocorre, o cymbidium deve ser isolado ou destruído.
- Podridão. Na maioria das vezes, a planta pode ser afetada pela podridão cinzenta, que se manifesta na forma de um revestimento acinzentado nas folhas. O motivo é muitas vezes pulverizar em uma sala fria. As partes afetadas devem ser removidas e as partes saudáveis devem ser tratadas com fungicida sistêmico. No futuro, a rega deve ser ajustada.
- Antracnose. É caracterizada pelo aparecimento de manchas marrons nas folhas. Para o tratamento, é necessário livrar-se das partes afetadas, reduzir a frequência da rega e da cobertura, ajustar a temperatura e pulverizar com um fungicida sistêmico.