Plantas abundantes sempre atraem a atenção e encantam os olhos. Mas cuidar de tais flores nem sempre é uma tarefa simples. Entre essas culturas, a floração bonita e luxuriante, mas caprichosa nos cuidados, é a azálea indiana. Portanto, a criação de condições adequadas para o cultivo desta flor é uma prioridade para todos que decidiram se envolver em seu cultivo.
Azálea indiana: características da planta
A azálea indiana (ou mistura indica) pertence ao gênero Rhododendron. O nome da flor no grego antigo significa "seco", porque a planta parece um pequeno arbusto seco.
O mato vem da China e do Japão, também encontrado nas terras da América do Norte e sul da Europa. Em nosso país, a cultura surgiu com o advento do século XX e cresceu principalmente em estufas ou nos territórios de jardins botânicos.
Na natureza, existem até 350 variedades dessa flor e, em casa, 2 espécies são principalmente populares, uma das quais é a azálea indiana.Estas plantas são arbustos sempre verdes, com altura não superior a 50 cm, e folhas verdes escuras com caules curtos, com até 3,5 cm de comprimento, cobertas por pêlos avermelhados pálidos. A planta geralmente floresce no inverno.
O diâmetro das flores é de 3 a 5 cm e diferem em uma variedade de cores: rosa saturado, vermelho brilhante, lilás, branco, roxo, bem como a combinação simultânea de vários tons. Pétalas podem diferir em alguns terry ou permanecer mesmo. Floresce pela primeira vez aos 3-4 anos de idade.
Importante! Ao comprar uma azálea que floresce, é melhor focar no espécime em que a maioria dos botões ainda não floresceu. É uma planta que se adaptará muito mais facilmente às mudanças nas condições de cultivo e continuará a florescer. Além disso, ao comprar, não se esqueça de inspecionar a flor para detectar oportunamente doenças e pragas.
Plantar e colocar plantas na sala
O processo de plantio e as condições para manutenção adicional das azáleas indianas têm várias características, cuja conformidade ajudará a obter um resultado positivo.
Que tipo de iluminação você precisa
A flor adquirida deve primeiro ser identificada em um local com a iluminação mais adequada. A cultura é fotofílica, mas não tolera a luz solar escaldante. A planta deve estar sob luz com efeito difuso ou em sombra parcial. Portanto, para um vaso de flores, um peitoril da janela com uma saída para o leste ou oeste é ideal.
No período de outubro a novembro, brotos aparecem no mato, o que torna necessário aumentar a quantidade de luz. Se não for possível fornecer um influxo adicional de luz natural à cultura, o uso de dispositivos de iluminação ajudará.
Requisitos de temperatura e umidade
Um papel importante para o cultivo de qualidade das azáleas é desempenhado pelo nível de umidade e temperatura.
A planta não pertence a culturas muito termofílicas. O regime de temperatura de +15 a + 18 ° C é ideal para ele. Quando os botões são formados, você deve abaixar a temperatura para +10 ... + 12 ° C. Mantendo a temperatura correta, a planta florescerá por um longo tempo, de maneira bonita e luxuriante.
É especialmente difícil criar as condições de temperatura certas para uma colheita no verão. Para ajudar em tal situação pode uma manutenção curta da planta no porão ou na varanda não do lado sul, bem como o uso de ar condicionado.
A azálea indiana requer um alto nível de umidade, para o qual é necessário borrifá-la frequentemente com água fria. Um aumento no nível de umidade também é facilitado pela presença de recipientes abertos de água perto da planta. No verão, a flor ficará bem ao ar livre em uma área sombreada.
No inverno, quando o aquecimento é ligado, você também precisa prestar atenção especial para manter um nível ideal de umidade.
Importante! Quando a azálea floresce, ela deve ser pulverizada com muito cuidado - se a água entrar nas flores, áreas escuras podem se formar sobre elas.
Qual deve ser o substrato para o plantio
Para plantar a azálea indiana, recomenda-se a composição ácida do solo com um nível de pH de 4 a 4,5. A mistura do solo é adequada como adquirida em lojas especializadas, portanto preparada de forma independente - para isso, você precisa misturar musgo ou turfa, solo podre de coníferas e areia grossa na proporção de 1: 2: 1.
Seleção e plantio de vasos
No recipiente destinado ao plantio da planta, deve haver orifícios para drenagem. A capacidade em si deve ser ampla, rasa e pequena, porque a cultura se desenvolve bem devagar e a presença de terra ociosa pode causar processos patogênicos.
No fundo deve ser colocada uma camada de drenagem de argila expandida ou pequenas pedras. Durante o processo de plantio, o principal é não perturbar o pedaço de terra que protege o sistema radicular da planta.
Como cuidar da azálea
Com o cuidado adequado deste arbusto em casa, é possível florescer por um longo tempo, de forma eficaz e bonita. Para fazer isso, você deve seguir várias regras simples.
Você sabe O cheiro de azáleas deixadas no quarto à noite pode causar fortes dores de cabeça.
Características da rega
A rega adequada é fundamental para esta cultura. É ele quem é capaz de influenciar favoravelmente o crescimento e o processo de crescimento.
A flor tem requisitos especiais para hidratação:
- a rega deve ser regular;
- ao florescer, você precisa regar mais abundantemente;
- a terra não deve secar;
- no caso de secagem completa do solo, coloque o vaso de flores em um recipiente com água morna por várias horas - até que a planta esteja completamente saturada com a quantidade desejada de umidade;
- a mistura do solo ao redor da flor deve permanecer levemente úmida;
- a inundação deve ser evitada;
- o excesso de água da panela deve ser derramado para que as raízes não apodreçam;
- antes de regar, a água deve permanecer por vários dias;
- a melhor opção para hidratar é derreter a água fria;
- 1 vez em algumas semanas, você precisa regar o mato com água limpa com a adição de algumas gotas de suco de limão.
Fertilizantes e adubação
Os fertilizantes minerais são mais adequados para alimentar as azáleas indianas. É mais racional usar o molho pronto para o consumo da Azalea, disponível para compra em lojas especializadas.
Importante! A água destinada a fertilizantes não deve ser clorada. Este componente é capaz de destruir a azálea.
Na primavera e no verão, a flor deve ser alimentada com bastante frequência, mas não mais de uma vez em 7 dias, mas na estação fria - não mais de uma vez por mês. No período de aparecimento de brotos e flores, é necessário usar meios à base de fósforo e potássio para reabastecimento - incluem Kemira-Lux ou Uniflor-Bud.
Poda e beliscão
Para obter um arbusto com aparência harmoniosa e melhorar o processo de floração, a pinça e a poda devem ser feitas de maneira correta e oportuna.
Após o final do período de floração, as flores murchas que permanecem na planta devem ser removidas. A partir de maio, é necessário remover os caules que aparecem, não esquecendo de beliscá-los com cuidado. Com uma poda e beliscagem adequada e oportuna, é possível obter a formação de novos brotos nas extremidades dos galhos.
Não vale a pena remover os rebentos seguidos - apenas aqueles que são muito alongados. A poda é recomendada usando uma poda. Folhetos jovens aparecem cerca de 14 dias após o final da poda.
Regras para transplante de azálea
Um transplante desta planta é melhor realizado no final do primeiro período de floração. As raízes da flor são frágeis, finas e facilmente machucadas. Portanto, a azálea deve ser transplantada com muito cuidado, usando o método de transbordo para isso e maximizando a integridade do coma do solo ao redor da planta.
O vaso não deve ser fundo, para que as raízes não fiquem longe da camada superficial do solo.
Recomenda-se transplantar azáleas jovens a cada ano e mais maduras a cada 2-3 anos, enquanto remove flores, caules e folhas secas. O recipiente para transplante deve ser ligeiramente maior que o anterior.
Propagação de azálea
Existem 3 maneiras de propagar esta flor:
- Sementes - um método no qual ocorre a mistura e divisão das características das espécies de plantas progenitoras. É mais frequentemente usado por criadores profissionais para criar variedades diferentes. A semeadura das sementes é realizada na mistura de solo ácido preparada, aspergindo levemente sobre o material da semente. Depois disso, o recipiente é colocado em um local suficientemente iluminado e coberto com um filme plástico. A temperatura deve ser mantida em +18 ... + 24 ° C, a terra deve estar úmida. As sementes começam a germinar após 7-60 dias - a razão para esse intervalo está nas condições de crescimento e na qualidade da semente. Após a emergência, o filme é removido e o regime de temperatura é reduzido. Regar as mudas não deve ser muito abundante, a fim de evitar danos à planta com uma perna preta. Em curtas horas de luz do dia, é recomendável colocar as mudas sob iluminação artificial, para que, em geral, a exposição das plantas à luz dure de 16 a 18 horas por dia. Quando as primeiras folhas verdadeiras aparecem, as mudas podem ser plantadas.
- Estacas - um método no qual as características da variedade da amostra materna são preservadas. O período ideal para enxertia é o período de março a junho. As estacas devem ser semi-lignificadas, com comprimento de 5 a 8 cm, tratadas com carvão triturado, estimulantes para formar o sistema radicular e o crescimento, aprofundadas por alguns centímetros em um recipiente com uma composição ácida do solo, coberta com polietileno. É necessário realizar ventilação, rega e pulverização. Quando os botões de flores aparecerem, eles devem ser removidos. O período de formação das primeiras raízes é de 1 a 1,5 meses. Todo o processo de surgimento de brotos e raízes leva até 6 meses.
- Separação de arbustos - um método com preservação máxima das características da planta-mãe. Arbustos de 3 a 4 anos são separados e plantados separadamente. O perigo dessa criação é que as raízes da azálea indiana, se não forem divididas e plantadas adequadamente, são facilmente danificadas.
Doenças e pragas da flor
Os arbustos são frequentemente afetados por doenças ou pragas devido a cuidados analfabetos, a saber:
- rega de baixa qualidade;
- exposição à luz solar destrutiva direta;
- pouca iluminação;
- aumento de temperatura;
- composição incorreta da mistura do solo.
Você sabe Ramo de azálea cortado pode incendiar-se de uma partida acesacomo se embebido em gasolina.
Doenças característica da azálea:
- Phytophthora aparece como resultado do alagamento prolongado do solo e da presença de estagnação da água na camada de drenagem. Para evitar a doença, você precisa monitorar cuidadosamente a rega e desinfetar a mistura do solo antes de plantar a planta.
- A ferrugem e a podridão cinzenta ocorrem como resultado de uma violação do regime de temperatura: frio, calor extremo, vento. É necessário remover as folhas afetadas e regular adequadamente a temperatura no local de cultivo da flor.
- A clorose é uma doença que ocorre no contexto de uma composição inadequada do solo, cuja acidez é insuficiente e, como resultado, as folhas ficam amarelas. É necessário garantir a composição ideal da mistura do solo.
As folhas também podem ficar amarelas, desbotar, cair devido a rega inadequada, uso de água de baixa qualidade para isso, exposição prolongada à luz solar.
As pragas mais comuns da azálea são moscas brancas, pulgões, ácaros, insetos e ácaros de morango. Para a prevenção e eliminação desses insetos, é necessário o uso dos produtos destinados a cada tipo de praga, disponíveis nas lojas.Depois que a azálea se recuperar totalmente, ela deve ser regada periodicamente por um tempo com uma solução de permanganato de potássio.
Você sabe A água potável, que contém partes da azálea, pode causar envenenamento.
Como salvar a azálea no inverno
Para garantir um inverno bem-sucedido da azálea indiana, você precisa executar as seguintes etapas:
- crie condições frias - aproximadamente + 15 ° C, para que a flor possa relaxar durante o inverno e sobreviver sem consequências negativas;
- fornecer iluminação artificial adicional - isso ajudará a planta a florescer a tempo em fevereiro;
- Não exagere na rega e na cobertura.
Azaléia indiana é uma cultura incrível em sua natureza e beleza da floração. É bastante caprichoso, mas conhecer as regras de seu cultivo e manutenção ajudará a apreciar a aparência magnífica e magnífica da planta. O principal é ser paciente e estar atento às necessidades da flor.